10.9.09

Objeto Brasil participará do Idea International Conference, evento norte-americano referencia do design mundial

O Idea International Conference é o mais importante evento do setor e tem relevância mundial. Serão quatro dias de palestras e workshops. A edição deste ano será realizada entre os dias 23 e 26 de setembro, em Miami.

Entre os dias 23 e 26 de setembro, será promovido em Miami o evento norte-americano mais esperado do ano, o Idea International Conference, circuito de palestras e workshops que tem por objetivo abordar tendências de design e desenvolvimento de produtos, reunindo renomados profissionais do cenário norte-americano e mundial gerando o intercambio de conhecimento.
Além de proporcionar aos participantes a possibilidade de networking e negócios. A expectativa de público é de aproximadamente 800 pessoas entre profissionais, estudantes e acadêmicos.

Participarão da conferencia representantes de grandes universidades e corporações como Apple, BMW, Dell, GE, Herman Miller, HP, IBM, Microsoft, Motorola, Procter & Gamble, Samsung, Whirlpool; e consultorias de design como BMW designworksUSA, Continuum, IDEO, Frog Design, Insight, Michael Graves Design, Smart Design, Ziba.
Para a edição de 2009, o presidente do evento é Bruce Claxton, VP de Design da Motorola.

A Associação Objeto Brasil pioneira na promoção do design nacional, também terá seu espaço no circuito de palestras, o coordenador do Premio IDEA/BRASIL, versão nacional do mais importante premio de design no mundo - IDEA Awards, Daniel Joppert, fará palestra intitulada “IDEA/BRASIL Award e a mobilização do design no Brasil”, com o intuito de fomentar o desenvolvimento, aperfeiçoamento técnico e tecnológico agregando valor ao produto brasileiro.

Daniel Joppert - Publicitário com atuação focada na coordenação de projetos. Trabalhou com marketing de relacionamento para Mastercard, Sadia e Petrobrás. Atuou no desenvolvimento e implantação de projetos como Genesis do fotógrafo Sebastião Salgado e Prêmio IDEA/Brasil.

Premio IDEA BRASIL – É a única premiação fora dos Estados Unidos, Para a edição deste ano foram pré-inscritos 1.200 trabalhos. Deste total, 419 foram selecionados e 103 premiados. Estes estão concorrendo diretamente ao premio norte-americano.

O que é a Objeto Brasil – Criada em 1996, a Associação Objeto Brasil é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) voltada à promoção do design brasileiro no Brasil e no mercado internacional. A entidade é membro do International Council of Societies of Industrial Design (ICSID).

Serviço:
Conferencia Internacional do Design Norte-americano
Data: 23 a 26 de setembro de 2009
Local: Loews Miami Beach Hotel em Miami, EUA.

Diversidade, beleza, contraste: o Brasil em 40 fotos


Exposição “Meu olho Esquerdo”, na Caixa Cultural São Paulo, reúne fotos do Brasil não-oficial captado pelo olhar peculiar de Ed Viggiani

A Caixa Cultural São Paulo, em São Paulo (SP), apresenta de 19 de setembro a 1 de novembro a exposição “Meu Olho Esquerdo", do fotógrafo paulistano Ed Viggiani. A mostra reúne uma seleção de 40 fotografias produzidas de 1988 a 2008, todas em P&B, período em que rodou os quatro cantos do Brasil e fronteiras registrando o contraste e a diversidade étnica-cultural do País. Elas revelam o brasileiro nas mais diversas situações do cotidiano sob um ponto de vista pessoal, muito além do registro do belo, um olhar que fita o povo, a cidade, o futebol, a religião e a condição social num instante nem sempre observado. Este é o conceito que molda e dá nome à mostra "Meu Olho Esquerdo": "Estou voltado para o anônimo, não à imagem oficial. É uma mania de andar na contramão", comenta o fotógrafo. Como resultado, temas aparentemente distintos como uma partida de futebol inserida no espaço urbano, romeiros de várias crenças unidos pela fé ou o cotidiano de uma família de migrantes se cruzam numa mesma linguagem visual que transpõe o estado anímico de realidades tão diversas deste Brasil de muitas nações, de muitos povos.

Forma e conteúdo
Enquanto a oposição do preto e branco imprime força nas imagens fotografadas e simboliza diretamente o Brasil dos contrastes, outro detalhe na forma desta produção de Ed Viggiani vale destaque. Todas as fotografias da exposição foram registradas em filmes analógicos, e as ampliações feitas manualmente em papel fotográfico. Segundo o artista, o que muda neste caso é a postura do fotógrafo que se vê impelido a registrar uma imagem conscientemente. “O filme me obriga a observar mais atentamente antes de disparar o dedo. É daí que sai a imagem, o trabalho documental”.



