24.10.11

Gallo lança campanha para divulgar nova embalagem de vidro escuro

Criada pela AlmapBBDO, ela usa o bom humor para modernizar a comunicação e destacar a qualidade da marca portuguesa de azeite

Em breve, os brasileiros conhecerão as novas embalagens de vidro escuro do azeite Gallo, feitas especialmente para preservar e garantir a qualidade de seus produtos. Uma ampla campanha criada pela AlmapBBDO está divulgando a novidade em anúncios nas revistas de maior circulação nacional, em caixas de pizza de todas as capitais e principais cidades brasileiras, com ações de sampling nos jornais Destak e Metro, em São Paulo e Rio de Janeiro. Nas cidades em que é permitida, a campanha ainda terá mídia exterior.

Há também ações especiais no Programa Estrelas, da Rede Globo, com a apresentadora Angélica, que convida artistas para fazer pratos usando azeite Gallo, e no “Hoje em Dia” com o apresentador Edu Guedes. A ideia das ações na TV é educar, explicando sobre a qualidade do azeite graças ao vidro escuro e o seu uso no dia a dia para preparo dos pratos.

A campanha criada por Otávio Schiavon e Andre Nassar, com direção de criação de Luiz Sanches, utiliza o humor de uma maneira sutil, que moderniza a linguagem de comunicação da marca e a diferencia das campanhas dos demais azeites tradicionais do mercado. Os anúncios são a base de todas as demais peças e destacam a nova embalagem de vidro escuro em primeiro plano. Ela forma sombras em formato de oliveiras, de cujos frutos é feito o azeite. Nas peças, os títulos formam parte da folhagem: “O sol brilha para todos os azeites. Mas é só o nosso que ele não estraga”, “O nosso azeite é rico. O vidro escuro é o segurança” e “Famosos gostam de privacidade. Inclusive azeites famosos” são alguns deles. A assinatura da campanha é: “Gallo. Agora em embalagem de vidro escuro. Protege o azeite dos efeitos oxidantes da luz e preserva a qualidade e o sabor até chegar à sua mesa”.

“A embalagem escura protegerá os produtos Gallo da exposição direta à luz e da eventual oxidação, mantendo as características originais que a sabedoria quase centenária da marca oferece na seleção dos melhores azeites”, afirma Sara Oliveira, Diretora de Marketing da Gallo Worldwide.



A mudança para as embalagens de vidro escuro para preservar o sabor, a textura e a cor dos produtos Gallo é um importante passo da marca a fim de reforçar ainda mais sua liderança no mercado brasileiro. A tradicional marca portuguesa está investindo R$ 12 milhões no lançamento das novas embalagens e de sua nova imagem. “O Brasil é o país mais importante para Gallo. Esta nova embalagem vai impulsionar ainda mais nossas vendas, que devem fechar este ano com um volume superior a 10 mil toneladas”, afirma Pedro Cruz, CEO da Gallo Worldwide, que está presente em 47 países.

Desde 2006, Gallo dobrou as vendas no país, com um crescimento médio de 50% acima do mercado. Hoje, de cada três reais consumidos em azeite, 1 real é em Gallo. A marca já responde por 14% do volume total de exportações (não só de azeite) de Portugal para o Brasil. Segundo Pedro Cruz, o país ainda tem um enorme potencial de crescimento devido ao baixo consumo per capita de azeite, cerca de 200 ml anuais contra sete litros em Portugal, 11 litros na Espanha, 14 litros na Itália e 21 litros na Grécia.

Segundo a Euromonitor, Gallo figura atualmente como a quinta maior marca de azeites do mundo, líder em países como Portugal, Brasil, Venezuela e Angola. O plano da empresa é chegar à terceira colocação até 2013. “O Brasil tem papel fundamental para concretizarmos esta meta, pois registramos um crescimento de 100% no país nos últimos cinco anos”, destaca Pedro Cruz.

