4.6.08

ESPM intensifica sua presença em Cannes



O reconhecimento da ESPM na formação de profissionais para a melhor criação publicitária é um dos principais atributos que a aproximam do Festival de Cannes. Prova disso é a crescente participação da Escola, a cada ano, em várias atividades durante o Festival.

A organização do evento, este ano, criou um espaço novo, onde apenas sete escolas do mundo irão expor trabalhos de seus alunos. A ESPM é a única instituição fora do mundo anglo-saxão que estará presente no Palais. Para selecionar as cinco peças criativas de propaganda e de design, a Escola realizou um processo de seleção envolvendo as três unidades - São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, por meio de um júri, formado pelos diretores dos cursos, chefes de departamento da área de criação e coordenadores das agências ESPM.

Na Roger Hatchuel Academy, evento que ocorre simultaneamente à realização do Festival, o aluno de comunicação do oitavo semestre, Fábio Leite Santoro, será o único representante brasileiro a integrar a academia formada por cerca de 50 estudantes de 30 países. Durante uma semana, os jovens participarão do programa intensivo com seminários, exibições dos melhores filmes e mostra de trabalhos sob o comando do lendário Michael Conrad. Nos últimos quatro anos, período em que o Brasil foi convidado a participar, o escolhido foi sempre um aluno da ESPM. Desta vez, Fábio foi selecionado por seu portfólio e ainda por ser o autor da melhor peça criativa que estará exposta no Painel da ESPM em Cannes.

A delegação dos Young Lions também é uma prova do desempenho da Escola na formação de profissionais para a indústria da comunicação. A delegação deste ano contará com 19 jovens selecionados. Deste total, seis são ex-alunos ESPM. Do short-list de 50 participantes, 12 estudaram na ESPM. O projeto Young Lions é organizado no Brasil, desde 1995 pelo Diretor de Marketing da escola, Emmanuel Publio Dias, que também estará presente.

Para a estréia da categoria Design do Festival, a ESPM enviará sua diretora nacional de graduação em Design, a professora Ana Lúcia G. Ribeiro Lupinacci para participar como delegada em Cannes. Sua principal missão, além de verificar de perto a constante atualização do curso de graduação em design visual, é estabelecer novos contatos internacionais com o mercado e academia.

Na programação dos workshops, que acontecerá simultaneamente ao Festival, a ex-aluna de graduação e de mestrado, e nova professora da graduação, Marina Pechlivanis (sócia da empresa Umbigo do Mundo) apresentará os resultados de sua recente pesquisa, apoiando o surgimento do conceito de “gifting”, a ser lançado formalmente no workshop da AMPRO(Associação de Marketing Promocional)

Para Luiz Fernando Garcia, diretor nacional do curso de comunicação da ESPM, esta participação reforça o posicionamento da Escola como a melhor, também na criação. “Além da excelência em sua formação em marketing e nas áreas de planejamento e gestão de comunicação, a ESPM vem promovendo um trabalho interno bastante acentuado para a proposição de novas linguagens de criação de comunicação, o que se reflete pela presença de nossos alunos e ex-alunos no Festival, que já ganharam dezenas de Leões” , explica.

WorkChopp com Orlando Pedroso



A ilustração na publicidade e no jornalismo é o tema do próximo Workchopp, com Orlando Pedroso. Orlando é artista gráfico e ilustrador da Folha de São paulo, Veja, Vip, Você S/A, entre outras importantes publicações no âmbito nacional. Além disso, é também o responsável pela comunicação da ONG Doutores da Alegria e co-autor do "Livro dos Segundos Socorros", além de outros de sua autoria. Em sua carreira, Orlando já conquistou os principais prêmios do segmento e foi considerado o Melhor Ilustrador Brasileiro por três anos no HQMIX.

Ruy Lindenberg, que a princípio participaria desta edição do Workchopp, teve um imprevisto, mas retornará em nova data a ser confirmada.

Logo depois da palestra, tem show com a Banda Armazém, tocando o melhor dos anos 70 e 80 com a participação dos sócios do CCPR.

