15.9.10

Rugby é novamente o esporte protagonista nos novos filmes publicitários da Topper

O rugby, aos poucos, começa a penetrar na televisão brasileira e ser assunto nacional. A modalidade, que coleciona os títulos de segundo esporte por equipes mais praticado no planeta e que tem a sua Copa do Mundo como terceiro evento esportivo de maior audiência na televisão mundial, ficando atrás apenas das Olimpíadas e da Copa do Mundo de Futebol, é novamente tema dos comerciais da Topper – marca líder em esportes na América do Sul.

No início do ano, a Topper anunciou um patrocínio inédito com a Confederação Brasileira de Rugby e, para comemorar o fato, o esporte ganhou destaque em dois filmes publicitários da marca. Agora, com a renovação do patrocínio por mais dois anos e meio, três novos filmes sobre o rugby são lançados.

As peças utilizam o humor para comparar os números do esporte no Brasil em relação aos nossos países vizinhos Argentina – que é uma das grandes potências mundiais da modalidade –, Uruguai e Chile. Criados pela Agência Talent, os filmes apresentam o conceito “Rugby, isso ainda vai ser grande no Brasil” e estréiam esse mês em canais abertos e fechados da televisão brasileira.

O rugby foi trazido para o Brasil no século passado por Charles Miller, que também apresentou o futebol ao País. Em 2016, no Rio de Janeiro, o rugby reaparecerá como modalidade oficial das Olimpíadas, fato que não ocorre desde 1928, evento realizado em Amsterdã.

Confira abaixo os três novos filmes da Topper:





Adão Casares, da Grey, no Centro Universitário Belas Artes


Adão Casares, da Grey Brasil, realiza palestra no Centro Universitário Belas Artes no próximo sábado, 18/9

O Diretor Geral de Mídia da Grey Brasil, Adão Casares, ministra no dia 18 de setembro a palestra Pensamento Estratégico de Mídia na Nova Sociedade de Consumo no Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo.

A palestra acontece das 8h às 12h no Auditório Raphael Galvez Dazzani (R. Dr. Álvaro Alvim, 90 – Vila Mariana). A entrada é franca e aberta ao público.

Nova campanha da Frontier mostra a força além da força



Um dos principais diferenciais da Frontier 2011 foi a inspiração da nova campanha publicitária criada pela Lew’Lara/TBWA para a Nissan do Brasil. Força, adjetivo que reflete a principal qualidade da Frontier, é a grande evidência do novo filme que começou a veicular em TV, rádio e internet desde o último final de semana com o conceito “A Nissan tem um jeito inovador de pensar a forca. Pense num Nissan”.

A campanha mostra ainda a robustez com que Frontier é capaz de enfrentar caminhos de difícil acesso, cheios de obstáculos. De forma irreverente, apresenta também o posicionamento da marca perante a concorrência. “O que queremos mostrar nesta campanha é que a Frontier reúne um conjunto de diferenciais que somente a Nissan pode proporcionar. Afinal, além de entender as exigências de nossos consumidores, temos know how em produzir pick ups e uma tecnologia japonesa que juntos proporcionam a melhor opção do mercado”, explica Murilo Moreno, diretor de Marketing da Nissan do Brasil.

Entre as características que são evidenciadas no novo filme da linha 2011 da Nissan Frontier estão motor turbodiesel com 172 cavalos - o mais potente da categoria; câmbio manual de 6 marchas e automática de 5 marchas, 1 marcha a mais que os concorrentes, e o acionamento eletrônico da tração 4x4, Shift on the Fly.

“A marca Nissan está inaugurando uma nova etapa no País e reforçará ainda mais seu território no mercado brasileiro. Faz parte dessa estratégia de comunicação demonstrar a competitividade e superioridade de seus produtos”, ressalta o diretor do Núcleo Automotivo da Lew’Lara\TBWA, Alexandre Baroni.


Ficha Técnica
CLIENTE: NISSAN
TÍTULO: ENGENHEIROS
DURAÇÃO: 30”
PRODUTO: FRONTIER
AGENCIA: LEW’LARA\TBWA + ID\TBWA
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: JAQUES LEWKOWICZ / ANDRÉ LAURENTINO / MANIR FADEL / LUCIANO LINCOLN / DOMENICO MASSARETO

