23.2.11

Carrefour estreia campanha de carnaval

A assinatura “Tudo para o carnaval, só no Carrefour” é o mote do filme “Churras”, em versão de 30’’. No filme vemos quatro amigos no clima de carnaval a caminho de um churrasco. Eles checam a lista de compras e constatam que todos os itens podem ser encontrados no Carrefour: da carne e das bebidas até a bola de futebol.

Já as peças de ponto de venda ressaltam que no carnaval do Carrefour o destaque são as ofertas. Com veiculação nacional, a campanha fica no ar até o fim do da data comemorativa.

Assinam a criação Marcio Delgado, Rodrigo Lugato e Renata Leão, com direção de Fabio Fernandes e Marcio Delgado.

Ficha técnica:
Cliente: Carrefour
Título: Churras
Produto: Ofertas
Especificação: Produção de 01 filme vrs 3x30’’/15’’, color sonoro 35mm
Direção de criação: Fabio Fernandes / Marcio Delgado
Criação: Marcio Delgado / Rodrigo Lugato / Renata Leão
Rtvc: André R. Soares
Atendimento: Daniela Keller / Barbara Ferreira / Giovanna Prata
Mídia: Lica Bueno / Rafaela Queiroz
Planejamento: Fernand Alphen / José Porto
Produtora: Felicitá Filmes
Direção: Fabrizia Pinto
Fotografia: Rodrigo Carvalho
Montador: Talles Martins
Produção: Equipe Felicita Filmes
Produtora de som: Ritmika
Produtor: Zi Nammur / Ricci / Thiago Lescer
Locutor: Paulo Dias / Dario Forghieri / Henrique Tanji
Aprovação/Cliente: José Melchert
1ª Veiculação: Fev/2011

F/Nazca contrata para planejamento


O planner Marcelo Bazán integra o planejamento para trabalhar com Procter & Gamble, General Mills, Mead Johnson e Novartis.

Formado na ECA-USP e com oito anos de experiência em comunicação, Marcelo tem no currículo passagens pela Co.r, consultoria de inovação, e pelas agências Lowe, Africa, GP7 e JWT. Nesta última trabalhou por um 1 ano e 7 meses no projeto de Coca-Cola na Copa do Mundo de 2010, Coca-Cola Zero e Gomes da Costa.

Panamericana Escola de Arte e Design agora também é Faculdade

A instituição acaba de criar a Panamericana Faculdade de Arte e Design que passa a oferecer nove cursos de pós- graduação, divididos nas áreas de design, comunicação e artes visuais (fotografia) e dois cursos de graduação (bacharelado)

Ao comemorar 50 anos de história, a Panamericana Escola de Arte e Design marca o início de uma grande evolução em sua trajetória de ensino no País. A partir de agora a instituição também passa a ser faculdade, a qual se chamará Panamericana Faculdade de Arte e Design, passando a oferecer cursos de graduação (bacharelado) e pós-graduação (lato sensu).

“A criação da faculdade surgiu de uma tendência natural dentro da instituição, pois a arte, o design, a inovação e a criatividade estão presentes no DNA da Panamericana Escola de Arte e Design e também serão a base dos cursos ministrados na Panamericana Faculdade de Arte e Design”, diz Enrique Lipszyc, fundador da Panamericana Escola de Arte e Design, acrescentando que os cursos de ensino superior foram desenvolvidos para atender uma demanda do mercado e contarão com a mesma qualidade e o mesmo know-how que tornaram a instituição reconhecida e respeitada nacional e internacionalmente.

Paralelo ao anúncio da faculdade, a Panamericana lança também seu novo site http://www.escola-panamericana.com.br/, com a inclusão dos cursos superiores, além dos já tradicionais cursos Regulares.

A Panamericana Faculdade de Arte e Design foi credenciada pelo Ministério da Cultura (MEC) em janeiro e obteve nota máxima em todos os requisitos avaliados: projeto pedagógico, titulação, experiência do corpo docente e infraestrutura. A faculdade nasce com nove cursos de pós-graduação (lato sensu) divididos nas áreas de design, (design de varejo; consultoria de imagem e de tendências: moda; e design universal), de comunicação (comunicação para novas mídias digitais; promoção, eventos e merchandising e criação; e inovação e liderança global) e de artes visuais (fotografia de design e arquitetura; fotografia contemporânea: narrativa e poética; e fotografia e audiovisual: curadoria e crítica). Todos os cursos têm carga horária de 420 horas e duração de um ano e meio. Além dos cursos de graduação (bacharelado) em design gráfico e artes visuais (fotografia), com duração de três anos e meio, que terão início no segundo semestre.

Com a faculdade, a Panamericana pretende criar um diferencial no mercado, já que todos os cursos da pós-graduação são inéditos. Os alunos dos cursos superiores contarão com um corpo docente formado por 70% de doutores e mestres e comprovada experiência profissional em seu campo de atuação, um dos grandes diferenciais da instituição ao longo da sua história.

