16.11.09

Brazil Design Week 2009 consolida a força do setor para o País


Luciano Deos - Seminário Indústria da Moda


A Abedesign consolida a Brazil Design Week como evento anual e permanente em São Paulo e confirma, para 2010, a segunda edição do Brazil Design Awards, com objetivo de preview da participação brasileira em prêmios internacionais. Essas são apenas duas das diversas decisões tomadas no último dia do evento, que aconteceu entre 3 e 6 de novembro na cidade. Em reunião do Fórum Brasil Design, movimento que congrega 20 entidades brasileiras e empresariais ligadas ao design das mais diversas características com objetivo de construir uma agenda única no País, que aconteceu durante a Brazil Design Week, foram consolidadas diversas ações para o incremento do setor. Entre elas, a realização de um amplo mapeamento do mercado com a finalidade de desenvolver um planejamento estratégico de longo prazo, mais precisamente até 2020.

Gian Franco Rocchiccioli, Ronald Kapaz e Rui Porto

Ficou decidido que as entidades criarão um calendário único de eventos regionais, nacionais e internacionais, com desenvolvimento de um conjunto de ações estratégicas para o movimento. Também foi definido o apoio e reforço ao papel do Programa Brasil de Design - iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior voltada à inserção e incremento da gestão do design nos setores produtivos brasileiros.

No Fórum, ficou estabelecido apoio integral à Rede DesignBrasil, organização virtual concebida e coordenada pelo Centro de Design Paraná para incentivar a troca de informações e a interação entre profissionais, estudantes, empresários e todos os que vivem de design no Brasil. O avanço dos trabalhos setoriais se dará também por três ações específicas: estruturação da classificação fiscal do setor; estruturação de sindicatos patronais, começando por quatro estados (Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro). Além disso, será criado um banco de dados para ser compartilhado por todas as entidades desse Fórum.

Exposição - Festival Cannes Lions 2009

Outro grande destaque da Brazil Design Week foi o anúncio, pelo BNDES, de que empresas de micro a médio porte passarão a contar, em breve, com os benefícios do Cartão BNDES para contratação de serviços de design orientado para a inovação. A expectativa é de que a iniciativa triplique os resultados das empresas do setor em três anos. O financiamento pode ser de até R$ 500 mil (para empresas com faturamento até R$ 600 milhões anuais), em 48 meses, com juros de 0,9% ao mês. O convênio prevê o início de um estudo, em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign) com o programa brasileiro design, para definição de critérios de credenciamento das empresas.

Um dos pontos fortes da Brazil Design Week foi a apresentação de inédito estudo consolidado do “Impacto do design do resultado das empresas” realizado pela Associação de Designers de Produtos (ADP), em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O levantamento, que analisou dez setores da indústria brasileira, foi elaborado com a colaboração da FGV Projetos, objetivou saber até que ponto o investimento em design pode significar uma melhora no desempenho das empresas, tanto no crescimento das vendas, como na maior penetração nos mercados ou na redução nos custos de produção.
Brazil Design Week 2009

Durante o evento foram conhecidos os vencedores da primeira edição do prêmio Brazil Design Awards, que visou a estabelecer referências de inovação entre as premiações IF Design Awards e Cannes Design Lions, além de identificar os expoentes do design brasileiro. Um dos seus grandes diferenciais é que os ganhadores serão subsidiados pela Abedesign, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para as edições de 2010 dos dois principais prêmios do setor em âmbito mundial.

Segundo Luciano Deos, presidente da Abedesign, a edição deste ano teve excelentes resultados para o setor no tocante às resoluções tomadas e ao avanço na articulação institucional da Abedesign com órgãos públicos e entidades governamentais e privadas. “Consolidamos a importância do segmento para a economia do País, tivemos a presença de grandes nomes do Brasil e do Exterior, como debatedores e expositores, e boa receptividade do público. Avançamos na relação com Apex-Brasil, MDIC, BNDES, Ministério da Cultura e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. As definições e discussões durante o evento mostraram que as ações que vêm sendo impetradas nos últimos anos resultaram em pontos positivos para todos. Mas ainda precisamos consolidar a percepção que todos têm do setor e inseri-lo definitivamente como agente de desenvolvimento do País. Trabalhamos para isso”, afirma o dirigente.

