21.5.10

Festival do 35º Anuário do CCSP tem evento e premiação nesta segunda dia 24

De 2471 trabalhos inscritos há apenas 238 ganhadores

O Clube de Criação de São Paulo, que completou 35 anos no último mês de março, realiza nesta segunda-feira, 24 de maio, o evento de premiação dos vencedores do Festival de seu 35º Anuário, láurea conferida aos melhores da propaganda brasileira. A festa acontece a partir das 20 horas na Casa Fasano, que fica à Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 912, no bairro do Itaim-Bibi, em São Paulo.

Na ocasião estarão expostas todas as peças ganhadoras de Prêmio Anuário Ouro, Prêmio Anuário Prata e Prêmio Anuário Bronze deste ano. Também serão exibidos os trabalhos que conquistaram o Prêmio Anuário. Ele é concedido às criações que não ganharam troféus mas foram selecionadas para integrar o livro, por apresentarem relevante qualidade criativa.

Dos 2471 trabalhos inscritos, o Festival do 35º Anuário premiou apenas 238, sendo que somente os ganhadores de Ouro subirão ao palco para receber seus troféus. Para o presidente do CCSP, Eduardo Lima (F/Nazca), o livro é referência para criativos, fotógrafos, diretores e anunciantes. “Quem está no Anuário, está numa vitrine, pois ele é uma importante fonte de consulta, de inspiração e de contratações”, afirma.

O prêmio do Anuário do CCSP é o mais prestigiado e rigoroso da criação publicitária brasileira, por ser julgado por diretores de arte e redatores. Os jurados tradicionalmente elegem os melhores trabalhos em 12 capítulos: Imprensa, Categoria Técnica/Imprensa, TV e Cinema, Categoria Técnica/TV, Filmes Para Outras Mídias, Rádio, Campanha Integrada, Design, Marketing Direto, Material Promocional, Mídia Exterior/Ambiente e Internet. “O 35o. Anuário vai mostrar o melhor da propaganda brasileira que foi pra rua. Seu resultado espelha a tendência dos últimos dois anos, só que, dessa vez, com uma dose a mais de rigor”, diz o presidente do CCSP, ao antecipar que poucas categorias tiveram Ouro.

A grande novidade deste ano é a estréia da Categoria Estudantes, instituída com a finalidade de revelar e premiar os talentos da nova geração de publicitários que estão prestes a ingressar no mercado.

O 35º Anuário do CCSP tem sua edição impressa para apresentação e distribuição programada para acontecer no fim deste ano.

Sobre o Festival do Anuário do CCSP
O principal objetivo do Clube de Criação de São Paulo, ao editar o Anuário de Criação, é contribuir para a cultura brasileira, registrando anualmente em livro as idéias mais criativas dos profissionais de Propaganda, Design, Marketing Direto, Material Promocional e Internet de todo o país. Para selecionar os trabalhos, no início de cada ano o Clube promove um concurso em que são inscritas as peças que foram criadas, produzidas e veiculadas após a realização do concurso do ano anterior. A responsabilidade pela premiação fica a cargo de um júri escolhido pela atual diretoria do Clube de Criação. Competem a esta diretoria a organização do concurso e a edição do livro.

ESPM-RS apresentará workshop no Festival Internacional de Publicidade em Cannes

Com o título “O Design emocional como ferramenta para mapear a interface do design digital”, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RS), de Porto Alegre, é a única instituição de ensino a ministrar um workshop durante o 57º Festival Internacional de Publicidade Cannes Lions. Um dos mais prestigiados eventos da indústria da Comunicação Mundial, que ocorre entre os dias 20 e 26 de junho, conta com uma programação que inclui: cerimônias de premiações, seminários, máster classes e exibições. A diretora do curso de Design, Carolina Bustos, a coordenadora do Núcleo de Comunicação Digital, Paula Jung, e o coordenador do Núcleo de Ciências do Consumo, Leandro Miletto Tonetto, serão os palestrantes. De acordo com Carolina, a pesquisa tem caráter interdisciplinar e surgiu, justamente, da necessidade de se observar as apropriações do design nas interfaces digitais a partir de uma confluência de áreas. “Juntas, elas podem contribuir para a construção de conhecimento tanto na área do design como na questão estratégica das empresas”, explica Carolina.

