27.2.12

Exposição mostra caricaturas dos vencedores do Oscar no Shopping Granja Vianna



O Shopping Granja Vianna realiza exposição que homenageia personalidades e grandes momentos da maior premiação do cinema mundial – a cerimômia de entrega do Oscar. A mostra OSCARtoons traz mais de 70 caricaturas, cartuns e muito humor em uma flash expo montada no Lifestyle do empreendimento. Além dos principais cartunistas brasileiros, a mostra conta com a participação de artistas da Argentina, Uruguai, Espanha, Costa Rica, entre outros.



Woody Allen, que concorreu ao Oscar de melhor diretor pelo filme “Meia-Noite em Paris”, é o principal homenageado dos desenhistas. O filme francês “O Artista”, grande vencedor da 84º edição da cerimônia, levando cinco estatuetas das 10 indicações, também foi tema de vários cartuns. Além dos filmes, artistas consagrados do tapete vermelho como Meryl Streep, que levou sua terceira estatueta na premiação de ontem e George Clooney, que concorreu a melhor ator pelo filme “Os Descendentes”, têm várias caricaturas em exposição. Os brasileiros Tropa de Elite 2, que ficou de fora da premiação, e “Rio”, indicado a melhor canção original com “Real in Rio”, também são temas com imagens cheias de humor.



JAL organizou a flash expo OSCARtoons pela redes sociais. É jornalista e cartunista e começou sua carreira desenhando quadrinhos para a Folha de São Paulo, em 1973. Trabalhou em diversos veículos de comunicação como TV Cultura, TV Tupi, DCI, e foi chargista de O Estado de S. Paulo. Publicou a série Pequenos Pecados na Bélgica e Holanda. Atualmente trabalha para a Mauricio de Sousa Produções e é presidente da ACB - Associação dos Cartunistas do Brasil.



Os artistas participantes da exposição são: Abel Costa, Alan Souto Maior, Alecrim, Amorim, Baptistão, Benjamim Cafalli, Bertoni, Biratan Porto, Bruno Hamzagic, Carvall, Carriero, Cleucio Chirico, Dálcio Machado, Daniel Paione, De Pieri, Dilmar Junior, Dimaz Restivo, Eder Santos, Éderson Santos, Elielson Jesus, Elihu, Emerson Coe, Fabricio Rodrigues Garcia, Fernandes, Ferreol, Gian Marques, Guaico, Guilherme Bandeira,Jaume Cullell, J.Bosco, Jean Pires, João Eduardo Duarte, Jordi, Jorge Inácio, Josú Barroso, Junião, Julinho Sertão, Júnior Lopes, Leo Dantas, Luis Gustavo Guimarães, Marcelo de Oliveira Souza Filho,Marcio Demier, Moacyr Torres, Mônica Fuchshuber, Natália Forcat, Nelson Santos, Oscar Saldarriaga, Paffaro, Paulo Branco, Renato Stegun, Rice Araujo, Rogério Chimello, Ronaldo, Rubens Júnior, Sergio Más, Sergio Morettini, Silvano Mello, Thiago de Passos Lobo, Thiago Lobo, Tiago Gomes, Toni D’Agostinho , Vencys Lao, Vicente Bernabeu, Vinicius, Viviane Yamabuchi, Wallace Seixas, Waldez, Walter Martins, Wilmar Marques, Zappa, Zépa.


Serviço:
OSCARtoons - Shopping Granja Vianna
Endereço: Rodovia Raposo Tavares, Km 23,5 – Cotia – SP
Data: de 23/02 a 4/03
Gratuito
www.shoppinggranjavianna.com.br

Azeite Cocinero apresenta nova campanha publicitária em parceria com a Rede Record



A campanha será veiculada em rede nacional e engloba ainda merchandising nos programas de Rodrigo Faro e Ana Hickman. Aproximadamente 90 milhões de consumidores em mais de 28 milhões de lares serão impactados com a iniciativa


Com a proximidade da Páscoa, período de maior consumo de azeites no ano, os azeites Cocinero estreiam a nova campanha publicitária para o produto. O comercial será veiculado na TV Record para todo o país. Cocinero também realizará ações de merchandising nos programas “O melhor do Brasil” e “Tudo é Possível”, comandados respectivamente pelos apresentadores Rodrigo Faro e Ana Hickman, escolhidos por seus perfis que reforçam a modernidade, versatilidade e qualidade que o produto oferece aos consumidores.