Sobre a Abedesign – Entidade fundada em 2004 que visa a difusão do design brasileiro, contribuição para o contínuo aperfeiçoamento do setor, crescimento do mercado e facilitação de atividades profissionais entre empresas de design. A associação é responsável pela defesa dos interesses da categoria nas instituições públicas, entidades governamentais e diplomáticas, entre outros públicos. Hoje a Abedesign conta com 130 associados, que mensalmente participam de reuniões para definição de seu plano de ações e seminários sobre assuntos ligados ao setor. Para mais informações acesse o site www.abedesign.org.br

Inverse de Juliana Jabour


No dia 18 de novembro, na Estufa, um galpão na Vila Madalena, a estilista Juliana Jabour lança, em parceria com a Brastemp, sua coleção de alto verão 2010, com desfile exclusivo para 300 convidados.

A apresentação marca o retorno a São Paulo, quatro anos após o seu último desfile na cidade e faz alusão ao Brastemp Inverse, refrigerador da marca que, ao contrário dos demais produtos do mercado, possui o freezer na parte inferior, proporcionado maior praticidade e comodidade ao consumidor.

A sinergia entre as criações de Juliana Jabour e o lançamento inovador da Brastemp pode ser percebida, inicialmente, na maneira que a estilista desenvolve suas coleções.

“O meu processo criativo não parte de um tema específico, prefiro desenvolver as minhas coleções da maneira inversa, amadurecendo as idéias sem me prender a referências que se tornem imediatamente perceptíveis. O tema surge no decorrer da coleção e essa adaptação é natural” explica Juliana.

O desfile Inverse de Juliana Jabour acontece na Rua Wizard, 53, a partir das 19 horas.

GÊMEOS - Exposição Vertigem - Tour Virtual


A exposição “Vertigem” d'OSGÊMEOS, em cartaz de 25/10 a 13/12 no Museu de Arte Brasileira (www.faap.br/museu), agora pode ser vista também pelos olhos do fotógrafo Danny Yin, especialista em Panorama 360º, que acaba de registrar as obras dos artistas plásticos Otávio e Gustavo (Os Gêmeos). Pioneiros no cenário nacional do grafite, esses dois artistas promovem o melhor diálogo dessa técnica com as artes em instalações, pinturas, esculturas e objetos sonoros.

O registro encontra-se no site e pode ser visto gratuitamente. É uma ótima oportunidade para quem ainda não conseguiu conferir de perto as esculturas irreverentes e coloridas dos GÊMEOS.

100 telas, 60 dias & um diário de viagem – Amazonas 1975


Em 1975, o artista plástico participou de uma das célebres expedições científicas lideradas pelo zoólogo Paulo Vanzolini. Sua produção é agora reunida em livro, que sai pela Imprensa Oficial do Estado. O lançamento será em 20 de novembro, sexta-feira, juntamente com a exposição de suas 100 telas, no Museu Afro Brasil, em São Paulo.

Uma Amazônia ainda pouco explorada na década de 70, documentada numa centena de pinturas em óleo sobre tela, além de desenhos e anotações, se revela em “100 telas, 60 dias & um diário de viagem – Amazonas 1975”, do pintor José Cláudio da Silva, com texto de apresentação de Paulo Vanzolini, e editada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Ao mesmo tempo em que registra a beleza e a diversidade da fauna e da flora, a tipologia das habitações, a vida das comunidades ribeirinhas, a obra mostra também os bastidores de uma das viagens da Expedição Permanente ao Amazonas, realizadas por equipes chefiadas pelo zoólogo Paulo Vanzolini – também compositor –, conhecido pelo sucesso de suas composições como “Ronda” e “Volta por cima”.