CRIAÇÃO: LEO CLARET, TONI FERNANDES, ISABEL ZYNES E NATÁLIA MAMEDE
RTVC: Mayra de Lutiis, Dani Toda, Regina Shnaider, Cristiane Leopacci e Gustavo Cosenza
ATENDIMENTO: Alexandre Baroni, Fabrício Takahashi, Francine Rosset, Fernanda Menge
PLANEJAMENTO: Paulo Vita, Felipe Azambuja
MÍDIA: Eduardo Shinohara, Luana Gallizzi, Suellen Kiss, Igor Puga, Adriana Molari e Sid Etter
APROVAÇÃO: Murilo Moreno, Heloisa Silva, Rejane Lemes
PRODUTORA: CINE CINEMATOGRAFICA LTDA
DIREÇÃO: Clovis Mello
FOTOGRAFIA: Jean Benoit
MONTADOR: João Branco
FINALIZAÇÃO: DIGITAL 21
PRODUTORA DE SOM: A9

22ª Edição do Fest’Up

Chega à 22ª edição um dos mais tradicionais e bem-sucedidos eventos promovidos pela APP, Associação dos Profissionais de Propaganda, entidade com a missão de contribuir com a formação e o aprimoramento do profissional de comunicação.

O Fest’Up acontece nos dias 18 e 19 de setembro na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e reunirá mais de mil estudantes de comunicação, 200 docentes de faculdades de publicidade e propaganda e 37 renomados e atuantes profissionais da propaganda brasileira para uma troca de ideias sobre formação, qualificação e valorização do profissional.

Segundo Ricardo Ramos, diretor da APP e do Setor Estudantil da entidade, é indescritível o nível de relacionamento que se estabelece entre os profissionais e os estudantes. “Acredito que muitos publicitários voltam no tempo e relembram seus tempos nos bancos da faculdade. Por outro lado, os estudantes têm condição de conhecer pessoalmente, conversar e se inspirar em profissionais que eles normalmente só vêem nos jornais do trade publicitário”, afirma.

Ao longo dos anos, o Fest’Up foi incorporando em sua programação uma série de práticas que motivam os alunos e estimulam a disputa saudável entre as escolas. É o caso do concurso de cartazes, que este ano tem 25 peças inscritas, que serão exibidas na FAAP no fim de semana. Os palestrantes desta edição do evento elegerão o cartaz que irá se transformar na campanha publicitária do Fest’Up de 2011. Há também o Festival de Jingles, que costuma encerrar em grande estilo o domingo de atividades e que neste ano conta com a inscrição de 52 peças.

Para obter a programação completa das atividades do 22º Fest’Up, além de fotos da edição do ano passado, acesse o site www.festup.net. O evento é realizado pela APP com apoio da FAAP e tem como patrocinadores a Rede Globo, a Globosat e a Band News.

Agenda
Evento: 22º Festival Universitário de Propaganda – Fest’Up
Data: 18 e 19 de setembro
Hora: das 9h00 às 18h
Local: FAAP
Rua Itatiara, G3 - Pacaembú
Credenciamento: diretamente no local

Sobre a APP
A APP foi fundada em 29 de setembro de 1937 como Associação Paulista de Propaganda, tendo o poeta e publicitário Orígenes Lessa como primeiro presidente. Em 1989 foi rebatizada como Associação dos Profissionais de Propaganda, insígnia que mantém até hoje. A entidade surgiu da necessidade da atividade publicitária ter uma voz que não se calasse diante de temas e desafios do negócio publicitário e do profissional que atua na indústria da comunicação. Congrega os profissionais dos mais variados segmentos da publicidade nacional, estejam eles entre anunciantes, nas agências, nos veículos ou nas empresas fornecedoras de serviços, todos participando ativamente do desenvolvimento sócio-econômico e profissional do Brasil, especialmente no que diz respeito ao crescimento e contínua modernização das atividades produtivas, comerciais e de serviços. Em sua longa existência, a APP vem ajudando a fazer da propaganda uma das atividades profissionais de maior expressividade em nosso País e oferecendo para toda a América Latina preciosas colaborações técnicas, profissionalizantes e de desenvolvimento ético da profissão.

Palestra no MuBE

Paulo Klein, crítico de arte, e Pelópidas Cypriano, professor do Instituto de Artes da UNESP, fazem nesta quinta-feira, 16 de Setembro, às 19 horas, no MuBE, a palestra "Trajetória da Arte no Século XXI - Criação, Obra e Manifesto de Duda Penteado" – com participação do artista.

Duda Penteado, artista plástico paulistano, há quinze anos mora em Nova York, e foi testemunha ocular do atentado às torres gêmeas de Manhattan em 11 de Setembro de 2001. No momento, está em cartaz no SESC Pinheiros com a exposição "Beauty for Ashes Project", que apresenta obras suas relacionadas ao evento.

O evento é gratuito. Informações pelo tel. 3898-2933.

O MuBE-Museu Brasileiro da Escultura fica na Rua Alemanha 221, Jardim Europa.

