4.11.11

Exposição “Conexões Estéticas” reúne obras de sete artistas no Centro Cultural BNB-Fortaleza


O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108) abrirá a exposição coletiva “Conexões Estéticas”, na próxima terça-feira, 8, às 18 horas. A mostra reunirá obras de sete artistas: Leonardo Mouramateus, Tobias Gaede, Tiago Fontoura, Nathália Alves, Marina Mapurunga, Lara Vasconcelos e Luciana Vieira. Com entrada franca, a exposição ficará em cartaz até o dia 26 de novembro (horários de visitação: terça-feira a sábado, de 10h às 20h; e aos domingos, de 12h às 18h).

Fruto de uma pesquisa artística, desenvolvida coletivamente durante o ano de 2011 no programa de residência do projeto “Conexões Estéticas”, a exposição traz obras singulares, que foram construídas no encontro entre corpo e audiovisual, seus percursos e suas poéticas. Uma poética do corpo operário, como em “Força Humana”, de Leonardo Mouramateus; do corpo cotidiano, que se torna mais um elemento de um dispositivo matemático, como em “Progressão Geométrica” de Tobias Gaede; da construção de uma encenação audiovisual a partir da apropriação dos gestos e ações de um corpo artista, como em “Olhos negros, retratos em claro-escuro” de Tiago Fontoura; do corpo e suas fragilidades e texturas reconstruídas, como em “Primavera” de Nathália Alves; a corporeidade imbricada numa composição sonora coletiva, como em Opus X de Marina Mapurunga, onde o visitante assume a criação|composição. De um corpo-memória como em “Relicário”, de Lara Vasconcelos e Luciana Vieira, obra desenvolvida durante os workshops e convidada para compor esta exposição.

Com o objetivo de contribuir na formação de artistas|realizadores, instigando a reflexão e a discussão sobre a criação audiovisual na contemporaneidade, o projeto “Conexões Estéticas”, configura-se como um lugar de encontro, de criação e de troca de experiências artísticas. Dividindo suas ações entre o programa de residência artística, workshops e exposição, o projeto é uma ação de extensão do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará - ICA|UFC.

“Em sua segunda edição, buscando ampliar as conexões entre tecnologias, arte e vida, recebemos seis artistas convidados, Luiz Duva, Ricardo Alves Jr., Lucas Bambozzi, Yuri Firmeza, Wellington Jr. e Pablo Assumpção, que propuseram discussões e experimentações no campo da performance, da videoinstalação, do cinema em diálogo com as artes visuais e as artes cênicas, da performance audiovisual conhecida como Live Cinema”, ressalta a coordenadora do projeto “Conexões Estéticas”, Walmeri Ribeiro, também professora de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Durante esses encontros, balizados por questões e tensionamentos em torno da Performance, ou melhor dizendo, do conceito de performance como arte, de performance como operadora de radicalização, ou ainda, desta como percurso de construção de um discurso poético, sensível, construímos os laços que unem, de determinada forma, os trabalhos que compõem esta exposição.

“Trilhando o caminho da incerteza, inerente a todo processo de criação, enquanto percurso sensível e intelectual, e de mãos dadas com a ideia de que a obra é sempre algo por vir, cada um dos trabalhos apresentados nesta exposição foi sendo tecido coletiva e colaborativamente. E é com intuito de ampliar esta colaboração, que neste momento trazemos para compartilhar com o público”, destaca Walmeri Ribeiro.

Oz participa da Brasil Design Week

A Oz - agência paulistana especializada em design e branding participa entre os dias 7 e 9 de Novembro da quarta edição da Brasil Design Week. O evento acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Esta é a quarta vez que a Oz participa do encontro.

A data coincide com o recente lançamento da Oz Branding - núcleo exclusivo dedicado a trabalhos de branding da Oz. A agência, que já foi vencedora de diversos prêmios tem trabalhos de destaque na área, como os realizados para Hedging-Griffo (hoje Credit Suisse Hedging-Griffo), Rico, Lebon (marca de produtos do Grupo Duox), Jeans Sawary e Penalty - premiado recentemente no Prêmio Colunistas.

A empresa estará representada no lounge do evento através de uma obra desenvolvida por seus colaboradores: uma peça criada a partir de um grid 3D de onde pendem centenas de fios de nylon que sustentam aproximadamente 6.000 esferas vermelhas, que juntas, remetem visualmente a três imagens tridimensionais.

A peça traz os símbolos adotados pela Oz que representam seus valores profissionais: um coração, uma coroa e uma lâmpada. Cada um destes ícones simboliza respectivamente as virtudes: paixão pelo design e humanismo, excelência e senioridade, e potencial criativo e inteligência estratégica.
A abertura do evento será nesta segunda feira, às 10h. O Transamérica Expo Center fica na Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 (Santo Amaro), São Paulo. Credenciamento e informações no site: www.bdw11.com.br.

Daniel Bernardinelli apresenta a exposição "Fontes Urbanas"

A arte urbana é uma das muitas linguagens manifestadas por uma população analfabeta de direitos.

A possibilidade de contribuir com uma quebra de valores acabou se tornando expressão artística.

A impressão dessa quebra de valores com caráter crítico nos âmbitos social, político e estético, ao longo dos anos construiu uma história paralela das cidades com a ajuda de agentes preservadores dessa história.




Essa história contada muitas vezes em espaço público (mas nem sempre) repercutiu anos após ser considerada uma contravenção, e essas diversas fontes de informação e tipografias espalhadas pelas cidades viraram objeto de estudo gráfico e cultural pelo mundo.




Fontes Urbanas é o resultado de um projeto fotográfico que cumpre o papel de historiador-comunicador dentro da cidade de São Paulo. Preservou a unicidade da linguagem intencional entre emissor e receptor, transformando o papel efêmero do espaço vulnerável em história.



Exposição Fontes Urbanas | daniel bernardineli
De 29 de outubro a 26 de novembro
SERRALHERIA | Rua Guaicurus, 857 | [11] 6790.0124 | 8272.5978

Comercial & Cia entrevista Maurício Magalhães, presidente da agência Tudo, do Grupo ABC

Maurício Magalhães, presidente da agência Tudo, do Grupo ABC é o entrevistado do Comercial & Cia que vai ao ar segunda-feira, 07, às 21h20, na rádio BandNews FM. O programa mergulha no universo dos eventos e patrocínios.

Magalhães comenta a entrada do Brasil na rota dos mega shows internacionais e como isso tem chamado a atenção das marcas que investem pesado de olho na ampla cobertura de mídia - a chamada mídia espontânea. Ele explica qual o impacto desses eventos no mercado publicitário e quais são os desafios e estratégias nessa área.

O entrevistado explica os investimentos feitos em infra-estrutura e as dificuldades que o Brasil enfrenta na realização de grandes eventos. Ele também discute destaca a razão pela qual o tema “sustentabilidade” está sempre presente nos mega shows internacionais.
Participa também do programa a colunista Beth Furtado, com Ideias e Tendências.

Comercial & Cia vai ao ar, segunda-feira, dia 07, às 21h20, na rádio BandNews FM (96,9)

Siga o programa no Twitter (@comercialecia) e confira as novidades na fan page ( Comercial & Cia)

Dials: São Paulo – 96,9 / Campinas – 106,7 / Ribeirão Preto – 96,7 / Rio de Janeiro – 94,9 / Porto Alegre – 99,3 / Belo Horizonte – 89,5 / Salvador – 99,1 / Brasília – 90,5 / Curitiba – 96,9