O lançamento será no dia 20 de novembro, às 18 horas, no Museu Afro Brasil, que celebra o Dia da Consciência Negra com a abertura da exposição do artista pernambucano, cujas obras pertencentes ao acervo artístico do Palácio do Governo deixam pela primeira vez o palácio para serem exibidas até 20 de janeiro no museu. Nesse mesmo dia, será inaugurada a primeira exposição brasileira sobre Barack Obama.

A viagem ocorreu em 1975. José Claudio da Silva, então com 43 anos, residia em Olinda e recebeu da vizinha o recado de que havia um telefonema para ele. Era Vanzolini, que lhe perguntava se ainda queria conhecer a Amazônia. “Sim”, o artista lhe respondeu prontamente. “Então pegue a passagem na Varig e nos encontramos em Belém”. Assim, rapidamente, o pintor já estava a bordo do avião. De espírito ágil e extremamente inquieto, como é descrito pelos companheiros de viagem, o pintor tornou a experiência das mais produtivas e especiais. Àquela altura, era já um artista plástico consolidado: a trajetória iniciada nos anos 50, passando por ateliês de mestres como Abelardo da Hora, Carybé e Mario Cravo, lhe rendera prêmios, exposições e viagens internacionais. Aquela ida à Amazônia seria, porém, uma aventura única.

Durante muito tempo, o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP) manteve na Amazônia uma “Expedição Permanente”. Tratava-se de 2 barcos, um deles, o “Garbe”, conduzido por outro, o “Lindolpho R. Guimarães”. As viagens eram feitas devagar, explorando as margens e parando demoradamente nas pequenas comunidades ribeirinhas. No conjunto das expedições foram coletadas cerca de 17000 espécies, destinadas ao Museu de Zoologia da USP, dirigido por Vanzolini até sua aposentadoria.

Existia a preocupação de que as mudanças ambientais decorrentes da ocupação humana na Amazônia resultariam na extinção de grande parte da flora e da fauna. Desse modo, a coleta era feita para preservar não apenas a memória do que um dia teria sido aquela região exuberante e rica em diversidade de organismos, mas para estudos que até hoje resultam em trabalhos indispensáveis ao desenvolvimento da ciência. Esse tipo de expedição propiciou um contato bastante íntimo com as populações locais. Para complementar os estudos científicos com uma visão cultural mais ampla, a cada viagem Vanzolini incluía um convidado especial: um intelectual ou artista não-zoólogo escolhido pela argúcia de pensamento e pelo interesse pelo Brasil. Nessa leva, houve historiadores, antropólogos, jornalistas, pintores e intelectuais de várias áreas.

“A escolha de José Cláudio da Silva deveu-se a diversos fatores. Primeiro, pela grande competência profissional. Depois, um temperamento curioso e ágil, disposto a se interessar por tudo que visse no caminho. Eu tinha certeza de que o que ele documentasse durante a viagem ficaria bem documentado. Finalmente, uma grande facilidade no convívio, indispensável em uma viagem em que um grupo pequeno se vê lançado num íntimo e contínuo contato”, explica Vanzolini, na apresentação da obra. Ao líder da expedição, José Cláudio dedicará várias passagens: descreve-o como homem generoso, pesquisador incansável e, ao mesmo tempo, alguém que está sempre a cantarolar alguma canção brasileira.

Durante a viagem, o artista pernambucano pintou uma série de mais de 100 telas que enriquecem hoje o patrimônio do acervo artístico do Palácio do Governo do Estado de São Paulo. Fez, além disso, uma série de desenhos, inúmeros deles expostos na mostra do Museu Afro Brasil. E manteve um diário de viagem, reproduzido em sua íntegra na presente edição, inclusive algumas páginas fac-similares.