Os filmes são de 15 e 30 segundos e mostram uma mulher moderna fazendo compras em um supermercado. No momento em que ela retira o azeite Cocinero da gôndola surge um Cozinheiro sedutor e gentil e a surpreende com passos de Tango enquanto aparecem cenas de pratos como pizza, macarronada e salada sendo preparados com o produto. A campanha tem o objetivo de reforçar e consolidar o posicionamento da marca “O sabor irresistível na embalagem que resiste a tudo”, já que é único azeite do mercado com embalagem plástica, mais prática e segura para o dia a dia. Além disso, a intenção é aproveitar também a época de Páscoa. “A aposta é forte e concentrada neste período esperando um crescimento agressivo nas vendas”, afirma Nicola Armelini, gerente de marketing dos azeites Cocinero.

A campanha acontece de 23 de fevereiro a 30 de abril e a expectativa é que aproximadamente 90 milhões de consumidores em mais de 28 milhões de lares sejam impactados com a iniciativa. “Queremos conquistar novos consumidores e estimular a experimentação dos azeites Cocinero, mostrando seus inúmeros benefícios como a embalagem inquebrável e 100% reciclável, bico dosador, qualidade superior, entre outros”, finaliza Armelini.

Flintstones protagonizam nova campanha da Amanco



Dando continuidade à trajetória de peças publicitárias criativas e bem humoradas, a Amanco, marca comercial da Mexichem Brasil (www.mexichem.com.br) e uma das líderes mundiais e líder absoluta na América Latina em tubos e conexões, anuncia o lançamento da campanha “Ninguém mais precisa viver no passado. O futuro já chegou com Amanco”.



Criada pela DM9DDB e protagonizada pelos Flintstones, a série de três comerciais apresenta o instalador como um consultor especializado em obras e capaz de fazer com que o consumidor, representado pelo inesquecível Fred Flintstone, saia da “idade da pedra”, conheça as opções mais modernas, inovadoras e completas em tubos e conexões e em produtos da linha elétrica. Intitulado “Porco-Javali”, o primeiro filme de 30 segundos, mostra o instalador hidráulico orientando o teimoso Fred Flintstone a substituir o porco-javali responsável pelo escoamento de esgoto de sua cozinha por tubos e conexões Amanco. Ao perceber que a casa fica malcheirosa cada vez que o sistema de esgoto entope, Fred aceita a recomendação do profissional e faz a troca.

De acordo com a gerente de Marketing da Mexichem Brasil, Patricia Barreros, a ideia é mostrar, por meio de uma campanha memorável, que a Amanco é a opção de modernidade e inovação em relação às marcas disponíveis no mercado. “Toda a campanha tem a inspiração no dualismo entre passado e futuro, desde o filme publicitário até o material de ponto de venda, passando pelas rádios, Internet e até campanha interna para os colaboradores. Esse é um tema que traduz o nosso pilar de Inovação, de uma maneira divertida e lúdica”, afirma.

Para a gerente de Marketing da Mexichem Brasil, Patricia Barreros, a nova campanha contribui para fixar a marca por meio do humor, que é atributo inerente às ações publicitárias. “Continuamos valorizando o instalador hidráulico, que sempre foi protagonista em nossas campanhas, desde o lançamento da Amanco. Fomos pioneiros nesse sentido e isso se tornou uma referência no mercado”, explica.

Por que Fred Flintstone?
Segundo Patricia Barreros, a escolha do personagem foi validada a partir de pesquisa focus group com instaladores hidráulicos. A ideia era checar a identificação do personagem e clareza da mensagem, e a resposta foi excelente. “Um exemplo de depoimento que nos deixou bastante seguros foi: ‘Existem muitos Fred Flintstones na vida real, o comercial vai nos ajudar a indicar corretamente os produtos. Vai facilitar a nossa vida.”

A campanha será exibida na Rede Globo durante os jogos de futebol e outros horários. Já nas rádios, as transmissões serão durante os jogos dos campeonatos regionais, nacionais e internacionais ao longo do ano.

Próximos passos
Previstas para estrear no decorrer de 2012, as duas próximas peças publicitárias apresentarão outros produtos da linha hidráulica e elétrica da Amanco e também terão os Flinstones como protagonistas. “Ainda não podemos dar detalhes sobre os filmes, mas garantimos que o público irá gostar”, acentua a gerente de Marketing da Mexichem Brasil.
Conquista do Mercado

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos no ano passado, a marca Amanco já se consolidou no segmento da construção civil atingindo 92% de conhecimento entre os consumidores brasileiros (compradores de material hidráulico) em apenas 6 anos. Já entre os instaladores hidráulicos consultados, 77% afirmam que a Amanco é uma das marcas preferidas e 96% considerariam usá-la. Entre os projetistas, esses índices alcançaram 80% e 97%, respectivamente.

