23.8.12

JWT está no roteiro da 1ª edição da Design Weekend


De 23 a 26 de agosto, a primeira edição do Design Weekend vai agitar a cidade de São Paulo com diversos eventos focados em arte, arquitetura, urbanismo, decoração, inclusão social, negócios e inovação tecnológica. No roteiro desse festival urbano de design idealizado e realizado pela empresa Summit Promo estão museus, parques, praças, galerias de arte, institutos de ensino, showrooms, feiras de decoração, lojas e a agência de publicidade JWT, que integra o Circuito Campana de Design, dos artistas Fernando e Humberto Campana, reconhecidos em todo o mundo por seus trabalhos de Design-Arte.

No período, a JWT abre suas portas para os visitantes conhecerem o projeto de paisagismo concebido pelos irmãos brasileiros. Na agência, o jardim é formado por uma jabuticabeira, além de palmeiras como Jerivá e Jussara, manacás, pau-ferro e bambu. A recepção ainda conta com as famosas poltronas Favela e um painel produzido com o mesmo material, de madeiras justapostas.

Outro atrativo da JWT é a Sala do Pensamento, onde os funcionários da agência se reúnem para criar e discutir campanhas em meio a decorações que vão desde tapetes de formas orgânicas a peças de Ron Arad e Verner Panton.



A JWT fica na Rua Mário Amaral, 50, no bairro Paraíso. Os visitantes terão livre acesso à agência nos dias 23 e 24 de agosto, das 18h às 21h. Já nos dias 25 e 26 de agosto, o horário de visitação vai das 9h às 19h. A entrada é gratuita.

Mais informações sobre o Design Weekend: www.designweekend.com.br.

Salão de Humor reúne obras de 64 países em Piracicaba


Grandes nomes do humor gráfico no Brasil e no exterior estão representados no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, considerado um dos mais tradicionais do mundo. Realizado há 39 anos, o evento será aberto em 25 de agosto no Engenho Central. Totalmente gratuita, a programação segue até 14 de outubro com 26 mostras paralelas, oficinas de desenho, lançamento de livro, desfile de moda e caminhada.

 Esta é a maior mostra na história do evento e conta com 436 obras, divididas em 100 cartuns, 89 caricaturas, 76 charges, 78 tiras/HQs, oito peças tridimensionais e 85 trabalhos com o tema intolerância produzidos por artistas de todos os estados brasileiros e de 64 países. Em 2012, o Salão totaliza R$ 47 mil em prêmios aos melhores trabalhos e os vencedores serão anunciados na noite de abertura.

O diretor do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba), Eduardo Grosso, comenta a importância do evento nas artes gráficas: “o Salão de Piracicaba se mantém como espaço de valorização da arte do cartum. Nessas quase quatro décadas projetou inúmeros talentos, destacou os profissionais consagrados e resgatou autores e obras históricas”, diz.



Para a secretária da Ação Cultural Rosângela Camolese, o Salão pode ser classificado como um patrimônio cultural. “Artistas do mundo todo querem ter seus trabalhos expostos no Salão. Tratamos o evento com muito carinho, pensando no público cativo que tradicionalmente nos prestigia, na população de Piracicaba e nos visitantes de todo o país”, detalha a secretária. Em 2011, 160 mil pessoas compareceram nas atividades.

O público que percorrer o Engenho Central poderá se divertir as caricaturas da presidente Dilma Rousseff, do atacante Neymar, do lutador de UFC Anderson Silva e de artistas como Raul Seixas, Hermeto Pascoal e Noel Rosa. As charges abordam o uso das novas tecnologias, os jogos olímpicos e os acontecimentos políticos. Problemas sobre sexualidade, religião e liberdade de imprensa aparecem no tema Intolerância.

Esta edição recebeu 3.442 obras de 845 artistas de países como Albânia, Bulgária, Chipre, Croácia, Grécia, Finlândia, Hungria, República Tcheca, Lituânia, Polônia, Romênia, Nova Zelândia, Rússia, Azerbaijão, Cazaquistão, China, Uzbequistão, Irã, Israel, Macedônia, Paquistão, Quênia, Sérvia, Sudão, Turquia, Ucrânia, entre outros.

