24.8.10

GfK debate a influência da logomarca e da identidade visual na percepção das marcas durante o Fórum ABA Branding 2010

A GfK, 4ª maior empresa de pesquisa de mercado no Brasil e 4º maior grupo mundial do setor, participa no próximo dia 25 de agosto do Fórum ABA Branding 2010, maior e mais importante encontro anual sobre construção de marcas do Brasil.


Mario Mattos, Diretor de Marketing, e Merlin Flor, Diretora da Área Qualitativa da GfK CR Brasil, vão falar sobre o papel das marcas no mundo atual. Em sua exposição, os executivos da GfK vão explicar que, além de ser um elemento de identificação e, portanto, de validação de qualidade de produtos e serviços, as marcas atuam como meios de expressão e de construção da identidade dos próprios consumidores.

De acordo com Mattos, para desenvolver as marcas e fazê-las cumprir este papel, os gestores de marca possuem diversas ferramentas: posicionamento e proposta de valor, slogan, sons, cheiro, sabor, cor, personagens etc. “Um desses elementos é a logomarca, e vamos focar nela para entender sua contribuição na construção da marca junto ao consumidor”, destaca.

A palestra dos executivos da GfK, que começa às 17h15, será seguida de um debate com especialistas de design e branding.

O Fórum ABA Branding 2010 acontece nos dias nos dias 25 e 26 de agosto, no Centro Britânico Brasileiro, em São Paulo. O objetivo do evento é discutir e apresentar as técnicas e ferramentas mais avançadas de Branding, com cases brasileiros e internacionais de marcas que se tornaram importantes diferenciais competitivos em diversos segmentos.

Serviço
Fórum ABA Branding 2010

Dias 25 e 26 de agosto
Centro Britânico Brasileiro – Rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros – São Paulo
Participação da GK – dia 25/08/2010 – das 17h15 às 18h30

Sobre a GfK
Criado há mais de 75 anos na Alemanha, o Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, com 23 anos de atuação no mercado.

Principal escritório do grupo na America Latina, a GfK Brasil auxilia o processo de decisão de clientes de diversos segmentos (Bens de Consumo e Duráveis, Automotivo, Healthcare, Financeiro, Telecomunicações, Varejo, entre outros), fornecendo informações estratégicas para as mais variadas questões de negócios, como: inovação e desenvolvimento de produtos, posicionamento de marca e avaliação de campanhas, satisfação e lealdade de clientes, avaliação de qualidade de atendimento, cenário competitivo no ponto de venda, clínicas de automóveis, através de metodologias qualitativas e quantitativas.

Entre seus clientes estão, Unilever, Ambev, Grupo Schincariol, Coca-Cola, Pernod Ricard, Nestlé, Kraft, Johnson&Johnson, L`Oreal, Avon, Nívea, Colgate, SCJohnson, Mattel, Whirlpool (Brastemp), Vivo, TIM, Claro, Motorola, Grupo Santander, HSBC, Bradesco, Itaú Unibanco, MAPFRE, Leroy Merlin, Editora Abril, Roche, Boheringer, Nycomed, Wyeth, Novartis, GM, Volkswagen, Nissan.

Para mais informações acesse: www.gfkcr.com.br

A Era do Twitter


O Twitter é a ferramenta de comunicação que mais rapidamente foi adotada na história mundial, indo de zero a 10 milhões de usuários em menos de dois anos. Em A era do twitter, lançado no Brasil pela editora Campus-Elsevier, o autor e jornalista de mídia social Shel Israel mostra como as pessoas usam o twitter para se aproximar de clientes e outras pessoas que compartilham seus interesses ao redor do mundo.

No Twitter, a palavra se espalha mais rápido do que fogo e as empresas não têm mais a opção de ignorar o assunto. Ao contrário de outros badalados espaços na mídia social, ele é dominado por profissionais, e não por estudantes. Apesar de seu tamanho, ainda parece uma cidade do interior. A ferramenta já permite que as pessoas interajam de forma muito semelhante ao mundo real, com honestidade e autenticidade. Em um minuto, alguém reclama do tempo com amigos da mesma cidade e, no minuto seguinte, bate um papo profissional com um colega que trabalha do outro lado do mundo.