Grendene apresenta as novas sandálias da Gisele Bündchen em campanha inspirada nas borboletas



A Grendene apresenta as novas sandálias da Gisele Bündchen em campanha inspirada no universo das borboletas. Criadas pela WMcCann, as novas ações publicitárias contam com filme de 30” e outdoor.

O comercial, intitulado “Revoada”, mostra um fenômeno presente tanto na vida das mulheres como na das borboletas: a metamorfose. Se as borboletas mudam ao deixar o casulo, as mulheres também passam por transformações toda vez que trocam de acessório, de roupa, de maquiagem.

No filme, em um campo repleto de borboletas coloridas, a modelo caminha tranquilamente em meio a muitas árvores, encantada com a natureza a sua volta. Toda vez que as borboletas se aproximam da Gisele e depois saem voando, acontece a transformação: um novo modelo de roupa e de sandália surgem, num clima romântico e idílico.

A nova coleção traz modelos envolvidos em uma delicada trama de borboletas criando um efeito de renda, uma das principais tendências de moda para a próxima estação.


Ao final do filme, a modelo conclui: “Coleção Gisele Bündchen Borboletas. A moda pousou nos seus pés”.

O filme começa a ser veiculado na próxima quinta-feira, dia 16, na rede Globo.

No início de outubro, a campanha passa a contar também com outdoor em território nacional. A peça apresenta os modelos das sandálias com a Gisele Bündchen envolvida pela revoada das borboletas.


Ficha Técnica
Título: Revoada
Campanha: Gisele Bündchen 2010
Produto: Gisele Bündchen
Cliente: Grendene
Diretor de Criação: Washington Olivetto
Redator: Gastão Moreira
Diretor de Arte: Fábio Meneghini
Atendimento: Ronaldo Gasparini / Raphael Pinho/ Jorge Maio
Aprovação pelo cliente: Marcius Dal Bó / Vivian Mattuella / Graziele Toscan
RTV: Paula Moraes / Manoela Estellita
Produtora: AD Studio
End./Tel. Produtora: Av Brigadeiro Faria Lima, 201 9 andar
Produtor: Aguinaldo Rocca
Direção: Jarbas Agnelli
Fotografia: André Modugno
Diretor de Arte: Jarbas Agnelli
Animação: Equipe AD Studio
Edição: Equipe AD Studio
Finalização: Equipe AD Studio
Efeitos: Equipe AD Studio
Pós-produção: Equipe AD Studio
Produtora de Som: AD Studio
Trilha: Jarbas Agnelli
Locutor: Gisele Bündchen
Duração: 30'' e 15"
Mídia: Fabiola Capote/ Roberta Coimbra/ Felipe Camargo
Data de Veiculação: A partir de 16/9
Meio: Tv aberta

Está aberta a Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba

De 14 de setembro a 31 de outubro, a capital paranaense terá a oportunidade de vivenciar diversas manifestações de design. A cidade recebe a Bienal Brasileira de Design 2010, organizada pelo Centro de Design Paraná e pela Federação das Indústrias do Estado (Fiep), por meio do Centro Internacional de Inovação (C2i). Essa é a primeira edição que conta com a realização de uma entidade que trabalha especialmente pela construção de uma cultura do design no Brasil e que tem foco na indústria. O tema do evento é “Design, Inovação e Sustentabilidade” e a curadoria geral é de Adélia Borges.

O objetivo desta edição é democratizar o design. “Procuramos dar ênfase em produtos que fazem parte do cotidiano, mostrando que o design e a sustentabilidade são para todos. A proposta é desmistificar essa temática levando a Bienal até as pessoas”, revela Letícia Castro Gaziri, diretora de projetos do Centro de Design Paraná. Uma das grandes inovações é que a Bienal acontecerá em diversos pontos da cidade, tanto em espaços institucionalizados, como museus e universidades, quanto em locais públicos com alta circulação de pessoas, como os parques.

Na opinião do presidente da Fiep PR, Rodrigo da Rocha Loures, o design é o grande impulsionador do sucesso no ambiente industrial. “Os diferenciais tecnológicos entre os produtos tendem a ser cada vez menores e mais difíceis de serem percebidos pelo consumidor. E não estamos nos referindo apenas à apresentação final do produto, mas sim a todo processo, desde o desenvolvimento até sua comercialização. É necessário que a indústria, principalmente as micro e pequenas, passem a utilizar o design como ferramenta para a competitividade. A inovação permite que as indústrias possam crescer com competitividade, responsabilidade e sustentabilidade”, comenta.

Para sediar o evento, Curitiba passou pelo Comitê de Orientação Estratégica da Bienal Brasileira de Design (Coeb), que reúne órgãos públicos, entidades privadas e instituições do terceiro setor. As outras edições da Bienal aconteceram em São Paulo (2006) e em Brasília (2008). O evento é itinerante e deverá ser realizado em cidades diferentes a cada dois anos. Em 2012, a Bienal acontecerá em Belo Horizonte.

