17.1.11

Documentário mostra fotógrafo de guerra em ação



James Nachtwey é tema do filme desta quarta-feira (19/1) no Cultura Documentários

Certa vez, Robert Capa, lendário fotógrafo que retratou uma infinidade de conflitos, deu o seguinte recado em tom de desafio: “Se suas fotografias não ficaram boas, foi porque você não se aproximou suficientemente”. O norte-americano James Nachtwey sempre se aproximou. Nascido em 1948, cobriu, por 20 anos, boa parte das tensões bélicas da segunda metade do século XX. Fotógrafo de Guerra, documentário que a TV Cultura exibe nesta quarta (19/1) às 23h45, é uma imersão na forma como Nachtwey conduz, pensa e põe em prática seu trabalho.

Para dar volume ao vídeo, indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2002, o diretor Christian Frei passou dois anos seguindo os passos do protagonista, filmando valas comuns em Kosovo, tumultos de rua na Indonésia e batalhas campais na Cisjordânia. Em vez de usar apenas câmeras convencionais, acopla micro-câmeras especiais à máquina fotográfica de Nachtwey, dando mais ação e dinamismo à narrativa.

Há, contudo, espaço para depoimentos. Nas entrevistas, colegas descrevem a personalidade notável de Nachtwey. Christiane Amanpour, da CNN, diz que ele é um solitário obstinado. A calma e a circunspecção de Nachtwey, raras para quem trabalha em áreas de risco, reflete a confiança interior e a convicção que o permitem perseverar nesta empreitada penosa.

Ele fala pausadamente, sem nenhum cinismo, e não bebe com os colegas. Na sua casa, o cabelo grisalho lhe dá o aspecto de um professor aposentado. Mas logo em seguida ele já se encontra em plena zona de guerra. Suas fotografias não são um objetivo, mas um meio. Tem até gente que diz que ele é um fotógrafo antiguerra.

O programa Cultura Documentários tem curadoria do jornalista e crítico de cinema Amir Labaki.

Ficha Técnica
Gênero: Documentário
Título: Fotógrafo de Guerra (War Photographer)
Diretor: Christian Frei
Ano: 2001
País de origem: Suiça
Duração: 53 minutos
Colorido
Classificação indicativa: 18 anos

Dínamo Filmes reforça seu time de diretores com Lucas Gontijo


A Dínamo Filmes, produtora de filmes publicitários do Grupo Dínamo – eleita Produtora do Ano no Prêmio Caboré 2010 – reforça o seu time de diretores de cena com a contratação de Lucas Gontijo. Na Dínamo, Lucas Gontijo passa a integrar a equipe de diretores que também conta com Guga Sander, João Simi e Daniel Klajmic, além dos sócios-diretores Edu Cama e Ricardo Carelli.

Aos 35 anos de idade, Gontijo ingressa na equipe da Dínamo depois de trabalhar durante anos no mercado mineiro. Além de sua atuação com publicidade, na qual já ganhou prêmios como Profissional do Ano, por duas ocasiões, e Colunistas, o diretor tem em seu currículo a realização de dois curtas-metragens: “A aposta” e “Apnéia”. Também dirigiu um dos episódios do longa-metragem “Cinco frações de uma quase história”, que ganhou vários prêmios de crítica no Festival de Pernambuco e de Melhor Roteiro no Festival de Miami.

“Fomos buscar em Belo Horizonte esse grande talento, que está pronto para ser representado nacionalmente. Lucas Gontijo é um diretor de cena com muita precisão no ‘acting’ dos atores, é um excelente contador de histórias e agrega em seus filmes uma apurada estética na direção de arte e fotografia”, afirma Edu Cama. “O Perfil do trabalho do Lucas tem tudo a ver com a Dínamo. Ele chega trazendo algo novo e inédito para as agências de São Paulo”, completa Dimitria Cardoso, diretora de atendimento da Dínamo Filmes.

Sobre o Grupo Dínamo
O Grupo Dínamo surgiu em 1997, quando Eduardo Cama e Ricardo Carelli criaram a Dínamo Filmes. Voltada para a produção de filmes publicitários, a Dínamo Filmes tem atuado para grandes agências e alguns dos mais importantes anunciantes do Brasil, hoje se posicionando entre as dez maiores produtoras de comerciais do País. Em 2005 os dois sócios lançaram a Dínamo Digital, especializada em filmes que utilizam técnicas de animação de avançada tecnologia, além de realizar serviços de finalização. Em 2008 o grupo cresceu ainda mais com a abertura da Dínamo Entretenimento, empresa voltada para a produção de longas e curtas-metragens, conteúdo para televisão, internet, telefonia celular e videoclipes. O Grupo Dínamo se posiciona como um dos mais atuantes entre as empresas de produção do mercado publicitário brasileiro, com pelo menos sete filmes finalizados por mês.

