23.5.12

Canal OFF ganha novas vinhetas em sua programação



Na linha da assinatura Sonhe, Explore, Descubra e seus pilares ação, aventura, adrenalina e natureza, o canal OFF ganha quatro novas vinhetas em sua programação a partir da segunda quinzena de maio. Desenvolvidas pelo Departamento de Arte da Globosat em parceria com a Vetor Zero/Lobo, as peças têm 10’’ (dez segundos) de duração cada e foram produzidas em alta definição (HD). A inspiração veio dos motes ar, terra, água e urbano. O desafio foi transformar elementos abstratos em imagens que transmitissem desafio e limites. Foi necessário um processo longo de pesquisa, experimentação e programação até chegar a animação ideal. A direção de criação e de animação é de Guto Terni.

“Cada detalhe gráfico e sonoro se assemelha à programação do OFF, procurando transmitir a atmosfera, o espírito aventureiro e o conceito do canal, um verdadeiro convite a novas experiências”, afirma Manuel Falcão, Gerente de Criação de Arte da Globosat.

Ficha Técnica 
Cliente: Canal Off - Globosat Produtora: Vetor Zero/Lobo Diretor Criativo: Guto Terni Produtor Executivo: Alberto Lopes e Sérgio Salles Atendimento: Camila L. Carrieri Diretor de Produção: Loic Francois Marie Dubois 

Style Frames 
Fabio Acorsi, Serginho Dimi e Fabiana Serpa 

Filme Água 
CG Supervisor: Guilherme Rizzo Realflow artist: Cristian Lucas Houdini artist: Cassio Homa Rendering: Guto Terni Finalização: Fabio Acorsi 

Filme Ar 
CG Supervisor: Guilherme Rizzo Particle FX: Rogério Miyagi Houdini Artist: Fernando Magalhães Rendering: Guilherme Rizzo Finalização: Fabio Acorsi 

Filme Terra 
Houdini Artist: Cassio Homa Rendering: Cassio Homa Finalização: Fabio Acorsi e Rafael Martinelli 

Filme Urbano 
Houdini Artist: Fernando Magalhães Maya Artist: Rogério Miyagi Rendering: Rogério Miyagi Finalização: Fabio Acorsi e Rafael Martinelli

Paraisópolis é tema de exposição e livro da fotógrafa Renata Castello Branco


Paraisópolis- uma Cidade dentro da Outra. Esse é o tema da exposição itinerante da fotógrafa paulistana Renata Castello Branco, que será realizada de 5 de junho a 29 de julho, no Sesc Pompeia, em São Paulo, e, depois, segue para o CEU Paraisópolis. A mostra, resultado de um trabalho autoral de Renata, reúne 95 registros fotográficos com imagens do interior das casas de Paraisópolis, a segunda maior comunidade de São Paulo.

A ideia desse projeto, que durou dois anos, surgiu quando Renata visitou uma exposição do artista plástico carioca Helio Oiticica e uma frase sobre os parangolés (que o artista chamava de pinturas vivas e ambulantes, baseadas na estrutura fragmentária das favelas), chamou a atenção da fotógrafa. “Naquele momento me lembrei de um skyline da comunidade de Paraisópolis que tinha em meu arquivo”, conta Renata.


Para fazer as fotos, Renata contou com a ajuda de Negro San, um guia de Paraisópolis, que a conduziu pela comunidade. “Por meio dele, consegui me aproximar dos moradores do bairro de Grotinho, em Paraisópolis. Meu interesse era fazer um registro fotográfico da estética de um determinado segmento da população", explica Renata.

Rosely Nakagawa, curadora da mostra e especialista em fotos de arte, ressalta que a exposição mostrará os sonhos, os abrigos, os refúgios e a concepção de família dos moradores de Paraisópolis. A exposição começa com um video mapping da comunidade de Paraisópolis, que introduz o visitante ao skyline de Grotinho, região onde foram feitas as fotos. A partir daí, as imagens serão distribuídas ao longo de diversos ambientes, expostas em papel fine art em quatro tamanhos de ampliação: 50x75 cm, 70x105 cm, 100x150 cm e 160x240 centímetros.


Ao final da mostra, seis televisores com fones de ouvido permitem que o participante escute depoimentos de alguns moradores de Paraisópolis e de três membros da equipe de produção, a fotógrafa Renata Castello Branco, o produtor Rodrigo Castello e o guia da comunidade, Negro San. Eles contarão como foi o processo de abordar mais de 400 casas para escolher as 84 fotografadas.

Paraisópolis- uma Cidade dentro da Outra, conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo e, após passar pelo Sesc Pompeia, será exibida no período de 5 de agosto a 2 de setembro, no CEU Paraisópolis.