Números
A expectativa da organização é receber 250 mil visitantes, não apenas profissionais da área, mas também o público em geral. “Durante os meses de setembro e outubro muitos olhares se voltarão para o Paraná. Esperamos atrair a atenção do país e do mundo para este tema tão significativo para o futuro de todos. Ao abrir esta discussão pretendemos trazer à tona o papel de cada um na sustentabilidade e no consumo consciente”, afirma a diretora de projetos do Centro de Design Paraná, Letícia Castro Gaziri.

Ao todo, 38 conferencistas de diversos países se reunirão em Curitiba para esse debate. A participação poderá ser ampliada por cerca de 500 mil internautas que navegarão pelas exposições virtuais e poderão eleger o produto-destaque da Bienal.

Curadoria
A Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba tem como curadora geral a jornalista mineira Adélia Borges. A Bienal abordará temas da atualidade, sob a ótica da inovação e da sustentabilidade. Assim, sua visitação será essencial para quem quiser estar “antenado” não só no presente, como também nos rumos que o design deve seguir no futuro próximo. Os principais designers brasileiros de produto estarão representados. “Tivemos uma preocupação grande de não nos restringirmos ao eixo Rio-São Paulo, costumeiro em eventos desse tipo, e sim ampliar para todo o país”, explica Adélia. Serão produtos e serviços de vários segmentos, em diferentes materiais e técnicas produtivas.

Mostras
Nove mostras compõem a Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba. As exposições reunirão as contribuições criativas do passado cujas influências permanecem até hoje; projetos que articulam o design, a inovação e a sustentabilidade; e trabalhos acadêmicos de excelência que projetam a geração de profissionais do futuro.

Confira as mostras e os locais:
Design, Inovação e Sustentabilidade

A principal mostra da Bienal apresentará um panorama da produção recente do design brasileiro, tendo como eixos condutores a inovação e a sustentabilidade. Cerca de 200 projetos, entre produtos, design de serviços e sistemas produto+serviço, incluindo design gráfico e de embalagens, estarão presentes.

Local: Fiep – Cietep


Curadoria: Adélia Borges – jornalista, curadora especializada em design e professora na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Autora de seis livros, entre eles Designer não é Personal Trainer. Foi diretora do Museu da Casa Brasileira. Escreveu para várias publicações, como a revista Design & Interiores.


Sustentabilidade: E eu com isso?
Exposição de cartazes inéditos elaborados em torno da frase/tema “Sustentabilidade: e eu com isso?”. O projeto se vale da força direta e sintética dos cartazes para buscar novos olhares que coloquem em questão e reflitam sobre o termo sustentabilidade, sua conceituação, uso e consequências. Além de 20 peças criadas por artistas visuais e jovens designers convidados, a exposição terá mais 10 feitas por estudantes selecionados em concurso nacional organizado em parceria com o NDesign. A mostra estará em espaços urbanos abertos, num esforço deliberado para chegar a públicos mais amplos do que aqueles que usualmente frequentam exposições. Conjuntos de cartazes serão disponibilizados para instituições que queiram realizar mostras em suas cidades, simultaneamente à Bienal. Informações: (41) 3018-7332/ 3018-7332

Local: Ambientes urbanos de Curitiba, como Parque Barigüi e Jardim Botânico, e de outras cidades, ainda a serem confirmados.

Curadoria: André Stolarski – designer visual, atual diretor da Associação dos Designers Gráficos do Brasil, professor na ESDI/UERJ e na ESPM/RJ. Dirigiu o departamento de design e museografia do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Foi coordenador geral da Bienal Brasileira de Design Gráfico ADG em 2008.

Rico Lins – designer, diretor de arte, professor e curador. Tem Master pelo Royal College of Art de Londres. Foi professor da NY School of Visual Arts e coordenou o Master em Graphic Design no Istituto Europeo de Design SP. Em 2009, realizou a exposição “Rico Lins: Uma Gráfica de Fronteira”.


Bienais de Design: Primórdios de uma ideia
Esta exposição recupera a história das primeiras bienais de design realizadas no Brasil. No Rio de Janeiro, foram três edições da Bienal Internacional de Design, em 1968, 70 e 72, organizadas pelo Instituto de Desenho Industrial (IDI). Em Curitiba, o professor Ivens Fontoura liderou duas edições da Bienal Brasileira de Design, em 1990 e 1992.

Local: Fiep – Cietep

Curadoria: Freddy Van Camp – designer, titular da Van Camp Design, pós-graduado na UCLA/USA e na SHFBK Braunschweig/Alemanha. Professor da ESDI/UERJ desde 1974, já foi diretor desta instituição por duas ocasiões. Trabalhou ainda na Consul, onde fundou o departamento de design.