A Panamericana Faculdade de Arte e Design está localizada nos mesmos campus que oferecem os cursos de arte, de design e de comunicação, nos bairros de Higienópolis e dos Jardins. Os alunos da pós-graduação, cuja as inscrições vão até 11 de março, estudarão inicialmente no campus de Higienópolis, localizado à Av. Angélica, 1900. Mais informações podem ser obtidas no site www.escola-panamericana.com.br. Confira abaixo mais detalhes sobre os cursos.

Metodologia
Na Panamericana Faculdade de Arte e Design, o embasamento teórico é muito importante, aliando a prática à teoria. Agora, a consagrada metodologia da Panamericana será aplicada também aos alunos da graduação e pós-graduação. “Os 50 anos de experiência e sucesso da Panamericana Escola de Arte e Design garantem que a Panamericana Faculdade de Arte e Design é uma das melhores do Brasil e do mundo, pois toda a metodologia de ensino utilizada pela faculdade já passou por anos de comprovação de excelência, reconhecimento e qualidade”, diz Lipszyc.

Os cursos de especialização em nível de pós-graduação são caracterizados pela flexibilidade, dinamicidade e agilidade, sendo estruturados em três eixos: estruturante, reflexivo e propositivo, que se baseiam na competência, na habilidade e na criatividade. O eixo estruturante permite ao aluno dominar os conceitos cognitivos, procedimentais e atitudinais fundamentais para a área de conhecimento do curso. O eixo técnico-reflexivo permite ao aluno se inserir mais profundamente e de forma técnica-reflexiva na área de atuação do curso por meio de disciplinas de conteúdos e situações de aprendizagem relacionadas às mesmas, possibilitando, assim, o desenvolvimento das competências necessárias ao especialista. O último eixo, o propositivo, permite ao aluno propor e construir seu projeto de conclusão de curso com valor autoral articulado, conhecimento e saberes construídos sob a orientação do corpo docente.

Na Panamericana Faculdade de Arte e Design o aluno conta com equipamentos individualizados e de última geração que possibilitam colocar em prática tudo o que aprendeu na teoria. As aulas acontecem tanto nas salas de aula como nos estúdios, nos quais o estudante poderá desenvolver o máximo do seu potencial criativo e montar um portfólio.

Cursos de pós-graduação
A escola que é referência em criatividade se propõe a ofertar cursos de ensino superior nos níveis de graduação (bacharelado) e pós-graduação (lato-sensu) imprimindo no processo ensino-aprendizagem a inovação necessária requerida pelo mercado de trabalho.

No campo de estudos da imagem, os cursos de pós-graduação em fotografia e audiovisual: curadoria e crítica; fotografia contemporânea: narrativa e poética visual; e fotografia de arquitetura e design propõem reflexões sobre o pensar e fazer contemporâneos da fotografia seja pelo viés da curadoria e da crítica, da arquitetura, do design ou das narrativas e poéticas visuais.

Pós-graduação em Design
Design de Varejo
O constante aumento do consumo tem como conseqüência o processo de ampliação dos espaços comerciais, sua alteração e adaptação às novas tendências de mercado, transformando-os em ferramenta fundamental do processo de compra e tomada de decisão no mercado varejista. A pós-graduação em design de varejo procura atender essa nova demanda por intermédio da capacitação de profissionais, voltados à concepção desses espaços e de produtos que nele são comercializados.

Consultoria de imagem e de tendências: moda
Novas tendências apontam que para as empresas obterem sucesso hoje elas devem reformular sua gestão e atuar dentro dos preceitos do design thinking, também chamado de design estratégico, tornando a realização de pesquisas de tendências algo necessário para todas as áreas, da moda à informática, da alimentação às telecomunicações. O país conta com apenas com cursos livres nestas áreas, com duração reduzida. A Panamericana Faculdade de Arte e Design é pioneira no mercado em montar um curso de pós-graduação sobre consultoria de imagem e de tendências.

Design Universal
Design Universal significa “design que inclui” ou “design para todos”. O design universal visa a qualidade de vida e a inclusão, por meio de projetos que consideram as diferenças fisiológicas do ser humano e promovam a socialização dos espaços e objetos. O enfoque do curso é formar o profissional que pense em produto, serviços e ambientes que possam ser utilizados pelo maior número de pessoas possível, independente da idade, habilidade ou situação.

Pós- graduação em Comunicação
Comunicação para Novas Mídias Digitais
Vivemos em um mundo em que as marcas são moldadas em tempo real mais pelo que os consumidores comentam do que por qualquer outra atividade. Tudo isso é resultado, em especial, do constante desenvolvimento das mídias digitais. Referência no ensino da propaganda e representante no Brasil dos mais importantes festivais da publicidade mundial, como Art Directors Club NY, The One Show e o Clio Awards, a Panamericana Faculdade de Arte e Design abre espaço para discutir o futuro da propaganda e o cenário apresentado.

