17.5.10

Samsung fecha parceria com Eduardo Kobra para criação de obras tridimensionais


Para que o consumidor brasileiro se habitue cada vez mais a tecnologia 3D, a Samsung firmou uma parceria com o artista plástico Eduardo Kobra para a criação de duas pinturas exclusivas para a marca. A ação, que acontecerá dentro de dois shoppings da cidade de São Paulo, consiste em criar uma pintura anamórfica – imagem que passa a ideia de ser tridimensional – e permitir que o público interaja com a obra.

A inspiração para as criações é o lançamento da nova TV LED 3D Samsung, a primeira TV 3D produzida no Brasil. Além das pinturas, o público poderá testar as TVs 3D no local e vivenciar a chegada de uma nova forma de entretenimento doméstico ao país.



Eduardo Kobra é um artista plástico paulistano, cujas obras retratam todo o urbanismo da capital paulista. Ele é autor do projeto “Muro das Memórias”, que busca transformar a paisagem urbana através da arte e resgatar a memória da cidade. Desde 2006 já foram entregues 19 murais, em diferentes avenidas e ruas de São Paulo. Em janeiro de 2009, entregou para o aniversário de São Paulo um mural de 1000 metros quadrados na Avenida 23 de Maio, que mostra cenas da década de 20. A ideia desse projeto é estabelecer uma comparação entre o ar romântico e o clima de nostalgia do passado, com a constante agitação dos grandes centros urbanos, como a São Paulo de hoje. Kobra desenvolve ainda trabalhos que misturam o traço do grafite rico em sombra, luz e brilho e o resultado são murais tridimensionais que permitem ao público interagir com suas criações.

Serviço
Shopping Eldorado
de 13/5 a 26/6

Morumbi Shopping
de 15/5 a 30/6

Designer internacional brasileira revoluciona técnica de filigrana


Emoção e criatividade podem ser encontradas na coleção de jóias de filigrana, desenhada pela designer internacional Thaís Guarnieri, intitulada “Árvores da Vida e suas Flores”.

As jóias se destacam pela singularidade artística por meio de linhas sinuosas com fios de prata (950k) e ouro (18k) formando arabescos com delicados aspectos de rendas. A coleção é formada por colares, pulseiras e pingentes raros que representam os símbolos do amor e da harmonia que caracterizam a natureza. Além disso, a artista desenvolve uma gama de esculturas em prata, cristal e filigrana que dão personalidade a cada peça e evidenciam a excelência buscada pela artista.

Essas obras – classificadas pelos especialistas como luxo – começam a despontar no Brasil. Elas representam a transformação do que é normal em especial. No País, estima-se que a atividade do luxo gere um faturamento na ordem de US$ 5,9 bilhões e no mundo esse número salte para aproximadamente US$ 450 bilhões, ainda estamos engatinhando neste mercado. Temos um longo percurso a percorrer.

IED promove palestra gratuita “Estratégias de Marketing Digital”

O Istituto Europeo di Design (IED), promove no próximo dia 22 de maio de 2010, às 10h30 a palestra “Estratégias de Marketing Digital”. A convite da faculdade, a profissional Gina Gotthilf apresenta a palestra para os alunos do curso de Master Fashion Marketing and Communication. Para não-alunos, há vagas gratuitas para participação.

Gina Gotthilf é formada em filosofial pela Brandeirs University (Boston) e atualmente desenvolve estratégias de mídia social para marcas de luxo em Nova Iorque, como exemplo Luis Vuitton, Donna Karan, Pucci e NET-A-PORTER.com na Morpheus Media (www.morpheusmedia.com). Trabalhou em um laboratório de neurociência sociocultural onde estudou os efeitos de relacionamentos interpessoais e de cultura na memória de pessoas jovens e de terceira idade e no Brasil, atuou na agência de publicidade Fox Comunicação como consultora de mídia digital.

O curso é indicado a estudantes de moda e interessados. As inscrições estão abertas site www.ied.edu.br até o dia 21 de maio de 2010.

“Estratégias de Marketing Digital” - Palestra com Gina Gotthilf
Data: 22 de maio de 2010
Local: IED – Istituto Europeo di Design
R. Maranhão, 617 – Higienópolis/SP
Horário: 19h30
Vagas para não-alunos: 20
Custo: inscrição gratuita
Inscrição: Pelo site www.ied.edu.br

Suppa Imprime Sedução, Versatilidade e Leveza ao Seu Amplo Leque de Criações


Inconfundível e carregado de personalidade. É assim que podemos resumir o conjunto de obras da ilustradora e artista plástica Suppa, que há mais de 20 anos flana por entre algumas modalidades da arte, dividindo-se entre trabalhos no Brasil e países da Europa.