No livro, Israel conta histórias reveladoras sobre os moradores de “twitterville”, de CEOs a estudantes, que foram os primeiros a noticiar a devastação do terremoto de Szechuan; de visionários que tentam arrecadar dinheiro para uma causa a jornalistas que se destacam mais do que empresas tradicionais de mídia. Milhões de usuários compartilham o que chama a atenção de todos na web e uma dessas coisas pode ser a empresa, seus produtos e serviços. Essas vinhetas fazem parte de um diálogo, uma conversa. E as conversas podem trazer discursos coerentes ou não.

“O twitter permite que nos comportemos online com mais proximidade do que fazemos no mundo tangível do que qualquer coisa que o tenha precedido, e encontramos vizinhos que combinam conosco. Se gostamos de falar de política, encontramos vizinhanças onde todos se preocupam apenas com esse tema. O mesmo acontece com beija-flores, culinária, esportes etc. Você pode encontrar um bairro que pode frequentar para aprender e compartilhar coisas sobre o assunto. Essas vizinhanças são globais, porém pessoais e aconchegantes, ao mesmo tempo em que expandem seu mundo”, afirma o autor.

Os empresários devem se importar com o que seus clientes e prospects pensam e compartilham. Se as pessoas dizem que amam o produto, é bom agradecê-las. Se elas têm um problema, é necessário entrar em contato para tentar ajudá-las. É bom saber como melhorar e, com sorte, recuperar a confiança perdida. O twitter não é uma tecnologia, é uma conversa. E essa conversa está acontecendo, quer as empresas queiram ou não. Cabe aos empresários decidirem quando e como vão escutar e participar.

Shel Israel é jornalista de mídia social, palestrante e escreve regularmente sobre ferramentas de comunicação. Ele já colaborou com a FastCompany.com, BusinessWeek.com e Dow Jones Company. É coauthor de Naked Conversations: How Blogs Are Changing the Way Businesses Talk with Customers e edita o blog Global Neighborhoods.

Marcas de Confiança 2010

Os homens confiam nos carros da Volkswagen, no creme para a pele da Nívea e no sabonete Lux. As mulheres preferem a Fiat, o creme da Natura e o sabonete Dove. Como são elas que decidem as compras da família, são as suas escolhidas que ocupam a liderança em suas categorias no ranking geral da 9ª edição da pesquisa Marcas de Confiança, realizada anualmente pela revista Seleções do Reader´s Digest, em parceria com o Ibope Inteligência.

Quando o consumidor é o jovem, as preferidas são Del Valle, para sucos prontos para beber, Dove para sabonetes. Nessas categorias, a confiança dos jovens está afinada com o resultado geral, mas suas preferências apresentam algumas particularidades nas categorias supermercado, telefonia celular e óleo de cozinha. Em telefonia celular, por exemplo, eles confiam na Oi, que ocupa a terceira posição no ranking geral, atrás da Vivo e da TIM. Soya é o óleo comestível que entra no carrinho de compras dos jovens entrevistados, substituindo o líder da categoria Liza.

No nono ano da pesquisa, realizada via web com os leitores da revista Seleções de todo o Brasil, levando em consideração 1500 questionários, o top 8 da pesquisa mostra que a confiança dos brasileiros continua depositada nas mesmas marcas, com alteração apenas nas posições. Kibon, Omo, Colgate, Visa, Coca-Cola, Suvinil, Brastemp e Unimed permanecem na primeira colocação em suas categorias com mais de 50% dos votos nos últimos três anos. A Nestlé se mantém soberana como a marca de maior confiança desde que a categoria começou a ser pesquisada, em 2007. E a Natura assume, pela primeira vez sozinha, o título de empresa mais socialmente responsável do país, depois de dividir a posição por dois anos consecutivos com a Petrobras.