Segundo os pesquisadores, a proposta do trabalho parte do cenário atual de convergência entre comunicação e tecnologia e da crescente complexidade da interface homem – máquina. Dado este pano de fundo, o design tem mostrado um interesse crescente em compreender o seu impacto no sentido de despertar emoções específicas. Nesse sentido, originou-se a imersão de uma área denominada design emocional que se apropriou de técnicas de mensuração de aspectos psicológicos como as emoções, criando ferramentas que possibilitem a medida dessas reações emocionais frente às interfaces digitais, como a mais nova versão do iPhone e os netbooks.

Mais informações sobre o workshop e a programação geral de Cannes, podem ser encontradas em: www.canneslions.com/festival/full_schedule.cfm

Concurso Fotográfico “Um Olhar sobre a Cultura Popular Nordestina”

Concurso fotográfico Um Olhar sobre a Cultura Popular Nordestina vai revelar novos talentos da fotografia. As 20 melhores fotografias serão premiadas com valores em dinheiro, num total de R$4.900.

A segunda edição do concurso fotográfico Um Olhar sobre a Cultura Popular Nordestina tem inscrições gratuitas abertas até o próximo dia 10 de julho. O concurso é aberto à participação da população em geral, maior de idade e residente no país, desde fotógrafos profissionais e amadores a pessoas que tenham interesse na arte de fotografar. O regulamento do concurso com todas as informações estará disponível no site www.olharcultural.com.

O principal objetivo é valorizar a cultura popular da região Nordeste através dos olhos das pessoas no espaço em que elas vivem. A cultura nordestina é caracterizada pela riqueza de suas crenças, musicalidade, história e culinária, que constitui o rico patrimônio cultural do povo do Nordeste. Os participantes deverão focalizar essas características através das lentes de suas câmeras, despertando o olhar e o interesse pela cultura popular nordestina e suas manifestações.

Para participar do concurso o candidato deve enviar, no máximo, três fotografias medindo 20x30cm em papel fotográfico fosco para o seguinte endereço: Concurso Fotográfico “Um Olhar sobre a Cultura Popular Nordestina” – Caixa Postal 1653, CEP 59078-970 – Natal (RN). As fotografias deverão ser enviadas, obrigatoriamente, com etiquetas informando: nome do fotógrafo, local, data e título da foto, preenchidas e coladas no verso das mesmas.

Para as inscrições será levada em conta a data do carimbo postal dos Correios, por carta registrada. Não serão aceitas fotografias no formato digital, enviadas por CD ou outro dispositivo de armazenamento similar.

Premiação - Os prêmios serão concedidos aos 10 primeiros colocados. A novidade desta edição é que a comissão julgadora concederá também 10 menções honrosas, e os fotógrafos selecionados receberão, além do certificado, um prêmio em dinheiro no valor de R$100, cada. No total, as 20 melhores fotografias serão premiadas com valores em dinheiro num total de R$4.900.

As 20 fotos selecionadas serão transformadas em cartões postais e distribuídas de forma gratuita. Faz parte da premiação também a realização de uma mostra virtual no site do concurso e uma Mostra itinerante que percorrerá os Centros Culturais do BNB. Além disso, as fotografias serão distribuídas de forma gratuita através de cartões postais que difundirão as imagens selecionadas.