Ficha Técnica – Anúncio
Anunciante: Gallo Worldwide, Lda
Título: Gallo agora em embalagem de vidro escuro
Produto: Azeite
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Diretor de Arte: André Nassar
Redator: Otavio Schiavon
Fotógrafo: Hugo Treu
Ilustração: Estúdio Notan
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Oscar Ferreira, Carol Derra, Flávia Latorre
Planejamento: Cíntia Gonçalves, Daniel Diniz
Mídia: Paulo Camossa, Carla Durighetto, Janaina Soares, Amanda Meziara
Aprovação: Pedro Cruz, Sara Oliveira, Daniel Martins

Volkswagen lança campanha para Nova Amarok 2012

 Criada pela AlmapBBDO, ela destaca a tecnologia e as características do modelo

Estreou ontem, dia 23 de outubro, a campanha integrada criada pela AlmapBBDO para a Nova Amarok 2012, da Volkswagen. Ela é composta por filme, anúncios em mídia impressa para revistas e jornais, spot de rádio, intervenções nos principais portais e peças de internet. O filme “Lugares” terá duas versões de 30” que serão veiculadas nas emissoras abertas e a cabo em todo o Brasil. A criação do filme, mídia impressa e spot é de Ana Carolina Reis e Denis Peralta, com direção de criação de Marcos Medeiros e André Kassu e direção geral de criação de Luiz Sanches. A campanha online é de Luciana Haguiara e Sandro Rosa.



Para destacar a potência e a força do modelo, a campanha compara o ser humano à máquina. Em um dos comerciais, por exemplo, eles estão diante de obstáculos naturais que são vencidos facilmente pela Amarok, mas não pelo homem. O próprio personagem descreve a capacidade do carro diante de cada obstáculo ultrapassado. Ao final do filme, são exibidas cenas de desempenho. A assinatura da campanha é “NOVA AMAROK 2012. TECNOLOGIA E FORÇA PARA VOCÊ CHEGAR AONDE QUISER. SÓ UM VOLKSWAGEN PODERIA TER TANTA FORÇA.”



Na outra versão do filme, o destaque é para o sensor de estacionamento. O rapaz estaciona e coloca os pés para fora da Amarok. Quando ele abre a porta, escuta sons muito estranhos do lado de fora, como o de uma serpente e o uivo de um lobo. Sem sair do carro, ele fecha a porta novamente e vai embora em disparada. Entra a assinatura: AMAROK. SÓ UM VOLKSWAGEN PODERIA TER TANTA FORÇA.



A campanha para web estreia no dia 23 de outubro com uma intervenção no Portal do Globo Rural, que ressalta a força do veículo. Ao clicar na peça, a Amarok arrasta o site inteiro.



Os anúncios impressos também reforçam as características do carro: uma das versões tem a Amarok chegando aonde só os "bondinhos" não chegam e no outro, o modelo vai a lugares tão distantes que o armário das chaves do vallet parking é uma árvore. Ambos serão veiculados em jornais e revistas, entre eles Veja, Época, IstoÉ, entre outras.

Outras peças que também fazem parte da comunicação da marca para o lançamento, na internet e nas emissoras de rádio, serão veiculadas nos sites e rádios de todo o Brasil.




Ficha Técnica – Filme
Anunciante: Volkswagen
Título: Lugares
Produto: Amarok
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Diretor de Criação: André Kassu e Marcos Medeiros
Diretor de Arte: Denis Peralta
Redator: Ana Carolina Reis
Produtora: MIXER
Produtor executivo: EQUIPE MIXER
Direção: FABIO SOARES
Fotografia: WILL ETCHEBEHERE
Rtvc: Vera Jacinto, Gabriel Dagostini, Luana Aghata
Trilha / Locutor: PUNCH AUDIO
Montador / Editor: IVAN KANTER GOLDMAN
Finalizadora: EQUIPE MIXER / TRIBBO POST
Atendimento: Fernão Cosi, Vanessa Previero, Ana Beatriz Porto, Aline Macedo e Roberta Prevedello
Planejamento: Cintia Gonçalves e Sergio Katz
Mídia: Paulo Camossa, Gabriel Queiroz, Daniele Valle, Rogério Nascimento, Claudio Rodrigues
Aprovação: Marcelo Olival, Carlos Leite e Ana Cristina Mota

