13.11.07

Gravura Brasileira



Professor do curso de Bacharelado em Artes Visuais da Belas Artes, Augusto Sampaio abre sua exposição na Gravura Brasileira no dia 13 de novembro.

A mostra reúne gravuras, vídeo e registros fotográficos de painéis de xilogravuras inseridos na paisagem urbana de cidades como Belo Horizonte, Recife, São Paulo e Amsterdã.

Abertura: 13 de novembro, terça-feira, 19h00 às 22h00.
Período de exposição: de 14 de novembro a 22 de dezembro de 2007.
Local: GRAVURA BRASILEIRA
Rua Fradique Coutinho, 953, Vila Madalena, ao lado da livraria da Vila
Fones: 3097.0301 e 3097.9193
Horários: segunda-feira a sexta-feira: 10/18hs e sábado: 11/14hs
Internet:
http://www.cantogravura.com.br/

O artista também participa das mostras: “Gravadores Brasileiros Contemporâneos” Steuben West Gallery do Pratt Institute e no Goloborotko´s Studio em Nova Iorque. “Gravuras e Matrizes: do Cordel ao Digital”, Sabina, Santo André. “Entremeios”, SESC de Santo André. currículo resumido: Natural de Indaiatuba, SP. Graduação em Arquitetura (FAU-USP). Especialização em Cinema, vídeo e fotografia: análise e produção em Multimeios (FEBASP). Estudou artes visuais com Silvio Dworecki, Francisco José Maringelli e Evandro Carlos Jardim.

Individuais recentes: IAC em Recife; Graphias-Casa da Gravura em São Paulo; Galeria CEMIG em Belo Horizonte; Memorial de Curitiba; Fundação Joaquim Nabuco em Recife e Centro Cultural São Paulo. Participações em mostras nas cidades de São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, Campinas, Santos, Ribeirão Preto, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Barcelona, Cardiff, San Juan, Kanagawa e Paris.

Fonte: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Oggetti Esistibili

A Câmara de Comércio de Milano, a Região da Lombardia e a Fiera Milano International, em parceria com o shopping paulistano D&D – Design e Decoração Center, irão lançar no dia 21 de novembro (quarta-feira), no WTC Hotel, a mostra inédita “Oggetti Esistibili” (Objetos Possíveis).

O evento segue até 21 de dezembro, no D&D, e integra o projeto “Milano – Buon Gusto Buon Design”.

A exposição reunirá 30 peças criadas por agências de publicidade de Milão, que prometem explorar novas conexões entre o design e a comunicação.

No lançamento da mostra, estarão presentes Giulio Ceppi, arquiteto, designer, diretor da Total Tool Milano e curador da mostra “Oggetti Esistibili”; Sandro Bicocchi, presidente da Fiera Milano International; e Pier Andrea Chevallard, secretário geral da Câmara de Comércio de Milão.

Fonte: CCSP

R Design invade o Centro Universitário Belas Artes



O R Design – Encontro Regional de Estudantes de Design – já percorreu 11 estados desde 2002 e é a versão regional do N Design – Encontro Nacional de Estudantes de Design. A bola da vez é a cidade de São Paulo. A expressividade, intensidade e multiplicidade da capital atraíram o evento sob a proposta de gerar questionamentos, encontros e misturas de idéias.

Nos dias 15 a 18 de novembro, o R Design invade o Centro Universitário Belas Artes e propaga o tema “arleQuinal – Tramando Novas Idéias”. O encontro vem reforçar o entendimento do design como processo transdisciplinar, traduzindo em quatro dias, de intensas atividades, a compreensão do papel do designer como agente social.

O evento pretende reunir mais de 600 estudantes para debates, mesas redondas, trocas de experiências, laboratórios, vivências, Seminários de Produção Aplicada e Teórica (Seps), efervecência cultural, canteiro de obras e bazar, que inclui ainda no fim do dia design de boteco, festas e pizzadas.

O início do processo é entendido como “Sentir”, ou seja, retomar o prazer de fazer design diante do confronto imposto pelas pressõesmercadológicas. Com essa mentalidade, torna-se possível “Refletir” de maneira mais aberta, trocando idéias de forma que possa gerar um debate construtivo. Com novas idéias adquiridas, o próximo passo é “Construir” coletivamente, tanto bens materiais quanto imateriais. E por fim, ao “Intervir” na sociedade, o designer chega ao fim do processo, estando capacitado a reiniciá-lo com uma carga de conhecimento aumentada.

O objetivo é provocar para gerar reflexões e construções coletivas de intervenções sociais. Mostrar que o designer não só pode, mas tem a obrigação de perceber-se imerso na sociedade e cumprir seu papel como agente social.

Grandes profissionais do Design Nacional estarão presentes, como Adélia Borges, Carla Tennenbaum, Claudia Marinho, Flávio "Barão" di Sarno, Ivo Pons, Mauro Alex Rego, Alexandre Wollner, Dijon Moraes, Fernando Galdino Pedron, Luís Cláudio Portugal do Nascimento, Rafael Cardoso, Auresnede Pires Stephan, Christian Ullman, Renato de Almeida Prado, Guilherme Sebastiany e Carlos Tadeu Siepierski.

Novas idéias são necessárias e um processo precisa ter um começo.

Quando: 15 a 18 de novembro
Onde: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo Unidade 3
Rua José Antônio Coelho, 879
Vila MarianaSão Paulo - SP
Próximo ao metrô Paraíso e Ana Rosa


Fonte: ZUPI

Fallon São Paulo cheia de energia em novo portfolio



A Fallon São Paulo reuniu seus principais trabalhos em uma única publicação. A agência comandada por Eugênio Mohallem e Fico Meireles está lançando seu portfolio 2007 que traz, em mais de 100 páginas, jobs recentes, como os desenvolvidos para Lycra, iHouse e Fundação Cásper Líbero, além de cases clássicos para clientes como Center Norte, Citibank e Davene.

O livro já chama a atenção pela apresentação. Em sua capa amarela aparece apenas um desenho, a traço, de um suposto criativo apoiado em sua mesa, com um lápis à mão e uma folha branca à frente. Porém, o simples movimento para a abertura do book faz com que uma lâmpada acenda logo acima da cabeça do personagem, graças a um sensor fotoelétrico.

Atrás da capa têm destaque a silhueta do boneco e a lâmpada sustentada acima de sua cabeça, esta ligada a um vasto maquinário que toma as duas páginas iniciais. Conectada ao equipamento e ilustrando a energia que gera a luz, está desenhada uma pilha que traz, em seu corpo, o nome da agência.

“O portfolio possui trabalhos antigos e os mais recentes, difundindo a linha criativa da agência. Já as engrenagens simbolizam toda a estrutura por trás de uma idéia, mostrando a importância da integração de outros departamentos, como atendimento, planejamento e mídia”, explica Eugênio Mohallem, presidente e diretor de criação da Fallon São Paulo.

A publicação já está sendo entregue a clientes, empresários, profissionais do mercado e formadores de opinião. E continuará sendo distribuído até o final de 2007.

O meticuloso trabalho da Fallon em 2006 na composição do portfolio anterior foi premiado no Benny, além de integrar o short-list de Direct no Festival de Cannes deste ano, na categoria Propaganda e Mídia.

Fonte: Portal da Propaganda