O ano de 2010 foi um dos melhores na história da Dínamo Filmes. Eleita Produtora do Ano no Prêmio Caboré, a Dínamo foi vencedora do único Leão do Brasil (de Prata) no Film Lions do Festival de Cannes, ganhou troféu de Ouro na categoria Cine/TV do Festival El Ojo de Iberoamerica, além do prêmio de Melhor Filme Brasileiro na Categoria Local, no mesmo festival. Ainda no ano passado, Edu Cama foi um dos três finalistas no Prêmio Destaque Profissional, da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), na categoria Diretor de Comerciais.

Gráfica Mattavelli patrocina a 2ª Mostra SP de Fotografia


Incentivar a arte e a cultura é uma das metas da Gráfica Mattavelli em 2011, por isso, a empresa inicia o ano patrocinando a 2ª Mostra SP de Fotografia que acontece de 25 de janeiro a 13 de fevereiro na Vila Madalena, o bairro mais agitado e boêmio da capital. O evento, idealizado por Fernando Costa Netto e com curadoria de Bob Wolfenson e Armando Prado, vai reunir mais de 300 imagens que revelam o olhar de 31 fotógrafos sobre o cotidiano da capital paulista.

Fundada em São Paulo em 1947, a Gráfica Mattavelli respira arte e design diariamente, ainda mais por seus dirigentes serem descendentes do pintor Alfredo Volpi. “Para a Mattavelli o processo artístico é inseparável do processo gráfico. Por termos essa visão do setor, decidimos incentivar mais ações culturais para que a arte consiga atingir diferentes públicos de diferentes maneiras”, explica a gerente de marketing Simone Ayoub.



A ideia de patrocinar a 2ª Mostra SP de Fotografia surgiu em virtude da proposta do evento de reunir diversos temas e técnicas de profissionais que vivem ou viveram em São Paulo e que atuam em diferentes áreas como moda, publicidade, jornalismo, arquitetura e outros segmentos. Outro ponto diferenciado da mostra é que as fotos serão expostas em lojas, restaurantes, bares, espaços culturais, escritórios, muros e galerias, incentivando as pessoas a um passeio cultural pelas ruas da Vila Madalena “numa atmosfera de literatura visual”, conforme definiu Fernando Costa Netto.

A abertura da 2ª Mostra SP de Fotografia acontece no dia 25 de janeiro, data em que São Paulo comemora 457 anos, a partir das 18h, em frente ao Bar Posto 6, na Rua Aspicuelta, esquina com a Rua Mourato Coelho. Os frequentadores receberão um mapa com o roteiro da exposição e todos os trabalhos expostos estarão disponíveis num catálogo, ambos impressos pela Mattavelli.

O evento é apresentado pela Sony Alpha, e além da Gráfica Mattavelli também conta com patrocínio do Espaço Ophicina e apoio do Posto 6, AGEAC (Associação de Gastronomia, Entretenimento, Arte e Cultura da Vila Madalena), Sub Prefeitura de Pinheiros, CCVM (Centro Cultural da Vila Madalena), AOC, e|ou Mkt Direto, paratyemfoco.com/blog, blog Olhavê, Laboratório A3, Dina Fotográfico e Studio Lab Paper.

Serviço:
2ª Mostra SP de Fotografia
De 25/01 a 13/02
Blog: mostrasaopaulodefotografia.blogspot.com