Ficha Técnica – Anúncios Árvore
Anunciante: Volkswagen
Título: Árvore
Produto: Amarok
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Diretor de Criação: André Kassu e Marcos Medeiros
Diretor de Arte: Denis Peralta e Marcos Medeiros
Redator: Ana Carolina Reis
Fotógrafo: Du Ribeiro
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Fernão Cosi, Vanessa Previero, Ana Beatriz Porto, Aline Macedo e Roberta Prevedello
Planejamento: Cintia Gonçalves e Sergio Katz
Mídia: Paulo Camossa, Gabriel Queiroz, Daniele Valle, Rogério Nascimento, Claudio Rodrigues
Aprovação: Marcelo Olival, Carlos Leite e Ana Cristina Mota


Ficha Técnica – Anúncio Bondinho
Anunciante: Volkswagen
Título: Bondinho
Produto: Amarok
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Diretor de Criação: André Kassu e Marcos Medeiros
Diretor de Arte: Denis Peralta e Marcos Medeiros
Redator: Ana Carolina Reis
Ilustração: 6B Estúdio.
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Fernão Cosi, Vanessa Previero, Ana Beatriz Porto, Aline Macedo e Roberta Prevedello
Planejamento: Cintia Gonçalves e Sergio Katz
Mídia: Paulo Camossa, Gabriel Queiroz, Daniele Valle, Rogério Nascimento, Claudio Rodrigues
Aprovação: Marcelo Olival, Carlos Leite e Ana Cristina Mota


Ficha Técnica – Spot
Anunciante: Volkswagen
Título: RAP DO PANTANAL e RAP DA FAZENDA
Produto: Amarok
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Diretor de Arte: Denis Peralta
Redator: Ana Carolina Reis
Produtora: RAW AUDIO
Produtor: Hilton Raw e Fernando Forni
Locutor: Paulo Ivo
Atendimento: Fernão Cosi, Vanessa Previero, Ana Beatriz Porto, Aline Macedo e Roberta Prevedello
Planejamento: Cintia Gonçalves e Sergio Katz
Mídia: Paulo Camossa, Gabriel Queiroz, Daniele Valle, Rogério Nascimento, Claudio Rodrigues
Aprovação: Marcelo Olival, Carlos Leite e Ana Cristina Mota


Ficha técnica – Intervenções na internet
Anunciante: Volkswagen
Produto: Amarok
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Diretor de Criação: Luiz Sanches
Co-Direção de Criação online: Sandro Rosa e Luciana Haguiara
Diretor de Arte: Raul Arantes
Redator: João Paulo Testa
Gerente de Projetos: Ana Carolina Cintra
Produtoras: Um Studio
Diretor de tecnologia: Fernando Boniotti
Atendimento: Fernão Cosi, Vanessa Previero, Rodrigo Falcão, Ana Beatriz, Aline Macedo e Roberta Prevedello
Planejamento: Cintia Gonçalves e Sergio Katz
Mídia: Paulo Camossa, Gabriel Queiroz, Leandro Fujita, Mauricio Val Cruz, Larissa Porto de Andrade
Aprovação: Marcelo Olival, Carlos Leite e Ana Cristina Mota


Ficha técnica – Peças online
Anunciante: Volkswagen
Produto: Amarok
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Diretor de Criação: Luiz Sanches
Co-Direção de Criação online: Sandro Rosa e Luciana Haguiara
Diretor de Arte: Raul Arantes
Redator: João Paulo Testa
Gerente de Projetos: Ana Carolina Cintra
Programação: Um Studio
Diretor de tecnologia: Fernando Boniotti
Atendimento: Fernão Cosi, Vanessa Previero, Rodrigo Falcão, Ana Beatriz, Aline Macedo e Roberta Prevedello
Planejamento: Cintia Gonçalves e Sergio Katz
Mídia: Paulo Camossa, Gabriel Queiroz ,Leandro Fujita, Mauricio Val Cruz, Larissa Porto de Andrade
Aprovação: Marcelo Olival, Carlos Leite e Ana Cristina Mota

Mauricio Tortosa na OgilvyOne Brasil



Sérgio Amado, presidente e chairman da Ogilvy Brasil, confirma a chegada de Mauricio Tortosa como novo diretor-geral da OgilvyOne, unidade de marketing direto do grupo. Tortosa, que já trabalhou em empresas como Microsoft, nos Estados Unidos, Grupo ABC e, mais recentemente montou sua própria consultoria, a Mauricio Tortosa LLC, chega com a missão acelerar a receita da OgilvyOne e ajudar no processo de integração dessa unidade com as outras agências do grupo, especialmente com a Ogilvy & Mather, que concentra a operação digital.