O concurso é patrocinado pelo Banco do Nordeste, sendo promovido pelo grupo potiguar de produtores independentes Caminhos Comunicação & Cultura. Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas pelos telefones: (84) 9977-6464 (Alexandre Santos) e (84) 9138-7111 (Dayana Oliveira) ou pelo e-mail: olharcultural@gmail.com

PLUS - um novo conceito de loja de Arte


O nome sintetiza. A Plus é mais que uma loja www de Arte. Ela é um coletivo de gente que vive e ama a Arte. Em funcionamento desde 10 de maio, a Plus ( www.plusgaleria.com ou www.plusgaleria.com.br ) terá preços e formas acessíveis de pagamento por obras de artistas plásticos jovens como Amorim, El Mendez e Rustoff; profissionais como Fabíola Morais, Odon, Oscar Fortunato, Ricardo Gomes, Rocha, Rodrigo Flávio, Zé César; e ainda internacionais, como gugudada, residente em Palma de Mallorca, Espanha e Fernando Carpaneda, Nova Iorque, único brasileiro integrante da Ante Art Superstars liderado por Billy Name (Andy Warhol Superstars). “Tenho um encantamento profundo pelos trabalhos desses artistas.


Todos têm técnicas primorosas nas principais áreas das Artes Visuais: são pintores, escultores, gravadores, ilustradores, cartunistas, grafiteiros, enfim artistas – de iniciantes a professores de universidade - que notoriamente dominam suas técnicas, não têm medo de arriscar novas e com um belíssimo futuro pela frente, desde que tratados com respeito e profissionalismo. Nada mais incentivador”, pontua Lydia Himmen, proprietária e curadora da Plus.


A Plus surgiu de uma propensão natural de Lydia somada à cobrança dos amigos artistas, ansiosos por um posicionamento no mercado da Arte, “tão judiado”. Ávida por desafios e com know-how de sobra para a empreitada, ela inaugura não só uma galeria, mas um novo conceito. “A Plus vende obras de Arte. E não é o preço que diz o que é uma obra de Arte ou não. É ela própria que diz, por si só”, comenta também a colecionadora. As obras serão comercializadas por meio do sistema Paypal, reconhecido mundialmente por sua eficácia, e via depósito bancário. E mais: com frete grátis para todo o Brasil !

Para Lydia Himmen, “não mais se justifica a desculpa de não se comprar Arte por causa dos altos preços. Existem artistas e obras que custam caríssimo, mas sempre custaram caro?”, questiona. “Arte também é investimento. Hoje, uma obra de um artista que custa 300 ou 500 reais, por exemplo, pode ter seu valor decuplicado em poucos anos. Apostamos em todos os nossos artistas enquanto grandes talentos”, explica Lydia, especialista em Internet – trabalha na web desde 1995 – e amante das Artes Plásticas. E realmente a aposta é séria: a loja já nasce bilíngüe, em português e inglês.



A Plus nasceu de um coletivo de idéias e ideais, além de amizade, parceria e amor. “Somamos para multiplicar. Juntos somos fortes e, bem acompanhados, vamos para qualquer lugar”. O conceito justifica a escolha do amarelo para a logomarca, criada pelo designer Orlando Lemos. Amar.o.elo, cor que transmite força, crescimento, luz e sucesso. “E a Internet é a rede onde isso vai acontecer. A Plus propõe um novo olhar. Olhar e se surpreender, repetidamente. Existe um mundo abissal pra quem quiser mergulhar. É disso que a gente trata”, termina Lydia.

Semana de Arte e Moda na Estácio UniRadial

Na próxima semana, a Estácio UniRadial abrirá as portas do campus Brooklin (Avenida Morumbi, 8714) para mostrar à comunidade os trabalhos dos alunos de Artes Visuais e Design de Moda e como estas duas áreas podem interagir. Durante a Semana Cultural “ENTRELINHAS: UM ENCONTRO ENTRE ARTE E MODA”, que ocorre de 24 a 27 de maio, a partir das 19h30, haverá exposição das obras dos estudantes, além de palestras, workshops e hapennings que permitirão a comunicação entre os dois segmentos. Os interessados em participar devem se inscrever pelo email marnou@ig.com.br. As vagas são limitadas.