Ivens Fontoura – designer, crítico de design, museógrafo e professor. Mestre em Design Industrial (UNAM), em Educação (UFPR) e doutorando em Filosofia e Ciências da Educação (Universidad de Santiago de Compostela). É conservador-chefe do Museu Universitário PUCPR.


Design Urbano: Uma Trajetória
Nesta exposição o arquiteto, urbanista e administrador público Jaime Lerner pontua algumas das experiências de sua trajetória profissional de quase meio século no que diz respeito a intervenções de design urbano. São projetos elaborados tanto para Curitiba quanto para outras cidades nacionais e internacionais em que ele pôde aplicar seus conceitos de mobilidade, sustentabilidade e identidade. O ponto que une esses diferentes trabalhos é o fato de representarem soluções altamente inovadoras sem precisarem recorrer a orçamentos estratosféricos. Ligeirinho, o programa “Lixo que não é lixo”, Rua portátil e os Dock-Docks, sistema de veículo supercompacto sem propriedade individual, são alguns dos projetos a serem apresentados.

Local: Memorial de Curitiba

Curadoria: Jaime Lerner – arquiteto. Atuou no planejamento que tornou Curitiba referência em gestão urbana. Foi prefeito municipal por três vezes e governador do Paraná. Desenvolve projetos de estruturação urbana para cidades do país e do exterior. É consultor das Nações Unidas para assuntos de cidades.


A reinvenção da matéria
Há uma febril movimentação no mundo hoje em torno do que podemos chamar de “reinvenção da matéria”, em que o designer atua não no nível do produto, mas da matéria-prima com que ele é feito. O Brasil reúne condições especiais de liderar esse processo no cenário mundial, pois existem no país dezenas de recursos naturais que ainda não foram suficientemente estudados e utilizados. Além disso, há uma tradição popular no país quanto à reciclagem. Movido pela miséria, o povo brasileiro tinha práticas ecológicas antes mesmo de essa palavra ser incorporada ao dicionário. Esta exposição vai mostrar um panorama desse movimento no Brasil hoje. Seu foco são matérias-primas brutas e sua transformação, por meio da inteligência humana, em objetos sustentáveis.

Local: Museu Oscar Niemeyer

Curadoria: Adélia Borges


Mostra Internacional – It’s a Small World (Dinamarca)
Como os designers dinamarqueses estão trabalhando temas globais como sustentabilidade, novas tecnologias e consumo? A mostra It’s a small world tem a proposta de responder essa questão, ao apresentar a produção de um país com uma longa tradição na área do design, hoje bastante preocupado com soluções criativas e conscientes para a problemática ambiental. A exposição estreou em Copenhagen no final de 2009, foi para Shangai e agora chega ao Brasil e, reúne num mesmo espaço design, artesanato e arquitetura.

Local: Fiep – Cietep

Curadoria: Tina Midtgaard – Danish Design Centre; Karen Kjærgaard – Danish Crafts; e Kjersti Wikstrøm – Danish Architecture Centre


Memória do Design no Paraná
Cinco designers paranaenses estão sendo objeto de pesquisa realizada pela Universidade Positivo. O projeto “Memória do Design no Paraná: Entrevista Coletiva” visa a resgatar, por meio de entrevistas reunidas em livro e DVD, a história e o trabalho dos profissionais pioneiros no design do Paraná.
Foram selecionados profissionais com atuação marcante no período de 1960 a 1980 no Paraná. A seleção procurou levar em consideração a atuação em duas áreas: a programação visual e o desenho industrial. Os nomes são: Guilherme Bender, Jorge de Menezes, Ronaldo Rego Leão, Manoel Coelho, Rubens de Palma Sanchotene.

Local: Universidade Positivo

Curadoria: Antonio Razera Neto – designer, mestre em Engenharia Florestal pela UFPR, sócio-proprietário da empresa DZAi Industrial e Gráfico, coordenador e professor do Curso de Design de Produto da Universidade Positivo. Foi também coordenador e professor do Curso de Desenho Industrial da UFPR.

Renato Bertão – designer e artista plástico, professor do curso de Artes Visuais - Computação da Universidade Tuiuti do Paraná, professor e coordenador do Curso de Design - Projeto Visual da Universidade Positivo. Fez a direção técnica da Bienal Brasileira de Design de 1991.


Novíssimos
De um lado, a nova geração de designers, que está saindo dos bancos escolares. De outro, os empresários, tantas vezes precisando do frescor de ideias para responder a um mercado em mutação. A exposição Novíssimos vai aproximar esses dois atores, fazendo uma ponte entre oferta e demanda. De móveis a luminárias, de joias a utensílios domésticos, de máquinas a uma biblioteca itinerante, de sanitário a instrumentos de trabalho, uma visão de produtos concebidos por estudantes de todo o país tendo em vista as necessidades ambientais e sociais da população brasileira.

