13.10.10

Antartica lança "Boa de Samba"


Depois do sucesso ao resgate do carnaval de rua carioca, a Antarctica apresenta seu novo projeto:  "Boa do Samba". A cerveja  da diretoria, líder no Rio de Janeiro pretende levar o samba para o centro de suas ações.  Para dar voz à iniciativa, Arlindo Cruz, Marcelo D2 e Mart'nalia serão os embaixadores da marca e estarão presentes em toda a comunicação criada pela agência AlmapBBDO. Além disso, a "Boa do Samba" também contará com os curadores Alexandre Kassin, Jorge Cardoso e Leonardo Lichote, que levarão conteúdo à iniciativa.

O lançamento do projeto será das 11H do dia 15 e só termina no domingo (17) com exposição com fotos, Cine BOA - seleção de filmes relacionados ao tema-, bate papo com sambistas, além de  oficinas de instrumentos  musicais, tudo isso na Fundição Progresso  (confira programação no anexo). Um dos momentos mais esperados deve acontecer na noite de sábado (16) quando os embaixadores da Boa se apresentarão em um show nos Arcos da Lapa. Toda a programação é gratuita. Além de muita música com o trio, Dona Ivone Lara será homenageada no palco. A primeira dama do samba usará um vestido feito exclusivamente para ela por Isabela Capeto  (um ensaio de fotos com as duas pode ser visto na exposição da Fundição). Toda a produção do projeto, que envolve  as atividades da Fundição, mais a infra-estrutura  do show dos Arcos, foi desenvolvida pela Rio 360, de Gaetano Lops.

“O samba e a Antarctica fazem parte da mesma diretoria, ambos são de bem com a vida, tem jogo de cintura e escolheram o Rio de Janeiro como casa" afirma Sandro Langer, gerente de trade Marketing de Antarctica.

A marca também preparou  um  programa  semanal de rádio, a BOA  do Samba, que vai ao ar a partir deste sábado das 11H às 12H na FM O Dia. A programação  montada com todo carinho pela curadoria e pelos embaixadores será toda direcionada ao samba: com curiosidades, releituras, novidades e, claro, informações sobre as ‘BOAS’ da cidade. Outro destaque será o "samba sem agenda", rodas de samba que aparecerão de surpresa em botecos do Rio.

“Essa releitura que mistura as novas tendências com as raízes do samba tem uma força maravilhosa, e ninguém melhor do que Antarctica para levantar essa bandeira" reforça Sandro.

Campanha
É com uma campanha completa criada pela AlmapBBDO que a Antarctica convida os amantes do samba a participar de todas as ações do projeto “Boa do Samba”. O filme reúne os embaixadores Arlindo Cruz, Mart’nália e Marcelo D2 numa roda de samba animada em que eles se cantam o jingle da “Boa do Samba” e outros sambas de raiz e da nova geração, antecipando o clima do show nos Arcos da Lapa. O filme foi produzido na quarta-feira, dia 6/10, num bar do Rio de Janeiro, dirigido por Clovis Mello, da Cine.

Nele, uma roda de samba agita um bar lotado e na mesa principal estão os embaixadores da Boa do Samba. A música para e Marcelo D2, na cabeceira, diz que, em roda de samba de diretoria, tem gente de todo tipo e brinca: “Tem diretor que nunca sabe a letra”. A câmera mostra, então, um dos cantores da roda que enrola, mas não canta. A música continua e é rapidamente interrompida para a fala de Mart’nália: “Tem diretor que não toca, mas finge que toca”. E surge um animado participante fingindo tocar pandeiro com as mãos. Aí é a vez de Arlindo Cruz comentar: “tem os que aproveitam que o tocador não pode largar o instrumento...” e a cena corta para o tocador de cavaquinho que vê seu copo de Antarctica ser surrupiado por um dos cantores. O filme termina com os três anunciando: “Vem aí a Boa do Samba. Uma grandiosa homenagem da Antarctica ao samba e a quem gosta de samba”. Fecha com Arlindo, D2 e Mart’nália brindando com Antarctica geladinha.

Para saber mais sobre a boa do samba, acesse: www.boadosamba.com.br.