Durante os quatro dias, os alunos do curso de Artes Visuais pintarão painéis de 1,6m x 2,3m com o tema: “Entrelinhas: Encontro entre a Moda e Arte”. O objetivo é buscar uma interação entre as linguagens da Moda e da Arte, que juntas têm o poder de expressar ideologias ou questionamentos e, ao mesmo tempo, de educar e difundir idéias.

“A Moda tem o poder de exposição que nenhuma outra linguagem possui, ao se alinhar com a Arte ela ganha a liberdade e um poder quase infinito. É isso que pretendemos mostrar nesta semana”, explica a coordenadora dos cursos na Estácio UniRadial, Marina Inoe.

Dentre os assuntos das palestras e workshops estão: a arte da restauração, os processos criativos da animação em cinema, a Moda invade a Arte e a Arte invade a Moda, a identidade através do estilo, maquiagem e a sua arte, a percepção criativa do corpo humano e poesia de cordel, além de uma banda de Jazz que será tocada pelos aluno.

Vestibulandos que tenham interesse na área poderão conhecer um pouco melhor as possibilidades das carreiras de Moda e Artes Visuais. Os cursos de Artes Visuais e Design de Moda são oferecidos na unidade Brooklin.

Programação

24/05
19h30 - Palestra “A arte da restauração”
•Exposição:
-Artes Visuais: “Auto-Retrato”
-Design de Moda: “Segunda Pele”

25/05
19h30 - workshops:
* Os Processos Criativos da Animação em Cinema
* A Moda invade a Arte e a Arte invade a Moda
* A Identidade através do Estilo
•Exposição:
-Artes Visuais: “Auto-Retrato”
-Design de Moda: “Segunda Pele”

26/05
19h30- workshops:
* Maquiagem e sua Arte
* A Percepção Criativa do Corpo Humano
* Processo de criação na Arte Educação
•Exposição:
-Artes Visuais: “Auto-Retrato”
-Design de Moda: “Segunda Pele”
*show de Jazz

Dia 27/04
20h – Palestra sobre a Poesia de Cordel

Sobre a Estácio
Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio é controlada pelos sócios fundadores e por fundos administrados pela GP Investments. Completando em 2010 quarenta anos de atuação no setor de ensino superior, a empresa possui, hoje, um corpo docente de 8 mil professores, mais de 200 mil alunos matriculados e cerca de 4 mil funcionários administrativos. Formada por Universidades, Centros Universitários e Faculdades, a instituição está presente em 32 cidades de 16 estados do país e na América Latina. Com um total de 73 unidades, a Estácio oferece diversos cursos presenciais e à distância de Graduação Tradicional e Graduação Tecnológica nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas; cursos de Pós-graduação Lato Sensu; cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Educação e Odontologia), além de vários cursos de especialização.

SERVIÇO
Semana Cultural “ENTRELINHAS: UM ENCONTRO ENTRE ARTE E MODA”
Datas: 24 a 27 de maio (segunda a quinta-feira)
Local: Estácio UniRadial Brooklin (Avenida Morumbi, 8714)
Horário: a partir das 19h30
Inscrições: pelo email marnou@ig.com.br.

Danoninho para plantar na TV, no site e na Mata Atlântica


A primeira grande novidade da Danone para este primeiro semestre do ano é o Danoninho para Plantar. Uma edição limitada do tradicional petit suisse sabor morango tem como objetivo incentivar a experiência e a educação ecológica das crianças, e ainda ajudar no reflorestamento da Mata Atlântica. Como parte da estratégia de divulgação do produto e da ação socioambiental, a Y&R criou dois filmes para veiculação nos canais de TV aberta e a cabo. Um filme com elementos do universo infantil e outro narrado sob o ponto de vista da mãe.


