27.7.12

Avesso traz os bastidores do programa educativo da Colgate na Flipinha

O Programa Avesso mostra os bastidores da ação da Colgate “Sorriso saudável, futuro brilhante” realizada na Flipinha dentro da Flip - Festa Literária Internacional de Paraty. A campanha tem o objetivo de incentivar as crianças a cuidarem dos dentes corretamente e contou com a participação de mais de 5.000 crianças em palestras sobre a saúde bucal. O Avesso entrevistou os responsáveis pelo projeto, além dos dentistas e algumas crianças participantes.

 “O programa existe há mais de 75 anos e no mundo mais de 500 milhões de crianças já foram beneficiadas. No Brasil, foi iniciada em 1995 e percorre o país inteiro, atendendo crianças de escolas públicas e crianças em geral”, explica a Diretora de Marketing de Higiene Oral da Colgate-Palmolive, Tamara Kulb.

O Avesso acompanhou a premiação do concurso cultural de ilustrações que a Colgate promoveu durante a feira e entrevistou a aluna vencedora, que ganhou para a escola onde estuda, seis computadores e mais um acervo de todos os autores convidados da Flipinha.

A dentista responsável pelos programas de educação para saúde da Colgate-Palmolive, Patrícia Bella Costa, conta ao Avesso que é importante as crianças aprenderem desde pequenos, a necessidade de cuidar da higiene oral. “O nosso grupo de dentistas está explicando de forma divertida, lúdica, o valor e o gosto de aprender a escovar os dentes, praticar a higiene bucal e a lavagem das mãos”, comenta.

Confira os bastidores da Colgate na Flipinha, acessando: http://www.avessotv.com.br/

Sobre o Avesso
O programa Avesso retrata há 12 anos os bastidores da comunicação, sendo responsável pelo desenvolvimento do conceito do Brand Backstage no Brasil. Atualmente conta com mais de 300 parceiros incluindo blogs, sites segmentados, portais, canais a cabo, web TVs, redes de out of home, universidades, Smart TVs, além da participação em redes sociais e aplicativos mobile. Destaca-se através de um programa de entretenimento com três minutos de duração que mostra os bastidores da indústria da comunicação.

Exposição na FAAP reúne o melhor da moda brasileira

O Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP) apresenta ao público a exposição ‘Moda no Brasil: criadores contemporâneos e memórias’, que traz um olhar diferenciado sobre o desenvolvimento deste segmento, acompanhado por recortes e focos temáticos. A mostra entrará em cartaz dia 12 de agosto e ficará aberta ao público até 30 de setembro.

Dez núcleos, cada qual com um objetivo específico, levam a um passeio pela história da moda brasileira. Modelos dos mais significativos estilistas contemporâneos e da nova geração, além de jóias, fotografias, publicações, tecidos, vídeo e objetos, como máquinas de costura e ferro de passar, poderão ser observados pelos visitantes. E, haverá ainda um núcleo com produtos brasileiros que mais se destacaram internacionalmente.

A exposição oferecerá alguns dos mais relevantes assuntos que convivem e atuam neste setor, cuja história ainda não é muito conhecida. “Pouco sabemos dos múltiplos e complexos caminhos que percorrem o vestido ou a camisa que escolhemos para vestir. Ignoramos a procedência e os tipos de linhas que compõem a trama ou o tecido, quem desenha e confecciona”, observa o curador da exposição, José Luis Hernandez Alfonso.

São destaques na exposição: a atuação da indústria e do comércio, as feiras e desfiles, protagonistas anônimos e célebres e a formação profissional. “A exposição leva o público de todas as idades a relembrar, conhecer, apreciar e valorizar a trajetória e o presente da moda no Brasil”, destaca Denise Pollini, também curadora da mostra.