Promoção, Eventos e Merchandising e Criação
A briga pela conquista do consumidor está cada dia mais acirrada, e a publicidade como era feita antigamente não é mais sinônimo de resultados. O marketing promocional é a forma mais eficiente de interagir diretamente com o consumidor e fazer com que ele possa vivenciar uma experiência diferenciada. O merchandising é considerado a mídia mais rápida, completa e eficaz no ponto-de-venda. Cada vez mais as decisões de compra ocorrem instore. Os eventos são ferramentas cada vez mais utilizadas pelas empresas para atingir seus objetivos mercadológicos e principalmente para ajudar a posicionar as marcas.

Criação, Inovação e Liderança Global
O curso busca desenvolver a liberdade, a intensidade e a melhor expressão do indivíduo criativo. A criatividade perpassa a compreensão apenas técnica, explicando-se pela multiplicidade e pelo paradigma holístico da complexidade. A criatividade transita pela emotividade, comandando o corpo livre, o gesto livre do cidadão livre. Assim o curso objetiva entender e buscar a liberdade do pensar, do se aquietar, do questionar e, sobretudo, a liberdade da proposição sem medos de censuras e insucessos intermediários ou persistentes.

Pós- graduação em Artes Visuais
Fotografia de Design e Arquitetura
A carência de recursos humanos especializados para atuar na documentação fotográfica do design e da arquitetura, assim como a necessidade de maior conhecimento profissional da fotografia, justificam a pós-graduação Fotografia de Design e Arquitetura. O curso proposto é inédito na sua concepção por designar forte ênfase na pesquisa, na produção, na divulgação e na formação e conservação de acervos fotográficos dirigidos ao design e à arquitetura.

Fotografia Contemporânea: Narrativa e Poética visual
A fotografia encontra-se em um momento muito rico, quando a transição tecnológica para o suporte digital abriu um enorme campo ainda inexplorado. É possível elencar a hibridação com outras linguagens como o áudio, as imagens em movimento, a pintura, o desenho e as imagens sintéticas. Esta pós-graduação destina-se ao aperfeiçoamento de fotógrafos, artistas visuais, realizadores audiovisuais, jornalistas e publicitários, por meio de reflexão sobre o fazer fotográfico contemporâneo e de experiências de criação e produção de imagens fotográficas nas suas possibilidades mais atuais e inovadoras

Fotografia e Audiovisual: Curadoria e Crítica
A fotografia e o audiovisual passaram a ser as principais linguagens pelas quais artistas e documentaristas contemporâneos têm se expressado. A fotografia e o vídeo foram incorporados no uso cotidiano de grande parte da população, que agora é receptor e também produtor. Com a complexidade que a arte contemporânea atingiu após o modernismo, o curador passou a ser uma espécie de tradutor entre a produção, nem sempre de fácil assimilação, e o público leigo.

Sobre a Panamericana Faculdade de Arte e Design
A faculdade possui nove cursos de pós-graduação (lato sensu) divididos nas áreas de design (design de varejo, consultoria de imagem e de tendências: moda e design universal), de comunicação (comunicação para novas mídias digitais; promoção, eventos e merchandising e criação; e inovação e liderança global) e de artes visuais (fotografia de design e arquitetura, fotografia contemporânea: narrativa e poética visual; e fotografia e audiovisual: curadoria e crítica). Todos os cursos têm carga horária de 420 horas e duração de um ano e meio. Os cursos de graduação (bacharelado) são em design gráfico e fotografia, com duração de três anos e meio.

CCPR participa do PapoD promovido pelo ProDesignPR



Mauricio Medeiros, da WeShape Connection Design, irá representar o Clube de Criação do Paraná no debate sobre concorrência especulativa e formação de preço em design

“Processo de concorrência e formação de preço” será o tema do primeiro Papo D, mesa-redonda realizada pela ProDesignPR, associação dos profissionais e empresas de design do Paraná. O primeiro debate acontece nesta quarta-feira (23) e contará com a participação de Mauricio Medeiros, da WeShape Connection Design, que irá representar o Clube de Criação do Paraná, Silvio Silva (Lumen Design), Wilgor Caravanti (Straub Design), Nei Zuzek (da Roda de Design), David Niebuhr (Tec Design), Ludger Tamaoki (Brainbox Design).O evento acontece às 19h30 no Solar do Rosário (Rua Duque de Caxias, 4 – Centro Histórico) e a entrada é franca.

O tema promete bastante discussão. A prática de concorrência para a escolha de escritóriose projetos de design tem sido cada vez mais questionada pelas empresas prestadoras de serviço, mas vem ganhando adeptos entre as empresas contratantes. Processos recentes como as concorrências para a logomarca da Copa do Mundo no Brasil e para a logomarca das Olimpíadas no Rio, que contou com a participação de dois escritórios paranaenses, foram alvo de polêmica e debate intenso na internet.