Suppa, desde pequena, aprendeu a desenhar com a mãe, que é pintora, cursou Arquitetura em São Paulo e rumou à Paris, onde estudou história em quadrinhos na École d’Arts Appliqués Duperré. A escola e seu talento nato abriram portas para trabalhar com o comandante Jacques Cousteau, como colorista de seus livros em quadrinhos por quatro anos.


Este foi o primeiro dos inúmeros trabalhos que realizou durante os 20 anos que viveu em Paris. Suppa ilustrou revistas, campanhas publicitárias, livros infantis e criou desenhos animados. Hoje tem como base o Brasil, mas mantém sua atuação como ilustradora na Europa, para onde volta com freqüência.


Suppa é uma artista divertida, versátil e foge do convencional em tudo o que faz, reflexo de sua personalidade extrovertida e cativante. Em suas obras, que seduzem o observador, notam-se características marcantes como braços, pernas e pescoços longos, narizes grandes e cores vibrantes; suas personagens têm aspecto jovial e são retratadas em situações corriqueiras. Ela destaca que os pescoços longos de seus homens e mulheres vêm da inspiração em Modigliane, artista plástico e escultor por quem Suppa tem grande admiração, já a escolha de cores tem como referência principal Matisse.




Dona de um vasto currículo, ela coleciona exposições pela Europa, como a última que realizou em Lisboa, Portugal, intitulada “Kama Sutra de Todo Meu Coração” com quadros que retratam o amor e o erotismo. Aqui no Brasil, o mais recente foi a exposição “Coração de Mãe”, organizada pela joalheria Tiffany & Co, que convidou Suppa para retratar em quadros dez célebres mães.

Embora renomada e conhecida nas áreas da publicidade e ilustração, a inventiva Suppa está constantemente em busca de uma faceta a mais no terreno das artes. Ela lançou um livro onde faz uma releitura das posições sexuais propostas pelo livro indiano, confecciona bonecas em tecido e madeira, bolsas, roupas, porcelanas, móveis e tecigravuras. Todos os produtos estão agrupados e podem ser enocontrados em seu site, na seção “Boutique da Suppa” (http://www.suppa.com.br/loja/).

Suppa – Ilustradora e Artista Plástica
Site: www.suppa.com.br
E-mail: suppa@suppa.com.br
Tel.: (11)5524 5755

AlmapBBDO é a brasileira mais premiada no One Show Awards

O Brasil acaba de conquistar quatro prêmios no One Show Awards 2010 e a AlmapBBDO foi a agência brasileira mais premiada no festival, levando dois dos quatro Lápis de Bronze do país. A agência comandada por José Luiz Madeira e Marcello Serpa foi premiada com trabalhos criados para Bayer e Volkswagen. A campanha impressa “Aspirina® e Cafiaspirina® para qualquer dor de cabeça”, da Bayer, conquistou um Lápis de Bronze na categoria “Campanha”, e o spot “Canto Gregoriano”, criado para Peças Originais da Volkswagen, levou o outro Lápis da AlmapBBDO.


A agência também recebeu um Bronze no One Show Interactive com o banner “Fox do Avesso” criado para o Fox da Volkswagen num formato especial para o YouTube. Além desses prêmios, a AlmapBBDO teve 17 Merits com trabalhos para Volkswagen, Havaianas, Getty Images, Bayer, Companhia das Letras e Greenpeace.

Os outros prêmios trazidos pelo Brasil foram conquistados pela JWT com o anúncio “Números”, para a Johnson & Johnson, e pela F/Nazca S&S com o spot “Motossera”, criado para a S.O.S. Mata Atlântica, no One Show. E na versão Interativa do festival nova-iorquino, a Ogilvy recebeu uma prata com a peça “Whooper face” para o Burger King e a Agência Click conquistou um Lápis de Bronze com “500 faces” para a Fiat.

Umbro lança campanha que homenageia os países que já venceram a Copa do Mundo


Futebol, mulheres lindas, arte e moda. A marca inglesa Umbro usou esta combinação perfeita para lançar uma campanha global que promove sua nova coleção World Champions. Esposas e namoradas de sete estrelas do futebol internacional foram fotografadas pelo mais aclamado retratista de celebridades da atualidade, o escocês Rankin, que já fotografou Madonna, Rolling Stones, U2, Juliette Binoche, Heidi Klum, a Rainha Elizabeth II e muitas outras personalidades. As pin-ups da Umbro vestem camisas que trazem o escudo das Seleções de seus países repaginado por artistas plásticos ligados à cultura pop.

