28.9.10

Concept Car Citroën Lacoste


Dois nomes, CITROËN e LACOSTE, com uma visão em comum: cultivar a audácia, a criatividade e o otimismo. Foi desta comunidade de valores que nasceu o CONCEPT CITROËN LACOSTE. Emblema de um estado de espírito, de um modo de vida e de uma postura requintada, este carro torna-se uma referência evidente ao mundo do lazer e do prazer. Ele privilegia uma abordagem simplificada do automóvel para chegar ao indispensável, sem esquecer o requinte, e permite abordar a existência com uma leveza e um frescor irresistíveis.

Decidida e intrinsecamente, o novo conceito se posiciona no cruzamento do mundo automobilístico com o da moda e do esporte. A bordo, a tecnologia se insere num registro lúdico que destaca um aparente paradoxo entre perfeito controle conceitual e leveza de tom. Apoiado no seu porte diferenciado e na sua alegria de viver, ao mesmo tempo tecnológico e inovador, o CONCEPT CITROËN LACOSTE faz da viagem uma experiência inédita, uma aventura sensorial sem igual para todos seus passageiros.

Puro, simples e descontraído, porém mantendo-se sofisticado, o CONCEPT CITROËN LACOSTE coloca uma nova marca na definição do veículo de amanhã. Um veículo cujo objetivo é acabar com o ditado do “sempre mais” que reina às vezes no mundo automobilístico. Este carro vem alimentar a reflexão da CITROËN quanto a esta abordagem que se concentra sobre o essencial para criar modelos inéditos, ao mesmo tempo acessíveis e virtuosos, mas mantendo-se ambições em termos de emoções, principalmente graças a um estilo totalmente inovador.

VIVER SENSAÇÕES AMPLIFICADAS


O concept CITROËN LACOSTE pretende romper com alguns preconceitos em relação aos carros compactos, mostrando firmemente que outros caminhos existem. Chique na sobriedade, elegante na descontração, este carro apresenta logo ao primeiro olhar a morfologia de um carro esportivo fora de série: linha de cintura alta, pára-lamas volumosos e com textura, balanço mínimo, rodas nas quatro extremidades da carroçaria e aros de rodas com imagem de bolas de golfe são seus adornos. Depois, seu aspecto muito aberto chama a atenção. Ele promete favorecer claramente as sensações ao dirigir, porém mantendo inventividade e elegância.

Graças aos amplos recortes ao nível das portas dianteiras, na ausência de teto rígido, os passageiros se encontram em contato direto com a natureza. Os deslocamentos a bordo automaticamente aguçam as sensações dos passageiros que, em vez de estarem presos dentro de uma bolha protetora que os separa do mundo, evoluem para uma realidade onde as sensações são enaltecidas. E, como se isso não fosse suficiente, o concept car oferece a possibilidade de abaixar completamente o pára-brisa até seu total desaparecimento – nesta configuração, ele se encaixa exatamente com as linhas do capô. À sua maneira, o carro destaca o conceito muito atual de realidade aumentada, dentro do qual a percepção do mundo assume uma nova acuidade, como se as sensações fossem exacerbadas.

A elegância do CONCEPT CITROËN LACOSTE busca oferecer esta abordagem, mas conservando a leveza de tom que se encontra inscrita no íntimo de seus genes. A escolha do modo de propulsão é assim direcionada. Não há a necessidade de grandes cilindradas que possam sugerir a ultrapassagem de velocidades proibidas em busca de fortes emoções. O concept-car opta por um motor a gasolina de três cilindros com performances adequadas para mover um veículo de seu gabarito e de seu peso. Flexível, econômica e ecológica, esta motorização, com níveis baixos de ruído que fazem parte do ambiente lúdico da experiência, atende perfeitamente à lógica de veículo que privilegia o indispensável dentro da qual se inscreve o concept CITROËN LACOSTE.

Respeitoso ao seu meio ambiente graças à sua motorização, o veículo chama a atenção também pelas suas escolhas de concepção. Este modelo, mesmo equipado com pneus de grandes dimensões, parece mais “casar” com a natureza do que propriamente enfrentá-la. Essa impressão torna-se concreta pelo grafismo sutil sob forma de ondulações suaves das rodas do concept-car. Essa abordagem faz pensar que o motorista do concept CITROËN LACOSTE brinca com os elementos para melhor divertir-se com eles. Graças a ele, cada deslocamento assume um sentido e reveste o caráter de uma experiência nova. O mundo assim percebido se torna ainda mais bonito e mais marcante.

