31.1.08

Da Terra vem a Cor



O Salão da Fotografia Consigo, espaço destinado pela loja de equipamentos fotográficos Consigo, de São Paulo, à arte fotográfica, abre sua temporada 2008 de exposições com Da terra vem a cor, ensaio do fotógrafo João Carlos Silva. A mostra tem início dia 6 de fevereiro e vai até 1º de março, com entrada franca.

No final de 2006, como de costume, João Carlos e sua família seguiram com destino a Alagoas, percorrendo 45 mil quilômetros nas rodovias BR 116, 101 e 316, entre outras, trazendo sempre na bagagem elementos enriquecedores da cultura dos lugares pelos quais percorreram.

Em outros anos, Silva fotografara sempre em preto-e-branco. A opção pela cor está expressa no título da exposição, composta por registros da viagem e da estadia na terra de Graciliano Ramos. O fotógrafo explorou o cotidiano do povo nordestino em feiras livres, ruas, cemitérios, acompanhando desde a luta pela sobrevivência ao luto propriamente dito, mostrando que, apesar de viver em condições de precariedade, jamais perde o sorriso e seu encanto.

Autodidata, João Carlos Silva passou a fotografar profissionalmente em 2000, na área de eventos sociais, moda, passando em seguida ao fotojornalismo, sua verdadeira paixão. Possui obras em coleções particulares e, sob o título São Paulo, Terra, Gente, realizou em 2004 sua primeira exposição de caráter artístico no Espaço Cultural Ida Zami, com curadoria da própria artista.

Em 2004 expôs esse trabalho no saguão da Assembléia Legislativa de São Paulo (sua obra faz parte do acervo da Assembléia), a convite do crítico de arte e superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia, Emanuel Von Lauenstein Massarani, que o convidou ainda a participar de um leilão de obras para assistência social, ao lado de renomados artistas plásticos, sob o tema “O Natal na visão de cada artista”. Segundo Massarani, “fotografar, para João Carlos, é antes de tudo uma arte de participação ativa na nossa realidade”.

SERVIÇO
Da terra vem a cor (João Carlos Silva)
Onde: Salão da Fotografia Consigo
End.: Rua Conselheiro Crispiniano, 150, 1º andar, Centro, São Paulo
Período: de 06/02 a 01/03
Visitação: de segunda a sexta das 8h às 19h; sábado das 8h às 13h
Entrada Franca

Fonte: Portal Photos

FILE 2008



O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) chega em 2008 à sua nona edição. As inscrições para envio de trabalhos são gratuitas e estão abertas até 1º de março para profissionais, pesquisadores e estudantes de linguagem eletrônica. O evento acontecerá no espaço cultural do Sesi da Avenida Paulista, do dia 4 a 11 de agosto. A entrada é livre para o público geral.

A novidade para esse ano foi a criação de uma nova categoria. Paralelamente ao FILE ocorrerá o FILE-Labo. Profissionais que realizaram algum trabalho em arte eletrônica podem desenvolve-lo nesse laboratório durante o período máximo de um ano.

As inscrições para os dois eventos podem ser feitas pelo site do FILE .

Local: espaço cultural do Sesi da Av.Paulista
Onde: Av.Paulista - nº1313
Bela Cintra - São Paulo/SP
Quando: inscrições até 1º de março e evento de 4 a 11 de agosto
Quanto: grátis

Fonte: ZUPI