No diário, o leitor encontrará descrições como esta: “Travei minha primeira batalha com o Rio Amazonas. Pintei uns cinco quadros. Vi uma árvore formidável, a sumaúma. A casa junto dela parecia um mosquito. Tivemos um vento atravessado e encostamos num barranco. O taifeiro Alonso saltou em terra para amarrar a popa numa árvore. O rio levou a palheta, que escorreu e caiu nágua. Minha oferenda à Iara. Já quase escurecendo entramos no Rio Madeira. É muita água. São rios tão largos que a idéia que se tem é que a proa do barco está dirigida para as margens, como se estivéssemos cercados pelo horizonte de mata. Hoje o menu foi galinha. Já comi tambaqui, matrinxã, tucunaré, carauaçu. O cozinheiro preparou com as cascas do ananá que eu tinha descascado um aluá com açúcar queimado — excelente! Parece que vamos pernoitar em Nova Olinda. De Olinda velha, onde moro, a Olinda Nova. No Rio Madeira, entre as duas Olindas.”

E esta: “Hoje, acho que quatorze de novembro, entrei pela primeira vez numa mata amazônica, aqui em Curuçá onde atracamos ontem ao cair da tarde. Inda deu pra subir o barranco e pintar o pôr-do-sol, que terminei só Deus sabe como, os carapanãs dando ferroadas que pareciam pontas de cigarro, e os próprios moradores do lugar fugiram dos bichos; fiquei sapateando e me sacudindo, o que não adianta muito porque eles colam mesmo e você tem que matá-los: não adianta abanar a mão perto que não saem, e não há intervalo nem de tempo e nem quase de espaço, porque mordem muitos ao mesmo tempo e o tempo todo e em todo lugar que a pele esteja descoberta. Por azar eu estava de calção.”

O AUTOR
José Claudio da Silva nasceu em Ipojuca, Pernambuco, em 1932. Estudou Direito em Recife, mas não concluiu o curso, para se dedicar integralmente à pintura. Em 1952, ingressa no Atelier Coletivo, da Sociedade de Arte Moderna do Recife, dirigido pelo escultor Abelardo da Hora, sendo um de seus fundadores. Mais tarde, a convite de Raimundo Oliveira, passa temporada em Salvador, onde trabalha com Mário Cravo, Carybé e Jenner Augusto. Encontra-se com Arnaldo Pedroso d’Horta e transfere-se para São Paulo, onde trabalha com Emiliano Di Cavalcanti. Frequenta a Escola de Artesanato do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Seção de Gravura, orientada por Lívio Abramo. Participa do Salão Nacional de Arte Moderna, Rio de Janeiro. Realiza sua primeira exposição individual em 1956. No ano seguinte, como prêmio concedido pela IV Bienal de São Paulo, viaja à Itália para temporada de um ano. Dedica-se, além da pintura, à escultura. Realiza exposições e publica catálogos diversos. Também publicou livros de crônicas.

100 telas, 60 dias & um diário de viagem – Amazonas 1975
José Cláudio da Silva
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo
344 páginas
R$ 120,00

Petybon une sabores e design no Casa Cor Trio

A marca de massas Petybon dá início a um verdadeiro festival de sabores e design no CASA BOA MESA, um dos eventos que integra o CASA COR TRIO, realizado até 06 de dezembro no Jockey Club de São Paulo.

O espaço Cozinha do Jovem Casal, patrocinado pela marca, foi idealizado pelas arquitetas Betina Barcellos, Karina Salgado e Andréa Bugarib, da In House Design de Interiores, que buscaram transmitir uma idéia de ambiente que unisse modernidade, conforto e praticidade. Com 56m2, o ambiente foi inspirado no cotidiano de um casal que vive em um loft moderno e sofisticado em São Francisco (Califórnia/EUA), sem deixar de lado a funcionalidade.