ABORDAR A VIDA COM ESPONTANEIDADE
Além de ser reversível, como se abordasse a existência com mais leveza e frescor, o carro apresenta volumes avantajados, musculosos e que oferecem segurança. Compacto e robusto ao mesmo tempo (comprimento de 3,45 m, largura de 1,80 m, altura de 1,52 m e distância entre-eixos de 2,30 m), este modelo expressa know-how e controle sem falhas. Desta sobriedade nasce o caráter chique e descontraído deste veículo. E sua cor dá ainda mais ênfase a este efeito: com o domínio da cor branca nacarada, a carroceria do concept CITROËN LACOSTE é reforçada por zonas azul marinho e por formas gráficas ou linhas que enaltecem os volumes do veículo.

Entrar no carro é uma questão de simplicidade. De fato, não há nenhuma porta dianteira, apenas amplos recortes combinando com o tratamento estilístico do carro. Para ocupar o banco traseiro, basta passar por cima das bordas laterais. E quando o espaço torna-se imperativo, este banco pode ser escamoteado dentro do porta-malas, liberando um espaço interno para bagagens, materiais esportivos, etc. Além disso, o carro poderá, também, ser completado com artigos esportivos especificamente desenhados para ele, como raquetes de tênis, tacos de golfe, esquis, prancha de surfe, bicicleta, bola... que permitirão a seus usuários escolherem a temática para os seus fins de semana.

No cruzamento do mundo automobilístico com o mundo da moda e do esporte, o concept CITROËN LACOSTE multiplica as referências a esses diversos universos. Assim, o espaço interno do veículo compreende numerosos porta-objetos destinados a facilitar a vida a bordo. Discretos, eles são dissimulados debaixo das extremidades do painel de bordo e dentro dos dois bancos. Fechados por meio de um zíper de cor verde, eles combinam com a mesma cor do topo dos assentos. Estes são cobertos com um tecido de algodão branco cuja trama evoca claramente as camisetas pólo, ícones da marca LACOSTE. Quanto à fixação dos cintos de segurança, eles remetem ao colarinho destas mesmas camisetas. Os assentos são cobertos com um algodão mais resistente, em forma de corda, citação direta das costuras da marca.

Tal como um guarda-roupa que se compõe de vários tipos de roupas, acessórios e materiais, o concept CITROËN LACOSTE diverte-se com várias cores e materiais. Para manter seu caráter lúdico, simples e elegante, o conceito privilegia tons óbvios tais como o branco e o azul muito escuro. Mas, para destacar o conjunto, vários toques de um amarelo muito forte, quase fluorescente, espalham-se pelo interior do carro, primeiramente ao nível das maçanetas em borracha flexível como se fossem bolas de tênis, bem como dentro dos diversos porta-objetos.

Leve e lúdico, o CONCEPT CITROËN LACOSTE tem tudo para ser considerado como um objeto familiar. Alguns detalhes fazem referência ao universo esportivo da marca do jacaré. Em várias áreas da carroceria, ao nível do capô e da divisória com o motor, foram projetados grafismos em relevo. Com um aspecto quadrado, eles parecem ter escapado diretamente de uma rede de tênis. Esses grafismos são também visíveis nos aros de rodas do concept-car mas com um desenho que, desta vez, evoca o desenho de uma bola de golfe.

ANIMAR UMA TECNOLOGIA CRIATIVA E APAIXONANTE
A bordo do concept CITROËN LACOSTE, a tecnologia inscreve-se dentro de um registro lúdico e destaca este aparente paradoxo entre controle conceitual e leveza de tom. Assim, este modelo não possui nenhum teto fixo e mostra, no lugar dele, uma estrutura em forma de “T” que é fixada ao nível do pára-brisa para prolongar-se até o porta-malas. Verdadeira coluna vertebral para este modelo, suas funcionalidades são múltiplas. Ajuda preciosa para instalar-se a bordo do carro, este “T” esconde também um dispositivo astucioso que oferece um abrigo mais completo aos passageiros. Uma capota automática que se abre ao longo desta estrutura para formar um teto soft.

Na mesma filosofia, a faixa do painel transforma-se na tela do painel de instrumentos. Ela serve de suporte às informações de direção, tais como velocidade ou indicações direcionais. As mensagens aparecem sob a forma de pictogramas com pixels super-dimensionados. Associado ao posto de direção, o volante de dois raios do concept CITROËN LACOSTE surpreende pela sua concepção apurada, sua simplicidade e sua amplitude. Contudo, quando se trata de deixar espaço para a entrada dos passageiros dianteiros, este último pode ser deslocado de seu eixo habitual. Enfim, até mesmo os faróis dianteiros e as luzes traseiras do concept car fizeram-se discretos até ficarem invisíveis. Dissimulados debaixo da pele azul marinho do veículo, eles só aparecem então quando eles entram em ação. Além de uma sobriedade visual aparente, esta solução permite uma encenação única e feérica das funções de iluminação.

