22.4.09

Homenagem a Tide Hellmeister



Até 14 de maio, a Panamericana Escola de Arte e Design apresenta a exposição “Homenagem a Tide Hellmeister”. A mostra, que reúne centenas de obras do artista plástico e gráfico, apresenta também um ensaio inédito do fotógrafo Marcio Scavone, intitulado “Atelier Silencioso”, no qual o fotógrafo retrata como era o espaço de criação de Tide Hellmeister em uma visita póstuma ao estúdio do amigo, falecido no final de 2008. As imagens são inspiradas em um trabalho executado pelo também fotógrafo David Douglas Duncan, sobre Pablo Picasso, após a morte do pintor, na década de 70.

Renomado artista, Tide Hellmeister colaborou com ilustrações para diversas publicações brasileiras, entre elas o O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde e O Globo. Ganhou notoriedade quando atuou como parceiro do jornalista Paulo Francis, nos sete anos de coluna nos jornais O Globo e O Estado de São Paulo. Foi também diretor de arte e consultor da Editora Abril. Sua carreira ainda abrange a criação de mais de 1.000 capas de livros e a realização de mais de trinta mostras individuais no Brasil e no exterior, além de diversos prêmios nacionais e internacionais.

Serviço: Exposição “Homenagem a Tide Hellmeister”
Local: Panamericana Escola de Arte e Design
Período: 15 de abril a 14 de maio
Horário: De 2ª a 6ª das 9h às 21h30, sáb. das 9h às 13h30 (fechado aos domingos e feriados)
Entrada: Gratuita
Endereço: Rua Groenlândia, 77 - Tel.: (11) 3887-4200

Chega ao Brasil a nova geração de embalagens do McDonald's



O McDonald's Brasil lança neste mês de abril novas embalagens para seus produtos, seguindo o modelo internacional da rede. O País é o primeiro da América Latina a adotar o novo padrão, agora mais dinâmico e colorido, com imagens sofisticadas e espaço para textos explicativos. O material começou a ser usado em novembro passado nos Estados Unidos e Inglaterra e será implantado gradativamente nos outros mercados.

"Durante os últimos anos o McDonald's passou por transformações que valorizaram e renovaram a marca, sempre com foco na qualidade dos produtos do cardápio. Com o lançamento da nova geração de embalagens, atingimos mais um estágio dessa renovação, favorecendo a informação ao consumidor", explica Celso Cruz, diretor de Compras e Qualidade do McDonald's Brasil.

As embalagens foram desenvolvidas para todos os itens do cardápio e trazem mensagens e fotos sobre os ingredientes servidos. Cada sanduíche também passou a ter um texto chamativo. Para o Premium Chicken Crispy, por exemplo, foi escolhida a mensagem "você merece um sanduíche assim", que aparece na parte superior da caixa. Na descrição do produto, a embalagem informa que o sanduíche é feito com peito de frango suculento e servido num pão com toque especial de mel. Todos os ingredientes, como o alface, tomate, farinha, trigo e frango também são apresentados de forma ilustrativa na lateral das embalagens, assim como os valores nutricionais do produto. A parte inferior informa que a caixa é reciclável.

As mensagens das novas embalagens McDonald's são as mesmas em todos os 118 países operados pela rede, porém adaptadas a 21 idiomas. "Elas mostram a paixão do McDonald's pela qualidade da comida que é servida aos consumidores, valorizando cada ingrediente", ressalta o executivo.

Design e evolução - Desenvolvida pela Boxer, subsidiária da The Marketing Store, com sede em Birmingham, na Inglaterra, as embalagens chegarão a países como Portugal, França, China, Japão e Canadá ainda este ano. A meta é alcançar até 2010 os 118 países onde a marca McDonald's está presente.

Diversas mudanças no design das embalagens do McDonald's ocorreram desde que a empresa chegou ao Brasil, em 1979. Uma das mais importantes foi a substituição das embalagens em poliestireno, uma espécie de isopor, por papelão, que aconteceu no fim da década de 80. A troca foi considerada uma iniciativa pioneira e ambientalmente amigável e, desde então, as embalagens do McDonald's podem ser recicladas.

Cultura revitaliza sua marca



Mais leve e elegante. Assim está a logomarca CULTURA depois de passar por um processo de modernização. Principal peça do novo manual de identidade da Fundação Padre Anchieta, o desenho atual da logomarca levou em conta a imagem construída nestes 40 anos, que aponta para conteúdo de qualidade e auxílio na formação ética, crítica e social da população.

