17.10.08

ESPM recebe a designer Ellen Lupton

Em parceria com a editora Cosac Naify, a Escola traz a designer norte-americana para palestra e lançamento de livros

Com o objetivo de apresentar as principais tendências no design contemporâneo, a ESPM e a Cosac Naify trazem ao Brasil a designer Ellen Lupton. Em 24 de outubro, sexta-feira, às 11h, a convidada apresentará na ESPM palestra na qual abordará aspectos do design e da tipografia, e como esta arte faz parte da cultura de uma sociedade. Falará ainda sobre suas mais recentes obras como Novos fundamentos do design e Eu que fiz.

Durante a palestra, a designer fará ampla reflexão sobre sua perspectiva profissional, com a preocupação em fornecer as bases instrumentais para a compreensão e pratica do design. A teoria aparece sempre com exemplos práticos contextualizados.

“A vinda de Ellen Lupton acontece num momento muito rico para a ESPM e para o curso de Design. Ela é uma designer profundamente comprometida com a educação e a reflexão na área. Suas idéias reafirmam propósitos e abrem novos diálogos“, explica a professora Ana Lucia Ribeiro Lupinacci, diretora da graduação em Design da ESPM e coordenadora do núcleo de estudos em Design da mesma instituição.

Ellen Lupton é reconhecida internacionalmente por seu papel como educadora, autora e curadora no campo do design. Atualmente é curadora de design contemporâneo em um dos principais museus norte-americanos, o Cooper-Hewit, National Design Museum em Nova York, onde organizou exposições e livros como Mixing Message: Graphic Design in Contemporary Culture. Também é diretora do programa de pós-graduação em design no Maryland Institute College of Art e coordena o MICA´S Center for Design Studies. Considerada uma das mais atuantes designers da atualidade, Ellen é colaboradora de revistas como Print Eye, Metropolis, I. D., Metropolis e Readymade e tem diversos livros publicados na área.

Outubro e novembro são os meses do design na ESPM
A palestra da designer Ellen Lupton faz parte de uma série de atividades promovida pela graduação em design da ESPM e inclui o programa Imprensa na Escola – com curso gratuito para jornalistas; a 5ª edição da Semana do Design ESPM, com uma série de atividades e palestras com o objetivo de apresentar os novos caminhos da profissionalização.

Este evento acontece simultaneamente ao projeto, Viver Design em São Paulo, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo e permite incluir a capital no calendário de grandes eventos internacionais do setor. Todos estes eventos abertos e com entrada franca permitem aos candidatos e aos profissionais da área ampliar as suas perspectivas de carreira frente a uma das áreas mais promissoras do País.

Mais informações também sobre o processo seletivo dos cursos de design, comunicação, administração e relações internacionais estão disponíveis no site www.espm.br/vestibular

Informações – Ellen Lupton na ESPM
Dia 24 de outubro, sexta-feira, às 11h
Campus Profº Francisco Gracioso
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana
Auditório: Philip Kotler
Informações (11) 5085-4600
Aberto ao público. Entrada Franca
centralinfo@espm.br