É claro que a foto também retrata seu próprio autor, o que ele pensa, sente, percebe, capta. Desde que começou a fotografar, aos 20 anos, Ed Viggiani mantém coerente o discurso social em sua produção fotográfica, engajamento que move sua carreira desde o primeiro trabalho que realizou quando ainda era estudante de Ciências Sociais na USP, em 1978, em solidariedade à causa dos pescadores caiçaras de Trindade (RJ) que lutaram contra a construção de um condomínio de luxo em área de preservação ambiental na região.

A exposição “Meu Olho Esquerdo” será aberta para convidados e imprensa no dia 19 de setembro, sábado, às 11h, com participação do fotógrafo.



Ed Viggiani
Paulistano, autodidata, o fotógrafo Ed Viggiani nasceu corinthiano em outubro de 1958. Começou a fotografar em 1978, quando já colaborava com diversos órgãos da imprensa como fotojornalista.

Em 1981, trabalhou no Jornal O Povo, de Fortaleza (CE), com Chico Albuquerque (1917 – 2000), lenda da fotografia no Brasil e fotógrafo de reconhecimento internacional, e um ano foi assistente de Chico Albuquerque no estúdio da agência Mark Propaganda em 1982. Seguiu para o Rio de Janeiro (RJ), onde de 1983 a 1984 trabalhou na sucursal da revista IstoÉ.

De volta a São Paulo, fez parte da equipe de fotógrafos nas revistas IstoÉ e Veja, nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, e na sucursal paulistana do Jornal do Brasil. Em 1991 fez a primeira individual com "Matando o Tempo a Golpe de Luz", na Galeria da Fotoptica, exposição premiada como a melhor do ano pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). No mesmo ano recebeu o prêmio The Mother Jones International Fund for Documentary Photography, em São Francisco, EUA, pelo ensaio fotográfico “Irmãos de Fé”, que retratava a religiosidade popular no Brasil.

Em 1993, apresentou a exposição "Paris em Preto-e-Branco" no Museu de Artes de São Paulo (MASP). Foi idealizador e coordenador editorial do livro "Brasil Bom de Bola", em 1988, lançado nas principais capitais do Brasil e no Museu do Louvre, em Paris, França, durante a Copa do Mundo.

Em 1999 recebeu o prêmio J.P. Morgan de Fotografia com o trabalho "O Retrato da TV", cujas obras foram adquiridas e integradas ao acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).

Ainda no final da década de 1990, participou do projeto Brasil sem Fronteiras, cujos ensaios estão reunidos no livro homônimo lançado em 2001 e em 2002 recebeu o Prêmio Abril de Reportagem Cultural pela matéria “Alma Caipira", publicada na revista National Geographic.

É autor do livro de fotografia “Brasileiros Futebol Clube”, publicado em 2006 com apresentação de Luis Fernando Veríssimo, obra que foi objeto de estudo no currículo do Curso de Jornalismo da Escola de Comunicação e Artes da USP, em 2008.

Suas obras integram os acervos fotográficos do Museu de Arte de São Paulo (MASP), do Instituto Cultural Itaú de São Paulo, da Casa da Fotografia Fuji e da Fundação Suíça para a Fotografia, em Zurique. Atualmente, Ed Viggiani colabora também para diversas editoras e agências de notícias e de fotografia.

Ademar Assaoka
Designer gráfico, iniciou sua carreira em 1968 na revista Veja. Foi editor de arte e autor de diversos projetos gráficos de revistas como Ícaro e Contigo, do jornal Gazeta Mercantil, além de projetos para comunicação empresarial. Durante sete anos dirigiu a premiada Revista Goodyear. Editou livros como “Fortaleza 27 graus”, “Soluções de Palhaços”, “Benditos” e “Brasil Sem Fronteiras”. Assaoka coleciona premiações o design nacional, como Prêmios Aberje, prêmio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, Prêmio Ouro do Clube de Criação de São Paulo, Prêmio Classic de Artes Gráficas, da Cia. Suzano de Papel e Celulose, Prêmio Fernando Pini de Excelência Gráfica, da Abigraf, e tem seu trabalho publicado na revista Print America’s Graphic Design Magazine, uma das principais revistas dedicadas ao Design Gráfico nos Estados Unidos. É parceiro de trabalho com Ed Viggiani há 22 anos.

Serviço
“Meu Olho Esquerdo”
De 20 de setembro a 1 de novembro de 2009
De terça a domingo, das 9 às 21h
Entrada franca
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 - São Paulo (SP)
Galeria Humberto Betetto
Fone: (11) 3321-4400
www.caixa.gov.br/caixacultural

FutureBrand tem dois trabalhos premiados no 9º Prêmio ABRE Design & Embalagem

A consultoria em branding FutureBrand teve dois trabalhos de embalagem premiados no 9º Prêmio ABRE Design & Embalagem, organizado pela Associação Brasileira de Embalagem. Na categoria Sustentabilidade, saíram vencedoras as embalagens desenvolvidas para os sabonetes em barra da linha Taeq. Já as embalagens para a linha de biscoitos integrais Combina Com Seu Dia, da Nestlé, foram premiadas na categoria Design Gráfico de Alimentos Salgados. O Prêmio ABRE é considerado um dos mais importantes do Brasil na categoria, e as peças vencedoras serão expostas nas principais feiras mundiais, podendo concorrer ao WorldStar, o mais importante prêmio internacional do setor, realizado pela Organização Mundial de Embalagem (WPO).