Os núcleos temáticos
O principal núcleo, ‘Criadores Contemporâneos’, traz 20 looks considerados de ponta da criatividade dos estilistas presentes na mostra. A escolha foi baseada na projeção nacional e internacional do profissional, o percurso da produção desenvolvida no Brasil e a visibilidade comercial nos últimos 10 anos. Estão no espaço, Alexandre Herchcovitch, André Lima, Carlos Miele, Clô Orozco, Dudu Bertholini e Rita Camparato (Neon), Fause Haten, Gloria Coelho, Isabela Capeto, Jefferson Kulig e Jum Nakao.

Reforçam o time os profissionais Karlla Giroto, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura, Lorenzo Merlino, Marcelo Sommer, Martha Medeiros, Reinaldo Lourenço, Ronaldo Fraga, Samuel Cirnansck e Walter Rodrigues.

O segundo núcleo, denominado ‘Pau-Brasil’, faz uma introdução sobre a relação do Brasil com a ornamentação corporal. O espaço apresenta trabalhos da artista Maria Lúcia Barbosa, que resgatam em colares, braceletes e broches, materiais e técnicas indígenas.

Em ‘Publicações’, poderão ser vistos encartes, revistas e folhetos com ilustrações sobre moda, que no século XIX e grande parte do século XX, eram os únicos meios pelos quais as informações sobre este tema chegavam à população. The Delineator, Manequim, O Cruzeiro, A Cigarra e Jornal das Moçassão alguns exemplos.

Tecidos e propagandas em publicações, além de um vestido da casa Madame Rosita, da década de 1970, e um macacão da Casa Vogue, da década de 1960, poderão ser apreciados no bloco ‘Indústria e Comércio’. “O núcleo é dedicado à indústria têxtil e ao comércio, setores importantes no percurso da moda no Brasil”, enfatiza José Luis.

As ‘Feiras e Desfiles’ também contam com setor próprio na exposição. Fotos de desfiles, reproduções de publicações, encartes, catálogos, convites, entre outros, poderão ser apreciados. O núcleo contará ainda com um vestido assinado pela Casa Rhodia, centro de estudos de estilismo criado na década de 80 pela multinacional francesa de mesmo nome.

No núcleo ‘Modistas’, dedicado às anônimas profissionais da época, poderão ser contemplados vestidos, manequins, ferro de passar, máquina de costura, caixas com material de costura, além de manuais e publicações. Em ‘Costureiros’, espaço dedicado às primeiras celebridades relacionadas ao universo da moda, nomes como Clodovil Hernandes, Guilherme Guimarães, Dener, José Gayegos, José Nunes, Markito, Ronaldo Esper, Rui Spohr e Zuzu Angel estão presentes em suas inesquecíveis criações.

O espaço denominado ‘Formação Profissional’ relembra os primeiros cursos e métodos autorais de corte e costura até chegar ao final do século XX, quando surgem as faculdades e cursos universitários de moda. Fotos em sala de aula e de exposições realizadas na FAAP, como Papiers à la Mode, em 2008, fazem parte deste núcleo.

A nova geração de estilistas tem um espaço garantido e exclusivo. Em ‘Novíssimos’, sete estilistas, alguns ainda em curso e outros recém-formados, mostram seus estilos e beleza. São eles: Adriana Tristão, da FAAP, que venceu o concurso FAAP Moda e o Prêmio Criativa Novos Estilistas; Ana Paula Soares, do SENAC; Augusto Ribeiro e Claudiana Cardoso, da FMU; Elisa Quinteros, da Santa Marcelina; Kledir Salgado, da USP; Mariana Simoni e Thais Storino, da Anhembi Morumbi – além de Mauricio Somenzari, da FAAP, também vencedor do concurso FAAP Moda.

Repercussão internacional
A exposição apresenta produtos brasileiros destacados graças a sua repercussão internacional. “A qualidade da moda praia e o jeans brasileiro, aliando modelagem sofisticada e alta tecnologia, determinaram o sucesso desses produtos e a procura pelo design nacional”, destaca a Profª Maria Izabel Branco Ribeiro, diretora do MAB-FAAP.