Susana Werner, esposa do goleiro Júlio César da Seleção Brasileira, é uma das sete beldades escolhidas para compor a foto da campanha, ao lado de representantes dos demais países que já conquistaram o maior torneio de futebol do planeta: Inglaterra (Abbey Clancy/Peter Crouch), Argentina (Luli Fernandez/Pablo Mouche), França (Charlene Suric/Gael Clichy), Uruguai (Zaira Nara/Diego Forlan), Itália (Alice Bregoli/Alberto Gilardino), Alemanha (Julia Godicke/Crhistoph Metzelder).

A imagem produzida por Rankin foi baseada em uma campanha emblemática da Umbro da década de 60 em que modelos femininas usavam camisas de futebol como vestidos. Para 2010, a Umbro uniu esta idéia à colaboração de alguns dos mais jovens e talentos das artes plásticas, cada um também de um dos países que já ganharam a Copa. A estes artistas foi proposto que eles usassem como base a silhueta do uniforme Oficial da Seleção Inglesa para recriar a camisa da Seleção de sua terra natal.

Trevor Cairns, diretor de Marketing da Umbro Internacional, explica por que a Umbro tomou esta direção. “Olhando nossos arquivos, descobrimos que a Umbro usou garotas para divulgar suas camisetas da Copa do Mundo de 1966. Desta vez, quisemos trazer as esposas e namoradas de jogadores vestindo uma camisa com o brasão de seus países visto sob um novo olhar. É uma maneira irreverente e divertida de mostrar nossos produtos, de celebrar a cultura em torno do futebol e a nossa história e tradição neste esporte que é paixão mundial”, diz.

Saiba mais sobre "As garotas"
Brasil – Susana Werner: atriz, modelo e apresentadora, esposa do goleiro Júlio César, que joga no Inter de Milão e na Seleção Brasileira.

Inglaterra - Abbey Clancy: modelo e apresentadora, noiva de Peter Crouch, o atacante inglês de mais de dois metros de altura que joga no Tottenham. Abbey foi eleita pela revista britânica Nuts a mais sexy de 2010 entre todas as mulheres de futebolistas do mundo.

Argentina – Luli Fernandez, modelo e apresentadora, namora o atacante do Boca Juniors Pablo Mouche. Recentemente esteve na mídia porque Riquelme, companheiro de equipe de Mouche, deu em cima dela através de mensagens de texto cheias de segundas intenções.

França – Charlene Suric: relações públicas, namorada do francês Gael Clichy, lateral-esquerdo do Arsenal.

Uruguai – Zaira Nara: modelo e apresentadora. Trabalha na TV espanhola Cuatro e namora Diego Forlan, uruguaio atacante do Atlético de Madrid.

Itália - Alice Bregoli: esposa do atacante da Fiorentina Alberto Gilardino, com quem tem uma filha de dois anos, Ginerva.

Alemanha – Julia Godicke: é modelo e tem uma filhinha com Christoph Metzelder, zagueiro do Schalke.

Os artistas

Brasil – Fernando Chamarelli: é designer gráfico formado pela Unesp, ilustrador e artista plástico autodidata. Começou desenhando HQs, caricaturas e retratos realistas. Mais tarde se envolveu com tatuagem e arte de rua. Em sua arte, mescla diferentes linguagens. Mosaicos, elementos geométricos, formas orgânicas e linhas harmônicas unem símbolos, lendas, filosofias, costumes e religiões de civilizações antigas e modernas.

Inglaterra – Ben Eine: um dos mais proeminentes artistas de rua da Inglaterra e um dos pioneiros do grafite.

Argentina – ZZK Records: gravadora de Buenos Aires que revigorou a cena noturna da cidade combinando música e design.

França – Andre: artista de Paris que tem reputação global como inovador cultural. Ele veio do grafite, mas agora ampliou sua arte em diversas áreas.

Uruguai - Martin Albronoz: multiartista de Montevideo. Tem formação em diversas técnicas: fotografia, escultura, pintura, artes gráficas.

Itália – Tanino Liberatore: é ilustrador e artista. Envolvido com quadrinhos, ele é um dos criadores da graphic novel RanXerox e desenhou a capa do álbum The Man From Utopia de Frank Zappa em 1983.

Alemanha – Marok: diretor de arte alemão, que dirige sua própria revista na Alemanha. Ele também está envolvido com muitas publicações influentes da cultura pop.

A Coleção
A Coleção World Champions estará disponível nas lojas brasileiras a partir de junho. A camisa pólo que é a réplica da Seleção Inglesa custará R$ 199,90 e a T-Shirt chegará às lojas por R$ 99,90