O Danoninho para Plantar traz anexo um sachê com sementes de flores e hortaliças e instruções para plantar no próprio potinho de Danoninho, após o consumo do produto. Para contribuir com o reflorestamento da Mata Atlântica – por meio de parceria efetivada entre Danone e IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas) –, participar de atividades interativas e aprender ainda mais sobre conservação ambiental, a embalagem do produto vem com um código exclusivo que permite acesso para a criançada criar uma árvore virtual na "Floresta do Dino", localizada no site www.danoninho.com.br.



Na campanha elaborada pela agência, o filme “Eco Kids” marca o retorno do personagem Dino ao universo infantil. Inserido nas cenas com recurso de animação, ele convida as crianças para plantarem sementes no potinho e também uma árvore virtual no site. Já o filme “Eco Mães” traz uma mãe como protagonista contando que o produto sempre ajudou a cuidar da saúde das crianças e, agora, ajuda também a cuidar da saúde do planeta. Para encerrar o filme, a mãe destaca: “Danoninho. Plante hoje. Seu filho vai colher amanhã”.

Para completar, na “Floresta do Dino” o internauta pode escolher o tipo de árvore virtual, entre espécies da Mata Atlântica, para plantar e cultivar, regando-a diariamente para que cresça. Além de disseminar os conceitos de educação ambiental, Danoninho para Plantar é também uma atitude ecológica, pois oferece a oportunidade de colaborar efetivamente para o reflorestamento da Mata Atlântica: a cada árvore cultivada na “Floresta do Dino”, o consumidor irá contribuir para o reflorestamento de 1 m² de floresta.

A criação da campanha é de Paulo Monteiro, Luiz Haruo e Mariangela Silvani, com direção de criação de Marco Versolato e Mariangela Silvani.

Ficha Técnica
Cliente: Danone
Produto: Danoninho
Título: “Eco Kids” / “Eco Mães”
Duração: 1 X 30”
Direção de Criação: Marco Versolato / Mariangela Silvani
Criação: Mariangela Silvani / Paulo Monteiro / Luiz Haruo
RTVC: Nicole Godoy / Fernanda Curi
Atendimento/Agência: Alessandro Cardoni / Renato Fischer
Aprovação Cliente: Ricardo Vasques / Rodrigo Chaimovich
Produtora: Bossa Nova Films
Direção: Luiz Ferré
Dir. fotografia: Fe Oliveira
Produção: Equipe Bossa Nova Films
Produção de casting: Equipe Bossa Nova Films
Produção executiva: Eduardo Tibiriçá
Montagem: Estevan Santos
Atendimento produtora: Priscila Miranda
Produtora de Som: DVM Produções
Mês de Produção: Maio / 2010

Volkswagen anuncia nova tecnologia do Tiguan com campanha criada pela AlmapBBDO


Com campanha criada pela AlmapBBDO, a Volkswagen vem à mídia para anunciar novidades para o Tiguan: a tecnologia Park Assist com câmera integrada que permite estacionar o carro sem usar as mãos. É o primeiro carro do Brasil a contar com esta dupla. Num tom bem-humorado, o filme “Bruxinho”, que estreia no próximo domingo, vai mostrar como funciona a tecnologia que facilita e muito o trabalho de estacionar o carro.

Nele, um menininho e seu amigo estão no banco de trás do Tiguan, enquanto o pai dirige o carro. Na hora de estacionar, ele pede a ajuda do menino, que está com sua varinha de condão em punho. O pai solta o volante e, com algumas palavras “mágicas” ditas pelo garoto, o carro é estacionado. Impressionado, o amiguinho olha abismado. A combinação de pai e filho fica clara quando o menino pisca para o pai e o locutor explica a novidade.


O anúncio, que já está nas revistas, detalha o funcionamento do Park Assist e brinca com a facilidade de não precisar tocar no volante para estacioná-lo. As peças de mídia online, também previstas na campanha, seguem a idéia do filme e do anúncio e explicam essa tecnologia da Volkswagen para os internautas.