PROGRAMAÇÃO: 30 EXPOSIÇÕES EM 24 LOCAIS DIFERENTES DA VILA MADALENA
Galeria Impar - Curadoria Alexandre Belém
Fotos - Adelaide Ivánova (PE), Daniel Klajmic (RJ), Daniel Marenco (RS), Fernando Schmitt (RS), Gustavo Lacerda (ES), Rogério Assis (PA)
R. Mourato Coelho, 1017, Tel. 11 2645 4480; Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado das 10h às 17h.
Boteco Rabo de Peixe – Fotos Penna Prearo
R. Wizard, 138 - Terça a sexta das 17h a 1h; sábado das 12h às 2h; domingo das 12h às 20h. Tel. 11.2307 3062.
Restaurante Martin Fierro – Fotos Cláudio Freitas
R. Aspicuelta, 683 – Aberto todos os dias das 12h às 23h. Tel. 11 3814 6747.
A Estufa Paisagismo – Fotos Arnaldo Pappalardo
R. Wizard, 91 – Segunda a sexta das 10h às 18h30 – sábados das 10h as 13h30h – [agendar visita com Florence - 11. 3814.2300].
Boteco Seu Domingos – Fotos Paulo Mancini
R. Fidalga, 209 - Segunda a quinta, das 17h até o último cliente; sexta sábados e domingos das 11h até o último cliente. Tel. 11 38194047.
Elkis Paisagismo – Fotos Tuca Reines
R. Rodésia, 497 [trav. Fradique Coutinho] - Segunda a sexta das 10h às 17 h – sábados das 10h às 13h – [agendar visita - 11. 3815 9537].
Espaço Soma – Fotos Coletivos Garapa, Lost Art, NaLata, SX 70 e Ivan Shupikov
R. Fidalga, 98 - Terça a quinta, das 12h às 20h; sábados e domingos das 13h às 24h. Tel. 11 3034 0515.
Les Delices de Maya - Fotos Emmanuelle Bernard
R. Mourato Coelho, 1044 - Segunda a sexta, das 10h às 18h30; fechado sábado e domingo – Tel. 11. 3813 3498.
Ronaldo Fraga (loja) - Fotos Fernanda Tricoli
R. Aspicuelta, 259 - Segunda a sexta, das 17 às 2h; sábados e domingos das 12h a 0h. De segunda a sexta das 10h às 19h; sábado das 10h às 16h. Tel. 11 3816 2181
Fernanda Yamamoto (loja) - Fotos Felipe Hellmeister
R. Aspicuelta, 441 - Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados das 11h às 17h. Tel. 11. 3032 7979.
Restaurante Armazém Piola – Fotos Luiz Toledo
R. Aspicuelta, 547 - Terça a sexta, das 17h às 2h; sábados e domingos das 12h às 0h. Tel. 11. 4305 6539
Restaurante Santa Gula – Fotos João Wainer
R. Fidalga, 340, fundos – Terça a sexta, das 12h às 15h; sábado das 12h às 17h; segunda das 20h às 23h45; terça a quinta das 20h às 0h45; sexta e sábado das 20h às 1h45. Tel. 11 3812 7815.
Espaço Ophicina – Fotos Ary Diesendruck
R. Aspicuelta, 329 – Segunda a sexta, das 10h às 18h; Tel. 11. 3813 8466.
Restaurante Che Barbaro – Fotos Pietro Ghiurghi
R. Harmonia, 277 - Segunda a sábado das 12h às 24h; domingo das 12h às 18h; Tel. 11 2691 7628.
Back Gastrobar / UMA - Fotos Tuca Vieira
R. Girassol, 273 - Segunda a sexta das 19h à 1h; sábado das 13h às 3h; domingo das 12h30 às 18h30. Tel. 11.3034 6094.
Farm (loja) – Fotos Bruno Cals
R. Harmonia, 57 - Tel. 11 2924 7664 - Segunda a sábado, das 9h às 21h; domingo das 12h às 19h.
Café Florinda – Fotos Will Etchebehere
R. Aspicuelta, 181 - Segunda a sexta das 12h às 19h; sábado das 12h às 18h; Tel. 11 3814 1060.
Restaurante Leôncio – Fotos Willy Biondani
R. Girassol, 284 - Terça a sexta das 12h às 23h; sábado e domingo das 12h às 18h; Tel. 11 3812 7309.
Restaurante Banana Verde – Fotos Iatã Cannabrava
R. Harmonia, 278 – Terça a sábado das 12h às 23h30; domingo até as 16h30; almoço das 12h às 23h30 Tel. 11 3814 4828.
Café Adelaide – Fotos Ale Ermel
Rua Aspicuelta, 202 - Segunda a sexta, das 12h às 17h; sábado das 13h às 18h. Tel. 11 3816 4790
Lambe lambe autorizado na rua – Fotos Armando Prado
Disponível a visitação 24h por dia, 7 dias por semana.