Ficha Técnica – Filme
Anunciante: AmBev
Título: Pessoas da Roda
Produto: Antarctica Pilsen
Diretor de Criação: Luiz Sanches, Renato Simões
Criação: Pedro Paes
Produtora:  Cine
Direção: Clovis Mello
Fotografia: Marcelo Brasil
Rtvc: Vera Jacinto, Gabriel Aguiar Dagostini
Trilha / Locutor: Agência de Música
Montador / Editor: João Branco / Clovis Mello
Finalizadora: Digital 21
Planejamento: Cintia Gonçalves, Paulo Coelho e Rafael Lavor Moreira
Atendimento: Richard Magrath, Manuela Veloso, Caio Henrique
Mídia: Flávio de Paw, Fábio Cruz e Marcelo Carvalhaes
Aprovação: Marcel Pereira Marcondes, Thiago Zanettini e Sandro Langer

Ficha Técnica – Rádio
Anunciante: Ambev      
Título: A Boa do Samba
Produto: Antarctica
Diretor de Criação:
Composição: Mart’nália e Agrião
Produção: Jorge Cardoso
Produtora: Agência de Música
Interprétes: Mart’nália, Arlindo Cruz e Marcelo D2
Planejamento: Cintia Gonçalves, Paulo Coelho e Rafael Lavor Moreira
Atendimento: Richard Magrath, Manuela Veloso, Caio Henrique
Mídia: Flávio de Paw, Fábio Cruz e Marcelo Carvalhaes
Aprovação: Marcel Pereira Marcondes, Thiago Zanettini e Sandro Langer

Ficha Técnica – PDV
Anunciante: AmBev
Título: “A Boa do Samba”
Produto: Antarctica Pilsen
Diretor de Criação: Luiz Sanches, Marcus Sulzbacher
Criação: Danilo Siqueira
Fotografia: Lost Art - Ig Aronovich e Louise Chin
Planejamento: Cintia Gonçalves, Paulo Coelho e Rafael Lavor Moreira
Atendimento: Richard Magrath, Manuela Veloso, Caio Henrique
Mídia: Flávio de Paw, Fábio Cruz e Marcelo Carvalhaes
Aprovação: Marcel Pereira Marcondes, Thiago Zanettini e Sandro Langer

Árvores de São Paulo – Fotografias de Valdir Cruz


A exposição Árvores de São Paulo – exibida pela Pinacoteca de 28 de março a 02 de maio de 2010 – é a nova galeria que o Acervo dos Palácios do apresenta no 1º andar do Palácio dos Bandeirantes, com 30 fotografias em preto e branco de Valdir Cruz, adquiridas pelo Governo paulista.

São fotos procedentes de pesquisa que mapeou as espécies de árvores existentes no Estado. A maioria das árvores registradas foi encontrada em locais de difícil acesso, como no meio da Mata Atlântica. Foram dez meses de intensas pesquisas, que incluíram longos deslocamentos, acampamentos precários, hospedagem e alimentação da equipe, identificação, observação e mapeamento das árvores, além da seleção das imagens.
A Curadora do Acervo dos Palácios, Ana Cristina Carvalho, destaca que a importância do trabalho do artista ultrapassa o registro documental e o valor estético, pois chama a atenção para a preservação do meio-ambiente no Estado de São Paulo: "... a importância do projeto dessa nova série de obras vai além do que a fotografia nos mostra: é, também, um sinal de alerta para a conscientização e o compromisso de cada um na preservação da flora diversa e abundante que São Paulo ainda possui”.



O fotógrafo Valdir Cruz nasceu em Guarapuava, no sul do Paraná. Embora more há mais de vinte e cinco anos nos Estados Unidos, os focos principais de seu trabalho em fotografia são a arquitetura e a paisagem do Brasil. Desde 1994, sua atenção se concentra no projeto Faces da Floresta, que documenta a vida dos povos indígenas do norte da Amazônia e que lhe valeu, em 1996, uma bolsa da Fundação Guggenheim. Entre suas publicações está Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais;, Faces of the Rainforest – The Yanomami, com o apoio da Fundação Guggenheim; Faces da Floresta – Os Yanomami; Carnaval, Salvador – Bahia –1995/2005; e O Caminho das Águas. Suas fotografias também aparecem em Darkeness in El Dorado, de Patrick Tierney. Seu trabalho está presente nas coleções permanentes do Museu de Arte de São Paulo (MASP), do Museum of Modern Art (MoMA), de Nova Iorque, e, agora, na sede do Governo paulista.



SERVIÇO
Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500 (Portão 2)
Informações: 2193.8282 / monitoria@sp.gov.br
Agendamento eletrônico: www.acervo.sp.gov.br
Aberto ao público de terça a domingo, das 10 às 17 horas.
Grátis.