“Nosso objetivo é que a OgilvyOne acompanhe o mesmo desempenho que a Ogilvy & Mather tem na área de publicidade. Mauricio já prestava serviço para a Ogilvy através da sua consultoria, é uma referência no mercado, especialmente pela sua experiência na área digital”, diz Sérgio Amado. Para o presidente do Grupo Ogilvy, a ideia é promover uma maior integração entre a OgilvyOne e a Ogilvy & Mather. Esse trabalho tem a liderança de Tortosa, Fernando Musa, CEO da Ogilvy & Mather, e Anselmo Ramos, VP nacional de criação.

“Achamos que essa sintonia é fundamental para suportar as necessidades do cliente. O investimento em toda a infra-estrutura digital continua sendo uma prioridade do grupo, o que vem nos dando grandes resultados”, completa Amado, referindo-se às conclusões da última pesquisa do Grupo Consultores na área digital, em que a Ogilvy aparece como a agência mais eficiente para os clientes. A Ogilvy ainda está entre as cinco agências mais bem avaliadas, sendo que as quatro primeiras são operações exclusivamente digitais.

Hoje, a OgilvyOne tem uma participação de 20% no lucro total do Grupo Ogilvy. A previsão é que a unidade de marketing direto encerre o ano com um crescimento de 23% na receita, com expectativa de saltar mais 20% em 2012. No geral, o Grupo Ogilvy vai crescer 25% em receita em 2011, resultado puxado pela unidade de publicidade Ogilvy & Mather.

“A aproximação entre a OgilvyOne e a Ogilvy & Mather acontece por oportunidade e não por necessidade. Quando encerramos a operação da Interactive, há um ano, a partir de uma decisão mundial, o objetivo era fazer com que o que digital se espalhasse por toda a organização. A missão de Tortosa é nos ajudar nesse processo, disseminando a cultura digital dentro do grupo”, comenta o CEO da Ogilvy & Mather, Fernando Musa.

Para Tortosa, enfatizar a importância da área digital nesse processo é natural, já que hoje boa parte dos trabalhos de marketing direto está ai concentrada. Hoje, os departamentos de Produção, UXD (User Experience Design) e Web Analytics da Ogilvy Brasil são hub para toda a América Latina. Somente o escritório de Recife, 100% dedicado à produção digital, concentra 80 funcionários e acaba de se mudar para um prédio mais amplo e maior capacidade tecnológica. “A OgilvyOne é a terceira maior operação digital no mundo, entre todas as agências. É um privilégio poder fazer parte de uma empresa com esse tamanho”, afirma Tortosa.

Casa Rex cria design inovador para caldos Knorr


A Casa Rex, uma das casas de design mais criativas e premiadas do Brasil, acaba de desenvolver para a Unilever as embalagens da nova Edição Limitada dos caldos Knorr, sabores Galinhada Caseira e Filé Mignon com Ervas - um design marcante e contemporâneo que rompe com os tradicionais padrões da categoria.

Subvertendo a lógica de como as embalagens de caldos são geralmente retratadas, a Casa Rex preencheu o fundo com a foto do prato de cada variante ao invés das cores sólidas. As informações sobre os produtos foram inseridas em cloches ilustrados à mão livre, enquanto garfos no mesmo estilo ocuparam as laterais das embalagens.



“É possível seguir todos os pré-requisitos para um produto tão tradicional como um caldo Knorr — appetite appeal, guidelines de marca, etc, etc… — sem que o resultado final seja mais do mesmo.”, comenta Gustavo Piqueira, proprietário da Casa Rex e autor do projeto gráfico.

A nova Edição Limitada da Knorr já pode ser encontrada nos principais supermercados do país.