Programa Avesso traz os bastidores da campanha de aniversário do Carrefour



No programa Avesso dessa semana, vamos conhecer os bastidores das ações de comemoração dos 35 anos da chegada do Carrefour ao Brasil. Quem assina a criação da campanha é a agência F/Nazca, que nos propõe reviver o passado e nos levar a época da chegada da rede ao Brasil.

Para a comemoração foram planejadas ações integradas que nos remetem aos símbolos e ícones da década de 70. “Os anos 70 do ponto de vista cultural é muito rico, por isso apostamos nessa ideia de volta ao passado para a nossa campanha”, diz José Melchert, Gerente de Marca e Comunicação do Carrefour. Para isso, foi recriada no estacionamento da loja da Marginal Pinheiros, uma réplica do que seria a primeira loja do Carrefour no Brasil. A agência Bullet foi a responsável pela montagem do espaço, “tivemos que montar toda a loja durante uma noite, no período em que a loja está fechada para o público”, afirma Fernando Figueiredo, Presidente da Bullet. “A idéia dessa loja cenográfica é realmente mostrar essa coisas da época como elas eram. Os eletrodomésticos da época, as embalagens da época, os produtos da época”, completa Figueiredo.

Também na loja da Marginal Pinheiros os clientes foram surpreendidos com um flash mob, formado por 12 bailarinos dançando e vestidos como nos anos 70. “A ideia era surpreender o consumidor com uma ação inusitada”, conta José Melchert.

Além disso, também foi feito um filme institucional da marca. “A gente criou um filme, que também começa em 1975, que um grupo de amigos vem nesse tal de Carrefour. Em uma passagem de tempo o filme volta abrir em 2010”, quem nos conta é Marcio Alemão Delgado, Diretor de Criação da F/Nazca. A Diretora Fabrizia Pinto da Felicità, produtora responsável pelo filme, revela como fizeram para criar a sensação de filmes dos anos 70 nas imagens.

“Sem dúvida nenhuma os anos 70 fizeram época”, comenta Ana Maria Braga.

Confira os bastidores, ao ritmo dos anos 70 e de toda essa grandiosa campanha comemorativa do Carrefour no programa Avesso.

QG Propaganda cria campanha de aniversário para o BIG


Com o objetivo de aproximar ainda mais a marca BIG de seu público-alvo e reforçar a política de preço baixo da rede, a campanha apresenta a assinatura “Aniversário BIG. Uma festa de preços baixos para você aproveitar” e é composta por uma grande variedade de peças como: enxoval de PDV, anúncios de ofertas, outdoors, fronts, layout background do twitter, divulgação no blog da marca, jingle para rádio (mídia e a rádio da loja), VT para ônibus, folheto e comercial de TV.

O filme tem com duração de 1’, 30” e 15”, e mostra o hipermercado cheio de consumidores felizes por estarem aproveitando os preços baixos em todos os setores da loja, embalados por uma animada e popular trilha sonora, além das janela de ofertas.

Segundo Paulo Zoega, sócio diretor da QG Propaganda, a campanha tem como finalidade aproximar a marca BIG do seu principal consumidor. “O interessante desta campanha foi à criação de um ambiente festivo, passando oportunidade de produtos com preços mais baixos, um jingle vibrante e com o objetivo de transmitir momento especial na hora da compras”, sustenta Paulo Zoega, da QG.

Ficha técnica
Título: Aniversário BIG
Gerente de Marketing do Hipermercado BIG: Eliane Ramos
Diretor Formato Hipermercado: Adriano Prado
Direção de Criação Nacional: Marcelo Droopy
Direção de Criação: Telmo Lanes
Redator: Keigiro Ueno
Diretor de Arte: Roberto Lopes e Fernando Geisel
Direção de Atendimento: Mara Bussolin
Executiva de Contas: Milene Santos
Produção Vídeo: Black Maria
Produção RTV: Bernardo Silva
Finalização: Black Maria
Produtora de áudio: Gogó Produtora

Livro reúne desenhos do acervo pessoal de Marcelo Grassmann


Reconhecido principalmente por seu trabalho como gravurista, Grassmann revela ao público seu “caderno de desenhos”, com trabalhos escolhidos por ele e pela organizadora da obra, Lygia Eluf. Lançamento, pela Imprensa Oficial e Editora da Unicamp, está marcado para o dia 4 de outubro, na Casa das Rosas, em São Paulo.