Segundo as profissionais, a Cozinha do Jovem Casal transmite vida, praticidade, perso nalidade. “Para criar cada cantinho deste espaço, nos inspiramos em um casal de amigos que acabou de chegar dos Estados Unidos e que representa todas essas características: são modernos, gostam de receber, viajar e apreciam arte e a boa comida”, explicam.

Além de mostrar o que há de mais novo no mercado de decoração e design, neste ambiente serão realizadas degustações de massas Petybon e aulas gourmet com chefs renomados da gastronomia brasileira. Os visitantes poderão conferir de perto, por exemplo, como combinar Bavette Petybon com frango, curry, banana e leite de coco. Ou ainda como aguçar o paladar dos amigos com um inusitado spaghetti com lombo de tambaqui, camarão rosa e tucupi. Os pratos desenvolvidos durante as seções estão em harmonização com o próprio estilo da Cozinha do Casal Jovem Petybon, ou seja, contemporâneos, jovens e com um toque de sofisticação.

“Queremos mostrar que a ambientação é elemento importante no momento de preparo de um prato, é um complemento gourmet que, assim como o uso de ingredientes selecionados e bem diferenciados, contribui para a obtenção de uma receita requintada, moderna e com o sabor realçado”, explica Ricardo Jucá, gerente de marketing da J.Macêdo, uma das maiores empresas de alimentos do país e fabricante da marca Petybon.

Para participar, o visitante deve adquirir o ingresso na bilheteria do evento.
Cozinha do Jovem Casal / Petybon: aulas gourmet de quinta a sábado, das 18h às 19h

Casa Cor Trio – Cozinha do Jovem Casal Petybon / Aulas Gourmet
Data: de 05/11 a 06/12/2009 (de quinta a sábado, das 18 às 19h)
Local: Av. Lineu de Paula Machado, 1075 - Jockey Club de São Paulo

Projetos de design premiados pelo Sebrae aproveitam resíduos de indústrias mineiras

O Prêmio Sebrae Minas Design, que está recebendo inscrições para sua segunda edição, além de projetos de produtos originais e funcionais, premia trabalhos que utilizem resíduos não aproveitados por indústrias mineiras. Nesta segunda edição serão premiados trabalhos que usem resíduos dos setores de ardósia, calçados, eletroeletrônico, móveis e também da construção civil.
O aproveitamento rentável dos resíduos diminui custos, elimina desperdícios e reduz os impactos sobre o meio ambiente Na primeira edição do prêmio, em 2008, foram apresentados trabalhos com resíduos de madeira, metais, tecidos, papelão, papéis, garrafas e resíduos de construção civil.


O vencedor de resíduo na categoria Estudante foi o projeto de uma mesa com tampo de vidro lapidado e polido sobre uma base AKS7, compósito oriundo de sacaria e papel de argamassa e cimento. O objeto foi idealizado pelos estudantes Ethiene Pereira da Silva, Monique Petrilo Soares e Rachel Sager Boldt.

Um dos projetos classificados na categoria Estudante foi o Ecosaco, desenvolvido por Danilo de Resende Boquet e Renata Vita. Trata-se de uma bolsa confeccionada com sobras de tecido, velcro, zíper e botões, que tem como objetivo substituir as sacolas plásticas, nocivas ao meio ambiente. Já Johanna Odebrecht Dias desenvolveu gemas orgânicas, de quartzo, que aproveitam minerais de menor valor intrínseco da extração mineral. A lapidação orgânica, que consiste em trabalhar formas diferentes, agrega valor a esses resíduos, geralmente descartados ou vendidos a baixo preço. O resultado são gemas que não possuem plano de simetria.

Na categoria Profissional, os vencedores foram Edson Silva Xavier e Wadson Gomes Amorim, com uma linha de anéis decorativos feitos de feldspato, resíduo de minas de extração de gemas. O projeto de design foi desenvolvido a partir da análise das demandas e potencialidades da cidade de Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Os anéis, que adquirem várias formas de escultura, têm como referência a iconografia local e a abundante oferta de matérias-primas consideradas resíduos, de baixo valor comercial. A linha, com o nome Expedição, resgata a arte das tradicionais cerâmicas da região, por meio da aplicação de pinturas gestuais. Os anéis simbolizam o movimento de peixes.