PARALELAS E LIVROS – Além da mostra principal, os armazéns do histórico e turístico Engenho Central abrigam sete mostras paralelas na abertura do Salão: Humor no Dia a Dia na Folha de S. Paulo, com charges do importante jornal; Um Certo Humor Ucraniano, organizada pelo cartunista Vladimir Kazanevsky; Lugares In-Comuns, que presta homenagem a Jaguar, um dos fundadores do semanário Pasquim; Brasil do Bem, com caricaturas de personalidades brasileiras; além de Xilogravuras de Samuel Casal e Retalhos de Júnior Lopes. O cartunista Ricardo Soares lança suas divertidas Caricanecas.

O Armazém 9 terá a mostra do 10º Salãozinho de Humor, com 255 obras produzidas por estudantes de 7 a 14 anos de 58 escolas. Criada para incentivar pequenos talentos, a exposição é realizada em parceria com a Diretoria de Ensino de Piracicaba e Secretaria Municipal de Educação.

No domingo (26), a partir das 10h, será aberta a paralela Chico Anysio, Dando a Cara a Traço, com caricaturas dos inesquecíveis personagens do cearense Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho ou simplesmente Chico Anysio (1931/2012). A curadoria é de Rick Goodwin.

Os artistas gráficos também aproveitam a cerimônia de abertura para lançarem seus livros de humor: Érico San Juan chega com Bole, Bule, Bola, segunda publicação infantil ilustrada em formato de pôster que trata de um tema recorrente nas escolas, o bullying. Wilson Figueiredo e Floreal Andrade divulgam o livro 80 Cartuns, enquanto Beto Skubs, Rafael de Latorre e Marcelo Maiolo lançam Fade Out (Suicídio sem Dor).

O público tem a opção de conferir ainda mostras paralelas no Museu e Centro de Ciências Luiz de Queiroz, Restaurante Sal e Grill, Estação Rodoviária Intermunicipal, Aeroporto Internacional de Viracopos (em Campinas), Hospital Independência, Shopping Piracicaba, Teatro Municipal Dr. Losso Netto, Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa, Poupatempo, Casarão do Turismo, Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, Clube Cristóvão Colombo, Clube de Campo de Piracicaba e Faculdade Salesiana Dom Bosco.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL – Um dos destaques do 39º Salão de Humor será a 1ª Caminhada do Humor de Piracicaba, dia 2 de setembro, às 8h, com apoio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Amhpla Cooperativa de Assistência Médica e Trio Alimentos.

Entre os dias 2 e 5 de outubro, o recém-inaugurado Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, recebe a Semana de Moda Joy Fashion It, com uma série de desfiles.

Por meio do projeto Diversão em Cena, patrocinado pela Arcelor Mittal, seis espetáculos de humor serão apresentados gratuitamente no Teatro Erotides de Campos e na Estação da Paulista aos domingos, de 26 de agosto a 30 de setembro, sempre às 16h.

PREMIAÇÃO – Durante a abertura do Salão serão concedidos prêmios no valor de R$ 5.000 aos melhores trabalhos nas categorias cartum, caricatura, charge, tiras/histórias em quadrinhos e obras com o tema intolerância. O artista eleito como o melhor dessas obras será contemplado com o Grande Prêmio Salão de Humor de Piracicaba – Zélio de Ouro.

Outras novidades na 39º edição é o Prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto (R$ 5.000), criado por lei e que será feito por meio de votação pública na internet, e o concurso para o cartaz comemorativo aos 40 anos do Salão (R$ 4.000). O Salão conta também com o Prêmio Aquisitivo Câmara de Vereadores de Piracicaba (R$ 3.131,11), exclusivo para caricatura.