O levantamento revela que, em awareness estimulado de tubos e conexões, a marca Amanco cresceu 79 pontos porcentuais desde 2006, ano em que foi lançada no País.

FICHA TÉCNICA – CAMPANHA FLINTSTONES
Agência DM9DDB
Cliente Mexichem Brasil (Amanco)
Produto
Tubos e conexões
Direção de Criação
Sergio Valente, Marco Versolato, André Pedroso, Keka Morelle
Criação
Marcelo Torma, Edson Oda, Marilu Rodrigues e André Pedroso
Produtor de RTVC
Juliana Tangary e Gilberto Pires (Gibinha)
Atendimento
Alcir Leite, Polika Teixeira, Ricardo Zanella, Carolina Gama Porto, Mariah Costa, Suzana Poli e Marcelo Trivilato
Planejamento
Cynthia Horowicz, Stella Manzano, Flavia Monteiro e Daniel De Tomazo
Mídia
Monica de Carvalho, Patricia Muratori, Francisco Rosa, Jodson Ferreira
Aprovação Cliente
Patricia Barreiros, Mauricio Harger, Vinicius Zirondi e Arthur Ginder
Produtora de Imagem
Fulano Filmes
Diretor de Cena
René Sampaio
Diretor de Fotografia
Ted Abel
Atendimento Produtora
Equipe Fulano Filmes
Produtor Executivo
Equipe Fulano Filmes
Montador
Arthur Brito
Finalizador
Equipe Fulano Filmes
Produtora de Finalização
Vetor Zero e Fulano Filmes
Diretor de Computação gráfica
Alceu Baptistão
Produtora de Som
Sax so Funny
Produtor
Zezinho Mutarelli
Atendimento Produtora de Som
Tatiana Ornellas

Espaço Cultural Citi recebe mostra "A Aparência e os Vestígios do Enigma", de Taisa Nasser, até 13 de abril


Depois de expor em Paris, Berlim e Nova York, a artista plástica e arquiteta paulistana Taisa Nasser apresenta a mostra A Aparência e os Vestígios do Enigma no Espaço Cultural Citi, a partir de 13 de fevereiro. São 20 telas abstratas com dimensões variadas, em que a artista utiliza diversas técnicas e texturas, tendo como traço marcante os contrastes cromáticos. Com curadoria do crítico de arte Jacob Klintowitz, a exposição poderá ser vista até o dia 13 de abril.

O curador ressalta que esse trabalho propõe “um acentuado vir a ser, uma discussão sobre caminhos, uma proposta de novo entendimento da arte, a expressão como mensagem psíquica, a forma como desejo de transcendência”.

O Espaço Cultural Citi é a galeria pública visitada mensalmente por cerca de 50 mil pessoas que trafegam pela Avenida Paulista e região. O espaço mantém desde 2005 a sua vocação de mostrar obras de arte no centro vital de São Paulo. Passaram por ali as obras de nomes consagrados, como Marcello Grassmann, Rubens Gerchman, Luiz Paulo Baravelli, Gregório Gruber, Romero Britto, Newton Mesquita, Odetto Guersoni, Ivald Granato, Takashi Fukushima, Caciporé Torres, Sérgio Lucena, Antonio Peticov, Maurício de Sousa, Claudio Tozzi, Marcello Nitsche, Odilla Mestriner, Aldemir Martins e Shoko Suzuki, além de jovens que se firmam como Luciana Maas, Maurício Parra, Carola Trimano e Manu Maltez.

O Espaço Cultural Citi (Av. Paulista, 1111, térreo, fone 11.4009.3000) fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h. Acesso a pessoas com necessidades especiais pela Alameda Santos, 1146. A entrada é gratuita.

Mais informações sobre o CitiBrasil em www.citi.com.br / flickr.com/CitiBrasil / facebook.com/CitiBrasil

Enigma – Os contrastes cromáticos e a força espiritual são traços marcantes nas obras expostas. Jacob Klintowitz considera que esse trabalho de Taisa Nasser coloca em pauta uma discussão “sobre caminhos, uma proposta de novo entendimento da arte, a expressão como mensagem psíquica, a forma como desejo de transcendência”.