Serão apresentados 53 projetos de produtos, de 12 estados e 27 instituições, reunidos a partir de indicações de professores universitários de todas as regiões do Brasil e, posteriormente, selecionados por um júri composto por Nelson Ivan Petzold, Geraldo Pougy (Centro de Design Paraná), Gisele Leiva do Rio (ADP) e Roger Rieger (ABEDesign). Na seleção final estão participantes do Amazonas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e DF.

Local: Fiep – Cietep

Curadoria: Ivens Fontoura


Memória da Indústria: O caso da CIMO
A exposição tem como tema a experiência da Móveis Cimo S.A., criada em Rio Negrinho, SC, nos anos 1920, que posteriormente se estendeu ao Paraná. O empreendimento foi um dos marcos divisores entre a herança artesanal e o início da produção seriada no Brasil, e existiu até os anos 1970. Maior indústria de móveis do país, seus produtos estiveram em salas de aula, repartições públicas, escritórios, casas, auditórios e cinemas do Brasil e da América Latina, e ainda hoje estão vivos na memória das pessoas, reconhecidos por suas qualidades de resistência, durabilidade, beleza e conforto. A mostra trará documentos e fotos de época e cerca de 40 peças originais de mobiliário.

Local: Fiep – Cietep

Curadoria: Angélica Santi – designer de mobiliário desde 1968, fundadora da Oficina Arte Design, onde atua até hoje. Tem larga atuação docente: lecionou na Faap, Uniban, Oficina, Feevale e na Universidade Federal de Viçosa. A experiência da Cimo foi tema de sua dissertação de mestrado na FAUUSP.


Seminário internacional Design Innovation Labs
Entre os dias 15 e 17 de setembro, a Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba promove o seminário internacional Design Innovation Labs. O evento terá palestras, clínicas de consultoria para empresários, workshops, apresentação de cases de sucesso e painéis de discussão, com nomes de referência nacional e internacional. As atividades acontecem em três espaços diferentes: Cietep, Sebrae Paraná e Universidade Positivo e possuem tanto entrada gratuita, quanto ingresso mediante taxa de inscrição. Programação completa e inscrições pelo site www.bienalbrasileiradedesign.com.br


Ações educativas
Um dos objetivos do evento é ampliar a compreensão do design como ferramenta estratégica para a inovação e sustentabilidade. Para isso, propõe ações educativas que envolvam o público e os projetos apresentados. A temática Design, Inovação e Sustentabilidade será utilizada na capacitação de professores da rede municipal de ensino. Além disso, serão organizadas visitas de estudantes aos espaços da exposição, acompanhadas por equipes de monitoria. Para participar é preciso cadastrar a escola no site www.bienalbrasileiradedesign.com.br .


Ações interativas
Mesmo quem não puder participar do evento em Curitiba, poderá ter acesso às mostras da Bienal Brasileira de Design por meio da exposição virtual. O tour virtual pode ser feito em breve no site do evento. Além disso, é possível eleger o produto-destaque da edição 2010.


Ações paralelas
Paralelas às ações principais da Bienal 2010, acontecerão mais de 20 iniciativas culturais alinhadas ao tema Design, Inovação e Sustentabilidade. São exposições, debates, lançamentos de livros, mesas-redondas, visitas técnicas a empresas, entre outras atividades, propostas pela comunidade. Confira:


EXPOSIÇÃO PRODESIGN>PR
Exposição da produção dos designers do Paraná com o objetivo de estimular a troca de informações com a comunidade e divulgar a associação.
De 14 se setembro a 31 de outubro, no 3º Pavimento do Memorial de Curitiba


OS MODERNOS BRASILEIROS + 1
A exposição traz uma rara oportunidade de ver lado a lado as criações representativas de uma série de mestres, na grande maioria arquitetos que escreveram os pioneiros e mais importantes capítulos da história do mobiliário moderno brasileiro e, consequentemente, daquilo que chamamos de design ou arte aplicada no Brasil.

De 23 de setembro a 28 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer


BIENAL E FNAC
Durante o período da Bienal, a FNAC Curitiba promove diversas ações culturais. Serão lançamentos de livros, debates/palestras, exposição, atividades infantis e descontos especiais no setor de design. Acesse o site para saber mais sobre a programação.
De 14 de setembro a 31 de outubro de 2010, no ParkShopping Barigui


FORA DA CAIXA
O evento propõe uma discussão aberta e objetiva sobre o design de embalagens sustentáveis. Será dividido em duas etapas: Palestras e Mesa-Redonda.