Levando em consideração o universo pesquisado, em que 65% são casados e 74% desses têm em média dois filhos, foi possível constatar as marcas de confiança da família brasileira. Algumas marcas que não estão na liderança no ranking geral empatariam com as líderes se fosse pela preferência dos casais com filhos.Ades empata com a líder Del Valle entre os pais com filhos menores de 15 anos. Este mesmo universo pesquisado tira os cremes para pele da Nívea da vice-liderança do ranking geral para dividir a primeira posição com a Natura e coloca três marcas de carro no topo do pódium (Chevrolet, FIAT e Volkswagen), enquanto a Fiat reina sozinha na classificação geral.

As regiões do país também são divisores de confiança: LG, GOL, Protex e Limpol são as mais votadas na região Norte. O supermercado Bompreço e as tintas Coral são as preferidas do Nordeste. Itaú, Porto Seguro, Dell, Nívea, Telefônica, Liza e Carrefour lideram no Sudeste. No Sul, as mais votadas foram Philips, Ipiranga, Gol, Dell, Melitta, Limpol, Previdência Privada BB e supermercados BIG. Os leitores da região Centro-oeste elegem Chevrolet, margarina Delícia e maquiagem da Natura.

Três novidades desta edição são a inclusão das categorias Laboratório de medicamentos genéricos, que teve o Medley como vencedor, Laboratório de medicamento fitoterápico, com a Herbarium, e Operadora de Viagem, com a CVC.

Categorias Especiais
As categorias especiais também trouxeram novidades abrindo votação para ONGs de confiança (APAE, com impressionantes 88% dos votos) e Redes Sociais, esta com Orkut como vencedor, com 26%, e Twitter e Facebook bem encostados com 23% e 20% respectivamente.

No entanto, a hegemonia dos Correios (Instituições/Organizações, com 82%) e dos Bombeiros (Profissões, com 96%) se mantém desde o início da pesquisa. Assim como Governo e políticos continuam na última colocação.

Luciano Huck divide o prêmio de apresentador mais confiável com Patrícia Poeta, ambos com 75%. Glória Pires é a artista vencedora, com 88%. Herbert Vianna é o mais confiável dos cantores para 79% dos leitores e César Cielo, o esportista campeão, com 91% dos votos.

Millôr Fernandes ganhou como Autor de Livros, com 73% e a face masculina do Jornal Nacional, Wiliam Bonner, é, pela terceira vez, não consecutiva, o jornalista que mais inspira confiança. Roberto Justus e Alessandro Carlucci conquistam o bicampeonato nas categorias Publicitário e Executivo de confiança respectivamente.

Deus e Pai e mãe ainda estão no pedestal da confiança dos brasileiros, com 97% dos votos e os vizinhos amargam pelo quarto ano consecutivo a última posição no ranking.

A premiação
A cerimônia de premiação do Marcas de Confiança 2010 vai ser realizado no Leopoldo, no dia 1 de setembro, às ...h. Além da entrega dos troféus, haverá um brunch e uma palestra de ...para os executivos das marcas premiadas, com o tema confiança.

Resultados
Marca de Confiança – Nestlé - 19%
Responsabilidade Social – Natura – 18%
Automóvel- Fiat – 25%
Aparelho eletrônico – Sony – 29%
Absorvente Higiênico – Sempre Livre – 30%
Aparelho celular – Nokia – 44%
Assistência Médica – Unimed – 52%
Analgésico – Dorflex – 20%
Adoçante – Zero Cal 47%
Bandeira de posto de gasolina – Petrobras/BR – 49%
Bancos – Banco do Brasil – 35%
Cama, Mesa e Banho – Teka - 39%
Computador – Dell – 20%
Cartão de crédito – Visa – 61%
Companhia aérea – TAM - 48%
Creme Dental – Colgate – 63%
Cremes para Pele- Natura – 28%
Cereal Matinal – Kellogg’s – 38%
Café – Melitta/Pilão - 19%
Companhia de Seguro – Porto Seguro – 26%
Chocolate – Nestlé - 48%
Detergente – Ypê – 44%
Eletrodoméstico – Brastemp – 54%
Fralda descartável – Pampers – 48%
Hiper/Supermercado – Extra – 19%/Carrefour – 17%
Iogurte – Danone – 36%
Laboratório de Medicamentos genéricos- Medley - 26%
Laboratório de Medicamentos fitoterápicos – Herbarium – 10%
Margarina – Qualy – 36%
Maquiagem – Avon – 35%
Operadora de Telefonia Fixa- Oi – 41%
Operadora de Telefonia celular - Vivo – 36%
Óleo de Cozinha – Liza – 37%
Operadora de viagem – CVC – 48%
Provedor Internet – UOL – 23%
Previdência Privada – Bradesco – 25%
Protetor Solar – Sundown - 41%
Ração animais Domésticos – Pedigree – 32%
Refrigerante – Coca-Cola – 56%
Sabonete – Dove – 28%
Shampoo/condicionador – Seda – 28%
Sabão em pó – Omo – 79%
Suco concentrado – Del Valle- 24%
Sorvete – Kibon – 80%
Tintura cabelo – L’Oreal – 29%
Tinta de parede – Suvinil – 56%
Vitamina – Centrum – 18%