PROJETOS PREMIADOS
Sabonetes em barra Taeq - A sustentabilidade é uma das novas demandas da sociedade e motivou o alinhamento das embalagens da marca. O desafio era o de incentivar o programa de coleta seletiva, promovendo a educação dos consumidores com dicas e orientação para a reciclagem por meio das caixas dos produtos. Os sabonetes em barra Taeq estão em conformidade com a norma ISO de Auto-Declaração Ambiental porque também trazem nas ilustrações a composição dos materiais da embalagem.

Taeq foi desenvolvida pela FutureBrand e pelo Grupo Pão de Açúcar em 2007. O desafio era desenvolver uma marca própria relevante, aspiracional e abrangente, que abrigasse produtos de diversas categorias e que pudesse ser comercializada nas lojas de quatro bandeiras do Grupo (Pão de Açúcar, Extra, Sendas, Comprebem). O trabalho incluiu o desenvolvimento das identidades verbal e visual da marca, a definição dos cinco pilares (Orgânico, Nutrição, Casa, Esporte e Beleza) e a idealização do visual das embalagens.



Nestlé Combina Com Seu Dia - Nas versões Original e 3 Cereais, os minipacks com 6 embalagens de 21 gramas são uma extensão da marca Nestlé Combina Com. Figuras formadas com pedaços do biscoito ilustram as embalagens, inspirados na versatilidade do Tangram, antigo quebra-cabeça chinês. Representando diferentes situações de pausa na correria do dia a dia, como falar ao celular, ler um livro, ouvir música, entre outras, os personagens sugerem, de maneira divertida, formas de combinar a rotina com o bem-estar proposto pela linha. A identidade visual da marca Combina Com ˆ cor verde predominante, textura gráfica e tipografia ˆ, projetada pela FutureBrand em 2007, foi preservada.

SOBRE A FUTUREBRAND
A FutureBrand BC&H é uma consultoria em branding que atua há sete anos no país. A operação brasileira da FutureBrand, do grupo de comunicação Interpublic, é dirigida por Hélio Mariz de Carvalho e Cesar Hirata. A FutureBrand BC&H trabalha o conceito de marca de maneira ampla, desde a sua concepção até a implementação e monitoramento, passando pelo desenvolvimento e pela consolidação de suas expressões visual e verbal.

A consultoria busca, dessa forma, traduzir a essência de uma marca, facilitando a assimilação de seus valores e crenças e de suas formas de atuação. A FutureBrand auxilia seus clientes na construção de identidades poderosas, que acentuam a diferenciação, geram preferência e aumentam o valor da empresa, preparando-a para os desafios do futuro.

Entre os principais clientes da FutureBrand BC&H estão conceituadas companhias como AstraZeneca, Comgás, Garoto, Itaú, Medley, Mistral, Nestlé, Pão de Açúcar, RBS, Ultra e Whirlpool. A FutureBrand BC&H trabalha com metodologia própria, por meio de disciplinas integradas que cobrem todas as áreas da construção de marcas, tais como Estratégia, Inovação, Identidade Visual, Identidade Verbal e Design Ambiental.

O design brasileiro atual: inovação e visão estratégica



Com Ana Couto e Guto Indio da Costa


O site Polo de Pensamento vai promover no Rio de Janeiro um ótimo curso com Ana Couto e Guto Indio da Costa. O objetivo do curso é apresentar um panorama do design brasileiro atual através da visão de quem faz, mostrando que design é hoje uma das mais importantes ferramentas para inovação e competitividade das empresas, ajudando a diferenciar marcas, produtos, espaços e serviços.

15 de setembro
Guto Indio da Costa
Design industrial brasileiro hoje: abrangência e diversidade.

22 de setembro
Ana Couto
Design: relevância para os consumidores.

29 de setembro Guto Indio da Costa
Design como ferramenta estratégica com foco em inovação,diferenciação e competitividade. Os bastidores e os resultados.

06 de outubro Ana Couto
Design thinking como ferramenta de negócios.

Ana Couto é designer. Mestre em comunicação Visual no Pratt Institute, Nova Iorque, fundou a Ana Couto Design em 1993, com a proposta de trabalhar o design como ferramenta para a construção de marcas fortes. Tem diversos trabalhos publicados em meios de comuniação internacionais, como Design & Interiors e Print Magazine.

Guto Indio da Costa é designer industrial formado pelo Art Center College of Design na Suíça, é hoje sócio-diretor da Indio da Costa A.U.D.T (Arquitetura, Urbanismo, Design e Transportes), responsável pelos núcleos de Design e Transportes, Vice Presidente da ABEDESIGN (Assoc. Brasileira da Empresas de Design) e membro do Conselho de Design da Secretaria de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro.

Para mais informações acesse o site POLO DE PENSAMENTO.