Para participar do WorkJam, escolha abaixo a sua música e envie para o e-mail ccpr@ccpr.org.br

Confira as músicas:
Rockn'roll - Led Zeppelin
Smoke on the water - Deep Purple
Rock and roll all nite - Kiss
Owner of a lonely heart - Yes
Roxanne - The Police
Breaking all the rulles - Peter Frampton
Road House Blues - The Doors
Love Removal Machine - The Cult
Come Togheter - The Beatles
Money For Nothing - Dire Straits

O WorkChopp com Orlando Pedroso acontecerá nesta quinta-feira (05) no Jokers Pub, à rua São Francisco, 164, no Centro de Curitiba. No dia, o local estará aberto a partir das 18h e a entrada será franca até às 21h. Chegue cedo e garanta seu lugar.

Fonte: CCPR

ESPM abre inscrições para 106 Cursos de Férias

A ESPM está com as inscrições abertas para os cursos de férias de julho. No total, a Escola oferece 106 opções, entre os quais, 16 inéditos, que possibilitam a reciclagem profissional e cultural para acadêmicos, executivos, empreendedores, além do desenvolvimento humano ao oferecer conhecimento relevante para aplicações práticas frente às novas dinâmicas do ambiente de negócios.

Os cursos contemplam as áreas de Administração, Comunicação, Criatividade, Design e Propaganda, Marketing, formação de docente e, um dos principais diferenciais desta edição são os cursos de férias internacionais. Com foco na área internacional, os cursos "Introdução à cultura chinesa" e "Situação atual e perspectivas de futuro da União Européia" serão ministrados por professores estrangeiros. As aulas, em espanhol, abordarão aspectos sócio-culturais, imprescindíveis a quem deseja fazer negócios com a China e com a União Européia.

Outra série especial está voltada a Formação de Professores para o Ensino Superior com o intuito de proporcionar ao docente, a capacitação profissional e formas de como construir relações pedagógicas mais eficientes. Os programas, com duração de oito horas/aula, abordarão temas como "A avaliação como estratégia de aprendizagem", "Educação e Projeto - a educação pautada no projeto do estudante" e "Desafios para a Gestão Universitária no Contexto da Competição Internacional" e "Como Elaborar o Programa da Disciplina".

Em Administração serão oferecidos 30 cursos, sendo que, sete, são inéditos e terão foco na internacionalização das empresas. Entre as opções estão "A Ordem Mundial e as Relações Internacionais do Brasil", "Internacionalização de Empresas: Planejamento e Execução", "Refletindo sobre a minha carreira", "Liderança Empreendedora na Gestão Empresarial" e "Estratégias de Transferência de Conhecimento em Empresas Multinacionais".

Para os interessados em comunicação, criatividade, esporte, cultura, propaganda, design, varejo e marketing, a ESPM oferece no total 65 cursos e apresentará sete novos temas que incluem "A nova Mulher: tendências e comportamento de consumo", "Aquarela: sua Técnica e Comunicação Visual", "Comunicação Integrada de Marketing", "Criação e Comunicação para Varejo," "Marketing de Celebridade", Um olhar Fotográfico, Antropológico e Histórico da cidade de São Paulo" e "Gestão de Marcas no Esporte".

Esta edição contempla ainda, o curso de marketing para médicos, dentistas e profissionais do setor ministrados a distância. Os Cursos de Férias têm carga horária que variam entre 9h e 20 horas/aula com opção de aulas aos sábados com entrega de certificado ao término do curso. Para participar, o interessado deverá apresentar como pré-requisito o certificado de conclusão do ensino médio.

A relação completa dos cursos de férias e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.espm.br/ferias.

Mais informações pelo telefone (11) 5085-4600 e-mail centralinfo@espm.br
Informações e inscrições - Cursos de Férias 2008
ESPM - Campus Profº Francisco Gracioso
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo
Tel. (11)5085-4600
centralinfo@espm.br / www.espm.br/ferias