Categorias Especiais
Apresentador – Luciano Huck – 75%/Patrícia Poeta – 75%
Artista – Gloria Pires – 88%
Cantor – Herbert Vianna – 79%
Executivo – Alessandro Carlucci – 79%
Esportista – Cesar Cielo- 91%
Autor de livro – Millor Fernandes – 73%
Instituições/Organizações – Correios 82%
Jornalista – William Bonner – 83%
Publicitários – Roberto Justus – 55%
Profissão – Bombeiros – 96%
Outras Pessoas- Deus/ Pai e Mãe – 97%
ONGs/Instituições- APAE – 88%
Redes Sociais – Orkut – 26%

Sport Strategy inova no mercado esportivo



Empresa surge da sociedade de José Carlos Brunoro, Eduardo Rezende e Marcelo Dória com os publicitários Alexandre Gama, Geraldo Rocha Azevedo e Roberto Mesquita

Uma nova empresa surge no mercado brasileiro de negócios do esporte. A Sport Strategy foi criada a partir da oportunidade identificada por seus sócios no país que vive a expectativa da Copa 2014 e da Olimpíada 2016: a ausência de uma empresa com DNA 100% nacional que ofereça visão estratégica para as marcas, planejamento e criatividade no esporte ao contrário das ações táticas, genéricas e pontuais de comercialização de patrocínio.

“Hoje, no mercado brasileiro, as ações são comumente táticas, pouco estratégicas. Os produtos vêm prontos, empacotados, de prateleira. Nossa proposta é desenvolver projetos taylor made, desenhando e criando estratégias esportivas em linha com a estratégia das marcas. Hoje as empresas olham o cenário de oportunidade de 2014 e 2016 e se perguntam: ‘como minha empresa pode fazer parte do esporte?’, mas a pergunta deveria ser: ‘como o esporte pode fazer parte da minha empresa?’. Essa é a diferença entre visão tática e estratégica”, diz Alexandre Gama.

A Sport Strategy nasce para atender à demanda de empresas que buscam mais profundidade, sinergia e eficácia no uso do esporte como ferramenta de marketing e comunicação. A junção inédita de expertises complementares é a marca da nova companhia, que une a criatividade e a visão estratégica de Alexandre Gama, Geraldo Rocha Azevedo e Roberto Mesquita e a experiência de mais de 18 anos dedicados ao esporte de Marcelo Dória, Eduardo Rezende e José Carlos Brunoro (BS+B). Na prática, a Investmark, que pertence aos primeiros, e a BS+B são os sócios da nova empresa, a Sport Strategy.

A Sport Strategy vai atuar em três frentes que a diferem essencialmente de seus concorrentes: estratégia esportiva para marcas (envolvendo também ativação), criação e produção de conteúdos esportivos proprietários e consultoria estratégica esportiva para os setores público e privado.

“Nosso foco são clientes tanto do setor privado quanto do poder público. Podemos desenvolver estratégias para cidades e estados envolvidos nos grandes eventos que o Brasil sediará. Em suma, a oportunidade é grande, mas a necessidade de serviço sério e altamente especializado também é, o que certamente vai separar o joio do trigo e os oportunistas dos preparados”, ressalta José Carlos Brunoro.

Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, a indústria do esporte emprega mais de 500 mil pessoas no Brasil, movimenta quase R$ 33 bilhões por ano e cresce mais de 15% anualmente. Com a Copa do Mundo e a Olimpíada, o setor deve ganhar papel fundamental no crescimento econômico do País.

IED apresenta palestra “Design e Inovação” durante a 5ª. edição da Feira Guia do Estudante 2010

O Istituto Europeo di Design (IED), instituição educacional européia com mais de 40 anos de atuação nas áreas de Design, Moda e Artes Visuais, confirma sua participação na 5ª.edição da Feira Guia do Estudante e promove a palestra “Design e Inovação”, apresentada pelo coordenador do curso de Industrial Design Marcos Batista e Mario Queiroz, diretor do curso de Moda do IED e um dos grandes nomes desta área.

A ideia da palestra é discutir a carreira de design, as novidades e conceitos do mercado atual, onde este profissional é cada vez mais procurado por empresas de diversos segmentos.

Marcos Batista é mestrando em Design de Hipermídia e Novas Tecnologias (Universidade Anhembi Morumbi), graduado em Desenho Industrial (Faculdade de Mauá) e pós-graduado em Engenharia de Produto (Universidade São Judas Tadeu). Em seu currículo existem grandes prêmios nacionais e internacionais, como IF Design Awards, RED DOT Design Award e Design Excellence, além da atuação na gestão de grandes marcas, como Bosch e Continental.

Já Mario Queiroz, um dos grandes nomes da moda é estilista e especializado em moda masculina. É mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo e atua há mais de dez anos na área acadêmica, como docente e coordenador.


Sua marca é referência nacional por ter participado de importantes eventos de moda, sendo o principal deles a “São Paulo Fashion Week”, na qual desfila há 17 edições. Vem realizando trabalhos em todos os estados brasileiros, reunindo sua experiência como designer e professor e participando de ações para integrar a moda dentro do processo de design.

Durante os três dias de evento, de 27 a 29 de agosto de 2010, o IED estará aberto para apresentar os diferenciais e novidades de seus cursos de graduação nas áreas de Moda, Design, Artes Visuais e Comunicação, mercados em evidência e constante crescimento.

A palestra acontece no sábado, 28 de agosto de 2010, das 12h20 às 12h50 no Auditório B. A participação é gratuita.

5ª. Feira Guia do Estudante
Data: 27, 28 e 29 de agosto (sexta-feira à domingo)
Horário: das 9h às 19h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo
Av. Otto Baumgart, 1000 – Vila Guilherme/São Paulo
Inscrições: pelo site http://guiadoestudante.abril.com.br/feira-do-estudante/
Entrada Gratuita

IED – Istituto Europeo di Design - Estande 44
Palestra Design e Inovação (por Marcos Batista e Mario Queiroz)
Data: 28 de agosto de 2010, sábado
Horário: das 12h20 às 12h50 no Auditório B
Participação Gratuita


Marcos Antonio Batista
Mestrando em Design de Hipermídia e Novas Tecnologias pela Universidade Anhembi Morumbi. Graduado em Desenho Industrial com habilitação em projeto do produto pela Faculdade de Desenho Industrial de Mauá (1992) e Pós Graduação em Engenharia de Produto pela Universidade São Judas Tadeu (1994). Atuou durante sete anos na gestão de design das marcas Bosch e Continental para América Latina e 5 anos como industrial design em cocção, refrigeração e lavanderia – BSH Continental Eletrodomésticos Ltda. Conquistou importantes prêmios nacionais e internacionais de design como IF Design Awards, RED DOT Design Award e Design Excellence. Atualmente é consultor em design de produto e estratégico pelo escritório (M2L Design Ltda.), leciona no curso de design na Universidade de Guarulhos (desde 2001); professor no curso de design do Centro Universitário Mauá – IMT (desde 2007); professor e coordenador do curso de Master Industrial Design pelo Istituto Europeo di Design.