O projeto dos anéis reativou um centro produtivo no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões de menor IDH do estado. O centro gera trabalho e renda para mulheres e jovens do município. Os anéis criados pelo designer são pintados com pigmentos naturais, um traço cultural marcante na região. Edson também está desenvolvendo projeto de reaproveitamento de resíduos para empresas de Itabira, cidade com forte extração mineral, resgatando uma tradicional técnica artesanal que associa côco e ouro.

Também foram finalistas dois projetos na categoria Profissional que usam resíduos. A Ecoprida, de autoria de Miriani Rezende, é uma estante feita de papelão ondulado, papel de saco de cimento e papel de revista colados com cola caseira. O resultado é uma estante leve, decorativa e ecologicamente correta. A Vítrea, projeto de Águida Zanol, Maria Virgínia Ferreira da Costa Val e Raquel Miranda Martins, é um anel com aro simples e confortável, confeccionado com prata fosca reciclada e polietileno tereftalato (PET).

Ainda foram classificados, na categoria Profissional, os projetos Ecomudo, de Miriani Rezende, e o Del Rey, de Helga Freitas. Ecomudo é um criado-mudo produzido com papelão, papéis de saco de cimento, cola betume e cera, que acomoda livros, objetos pessoais ou luminária. Já o Del Rey é uma mesa confeccionada com resíduos de vidro e madeira.

Nova edição do Prêmio
Estão abertas até 31 de março de 2010 as inscrições para o II Prêmio Sebrae Minas Design, que vai premiar a criação de objetos originais, funcionais e que contribuam para reduzir custos, eliminar desperdícios e aumentar a competitividade de micro e pequenas empresas de Minas Gerais. Podem participar profissionais e estudantes de todo o País. Os trabalhos devem contemplar os setores de ardósia, calçados, eletroeletrônico e móveis, pólos industriais de Minas Gerais. Também serão premiados trabalhos que usem resíduos não usados por essas indústrias e também pela construção civil. Os seis vencedores em cada categoria – profissional e estudante – participarão de missão técnica internacional a um centro de referência em design da Europa. As pré-inscrições podem ser feitas no site www.sebraemg.com.br/premiodesign.

Art Directors Annual Awards 2010


O Art Directors Annual Awards 2010, festival do Art directors Club de Nova York, já recebe inscrições.

Confira o deadline para cada uma das categorias da 89ª do prêmio abaixo:

DESIGN: 22 de janeiro de 2010
INTERACTIVE: 29 de janeiro de 2010
ADVERTISING: 5 de fevereiro de 2010
ADC HYBRID: 26 de fevereiro de 2010
STUDENT: 29 de janeiro de 2010

Debate entre os especialistas Gabriel Rossi, Martha Terenzzo e Tennyson Pinheiro aborda o tema marcas e inovação no mundo digital e como as empresas d

O Universo do Conhecimento, Fórum de Educação e Cultura Contemporânea, promoverá, no dia 25 de novembro, às 19h, em sua sede, na Al. Ministro da Rocha Azevedo, 419, Jardim Paulista, o debate “Marcas e inovação no mundo digital: como as empresas de alta performance evoluem na era da participação”.

Organizado e apresentado por Gabriel Rossi, especialista em branding digital, o encontro contará também com as participações da professora e consultora Martha Terenzzo, um dos maiores nomes em Inovação no Brasil, e de Tennyson Pinheiro, CEO e fundador da Design Loyalty, Design Thinker e especialista em Design de Serviços. Trata-se de um evento exclusivo para diretores e profissionais de marketing convidados, mas serão disponibilizadas 20 vagas para quem atua na área e deseja participar.


As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do e-mail monica.grupohr@gmail.com. Mais informações sobre o debate podem ser obtidas pelo telefone 11 2361-5005.