O Tiguan
O Volkswagen Tiguan chegou ao Brasil em 2009. SUV com alto nível de segurança, conforto e dirigibilidade, ele é produzido na fábrica da Volkswagen, em Wolfsburg, Alemanha, e recebeu este nome da associação da força do tigre com a versatilidade da iguana, características que estão associadas aos atributos do modelo. O Tiguan é o carro ideal para quem valoriza conforto, requinte e versatilidade de um SUV, aliado a aventura urbana ou fora de estrada. Ele está disponível em 7 opções de cores externas e conta com seis padrões de revestimento interno.
O modelo recebeu 5 estrelas do EuroNCAP, nota máxima no crash-test, além de obter o melhor resultado no teste de capotagem realizado entre os modelos SUV compactos pelo IIHS (Institute Insurance Highway Safety), orgão responsável pela segurança veicular nas estradas americanas. E além do Park Assist (opcional) o carro tem tração 4x 4, motor 2.0 TSI turbo de 200cv, transmissão automática Tiptronic DSG de 6 velocidades, teto solar panorâmico Sky View, 6 air-bags, ABS, ASR, ESP, freio eletrônico de estacionamento e função auto-hold. Tem design atraente e moderno.

Ficha Técnica - Anúncio
Anunciante: Volkswagen
Título: Tire as suas mãos do volante do Tiguan. (Nada pessoal, é que ele faz a baliza sozinho.)
Produto: Tiguan
Diretor de Criação: Luiz Sanches
Diretor de Arte: Denis Peralta, Julio Andery
Redator: Marcelo Nogueira
Ilustrador: 6B Estudio
Fotógrafo: Du Ribeiro
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Fernão Cosi, Vanessa Previero, Ana Beatriz Moreira Porto, Aline Macedo, Malu de Godoi
Planejamento: Cintia Gonçalves, Fernanda Barone, Renata Bonilha
Mídia: Zuleide Rampazzo, Daniele Valle, Isabela Albero, Wagner Dobner
Aprovação: Flávio Padovan, Herlander Zola, Ana Paula Lobão


Ficha Técnica – Filme
Anunciante: Volkswagen
Título: Bruxinho
Produto: Tiguan
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches
Criação: Marcelo Nogueira, Julio Andery
Produtora: Fat Bastards/ Movieart
Direção: Pedro Becker/ José Marcos Fogli
Fotografia: Rhebling Junior
Rtvc: Luana Aghata Rodrigues, Gabriel Dagostini
Trilha / Locutor: Raw Produtora de Audio
Montador / Editor: Pedro Becker
Finalizadora: Fat Bastards/ Casablanca
Atendimento: Fernão Cosi, Vanessa Previero, Ana Beatriz Moreira Porto, Aline Macedo, Malu de Godoi
Planejamento: Cintia Gonçalves, Fernanda Barone, Renata Bonilha
Mídia: Zuleide Rampazzo, Daniele Valle, Isabela Albero, Wagner Dobner
Aprovação: Flávio Padovan, Herlander Zola, Ana Paula Lobão


Ficha Técnica – Internet
Anunciante: Volkswagen
Título: Tiguan Park Assist
Produto: Park Assist
Diretor de Criação: Sérgio Mugnaini
Redator: Marcelo Pignatari
Diretor de Arte: Tiago Marcondes
Programação: Jazz
Atendimento: Fernão Cosi, Rodrigo Falcão, Carla Magro, Vanessa Previero, Ana Beatriz Porto
Diretor de Operações: Marcelo Prais
Diretor de Tecnologia: Raphael Strada
Mídia: Ricardo Medeiros, Isabelle Fernandes, Ariane Coelho
Aprovação:
Herlander Zola, Fábio Souza, Ana Paula Lobão, Mari Silva, André Mota, Ana Teresa Menconi