Além da exposição, também será lançado um livro com o registro fotográfico autoral de Renata Castello Branco sobre Paraisópolis. A publicação, que terá uma tiragem inicial de mil exemplares, tem o projeto gráfico assinado pelo premiado designer gráfico Gustavo Piqueira e o texto de apresentação do filósofo Celso Favareto, especialista em Helio Oiticica e Tropicalismo.

Renata, além de trabalhar para o mercado publicitário, é especialista em retratos corporativos e de políticos. Para mostrar esse trabalho autoral, a fotógrafa já fez sete exposições individuais, sendo a última “Rede”, na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Em 2008, publicou um livro com registros fotográficos sobre a comunidade de Heliópolis, em São Paulo.

Paraisópolis, uma Cidade dentro da Outra 
local: Sesc Pompeia endereço: rua Clélia, 93, área de convivência - grátis - classificação indicativa: livre não tem estacionamento no local
abertura: 5 de junho
visitação: de 6 de junho a 29 de julho de 2012; de terça a sábado, das 10h às 21h, domingos e feriados, das 10h às 20h
telefone: (11) 3871-7700
realização: Sesc
telefone: 0800-118220
site: www.sescsp.org.b

Reclame apresenta a campanha de lançamento do Cruze Sport6, novo carro da Chevrolet

Reclame desta quinta-feira, dia 24, que vai ao ar às 17h, no Multishow, exibe os bastidores de uma campanha diferenciada e cheia de estilo para lançar o Cruze Sport6, o novo carro da Chevrolet. Com criação da W/McCann, a campanha reuniu grandes nomes da fotografia, para interpretarem o tema “Esportividade” de sua própria forma. JR Duran, Bob Wolfenson, Carla Caffé, Pisco del Gaiso, Autumn Sonnichsen e Andreas Heiniger formaram o time que realizou as fotos.

O programa exibe ainda o projeto Rio+Rio, da NBS. A agência mergulhou fundo nas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro a fim de fazer um estudo que levanta a discussão sobre o papel da iniciativa privada no processo de pacificação das favelas. O Reclame subiu no morro do Santa Marta para entender melhor esse projeto.

O Reclame mostra também uma ação divertida promovida pela Bio Ritmo e a agência Cheil para incentivar as pessoas a praticarem exercícios físicos. É a Saúde Machine: uma máquina, estilo vending machine, instalada na loja Bayard do Shopping Morumbi, que fazia as pessoas se movimentarem a fim de ganharem brindes da academia. A ação também estava presente no Facebook.

A atração apresenta também a MEG (Momentum Entertainment Group), novo braço de entretenimento da Momentum que está sendo lançado no Brasil.

O Reclame vai ao ar quinta-feira, dia 24, às 17h, no Multishow.

Mais novidades sobre o programa no Twitter (@programareclame) e na fan page (Reclame).

No Multishow 
Quinta-feira, às 17h.
Horários alternativos: sexta-feira, às 15h15; sábado, às 8h, e segunda-feira, às 7h30.

Na Globosat HD 
Terça-feira, às 20h
Horários alternativos: quinta-feira, às 15h30; sábado, às 16h30; domingo, às 11h30 e segunda, às 14h30.

Ficha Técnica 
Produção e Realização: Grupo Comercial & Cia Apresentação: Bruna Calmon Direção de redação: Toshio Yamasaki Direção geral: Roger Garcia Direção artística: Cesar Netto Direção de novos formatos: Emerson Souza Direção de atendimento: Márcio Goulart Direção de cena: Fernando Cirillo Reportagem e Edição de conteúdo: Luna França Roteiro: Tata Pierry Câmera: Filipe Augusto e Thiago Schemberg Coordenação de produção: Luiza Brasca Assistência de produção: Marcela Gonçalves Edição e finalização de imagens: Raphael Ferreira e Vinícius Álvares Edição de imagens: Sami Makino. Assistência de edição de imagens: João Henrique

Com 873 fotos em movimento, a AlmapBBDO cria filme de 1 minuto para Getty Images



Trabalho exigiu uma longa pesquisa no acervo de milhares de fotos da marca

Um paciente trabalho de pesquisa de mais de 5 mil fotografias resultou num filme de 1 minuto que a AlmapBBDO criou para divulgar a Getty Images, banco de imagens líder mundial na criação e distribuição de conteúdo visual. O filme surpreende ao mostrar 873 imagens em 15 imagens por segundo, velocidade suficiente para transformar a série em um vídeo que, sem nenhum texto, conta uma bela história. Todas as fotos, sem exceção, são do arquivo da Getty Images.