Para a análise das 3.442 obras inscritas, o Salão convidou um júri de artistas brasileiros e internacionais que colecionam os mais importantes prêmios em humor e atuam ou atuaram nos principais órgãos de imprensa. Na seleção participaram Luiz Gustavo Paffaro, Antônio Carlos de Paula Júnior (Junião), Luiz Carlos Fernandes, Cláudia Kfouri, Celso Figueiredo Neto, Fernanda de Aquino Giulietti e Mario Mastrotti. Já o júri de premiação teve a participação de Vladimir Kavanevsky (Ucrania), Marilena Nardi (Itália), Marlene Pohle (Alemanha) e os brasileiros Eduardo Baptistão, Arlindo Rodrigues (Geandré), Paulo Ramos e Gustavo Duarte.

O Salão de Humor de Piracicaba foi criado em 1974, por iniciativa de jornalistas e intelectuais de Piracicaba, com o apoio de grandes nomes do humor nacional como Millôr Fernandes, Jaguar, Fortuna, Henfil, Ziraldo, Zélio e Paulo Francis, à época responsáveis pelo irreverente Jornal O Pasquim.

Ao longo dos anos, o Salão de Humor ganhou status internacional e projetou-se com um dos principais eventos do gênero no mundo. Desde a sua criação, tornou-se vitrine para grandes profissionais do cartunismo e humor brasileiros como Laerte Coutinho, Angeli, Glauco Villas Boas, Alcy Linares, entre muitos outros talentos.

SERVIÇO – 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Abertura dia 25 de agosto, no Parque do Engenho Central de Piracicaba (avenida Maurice Allain, 454). Informações: (19) 3403-2615 ou www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

Xuxa fica morena em projeto idealizado pela NewStyle para a Wella


A NewStyle é responsável pela estratégia de trazer a apresentadora Xuxa para integrar o time de embaixadores da Wella, marca da P&G líder em salões de beleza.



A primeira ação da campanha foi a transformação inédita da cor dos cabelos da Xuxa, considerada um ícone de beleza que reflete os valores da marca e conversa perfeitamente com o target. O evento aconteceu ontem no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro, com a assinatura da NewStyle.



A iniciativa da Wella contempla advertising comandada pela New Energy, ações digitais assinadas pela Wunderman e ações promocionais criadas pela NewStyle em diversos pontos de contato com as consumidoras. Já a estratégia de relações públicas está por conta da Ketchum. Mais informações na fanpage de Wella - http://www.facebook.com/#!/wellabrasil



Ficha Técnica 
Cliente: P&G Marca: Wella Agência: NewStyle Criação: Claudio Xavier, Thomas Tagliaferro, Luciane Mônaco, Daniela Ressia, Marilia Antunes Planejamento: Thiago Nascimento, Bruna Chiavenato, Laila Ropelli Atendimento: Alice Coutinho, Roberta Lourenço, Bruna Alonso Produção/Operação: Claudio Olimpio, Guilherme Paiva, Sandra Freitas, Tatiana Monteiro Aprovação Cliente: Juliana Azevedo, Poliana Sousa, Marjorie Teixeira

Urban Arts terá palestras sobre processo criativo durante Design Weekend

Para integrar mais uma de suas ações que acontecem durante o Design Weekend, a galeria Urban Arts realizará uma palestra sobre processo criativo com as artistas Catarina Gushiken e Sabrina Eras, no dia 25 de agosto, sábado, das 11h às 13h.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do e-mail leon@urbanarts.com.br. As vagas são limitadas.

Ambas as artistas já realizaram exposições na Urban Arts, galeria que já é referência quando se trata de arte digital. Catarina Gushiken é uma artista híbrida e versátil. Além de ilustrações, ela repagina espaços, cria cenários e objetos, aplicando sua arte em múltiplas plataformas. Já a arte de Sabrina Eras — com inúmeros trabalhos publicados em revistas e livros — flerta com o que é mórbido, sexy, mas nunca deixando de lado a delicadeza. Sempre em evolução, não se prende a uma técnica ou ao computador. Sabrina gosta de experimentação e de testar novos materiais.