Retratando quimeras, cavaleiros, donzelas medievais e personagens fantásticos, desde a década de 1950, o artista Marcello Grassmann é um dos maiores talentos da gravura no Brasil e seu trabalho ultrapassou fronteiras, tornando-se reconhecido em todo o mundo. Seu interesse por esse tipo de personagens vem desde a infância, a partir do universo das histórias em quadrinhos. Também reverenciado por sua atuação como desenhista, Grassmann abriu seu acervo pessoal, agora revelado em “Coleção Cadernos de Desenho”, publicação organizada por Lygia Eluf e que a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, em parceria com a Editora da Unicamp, lança no dia 4 de outubro (segunda-feira), às 19 horas, na Casa das Rosas, em São Paulo – Av. Paulista, 37.

Os desenhos foram selecionados por Grassmann e Eluf. Ela conta que a ideia dos cadernos de desenho sempre a fascinou. “Por meio dessas anotações, quase despretensiosas, muitas vezes somos capazes de registrar a essência de nosso pensamento visual”, explica. Eluf acrescenta que a obra pretende revelar o que está oculto, guardado na intimidade do caderno de bolso, do ateliê, da expressão primeira do artista em contato com o mundo que o cerca.

A primeira parte do livro, intitulada “Os grifos ao espelho”, é apresentada pelo professor do curso de história da arte na Unifesp, André Tavares. Para ele, os desenhos e gravuras de Grassmann “são um suporte para a fabulação e para o movimento contínuo da imaginação. O papel, ali, é pretexto”. Tavares afirma ainda que o caderno começa com duas peças atípicas – uma natureza morta e um retrato a lápis – que revelam já a percepção dramática das coisas que cercavam Grassmann.

A segunda parte, “Obsessões”, tem apresentação de Paulo M. Kühl, professor de história da arte do Instituto de Artes da Unicamp. Sobre o conjunto de rostos, de cavaleiros, de mulheres, de animais, de alguns casais, escreve: “As figuras parecem-nos familiares, mas não conseguimos identificá-las. Sim, há mulheres (quais mulheres?), cavaleiros (de onde mesmo?), animais que se assemelham a gatos, cavalos etc., mas por que razão estão ali? São desenhos que parecem narrativos, mas nada nos dizem de concreto. As figuras dos cavaleiros, com seus elmos, armas e armaduras, direcionam-nos para um mundo vagamente mitológico, mas desconhecemos a linha narrativa a que pertencem”.

Um dos primeiros reconhecimentos conquistados por Grassmann foi o prêmio da categoria na Bienal Jovem de Paris em 1960. Entre os locais que frequentou e que moldaram sua formação estão a Academia Albertina e a Academia de Artes Aplicadas em Viena. No Brasil passou pelos ateliês de Poty Lazzarotto e Henrique Oswald. Vive atualmente em São Paulo.

Abertura da exposição “7 anos de Design”

Nesta quarta-feira (29), às 19h30, o Clube de Criação do Paraná promove coquetel de abertura da exposição “7 anos de Design”, na sede do CCPR, na rua Mateus Leme, 4700. A exposição irá apresentar as peças de design que foram premiadas nas sete edições dos anuários produzidos pelo Clube e faz parte das Ações Paralelas da Bienal Brasileira de Design 2010.

Santa Clara cria para Petybon














A Santa Clara criou campanha impressa de Petybon, da J.Macêdo. Com o conceito “O gourmet do dia a dia”, os anúncios apresentam de forma bem-humorada receitas adaptadas para cada situação, como por exemplo, diferenciando um jantar com os pais de um jantar sozinho à frente da TV.

Com veiculação nas revistas Caras e Prazeres da Mesa, a ação marca o lançamento do novo posicionamento de Petybon: “O prazer em fazer, em comer. Mais casa, menos restaurante.”.



FICHA TÉCNICA
Título: Receitas
Anunciante: J.Macêdo
Produto: Petybon
Agência: Santa Clara
Redação: Raphael Quatrocci
Direção de Arte: Luter Filho
Direção de Criação: Fernando Campos, Carlos André Eyer, Murilo Lico
Art Buyer: Soraya Asdurian, Rachel Schein
Fotografia: Eduardo Rodrigues, Sérgio Pagano
Produção de Culinária: Peninha
Planejamento: Ulisses Zamboni, Bru Figueiredo
Atendimento: Fernanda Costa, Mariana Zavanella
Aprovação/Cliente: Marcos Póvoa, Alexandre Benati, Rodrigo Takami