Dia 22/10/2010 – das 7h30 às 12h, no Museu Oscar Niemeyer (auditório)


MOSTRA CHARLES E RAY EAMES
A Mostra Charles e Ray Eames reúne 27 curta – metragens produzidos entre 1950 e 1982 pelo casal Eames, importante dupla de designers que marcou profundamente o olhar sobre as formas estéticas do pós-guerra.

De 29 de setembro a 27 de outubro, no Cinepensamento – Paço da Liberdade SESC Paraná


II ENDS – “INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE PARA A BASE DA PIRÂMIDE”
Exposição com imagens 3D apresentando as implicações dos princípios do design para a sustentabilidade em produtos, serviços e sistemas voltados para a habitação de interesse social.

De 1º/10/2010 à 08/10/2010, na Rua da Cidadania Matriz – Praça Rui Barbosa


3ª MOSTRA JOVENS DESIGNERS
A Mostra Jovens Designers tem o objetivo de divulgar a produção das Universidades do Brasil na área do Design de produto e difundir sua cultura ao grande público.
Período: setembro/ São Paulo; outubro/ Belo Horizonte; novembro/ Brasília; dezembro/ Florianópolis; janeiro/ Rio de janeiro


CURITIBA 2050
Apresentação de uma panorâmica da Cidade tendo como prospecção Curitiba no ano 2050. O objetivo é estimular a criatividade do estudante de design na busca de soluções para problemas das metrópoles do futuro.

De 30 de Setembro a 22 de Outubro, na PUCPR – Sala Aleijadinho Antônio Francisco Lisboa. Prédio da Administração Central.


POÉTICAS URBANAS: DESIGN
Exposição de artefatos, projetos e conceitos propostos por designers e artistas que são influenciados pelas marcas deixadas nos múltiplos circuitos urbanos das cidades contemporâneas.

De 1º a 30 de setembro de 2010, no Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná - Prédio Central da UFPR / Praça Santos Andrade


PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE MÍDIA DIGITAL DE APOIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Exposição multimídia para Educação Ambiental, com foco no Rio Belém (Curitiba / PR). Propicia acesso a registros de memória, perspectivas presentes e futuras do rio, qualidade e cuidado das águas.

De 20 de setembro a 22 de outubro de 2010, na Sala de Exposições / Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR


UTP DESIGN – VISÕES DE FUTURO
Trata-se de uma ação coletiva do curso de Design da UTP, habilitações Moda, Gráfico e Produto que compreende três exposições e um workshop na área de Design de Moda, aberto ao público em geral.

Exposição “Joias de Curitiba” - 14 de setembro a 30 de outubro de 2010
Exposição “Apocalypticus” – 14 de setembro a 30 de outubro de 2010
Workshop Modashick – 14 de setembro a 30 de outubro de 2010
Exposição Design de Catástrofe – 01 a 30 de outubro de 2010
Local: Universidade Tuiuti do Paraná | CITEC


II SIMPÓSIO PARANAENSE DE DESIGN SUSTENTÁVEL
Evento técnico-científico que visa promover o debate entre profissionais, estudantes e pesquisadores na área do Design Sustentável, com foco nos resultados de pesquisas recentes realizadas no Estado do Paraná
Dia 07/10/2010, no Campus Reitoria da Universidade Federal do Paraná -


MOSTRA INADINDIA
A mostra apresenta peças exclusivas de importantes designers. As peças sofrerão interferências de diversos artistas locais, a fim de sediar em cada obra, um campo de discussão entre arte & design.
De 28 de setembro a 31 de outubro, no Paço da Liberdade SESC Paraná


SENAI+DESIGN OPEN HOUSE
Uma série de debates para promover ações de estímulo à criatividade, empreendedorismo e inovação para as indústrias por meio do design estratégico.
De 04 a 06 de outubro de 2010, no Senai/CIETEP


MOSTRA SALÃO DESIGN
Apresentação dos produtos premiados em várias edições do Concurso Salão Design.
De 13 de setembro a 31 de outubro de 2010, na PUCPR – Hall Principal do Museu


MOSTRA DO CONCURSO DE DESIGN MASISA 2010
Exposição dos 12 projetos selecionados na etapa nacional do Concurso de Design Masisa para Estudantes.
De 17 a 24 de
outubro de 2010, na PUCPR – Hall Principal do Museu


InMODA- TECPUCPR
Uma série de workshops com professores e profissionais para difundir o valor do design e seu impacto na moda, proporcionando o entendimento da sustentabilidade e sua influência na sociedade.