Gráfica Mattavelli
Qualidade com responsabilidade e inovação constante são as marcas da Mattavelli em seus mais de 60 anos de atuação no mercado gráfico e editorial. Pioneira no desenvolvimento de impressão em acetato quando ainda não existia tinta ultravioleta na década de 60, a empresa é referência na criação e desenvolvimento de novos produtos e serviços no setor gráfico. Oferece serviços de pré-impressão, impressão, acabamento e uma linha de produtos especiais promocionais. Mantém 150 postos de trabalho diretos, possui maquinário com tecnologia de ponta e um departamento de engenharia de produtos para o desenvolvimento de kits e embalagens diferenciadas.

É certificada pela ISO 9001 pelo padrão de qualidade do atendimento à impressão. Possui um sistema de gestão ambiental reconhecido e certificado pela ISO 14.001 e pelo selo FSC (Forest Stewardship Council) concedido a apenas 90 das mais de duas mil empresas gráficas do país pelo manejo florestal responsável. Usa matérias-primas renováveis como a tinta com selo Soy Ink, feita à base de óleo de soja em vez de petróleo. É criadora do Opaque 832,um verniz feito à base de água que substitui o plástico da laminação fosca. Recicla cerca de 30 toneladas/mês de aparas de papel e doa o valor arrecadado com a venda do material a entidades assistenciais de São Paulo.

Núcleo de Cultura abre inscrições para cursos livres na FAAP

Para quem deseja aperfeiçoar talentos, impulsionar o crescimento pessoal e profissional ou até mesmo aprender novas habilidades, o Núcleo de Cultura da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) oferece cursos livres em diversas áreas. São 18 opções envolvendo temas como arte, design, fotografia, cinema, moda e joalheria.

“Ampliar o repertório por meio das artes e da cultura é essencial para o profissional do futuro, cada vez mais multifacetado e adepto a desenvolver novas percepções”, explica o professor Nicolas Vlavianos, renomado escultor e coordenador do Núcleo de Cultura FAAP.


As inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento ao Aluno, das 9h00 às 20h. Para a matrícula, é necessária a apresentação de cópia do RG, cópia do comprovante de residência e uma foto 3x4. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (11) 3662-7034 ou pelo e-mail nucleo.informacao@faap.br. A programação completa dos cursos está disponível no site http://www.faap.br/nucleocultura/.

Confira a programação:

Curso de Marketing Esportivo no IID - Centro Europeu

Escola curitibana abre as inscrições para curso que visa formar profissionais capacitados para atuar em um dos segmentos que mais crescem no Brasil

O Instituto de Inteligência Desportiva Centro Europeu (IID - Centro Europeu), projeto desenvolvido por umas das principais escolas de profissões e idiomas da América Latina, está com as matrículas abertas para o seu curso de Marketing Esportivo.

A atividade será coordenada por Francisco Rocha dos Santos, profissional com ampla experiência no segmento, e tem por objetivo formar profissionais capacitados para atuar em um mercado que vive um período de grande expansão, atraindo investidores para o Brasil e movimentando, segundo a Academia Brasileira de Marketing Esportivo, cerca de R$ 15 bilhões por ano no país, número que deve aumentar consideravelmente devido ao grande número de eventos desportivos que o Brasil irá sediar nos próximos anos, entre eles a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Com duração de quatro meses, o curso irá tratar de temas como Introdução ao Marketing Contemporâneo e ao Marketing Esportivo; Comportamento do Consumidor no Meio Esportivo; Comunicação e Promoção no Mundo dos Esportes; Desenvolvimento de Marcas, Produtos e Imagem Institucional no Ambiente Esportivo; Gerenciamento de Projetos; e Gestão de Projetos de Marketing Esportivo. Além das atividades curriculares, o IID - Centro Europeu oferece seminários, debates e mesas redondas com profissionais do segmento.

O curso de Marketing Esportivo do IID – Centro Europeu terá início no próximo dia 15 de março, com aulas nas terças e quintas, das 19h às 21h15. As atividades serão realizadas na sede do Centro Europeu (Alameda Princesa Isabel, nº 1427). Mais informações no site www.centroeuropeu.com.br ou pelo telefone (41) 3222-6669.