Sobre a Casa Rex:
Casa Rex é uma casa de design com sedes em São Paulo e Londres cuja área de atuação vai de extensos projetos globais para marcas de consumo até a livre experimentação de ideias, não podendo ser enquadrada sob os tradicionais moldes de "agência" ou "estúdio" de design. Para conhecer mais, acesse: www.casarex.com

José Porto reestrutura planejamento da F/Nazca


Após assumir o planejamento da F/Nazca em maio deste ano, José Porto reformulou o departamento. Hoje a área é composta por 17 profissionais: 15 no escritório de São Paulo e dois no do Rio de Janeiro. José Porto tem 12 anos de experiência em comunicação e marketing, sendo seis deles na F/Nazca. O novo planejamento tem na equipe profissionais especializados em várias disciplinas e também planejadores digitais.

Em São Paulo, são quatro equipes responsáveis e divididas por conta. No grupo de Carrefour, Nissin, Electrolux e Embratel, integram o time o diretor de planejamento André Foresti, Rodrigo Néia como gerente e a assistente Gabriela Sanchez. Para Skol e Nike, a equipe é formada por Utymo Oliveira como diretor, Diego Dumont como gerente de Nike Futebol, Guilherme Pasculli, responsável pelo planejamento e desenvolvimento de campanhas de comunicação para Skol online e offline, Beatriz Bonani, supervisora de Skol, e Livia Pinheiro, assistente de Skol e Nike.



Já os clientes P&G, Honda, Lenovo, SOS Mata Atlântica, Mead Johnson, Novartis e General Mills estão sob os cuidados de quatro profissionais. Dorian Dack é o diretor, Rafael Camilo é gerente de P&G, Marcelo Bazán, gerente de Pampers, Häagen-Dazs, Nature Valley, Sustagen e Novartis, e Mônica Bauer é assistente.

E com foco na comunicação digital de todas as contas estão Mark Cardoso e Rafael Paes, planejadores especializados nessa área.

No Rio de Janeiro, a equipe é formada por Daniel Lissoni, gerente de planejamento exclusivo de Petrobras, e Mariana Mathias, assistente para O Globo, Petrobras, Unimed-RJ, Canal Futura, Carrefour RJ e ActionAid.

Ronaldo e Marcelo Adnet em novo programete da Claro



Depois do sucesso dos dois filmes da série de programetes da Claro, a operadora coloca no ar uma nova fase da campanha “Claro Fica a Dica”. Dessa vez, o convidado de Ronaldo, garoto-propaganda da marca, é o humorista Marcelo Adnet.

O terceiro programete, que estreia hoje, é mais um bate-papo descontraído com humor contemporâneo e inteligente, em formato talk show. Mais uma vez a operadora reforça a sua estratégia de tornar os smartphones e tablets acessíveis a todos, por meio de promoções e ofertas atrativas e também pela informação e conhecimento.

A operadora traz neste programete, como destaque, o Sony Ericsson Xperia Play, o primeiro celular do mundo com o certificado Playstation®, já que conhece o gosto de seus clientes por jogos e entretenimento. Só para se ter uma ideia da importância deste tipo de conteúdo para os consumidores, a operadora registra mais de um milhão de downloads por mês de jogos, músicas e vídeos, entre outros.

Toda a estratégia e criação dos programetes é assinada pela Ogilvy & Mather. A produção é da Bossa Nova. Com o objetivo de divulgar a ação e convidar as pessoas a assistir aos episódios, a agência ainda desenvolveu um plano de mídia que inclui comercial para TV, peças para os principais portais e ação no Twitter.

O programete pode ser visto pelo canal da Claro no Youtube: www.claro.com.br/claroficaadica.

Maison Docol promove palestra com Jum Nakao

Considerado um dos maiores designers contemporâneos do Brasil, Jum debate a conexão criativa entre moda e arquitetura

Decoradores, arquitetos e designers têm a oportunidade de debater, no dia 25 de outubro, em São Paulo, a influência do processo criativo na arquitetura com Jum Nakao, referência mundial no estilismo moderno. A apresentação integra o quarto ano do Ciclo de Palestras Docol, um evento direcionado a profissionais da área da construção de todo Brasil, com apoio da C&C.

