8.4.09

Tátil Design conquista ReBrand 2009 com projeto para a Energisa



O projeto de desenvolvimento da nova marca e posicionamento do Grupo Energisa, especializado em geração e distribuição de energia, rendeu à agência brasileira Tátil e ao cliente o Prêmio ReBrand 2009, referência no mercado mundial de branding. Os jurados reconheceram a excelência do trabalho da agência para renovar a imagem da centenária empresa e unificar a comunicação das cinco distribuidoras do grupo: Companhia de Eletricidade de Nova Friburgo (Cenf); Empresa Energética de Sergipe S.A. (Energipe); Companhia Energética de Borborema (Celb); Sociedade Anônima de Eletrificação da Paraíba (Saelpa) e a Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina (CFLCL).

O prêmio ReBrand reconhece mundialmente os melhores projetos de reposicionamento de marca e conta com um grupo de conceituados jurados que se renova a cada ano. Este ano, participaram mais de 40 empresas de 21 países. A Tátil conquistou o primeiro lugar na categoria Distinction. “A conquista do ReBrand representa o reconhecimento internacional da nossa metodologia de branding, que passa por um amplo mergulho no universo das pessoas, da marca e do mercado, para a criação de um posicionamento único”, ressalta Tânia Savaget, diretora do Núcleo de Inspiração da Tátil.

Para revitalizar a marca e o posicionamento da empresa, um grupo de profissionais da Tátil realizou pesquisas com funcionários, analistas do mercado financeiro e clientes no Rio de Janeiro, Aracaju, João Pessoa, Cataguazes e Nova Friburgo. “Era preciso destacar a competência, a capacidade de adaptação e conquista como atributos de um grupo forte, consistente e comprometido com as pessoas, com o desenvolvimento das regiões onde atua e com o meio ambiente”, afirma o sócio e diretor de Criação da Tátil, Fred Gelli. “Mais que gerar, distribuir e comercializar energia elétrica, a nova marca deveria enaltecer o trabalho conjunto, que amplia possibilidades, estimula a imaginação e transmite conforto e segurança”, destaca.

Com o intuito de substituir a imagem fragmentada e divergente por uma identidade forte e única, a agência de branding e design realizou ainda auditorias de materiais de comunicação, estudo das tendências dos mercados - nacional e internacional - de energia e análises comparativas de mercado. “Foi um desafio envolver o board de todas as empresas do grupo, entender o momento de cada uma delas e construir um posicionamento que trazia um pouco de cada uma. Além disso, tivemos que estudar o mercado de energia em um momento estratégico para esse segmento em todo o mundo”, explica Tânia Savaget.

Além da nova marca, essência e posicionamento, o projeto de branding, desenvolvido pela Tátil, inclui ainda criação do BranDirection (ferramenta que define os pilares e atributos direcionadores da comunicação), das expressões da marca (linguagem visual e verbal) e criação e desenvolvimento de materiais de comunicação para diversos pontos de contato da marca: conta de luz, papelaria, frota de veículos, uniformes, site, fachada e ambientação da loja.

“Utilizamos formas mais fluidas, suaves e humanizadas para revitalizar a marca. A nova tipografia foi customizada para valorizar as aplicações exclusivas. E o símbolo, derivado da marca atual, foi desenvolvido a partir de inspirações em formas dinâmicas, caminhos que se encontram, união das empresas em torno de um mesmo foco, fluxos de energia e de movimento”, conclui Roberta Gamboa, diretora de Criação e Branding da Tátil.

22ª Edição do Marketing Best



A premiação é realizada anualmente e tem como objetivo promover e difundir as empresas que mais se destacam no planejamento e execução das estratégias de Marketing de seus produtos e/ou serviços.

Na primeira fase do prêmio, entre abril e maio, cerca de mil e quinhentos Marketing Experts – executivos de marketing de todo país, escolhidos pela organização do Prêmio, em decorrência de seu expertise e trajetória profissional – recebem as fichas de indicações para preencher, com as suas devidas justificativas, quais as empresas que no entendimento deles merecem ser premiadas.

Tabuladas as indicações, as empresas são contatadas para se inscrever e preparar os cases de marketing de agosto a setembro. Em outubro é realizado o julgamento dos cases inscritos e são definidos os vencedores de 2009, que serão homenageados em uma grande festa promovida em São Paulo, no início do mês de dezembro.

Conheça o Ateliê do Ócio



Se você busca estimular os sentidos, despertar a curiosidade, desenvolver a flexibilidade intelectual e exercitar a sua criatividade, você não pode perder o Ateliê do Ócio. Uma parceria entre o Clube de Criação do Paraná, o Drops Cultural e o artista visual, cinéfilo e mestre em Comunicação em Linguagens, Tom Lisboa . Uma combinação de atividades voltadas a quem possui uma vida corrida, cheia de estresse do trabalho e não vê a hora de entrar em contato com o seu lado cultural.

O conteúdo de cada Ateliê do Ócio é multidisciplinar. Sua abordagem é teórico-reflexivo e abrange áreas como cinema, artes visuais, fotografia, literatura, teatro, moda e dança.

O primeiro módulo acontece no dia 18 de abril às 19h30, na sede do CCPR. Com um conteúdo multidisciplinar, que abrange de cinema a moda, Tom vai comandar atividades variadas e ajudar os participantes a fugir da rotina e entrar em contato com um universo cultural. Aproveite esta oportunidade e inscreva-se já.

Acesse o site do Clube, faça o download da ficha de inscrição, confira as formas de pagamento e saiba mais.

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