Mario Queiroz
Estilista, especializado em moda masculina e um dos grandes nomes da moda. É mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Sua dissertação defendida em 2008 – “O Herói Desmascarado – A imagem do homem na moda” foi publicada em 2009 pela Editora Estação das Letras e Cores. Atua há mais de dez anos na área acadêmica, como docente e coordenador. Trabalha como designer de moda desde 1981, tendo atuado em diversos segmentos da confecção e tecelagem. Lançou sua marca em 1995 junto a José Augusto Lança Fabron. Voltada ao segmento masculino, sua marca é referência nacional por ter participado de importantes eventos de Moda , sendo o principal deles a “São Paulo Fashion Week” na qual desfila há dezessete edições. Dentro do cenário internacional participou do Salão de Pret-à-Porter de Paris durante as comemorações do ano do Brasil na França e também do projeto Ithemba que reuniu designers de todo o mundo em prol da cura da Aids na África. Vem realizando trabalhos em todos os estados brasileiros, reunindo sua experiência como designer e professor e participando de ações voltadas a integrar a Moda dentro do processo de Design.

Sobre o IED
Há mais de quarenta, o IED - Istituto Europeo di Design – fundado na cidade de Milão, capital internacional da moda e do design, atua no campo da Formação e da Pesquisa, nas áreas de Design, Moda, Artes Visuais e Comunicação. No Brasil, a faculdade foi credenciada pelo MEC e oferece cursos de graduação e pós-graduação.

Entre as etapas mais significativas da história do Grupo estão a abertura das sedes de Milão (1966), Roma (1973), Turim (1989), Madrid (1994), Barcelona (2002) e São Paulo (2005). Em 2009, o IED obteve o credenciamento do MEC para instalar a primeira faculdade internacional no Brasil e ainda, autorizado pelo mesmo ministério a abrir os cursos de Design de Produto, Design de Interiores, Design de Moda, Produção Joalheira (com ênfase em Jóias, Acessórios e Complementos), Design Gráfico e Produção Multimídia (com ênfase em Digital e Virtual Design).

Desde 1966, o IED desenvolveu uma metodologia inovadora e diversificada, centrada na sinergia entre tecnologia e experimentação, criatividade, estratégia e comunicação integrada, aspectos de mercado e tendências das novas profissões.

Acompanhe o IED na Internet
Website
DesignSampa - Desenvolvido e atualizado por profissionais e alunos do IED, trata-se de uma revista on-line que traz novidades sobre estilo, tendências, dicas de eventos, design, moda, artes visuais, fotos, reportagens e tudo o que é criativo.
Twitter - Facebook - Flickr

3º New Brand Communication em São Paulo


A cidade de São Paulo recebe grandes nomes da comunicação mundial no 3º New Brand Communication – NBC10, que ocorre dias 13 e 14 de setembro, na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado).


O encontro tem por objetivo promover a troca de experiências destes profissionais com pessoas interessadas em inovação na comunicação. Os ingressos para participar dos dois primeiros dias podem ser adquiridos no site www.nbc10.com.br, pelo e-mail contato@goodpeopleshare.com ou telefone (11) 3127-7788. O custo para participação nos dois dias de evento é de R$ 650. Na compra de três ou quatro convites, o preço de cada sai R$ 500. Já acima de cinco, R$ 450 cada.

Neste ano, a proposta do NBC10 é criar um grande diálogo entre os participantes e os profissionais internacionais convidados. Serão oito palestras e quatro debates. O passo mais ousado para 2010 é envolver os participantes do evento, que ajudarão a definir o que será discutido pelos palestrantes e debatedores. “Pedimos que as pessoas enviem perguntas para cada um dos palestrantes para que elas sejam a fonte de inspiração do que será discutido no palco com a platéia” comenta Zé Macfarland, diretor da Good People Share, empresa organizadora do evento. Ele ainda ressalta que os organizadores de eventos devem se preocupar mais em saber o que as pessoas que participam querem debater.


A proposta de diálogo é ainda ampliada por meio das tecnologias disponíveis no evento com acesso wi-fi, onde haverá a possibilidade de envio de perguntas para os palestrantes pelo twitter e liberdade de transmissão ao vivo do evento por qualquer participante. Em 2009, a ação gerou mais de cinco mil mensagens no twitter.