Palestras Processo Criativo – Com Catarina Gushiken e Sabrina Eras 
Data: 25 de agosto (sábado)
Horário: 11h às 13h
Local: Urban Arts - Rua Oscar Freire, 156 – Jardins – São Paulo

O Design Weekend acontece entre os dias 23 e 26 de agosto, na cidade de São Paulo. É uma virada cultural focada em arte, design, arquitetura e urbanismo, composta por eventos de diversos formatos, tais como cursos, palestras, seminários, mostras, feiras, show — ou seja, várias ações de mobilização popular que vão trazer à cidade o tema design e suas conexões com arte, arquitetura, urbanismo e decoração.

Sobre a Urban Arts 
Desde maio de 2009 em operação, o www.urbanarts.com.br, capitaneado por André Diniz, já se tornou uma referência no mundo da arte digital e ilustração. A primeira loja física da marca foi inaugurada em junho de 2011, na Rua Oscar Freire, 156 (Jardins, São Paulo, SP). A Urban Arts divulga e comercializa trabalhos de artistas, designers e ilustradores de talento. Toda semana, novas peças são apresentadas. Navegue no site ou visite a loja e inspire-se à vontade com a diversidade de artistas e estilos da galeria mais pop do Brasil.

Além de quadros e posters, a Urban Arts também comercializa adesivos de parede, skins para notebooks e celulares, sketchbooks, almofadas e jogos americanos

AMPRO terá workshops semanais em São Paulo

Associação de Marketing Promocional passa a organizar workshops presenciais em sua sede, em São Paulo. Ministrados por especialistas do setor, os temas serão semanais, sempre ligados ao segmento do Marketing Promocional. “Esta é mais uma das ações previstas na nova gestão de Kito Mansano, para manter o mercado atualizado. O segmento ainda carece de treinamentos específicos no Brasil e a AMPRO deseja ser um dos principais canais na busca de informações e instruções sobre o setor.”, afirma a Diretora Executiva da Entidade, Monica Schiaschio.

Os eventos serão semanais, todas as quintas feiras, das 9h às 13h, com previsão de início no mês de setembro. Entre os instrutores convidados, já estão confirmados Luciano Bonetti, da Revista ABC da Comunicação e Coordenador na Universidade Metodista, Cristiano Miano, da DigiPronto e Presidente do Conselho da AMPRO, Odilon Machado, presidente da Átomo Comunicação e VP de Desenvolvimento Setorial da AMPRO; Gui Bamberg, sócio-diretor da Bamberg Comunicação, especializada em Tecnologia Promocional; e Ricardo Brener, sócio-diretor da Agita Brasil.

Os temas são diversas abordagens de estratégias, práticas, aplicação, modernização e resultados das categorias do Marketing Promocional, para agências, fornecedores e profissionais autônomos. Confira a programação inicial*:

20/09 - Marketing Promocional Aplicado ao varejo: práticas e resultados;
27/09 - Aplicação moderna do Marketing Promocional no PDV;
04/10 - Planejamento Estratégico do Marketing Promocional em agências;
11/10 - Legislação Brasileira no Marketing Promocional;
18/10 - Marketing Promocional para a Classe C;
25/10 - O Viral como estratégia e Operacionalização na Promoção de Vendas.

(*) As datas ainda poderão sofrer ajuste.

O investimento é de R$ 50,00 para associados AMPRO e R$ 70,00 para não associados. A programação oficial ficará disponível no portal da AMPRO a partir do dia 24/08.

Já para o público universitário, a AMPRO prepara a 8ª SAMPRO – Semana Acadêmica do Marketing Promocional, programada para ocorrer entre os dias 24 e 29 de setembro. O evento vai reunir alunos de comunicação, marketing e correlatos para palestras simultâneas gratuitas com profissionais do mercado promocional em universidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Bahia, além do Distrito Federal.

Outras informações e inscrições pelo site: http://www.ampro.com.br/agenda.aspx

SERVIÇO: AMPRO – CURSOS 
Data: todas as quintas-feiras, a partir de 06/09
Temas: variados
Horário: das 9h às 13h, com coffee
Investimento: R$ 50,00 para associados / R$ 70,00 para não-associados
Detalhes e inscrições: http://www.ampro.com.br/agenda.aspx