De 24 de setembro a 29 de outubro de 2010, no Bloco TECPUCPR – Campus Curitiba


RICO LINS: UMA GRÁFICA DE FRONTEIRA
Exposição que traz uma retrospectiva do trabalho do Designer Rico Lins. São reproduções das criações do artista, vídeos, uma mesa redonda e uma oficina de criação ministrada pelo próprio designer.

De 23 de agosto a 24 de outubro de 2010, na Caixa Cultural Curitiba


“STREAMLINE – PASSADO E PRESENTE”
Exposição de móveis e objetos que destaca o movimento Streamline, em voga nos anos 30 e 40 e que até hoje influencia o design, com suas linhas aerodinâmicas e forte simbolismo.
De 14 de setembro a 31 de outubro, no Showroom Desmobilia


EXPOSIÇÃO 25 ANOS DE DESIGN FLEXIV
Exposição em comemoração aos 25 anos de história ligados ao design e soluções para escritórios que inspiram o prazer de trabalhar.

De 30 de setembro a 31 de outubro, no Showroom Flexiv


PARALELO25*
Uma série de ações promovidas pelo *CCPR – Clube de Criação do Paraná – a fim de potencializar os debates acerca do design. Exposição, WorkChopp, Oficnas 4X4, Ponto e Vírgula – Design Comunica? E Arte com Design e Sustentabilidade.


Ficha Técnica
Coordenação Geral: Centro de Design Paraná
Curadoria Geral: Adélia Borges
Curadores dos Módulos: André Stolarski, Angélica Santi, Freddy Van Camp, Ivens Fontoura, Jaime Lerner, Renato Bertão, Antonio Razera Neto, Rico Lins, Tina Midtgaard (Danish Design Centre), Karen Kjærgaard (Danish Crafts) e Kjersti Wikstrøm (Danish Architecture Centre)
Produção Executiva: Arte 3 – Ana Helena Curti
Projeto de Arquitetura: Pedro Mendes da Rocha
Design Gráfico: Oswaldo Miranda (Miran) e Oscar Reinstein

Serviço
O quê: Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba
Quando: 14 de setembro a 31 de outubro
Locais: Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep); Memorial de Curitiba; Museu Oscar Niemeyer; Universidade Positivo; Jardim Botânico; Parque Barigüi e Sebrae Paraná
Patrocínio: FIAT, Santander, Natura e Electrolux
Iniciativa: MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), MINC (Ministério da Cultura) e MBC (Movimento Brasil Competitivo)
Realização: Centro de Design Paraná e Sistema FIEP, por meio do Centro Internacional de Inovação (C2i).
Co-patrocínio: Sebrae, ABDI, BNDES, MCT
Co-realização: Prefeitura Municipal de Curitiba e Universidade Positivo

Mais informações no site www.bienalbrasileiradedesign.com.br

Goodyear lança game “Eagle GT Challenge”


A Goodyear apresenta ao mercado o conceito de High Definition, o qual se refere à sua família de pneus de alta tecnologia, que pode ser aplicada tanto em carros de alta performance quanto nos SUV. Para intensificar a comunicação da novidade nos meios digitais, a agência Energy assina a criação do game “Eagle GT Challenge”, o primeiro site dessa linha de pneus – www.goodyeareaglegt.com.br – e, também, a campanha online.

“Além das peças de comunicação convencionais, pensamos em transmitir de uma forma lúdica toda a inovação e tecnologia dos pneus da Linha High Definition através do game e da plataforma online do hotsite. Trata-se de um jeito diferente do consumidor interagir e sentir como o produto é nas vias.”, comenta Carolina Wagner, gerente de Propaganda e Pesquisas de Mercado da Goodyear para a América Latina.

Desenvolvida para atender às diferentes necessidades dos consumidores, a linha High Definition é divulgada pelos pneus Eagle GT, Eagle Excellence, Eagle F1 GSD3, Fortera Comfortred e Wrangler Adventure e composta pelos pneus High Performance e SUV da marca.

O site (www.goodyeareaglegt.com.br) tem como objetivo reunir informação, interação e entretenimento no mesmo espaço e traz como grande atração o game “Eagle GT Challenge”. O jogo é uma espécie de autorama virtual, o qual faz alusão às inovações tecnológicas do primeiro pneu lançado sob esse conceito. O internauta escolhe entre jogar sozinho ou acompanhado, bem como o carro que vai usar, o circuito a percorrer e qual tipo de piso ele terá. Também estão no site todas as informações sobre a linha High Definition e os pneus que compõem o Pack de divulgação da linha, além de wallpapers e screensavers em alta definição.

Para complementar a estratégia de comunicação da nova família de pneus da Goodyear, a agência Y&R elaborou campanha de mídia composta por filme – com estreia prevista para outubro -, spot de rádio, anúncio de mídia impressa e material de PDV.