Em ‘A Cara do Brasil’, o público poderá conferir modelos de jeans e de biquínis de grandes marcas brasileiras. No espaço, 50 pares das “legítimas” Havaianas celebram os 50 anos da marca.

Marcas como Carmin, Cavalera, Colcci, Forum, Gang, Opera Rock, RK Denim, Triton, Vide Bula e Zoomp mostram as mais belas calças jeans femininas, além de tecidos índigo da Vicunha Têxtil. Enquanto A. Niemeyer, Adriana Degreas, Amir Slama, Bluebeach, Blue Man, Cia. Marítima, Jo de Mer, Lenny, Limonada, Lygia & Nanny e Salinas exibem o melhor da moda praia.

Devido ao grande e diverso volume de informações que o tema ocupa, a exposição sustenta-se conceitualmente a partir de um pensamento museológico, distante do tradicional enfoque cronológico e linear.

‘Moda no Brasil: criadores contemporâneos e memórias’ fica em cartaz de 12 de agosto a 30 de setembro de 2012. O MAB-FAAP funciona de terça a sexta-feira, das 10h00 às 20h00, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h00 às 17h00. É fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado.

A entrada é gratuita e o agendamento de visitas educativas poderá ser feito pelo telefone (11) 3662-7200.

Exposição ‘Moda no Brasil: criadores contemporâneos e memórias’ 
Período: De 12 de agosto a 30 de setembro de 2012 
Horário: De terça a sexta, das 10h00 às 20h00 
Aos sábados, domingos e feriados, das 13h00 às 17h00 (Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado) 
Local: MAB-FAAP – Sala Annie Penteado 
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis 
Informações: (11) 3662-7198 
Visitas Educativas: (11) 3662-7200

Veja Rio lança a campanha “Fã de carteirinha”


A Veja Rio anuncia nova campanha institucional criada pela WMcCann. Intitulada “Fã de carteirinha”, a campanha tem como objetivo mostrar o compromisso da revista com a cidade, e mostrar que ela está presente em todos os momentos da vida dos leitores.



O lançamento contempla anúncios, que convidam o leitor a se tornar um “fã de carteirinha” do Rio de Janeiro. As peças são protagonizadas por seis personalidades cariocas, que contribuíram para o desenvolvimento da cidade, cada um em sua específica área de atuação. São eles: a escritora Thalita Rebouças, o carnavalesco Paulo Barros, o responsável pela revitalização do bairro da Lapa, Plínio Fróes, a subsecretária de economia verde Suzana Kahn, os empresários Alexandre Accioly e Luiz Calainho, e a garota Brenda, que participa do projeto Solar Meninos de Luz. As peças são amarradas pelo conceito: “Ser fã é mais do que gostar, é ter compromisso com quem se gosta. Como a Veja Rio, com o Rio”. 

A nova assinatura da revista “Veja Rio. Com o Rio” também estará presente em toda a comunicação da marca pelos próximos anos.



Os anúncios serão divulgados na Veja Rio e em veículos da Editora Abril, a partir de 28 de julho. Ao longo do ano, a campanha será incrementada com ações de mídia exterior, blitz pela orla carioca, social media e rádio.

Ficha Técnica: Agência: WMcCann Cliente: Editora Abril Produto: Veja Rio Nome da campanha: Fã de Carteirinha CCO: Washington Olivetto Direção de criação: Milton Mastrocessario “Cebola” Direção de arte: Francisco Oliveira Redação: João Pires Atendimento: Maximiliano Lacerda, Rafaela Reis, Caio Amaral Mídia: Ana Martini, Carla Machado, Ludmilla Antonelli Gerentes de Projetos: Jaqueline Travaglin, Sabrina Ramiles, Lais Bezerril Aprovação pelo cliente: Claudio Ferreira, Andrea Abelleira, Bianca Grassetti, Camila Quintella Diretor de Produção Gráfica: Marcelo Hack Produção Gráfica: Marcelo Pinto e Ricardo Rodrigues Art Buyer: Ricardo Lívio Gráfica: Arizona Retoque: Arizona