Para saber mais sobre o Universo do Conhecimento acesse o site www.universodoconhecimento.com.br.

Sobre os debatedores:
Gabriel Rossi é sócio fundador da consultoria em branding digital que leva o seu nome e profissional especializado na criação e no fortalecimento de marcas na era digital, com passagens por instituições como Syracuse/Aberje, Madia Marketing School, University of London e Bell School. Além de escrever e ser citado frequentemente sobre o tema, desenvolve estratégias, aconselhando marcas de alta performance, como Tetra Pak, sobre como atuar e evoluir na era da participação, e ministra palestras sobre o tema, com participação em eventos como o Fitness Brasil e cursos in-company, como o ministrado na agência The Marketing Store Brasil, um programa que sua consultoria oferece para empresas e agências de médio e grande porte que querem mergulhar suas lideranças em cases estratégicos de branding digital, analisando como marcas e empresas ao redor do mundo estão abrindo novas estradas para se relacionar com seus públicos de interesse.

Martha Terenzzo possui experiência de mais de 25 anos na área de Marketing e Inovação. É professora de Marketing e Gestão da Inovação da ESPM, FIA/USP e Madia Marketing School e consultora de Inovação e Business. Coordenou projetos de grande porte em empresas como : Cargill, Sadia, Parmalat, Bombril, União, Reckitt & Benckiser, Melhoramentos de Papéis, Seara e Ajinomoto. Implementou áreas de Inovação, Marketing de alta performance nas empresas, planejei arquitetura de marcas, implementei gerenciamento de portfólio, lançando mais de 400 itens de consumo e novos serviços .Estabeleci processos e metodologias específicas de Marketing com visão na Gestão de Negócios e Inovação. Consultora de empresas como Dentsu, Power4, EuroRSCG, VIA MC Turismo, Saluvyte SPA, etc. É advisory de agencias de comunicação e design, mentora de executivos em formação. Formada em Marketing pela ESPM e tem curso de liderança executiva na Fundação Dom Cabral, e pós graduação em Administração na Fundação Álvares Penteado. Vice Presidente de Informações do Retail Marketing Association-POPAI.

Tennyson Pinheiro é CEO e fundador da Design Loyalty, Design Thinker e especialista em Design de Serviços. Possui formação no Brasil e USA em Marketing, Tecnologia e Experience Design com especialização em Branding. Tennyson ministrou e atendeu a cursos de aprofundamento, entre eles no M.I.T - Boston US - e foi o primeiro profissional do Brasil a ser certificado pelo Design Management Institute e pela Engine-UK em Design de Serviços no Design Council de Londres. Sua empresa, Design Loyalty, é pioneira na aplicação de workshops corporativos de Design Thinking e Design de Serviços no Brasil e América Latina e projeta serviços inovadores para marcas como Microsoft.

Sobre o Universo do Conhecimento
O Universo do Conhecimento é um Fórum de Educação e Cultura Contemporânea tem se destacado pela promoção de conferências internacionais, com pensadores de instituições educacionais de todo o mundo. Trata-se de um incentivador de estudos e análises para a real compreensão dos movimentos que orientam o futuro na direção das transformações pelas quais passarão toda a sociedade. O espaço oferece uma programação diversificada, entre os vários campos do saber, com cursos de pós-graduação, extensão, workshops, palestras e oficinas. Para saber mais sobre o Universo do Conhecimento, acesse o site www.universodoconhecimento.com.br

Serviço:
O quê: debate “Marcas e inovação no mundo digital: como as empresas de alta performance evoluem na era da participação”
Quando: dia 25 de novembro, às 19h
Onde: Universo do Conhecimento – Al. Ministro da Rocha Azevedo, 419, próximo às estações Consolação e Trianon MASP do Metrô
Quanto: entrada franca
Vagas: 20
Informações: 11 2361-5005
Inscrições: monica.grupohr@gmail.com