Para o curador, a pintura da artista tem origem no movimento abstrato informal e expressionista. “No Brasil, este movimento teve uma forte conotação filosófica e, em boa parte, esteve próximo da meditação e da investigação de estados sutis da mente”. Klintowitz acrescenta que “a artista com o seu trabalho não só parte desta tradição, como acrescenta a ela um vivência estética fundada no contato direto com o Self e em harmonia com estados de elevação espiritual. É este dado explícito espiritual que a artista acrescenta à tradição”.

Europa e EUA – Apesar de viver no Brasil, Taisa Nasser recebeu convites para expor sua fase atual de trabalho na Europa e nos Estados Unidos. Em Paris, uma de suas telas recebeu o prêmio Toile d’Or de l’an 2011, na exposição do Salon Des Indépendants - Grand Palais, Paris, concedido pela Federation Nationale de la Culture Française.

Na visão do curador, esse percurso por três dos mais importantes pólos culturais urbanos do mundo, com boa receptividade, demonstra que o “seu vigor expressionista foi entendido como uma contribuição de vitalidade, um seguimento natural da tradição expressionista brasileira. Agora, em 2012, pela primeira vez, este trabalho é mostrado no Brasil, como um encerramento deste itinerário e uma proposta de diálogo com o público e a arte brasileira.”

A aparência e os vestígios do enigma, por Jacob Klintowitz

Esta é uma pintura feita de matéria. É a primeira e verdadeira personagem da pintura e é o que constitui o seu universo de sugestões tácteis e visuais. E a matéria é também o seu conceito essencial: uma arte saturada de realidade.

Impregnada de pigmento e textura, esta pintura nos faz perguntar, a cada momento, qual o seu significado, o que está aquém e além destas cores, que ocupam inteiramente o horizonte e a nossa percepção. O pigmento saiu do plano para a tridimensionalidade e a textura é uma condensação corpuscular, erupção de um universo subjacente que adquiriu independência e se tornou protagonista na nova dimensão.

A ação vertiginosa da artista Taisa Nasser, a rapidez e a certeza de execução, a coerência formal do seu trabalho, impuseram a sua pintura à consideração do circuito artístico.

Há uma constante na pintura de Taisa Nasser que ajuda a explicar o interesse que a sua obra desperta. Tanto na fase anterior, lírica, sensível e de harmonias cromáticas, quanto na atual, fortemente matérica e de contrastes cromáticos, há um acentuado vir a ser, a expressão se coloca como mensagem psíquica e a forma como desejo de transcendência.

Certamente esta arte que acredita e confia em seu próprio ser tem um forte atrativo num mundo marcado pela massificação da informação e a ênfase no medo. De muitas maneiras, uma expressão tão franca como a pintura de Taisa Nasser, afirmativa e propositiva, e que simplesmente se coloca como uma alternativa de diálogo, é estimulante. O seu caráter espiritual é compatível com uma tendência mundial que procura o significado profundo da existência em oposição à crença na gratuidade da vida.

A pintura de Taisa Nasser tem origem no movimento abstrato informal e expressionista. No Brasil, este movimento teve uma forte conotação filosófica e anímica e, em boa parte, esteve imbricado na meditação e na investigação de estados sutis da mente. A artista, com o seu atual trabalho, não só parte desta tradição, como acrescenta a ela uma vivência estética fundada no contato direto com o Self e na harmonia com estados de elevação espiritual.

Sobre o Citi – Citi, empresa-líder em serviços financeiros globais, tem aproximadamente 200 milhões de contas e realiza negócios em mais de 160 países e jurisdições. O Citi oferece a pessoas, corporações, governos e instituições uma ampla série de produtos e serviços financeiros, incluindo serviços bancários e de crédito ao consumidor, serviços bancários corporativos e de investimentos, corretagem de valores e administração patrimonial.

Campanha #doeumlivro bate recorde e começam as entregas das doações



A edição 2011/2012 da campanha #doeumlivro, que nasceu no twitter, atingiu um recorde de doações. Nas duas primeiras campanhas, foram arrecadados cerca de 180 mil exemplares em cada uma delas. Agora, foram recebidos 215.500 livros. Nos vários estados participantes, começam as entregas das doações. Uma delas acontece no dia 4 de março, às 9h, em São Paulo: uma caravana sai da Casa das Rosas, na av. Paulista, para levar para a biblioteca comunitária Unidos da Doze nas Letras os cerca de 500 livros arrecadados durante a campanha #doeumlivro, nascida no twitter. A Unidos da Doze fica à rua Miguel Fleta, 376 B, no Parque Dorotéia.