Hungry Man BR e Binder + FC Comunicação assinam produção de campanha para site Match.com/Par Perfeito


A produtora de filmes Hungry Man BR é a responsável pela produção da campanha lançada neste mês pela agência Binder + FC Comunicação para o site de relacionamento Match.com/Par Perfeito, aqui no Brasil. Com criatividade e uma produção diferenciada, o diretor Paulo Gandra difundiu o amor de uma forma diferente, divertida e com um apelo estético apurado. Foram feitos dois filmes, sendo o primeiro veiculado em TV nos primeiros dias do ano de 2011.





A parceria entre a produtora, agência e cliente foram fundamentais, pois apesar dos filmes terem as mesmas cenas e manterem o conceito de “encaixe” da campanha, que por sinal é o título dado ao filme, todos aceitaram a sugestão do diretor de, além da proposta original de “conectores” presos nos braços das pessoas, inovar utilizando como “encaixes” formas de “cabeças de tomadas”. Para tal, a equipe de arte, sob o comando do diretor, tratou de pesquisar, criar layouts e produzir “cabeças de tomadas” que fossem possíveis serem utilizadas por pessoas de forma natural e crível. O resultado foi um sucesso. O elenco ficou muito a vontade, apesar de algumas cabeçadas inesperadas ao realizar as cenas, tudo foi tratado com muita animação e diversão no set de filmagem.

Outro elemento fundamental para este filme foi a escolha das locações, pois era necessário locais sem identificação imediata de alguma região ou lugar específico, uma vez que a veiculação do filme acontece em toda a América Latina. Rodado em diversas locações no Rio de Janeiro, e mesmo depois de muita chuva no final do dia, o resultado do trabalho foi incrível. Captado em formato HD, após edição foi realizado um trabalho minucioso de pós-produção no tratamento de imagem buscando ainda mais a estética e fotografia internacional proposta pelo diretor e solicitada pela agência.



Com o slogan “Seu próximo encontro começa aqui”, os filmes mostram a busca de um rapaz pelo seu “par perfeito” que após algumas investidas encontra no site a chance de conseguir um encontro. Veiculada nos canais FOX, TNT, Warner, AXN, Sony, Universal, Multishow, GNT e Sport TV, a campanha abrangerá toda a América Latina e o mundo via internet.



FICHA TÉCNICA:
AGÊNCIA: BINDER VISÃO ESTRATÉGICA
ANUNCIANTE: PARPERFEITO COMUNICAÇÃO SA
PRODUTO: INSTITUCIONAL
TÍTULO: "ENCAIXE"
VERSÃO: 1x30"
DIRETOR DE CRIAÇÃO: ALEXANDRE MOTTA / MARCUS SAULNIER
CRIAÇÃO: MARCUS SAULNIER / JOSÉ FRANCISCO TAPAJÓS
RTV: LUISA MAGGESSI
ATENDIMENTO: TATIANA GUIGUES
PRODUTORA: HUNGRY MAN BR
DIRETOR: PAULO GANDRA
PRODUTOR EXECUTIVO: ALEX MEHEDFF
ATENDIMENTO: DIEGO MELO
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: RUSSO LOYOLA
DIRETOR DE PRODUÇÃO: RODRIGO CASTELLO
EQUIPE PRODUÇÃO: HUNGRY MAN
MONTADOR: LUCAS AIRES
PÓS-PRODUÇÃO: HUNGRY MAN/ BLACK HOUSE
FINALIZAÇÃO: BLACK HOUSE
SUPERVISÃO DE PÓS: RODRIGO OLIVEIRA
ÁUDIO: SONIDO

Peralta faz campanha de liquidação do Rio Plaza Shopping


A Peralta Strawberry Frog é a agência responsável pela campanha da liquidação TUDO NOVO!, do Rio Plaza Shopping, polo de decoração da Zona Sul do Rio de Janeiro. A divulgação é feita por meio de anúncios em mídia impressa, comunicação no espaço interno do mall, e veiculação em 18 prédios da cidade pela rede Elemídia. Para reforçar ainda mais a ação, promotoras farão blitz para distribuição de bloquinhos no estilo post-it em edifícios da Zona Sul.

A temporada de preços baixos do Rio Plaza, com descontos de até 60%, será válida por 30 dias, de 13 de janeiro a 13 de fevereiro. Ao todo, 17 lojas participam da campanha: Celdom, Dell Anno, Dentro Design, Fast Frame, Fast Shop, Futon Company, Gras Drywall, Mediterrani, Mirage, Provence & Cia, Rupee Rupee, Studio do Sono, Tinoc, Tok & Stok, Vimoso, Way Design e Windsor Design.