O primeiro dia contará com quatro profissionais de peso quando se fala de grandes causas, sustentabilidade e relacionamento com consumidores. Na ocasião, presenças como Jeremy Heimans, CEO da Purpose (EUA), empresa especializada em campanhas por grandes causas. Entre suas iniciativas destacam-se LIVESTRONG, de combate ao Câncer. Jeremy Faludi, estrategista e pesquisador em design sustentável e professor na Stanford University (EUA). É responsável pela disciplina “Design Sustentável Ferramentas e Métricas”, participa ativamente do respeitado projectFROG, que combina a tecnologia de ponta com soluções sustentáveis para a construção de escolas e hospitais. Julia Gomez, diretora de Inteligência de Força de Trabalho e Parceria Estratégica na Jet Blue Airways (USA). A frente da equipe denominada “Storytellers”, é responsável por propagar dentro da empresa e junto aos consumidores os valores da marca e qualidade de serviço da Jetblue. E Rob Siefker, gerente sênior do Consumer Loyalty Team da Zappos.com (EUA), uma das mais admiradas empresas quando se trata de relacionamento com o consumidor.

O segundo dia recebe grandes executivos de algumas das agências mais bem sucedidas da Europa e Estados Unidos. David Eriksson, CEO e diretor criativo da North Kingdom Design & Communication (Suécia). Foi nomeado empreendedor do ano na Suécia em 2009 e esteve duas vezes na lista TOP 50 dos mais inovadores (2008 e 2010) da Creativity. Matt Smith, co-fundador e diretor estratégico da The Viral Factory (Inglaterra). É reconhecido como um dos maiores nomes em criação de comunicação viral, suas campanhas já geraram mais de 1 bilhão de visualizações no youtube e outros sites de vídeo. E mais dois profissionais da Goodby Silverstein & Partners (EUA), Robert Riccardi, sócio e diretor de gestão e Gareth Kay, diretor de estratégia digital. A agência é mundialmente conhecida por trabalhar com marcas como Porsche da América do Norte, Polaroid e Got Milk?

Após as apresentações, acontecerão quatro debates com a presença de CEOs, diretores de empresas, agências brasileiras e os convidados internacionais. Paralelamente ao auditório principal, ocorrem os Campfires, onde cerca de 15 a 20 pessoas se reúnem em um ambiente descontraído para discutir um assunto específico de interesse comum durante 90 minutos. É nos Campfires que a troca de conhecimento entre os participantes se torna mais intensa, direta e cara-a-cara. Destas dinâmicas já participaram profissionais de marca e marketing de empresas como Avon, Natura, Vivo, Telefônica. No ano passado, mais de 60 pessoas interagiram nos debate sobre a nova comunicação.

Cronograma
13 de setembro de 2010

10h - Abertura
José Eduardo MacFarland
Sócio e diretor da Good People Share

10h10 - 1º Share: Grandes comunidades e marketing de causa
Jeremy Heimans
Co-fundador CEO da Purpose - New York - EUA

11h - 2º Share: A marca sustentável
Jeremy Faludi
LEED AP - Estrategista e pesquisador em design sustentável - Stanford University - EUA

11h50 - 1º Talk
Moderador + Provocador + Convidados da Platéia + Palestrantes

13h – Intervalo / Almoço

14h30 - 3º Share: As pessoas como porta-vozes da empresa
Julia Gomez
Diretora de inteligência e força de trabalho - Jet Blue Airways - New York - EUA

15h20 - 4º Share: O novo diálogo com o consumidor
Rob Siefker
Gerente Sênior da equipe de fidelização de clientes - ZAPPOS.com - Las Vegas - EUA

16h10 – Intervalo / Café

16h30 - 2º Talk
Moderador + Provocador + Convidados da Platéia + Palestrantes

17h30 - Agradecimentos e chamada para o 2º dia

18h – Término

14 de setembro de 2010
10h - Abertura

José Eduardo MacFarland
Sócio e diretor da Good People Share

10h10 - 1º Share: Inovação e liberdade criativa
David Eriksson
CEO e diretor criativo - North Kingdom Design Communication - Suécia