A campanha #doeumlivro bateu o recorde de obras recebidas. Se nas duas primeiras edições – 2009/2010 e 2010/2011 – foram arrecadados 180 mil livros em cada uma, agora o total foi de 215.500 livros. Em todos os estados participantes, os livros começam a ser distribuídos. Em São Paulo, uma caravana sairá da Casa das Rosas (av. Paulista, 37), às 9h do dia 4 de março para levar livros para a biblioteca comunitária Unidos da Doze nas Letras, na sede da Associação Esportiva Unidos da Doze, à rua Miguel Fleta, 376 B, no Parque Dorotéia. Ao total, são cerca de 500 livros, 400 deles arrecadados durante a campanha #doeumlivro, surgida no twitter, pelo bar Mortadela Brasil do no Mercado Municipal de São Paulo e cerca de 100 doados pelo escritor Inácio de Loyola Brandão. Além dos livros, o programa "São Paulo, um estado de leitores" estará levando para o evento um contador de histórias. O bar Mortadela Brasil levará lanches para o evento. Já Milena Caldeira, uma das coordenadoras da campanha, levará um grande bolo.

"Esperávamos bater o recorde, já que as pessoas estão cada vez mais engajadas na campanha, mas chegar aos 215.500 superou até as nossas melhores expectativas”, diz José Luiz Goldfarb, diretor de Divulgação e um dos coordenadores da campanha. “Mais uma vez a #doeumlivro mostrou a força do twitter, já que a campanha começou dentro dele. Em três anos, já foram arrecadados mais de 500 mil livros. Ou melhor, um número que se aproxima dos 600 mil, já que são cerca de 575.500 livros recebidos", acrescenta.

Também foi pelo twitter que conhecemos este incansável e competente Paulo Toledo, presidente da ONG (Associação Unido das Doze), durante uma discussão sobre a importância das bibliotecas comunitárias. É um prazer imenso ver que nossa parceria e várias outras estabelecidas pela Unidos da Doze já deram resultados. Participamos da inauguração da sede no ano passado e agora, um ano depois, podemos participar com a entrega de livros", afirma Goldfarb.

De acordo com o multidisciplinar Goldfarb, entre outros curador há 21 anos do Prêmio Jabuti, “o #doeumlivro é um exemplo de como as redes sociais que se formam no twitter podem extrapolar os limites da dimensão virtual, ganhar as ruas das cidades, fazer a diferença e transformar a realidade", afirma.
As doações para a campanha foram feitas principalmente na Droga Raia, que disponibilizou suas lojas em vários estados do País: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Em São Paulo, também puderam ser feita no bar Mortadela Brasil, no box 4 do mezanino do Mercadão de São Paulo: “Demos 10% de desconto na conta de quem apoiou a campanha com um ou mais livros. Isso porque o livro é o alimento da alma”, conta José Maurício de Freitas, um dos sócios do estabelecimento.

Este ano a campanha teve o apoio da Fundação Abrinq e da Sempre um Papo. Em Belém, a campanha contou com a parceria da Biblioteca Pública Artur Vianna, que concentrou todas as doações, que mais tarde serão encaminhadas para bibliotecas do Estado. As doações foram realizadas nos shoppings Boulevard Belém, Patio Belém e Castanheira.

Campanha surgiu há três anos
De maneira informal, há três anos alguns twitteiros passaram incentivar outros twitteiros a doarem livros no final do ano. A proposta teve receptividade e adesão avassaladoras e logo se tornou a campanha #doeumlivro. Organizada por Heber Dias de Souza, José Luiz Goldfarb, Laura Furquim Xavier e Milena Caldeira, a campanha se tornou um dos assuntos mais comentados no ambiente do twitter (em alguns dias a TAG chegou a ser a mais mencionada no twitter brasileiro) e foi “abraçada” por artistas, jornalistas, políticos e empresários, como Maria Rita, Serginho Groisman, Paulo Coelho e Willian Bonner. Rapidamente, a iniciativa evoluiu para um projeto objetivo e consistente, com parcerias em todo o País. Muitos postos de coleta foram disponibilizados e os livros começaram a surgir – em grande quantidade. Ao final, foi arrecadado o surpreendente número de 180.455 livros. Na segunda campanha (2010/2011) os números foram praticamente idênticos. Agora, o total arrecadado foi de 215.500 livros. Em três anos, já foram arrecadados mais de 500 mil livros. Ou melhor, um número que se aproxima dos 600 mil, já que são cerca de 575.500 livros recebidos.