A redatora Sophie Schoenburg e o diretor de arte Marcus Kotlhar trabalharam 6 meses entre pesquisa de imagens, aperfeiçoamento de roteiro e a construção de cada cena para que elas não fossem apenas compreendidas, mas que também emocionassem a quem assistir ao filme. Algumas vezes, por exemplo, a cena parecia perfeita no papel, mas as imagens selecionadas para mostrá-la não eram suficientes ou não casavam perfeitamente para dar o movimento e o sentido certos. E a pesquisa então era retomada. A direção do filme é de Cisma, da Paranoid BR, e de Marcos Kotlhar.


Para a dupla de criativos o objetivo era não fugir do conceito de que a Getty Images tem tantas imagens, que uma pessoa é capaz de contar a história que quiser só com o que ela possui em seu acervo. No filme “Do amor ao Bingo em 873 imagens”, um contador no canto da tela enumera as imagens utilizadas. O logo Getty Images surge no final da história contada, mas o contador continua girando até chegar ao número exato de imagens do acervo da Getty Images.

O filme “Do Amor ao Bingo” não apenas divulga a marca Getty Images. Na internet, o objetivo dele também é atrair a atenção para a marca que, em breve, lançará hotsite onde os usuários poderão assistir e interagir com o filme


Ficha Técnica – Filme 
Anunciante: Getty Images Título: Do amor ao bingo Produto: Getty Images Diretor Geral de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches Diretor de Criação: André Kassu, Marcos Medeiros, Renato Simões Diretor de Arte: Marcos Kotlhar Redator: Sophie Schoenburg Produtora: Paranoid BR Produtor executivo: Egisto Betti Direção: Cisma, Marcos Kotlhar Animação: Split Filmes, Marcos Kotlhar Rtvc: Vera Jacinto, Gabriel Dagostini, Diego Villas Bôas Trilha / Locutor: Kito Siqueira Montador / Editor: Jonas Brandão Finalizadora: Split Filmes Atendimento: Cristina Chacon, Marina Leal Mídia: Paulo Camossa Jr Aprovação: Renata Simões

Como o design é capaz de redesenhar o mundo de forma sustentável

Hoje às 19h, o Sebrae-MG traz a Belo Horizonte o inglês John Thackara, considerado um dos grandes nomes do design mundial. Ele vai ministrar a palestra “O papel do design em um mundo complexo”, com entrada gratuita. O tema da palestra está alinhado à política de sustentabilidade do Sebrae, que busca auxiliar as micro e pequenas empresas (MPEs) a desenvolver e aplicar ações sustentáveis de forma efetiva.

O evento marca o lançamento da terceira edição do Prêmio Sebrae Minas Design, cujas inscrições são gratuitas e podem ser feitas, até o dia 29 de julho, pelo site www.premiosebraeminasdesign.com.br. O objetivo é estimular o desenvolvimento de produtos originais, funcionais e que contribuam para reduzir custos, eliminar desperdícios e favoreçam a inserção do design nas micro e pequenas empresas.

A premiação é direcionada a profissionais e estudantes da área de design, que concorrem, separadamente, em seis categorias: brindes e materiais esportivos, design social (em aço), embalagem para mel, utensílios para café, Arranjos Produtivos Locais (APLs em MG) e resíduos. Os vencedores participarão de uma missão técnica internacional, receberão troféu e certificado e ainda terão os projetos divulgados em uma mostra e em um catálogo que será distribuído para as empresas dos setores selecionados nesta edição.

Perfil John Thackara 
John Thackara acredita que criar uma sociedade melhor, e não apenas objetos para o lar, é a nova missão do design. Seu mais recente livro, “In The Bubble: Designing in a Complex World” (lançado no Brasil pela editora Saraiva com o título “Plano B: o design e as alternativas viáveis em um mundo complexo”), resume os dez anos de experiência do especialista na área e funciona como um guia para entender as mudanças pelas quais o design passa, mostrando as novas funções propostas pelo filósofo inglês.

O palestrante integra uma nova geração de profissionais que utilizam o design para redefinir o modo como as pessoas vivem e pensam o espaço que ocupam. Ele também é editor de arquitetura e design, correspondente da BBC, do The Spectator e do The Guardian, consultor e membro de conselho de vários projetos e entidades ligadas ao design e responsável pela programação do Design of Time e pela Bienal do Design de St. Etienne.

Palestra: O papel do design em um mundo complexo
Palestrante: John Thackara
Data: 23/05/2012 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório Sebrae-MG — Av. Barão Homem de Melo, 329, Nova Suíça
Inscrições: www.minasdesign.mg.gov.br/ciclodepalestras
Evento gratuito, com vagas limitadas, direcionado para estudantes e profissionais de design