A iniciativa de unir moda e arquitetura é uma estratégia da Docol para estimular a difusão da criatividade brasileira para o fortalecimento da marca Brasil no mundo. Devido à sua tradicional liderança nacional em metais economizadores de água, a empresa procura oferecer concepções inovadoras em produtos e serviços que associem conceitos de redução de consumo a estilo e design de vanguarda.

Na palestra, o designer e diretor de criação reúne imagens do processo criativo da famosa e polêmica coleção de papel, apresentada no São Paulo Fashion Week de 2004. A performance foi considerada o desfile da década de moda no Brasil, e um dos mais importantes desfiles do século pelo Museu da Moda de Paris. O evento também é uma oportunidade para profissionais do setor pontuarem no Maison Docol, um programa de relacionamento e fidelização da marca, que oferece viagem internacional ao grande vencedor.

Serviço
O que: Palestra “Moda & Arquitetura – Um plano de viagem ao processo criativo”
Quando: 25 de outubro (terça-feira)
Onde: Traffô - Rua Gomes de Carvalho, 560 - Vila Olímpia
Horário: 19h30
Inscrições gratuitas e informações: 0800 7712348, das 9h30 às 18h
Promoção: Docol e C&C

Design Museum de Londes apresenta os 50 chapéus e as 50 bolsas que mudaram o mundo



Após o lançamento de obras sobre os 50 carros, sapatos, vestidos e carteiras que ditaram tendências da moda, o Design Museum lança agora no Brasil os 50 chapéus e as 50 bolsas que mudaram comportamentos nos últimos dois séculos de mundo fashion. Publicados pela Autêntica Editora, os dois volumes mostram como a história e a moda se relacionam, ilustrando com exemplos originais a importância e o significado destes objetos para a vida de mulheres e de homens de todo o mundo.



Em Cinquenta chapéus que mudaram o mundo, são resgatados diferentes modelos que desempenham três funções específicas: a primeira, proteção de elementos climáticos, como os gorros para o frio, ou os chapéus australianos Akubra, usados pelos trabalhadores rurais em função do clima quente e seco, ou proteção de impactos, como os capacetes. A segunda função é a emblemática, para indicar um papel social, uma hierarquia. Para isso, a obra mostra a famosa coroa de Vladimir Monômaco que, diz a lenda, recebeu-a do imperador bizantino Constantino IX Monômaco e foi usada ao longo de quatro séculos. Finalmente a terceira e importante função é a estética, cuja simbologia acompanha os principais momentos históricos. Nesse sentido, há desde o pomposo chapéu criado para Maria Antonieta em 1787, ao turbante de Simone de Beauvoir em 1920, quando a mulher começa a tomar as rédeas de suas vidas, até os chapéus representativos de filmes e peças como Expresso de Xangai ou My fair lady, e de celebridades e estilistas de todos os gêneros e gostos.


As bolsas não ficam atrás. Em Cinquenta bolsas que mudaram o mundo, elas se apresentam como um acessório fundamental para sobrevivência humana, como as mochilas e as mais variadas malas, além de suas inúmeras funções das mais simples às complexas, como as pastas para carregar documentos importantes, ou aquelas que transportam a intimidade feminina e expressam o modo de vida de uma mulher. Entre as mais fascinantes, pode-se citar a Budget Box de Gladstone, famosa pasta vermelha do orçamento do Parlamento britânico, ou então a Steamer Bag de 1901 de Louis Vuitton, muito usada para viagens longas distâncias em navios e trens a vapor. Desde a bolsa da rainha da Inglaterra, até a divertida bolsa Bootbag, em formato de galocha de borracha, criada em 2004 pela designer belga-italiana Saskia Marcotti, as bolsas servem de companheiras, receptáculo de segredos ou então objeto de status, moda e autoexpressão por mais de dois séculos.

Título: Cinquenta chapéus que mudaram o mundo
Autor: Design Museum
Tradutora: Cristina Bazán
Número de páginas: 112
Formato: 15 x 22 cm
Preço: R$ 34
ISBN: 978-85-7526-532-1

Título: Cinquenta bolsas que mudaram o mundo
Autor: Design Museum
Tradutora: Liza Meller
Número de páginas: 112
Formato: 15 x 22 cm
Preço: R$ 34
ISBN: 978-85-7526-533-8