29.4.11

Cavani Rosas abre exposição Individual em São Paulo


Artista explora quase todas as áreas do desenho e, sem ajuda de computadores, compõe seus bicos de pena com o detalhismo de quem desfaz uma montanha com uma agulha

Cavani Rosas, um dos mais detalhistas artistas plásticos brasileiros, com 40 anos de carreira, abre a exposição individual “Desenho Mágico”, no dia 03 de maio, no Espaço Galeria 3058A, em São Paulo. Sem usar computador ou qualquer outro recurso digital, Cavani se destaca por minuciosos trabalhos em bico de pena. Segundo o escritor Bráulio Tavares, o artista constrói um mundo de grão em grão e, com fervor pontilhista, “desfaz uma montanha com se estivesse usando apenas uma agulha”. Nesta mostra estarão expostas a sua iconografia, seus quadros orgânico-abstratos e desenhos classificados pelo autor como misteriosos.

Ainda de acordo com Bráulio, Cavani Rosas sempre deu uma duplicidade perturbadora aos seres que engendra: o mágico ao lado do científico e o vislumbre onírico trazido à tona da mente com o rigor anatômico de quem já dissecou cadáveres por mero hobby. As criaturas podem ser inverossímeis, mas sua concretude física desafiaria as objeções de uma banca examinadora.

Nesta exposição, temos o naturalismo fotográfico na reprodução dos exteriores, que parecem fotos captadas num daguerreótipo primitivo, e ampliadas até que seus grãos começam a se esgarçar. “À primeira vista, um mero exercício de transposição, aliado ao interesse documental de registrar a arquitetura, a fisionomia urbana, as rugas da História impondo-se na paisagem através do lento escoar das gerações”, observa o escritor.

Ao lado dessa realidade quase fotográfica, o elemento fantástico, no entanto, se está ausente dos desenhos, emerge com todo vigor nas esculturas a que Cavani vem se dedicando nestes últimos anos. Caboclos coroados, golems feitos de algas, índios guerreiros com cocares vivos, criaturas híbridas de vegetal, animal e humano, parecem ter-se despregado da superfície bidimensional dos desenhos para invadir o mundo em três dimensões de onde os contemplamos. Além de desenhos de bares paulistanos em que até os rótulos das garrafas são visíveis à lupa.

Nesse espaço, os desenhos estão quase desertos, quase desabitados, mas o espaço físico vê-se tomado por criaturas que parecem personagens de William Blake evadindo-se de um desenho de Rugendas, ou seres lovecraftianos esvoaçando sobre uma paisagem de Frans Post. “O desenho em bico de pena é um arte que está quase desaparecendo”, afirma o artista. “Alguns tipos de papel e canetas especiais têm que ser compradas no exterior, pois praticamente sumiram do mercado brasileiro”.

Pernambucano radicado em São Paulo há três décadas, Cavani não é só um artista de galerias. Ao longo de muitos anos, foi colaborador de publicações como a Folha de S. Paulo, Leia Livros, Jornal Versus, Masao Ono, Editora Globo, entre muitas outras. Cavani também faz ilustrações cientificas de anatomia animal e humana. Trabalhou para a FAPESP ilustrando livros sobre gastrocirurgias e, no Instituto de Biociência da USP e no Instituto Butantã, fez desenhos para várias teses. Trabalhou e trabalha para inúmeros escritórios de arquitetura como desenhista e faz histórias em quadrinhos próprios e de outros autores.

No momento está produzindo ilustrações para um filme e um desenho animado.

Na abertura da exposição estarão à venda 50 exemplares do bico de pena “Botequim do Hugo”.

SERVIÇO
Exposição “Desenho Mágico”
Local: Espaço Galeria 3058A
Endereço: Rua da Consolação, 358 - Jardins
Coquetel de Abertura: dia 3 de maio de 2011
Horário: das 19h às 23h