O artista gráfico Vinícius Costa, diretor de arte da Cultura Feita em Casa, agência interna da Fundação Padre Anchieta, foi o responsável pela releitura da marca criada por João Carlos Cauduro. O criador foi consultado em cada etapa do trabalho, que deu outro tom de verde e proporções exatas. A nova fonte é da família Myriad, criada pela Adobe Syste­ms por volta de 1998 e que passa contemporaneidade. Por isso ela foi usada nos logos de empresas modernas, inovadoras e tecnológicas como Apple e Itaú.

Dentro da estrutura organizacional, a Fundação é tida como a marca mãe, mas a logomarca CULTURA dá à FPA e às demais plataformas um ates­tado de qualidade, assumindo uma função corporativa, como car­ro chefe da identidade visual da instituição. “A marca carecia de uma identidade sólida na mídia impressa e, principalmente, na comunicação com seu público interno", diz Vinícius Costa.

A primeira identidade da emissora foi criada em 1968, resultado de concurso, vencido pela empresa Cauduro Martino com um signo formado por elementos que lembram uma figura humana de braços abertos e cabeça quadrada.

Manual de Identidade
Para preservar a identidade da marca e utilização adequada, Vinícius contou com a colaboração de outras áreas da Fundação, em especial, de profissionais da cenografia e marketing. O novo manual de identidade visual especifica conceitos, parâmetros, associações, amostras de cores, modelos e layouts que servem para orientar o desenvolvimento e produção de todo material gráfico (físico ou em software) que veicule a imagem da empresa.

Segundo Vinícius, o manual também busca conscientizar o público interno e externo sobre o valor que a logomarca carrega em seu histórico, ou seja, a de pertencer a uma empresa ética, responsável, que tem por missão formar e informar o cidadão. A estruturação do manual está disponível em http://culturafeitaemcasa.blogspot.com.

Istituto Europeo di Design (IED) promove a 3ª edição do That’s Design

O Istituto Europeo di Design (IED) promove a 3ª edição do That’s Design, evento que reúne os principais projetos e ideias inovadoras de estudantes de Design, Artes Visuais, Moda e Comunicação de Milão, Turim, Roma, Veneza, Madri, Barcelona e São Paulo, cidades onde o IED possui escolas. O encontro acontece de 22 a 27 de abril, na Vila Forcela, em Milão (Itália).

Os alunos do IED Brasil marcam presença com a exposição de quatro projetos. O primeiro deles envolve duas linhas de café da manhã desenvolvidas pelos formandos do curso de Design de Produtos para a Riva, empresa brasileira referência no design de objetos em prata e aço inox. A Coleção Origami, projetada pelos estudantes Andres Patrício Gonzales, Giovanna Puglia Neves, Gustavo Cassolari e Gustavo Mitsuharo Matsuy, reúne objetos inspirados na tradicional arte de dobrar japonesa. A Coleção Squid, de autoria dos estudantes João Paulo Schendel e Jorge Tamake, é composta por objetos inspirados nas formas fluidas da lula.

Marcelo Mariani, formado em Industrial Design, apresenta “Thango”, uma solução original para ferro de passar roupa, desenvolvida em parceria com a Brastemp. O novo produto é fruto de uma pesquisa sobre a compreensão dos valores de marca e da análise da evolução dos cenários domésticos.

Camila Byun, Lidia Yang e Mariana Machado, alunos do 2º ano de Fashion Design, mostram a coleção “Sangue Apache” em colaboração com a Fazendo Onda, empresa brasileira de beach-wear e vestuário para fitness. A coleção inspira-se na cultura índio-americana e foram utilizados materiais como couro, plumas, tecidos entrelaçados e aviamentos em metal envelhecido.

Já Fernando Vadja, estudante do 3° ano de Graphic Design, exibe “Alagoas à Mão”, selo de qualidade para artesanato alagoano, criado para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística do Governo de Alagoas. O objetivo principal foi criar um signo partindo das principais características da realidade histórica, social e cultural do Estado.

O That’s Design é um evento que propõe enfoques diversos de percepção e sensibilidade, de olhares curiosos sobre a realidade. Envolvendo participantes de diferentes culturas, os projetos apresentados buscam uma identidade que promova a articulação de conceitos, imagens, sons, palavra e formatos.