11h - 2º Share: Mídias sociais e campanhas virais
Matt Smith
Co-fundador e diretor de estratégia - The Viral Factory - Londres - UK

11h50 - 1º Talk
Moderador + Provocador + Convidados da Platéia + Palestrantes

13h – Invervalo / Almoço

14h30 - 3º Share: Planejamento Integrado
Gareth Kay
Diretor de estratégia digital - Goodby Silverstein and Partners - São Francisco - EUA

15h20 - 4º Share: Agências em transformação
Robert Riccardi
Diretor de gestão e sócio gerente - Goodby Silverstein and Partners - São Francisco - EUA

16h10 – Intervalo / Café

16h30 - 2º Talk
Moderador + Provocador + Convidados da Platéia + Palestrantes

17h30 - Agradecimentos

18h – Término

Sobre a Good People Share
A Good People Share, liderada por Zé Macfarland, é uma empresa de comunicação que organiza o evento anual New Brand Communication no Brasil. Possui uma rede de relacionamento global, que tem o objetivo de buscar o que está mundialmente em evidência quando o assunto é inovação na comunicação e construção de marca. A equipe, que conta com o parceiro Alex West em Londres, pesquisa os profissionais premiados e que fazem a diferença no setor da comunicação e dessa forma seleciona os participantes que se apresentarão no New Brand Communication.

Serviço
3º New Brand Communication

Data: 13 e 14 de setembro
Local: FAAP - Rua Alagoas, 903 - Higienópolis.
Horário: Das 9h às 18h
Ingressos e informações: e-mail aliste-se@nbc10.com.br ou pelo telefone (11) 3127-778

Preço: R$ 650.
Na compra de três ou quatro convites, o preço de cada sai R$ 500.
Já acima de cinco, R$ 450 cada.

Embalagem do Tonyu ganha novo design


O Tonyu, alimento com extrato de soja da Yakult, completa 25 anos e ganha de presente uma embalagem com design mais moderno, que apresenta de forma ainda mais clara a informação de que é um produto de soja.

O novo design, desenvolvido pela empresa 100% Design, de São Paulo, também valoriza o conceito de produto saudável, que propicia qualidade de vida, bem-estar e saúde aos consumidores, além de garantir melhor identificação dos sabores morango, maçã, abacaxi, maracujá, laranja e mamão.

A multinacional japonesa Yakult foi uma das precursoras no lançamento de um alimento com extrato de soja no Brasil, em 1985. A matéria-prima do produto é o próprio grão de soja, cujo extrato é obtido através de alta tecnologia que permite manutenção de toda a riqueza da soja.



Desde 2001, o Tonyu possui o selo de Aprovação SBC, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que reconhece os produtos que facilitam a manutenção da saúde e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes, entre outras. O selo tem como principal objetivo auxiliar os consumidores a escolherem produtos saudáveis e adequados ao bom funcionamento do organismo.


Estudos desenvolvidos em várias partes do mundo demonstram que a isoflavona da soja tem importante atividade antioxidante, estrogênica e anticancerígena. O Tonyu também é ideal para pessoas que têm alergia à proteína do leite de vaca e/ou que sofrem de intolerância à lactose, e para quem se preocupa em manter os níveis de colesterol dentro dos limites normais.

Abertas as inscrições para o seminário internacional Design Innovation Labs



Entre os dias 15 e 17 de setembro, a Bienal Brasileira de Design 2010 – Curitiba promove o seminário internacional Design Innovation Labs. Com o tema Design, Inovação e Sustentabilidade, o evento terá clínicas, workshops, apresentação de cases e painéis de discussão com nomes de referência nacional e internacional.

As atividades acontecem em três espaços diferentes: Cietep, Sebrae Paraná e Universidade Positivo e possuem tanto entrada gratuita, quanto ingresso mediante taxa de inscrição. O valor arrecadado será investido na neutralização das emissões de dióxido de carbono do evento, cuja medição será feita por consultoria especializada, com objetivo de colaborar no combate ao aquecimento global.

A III Bienal Brasileira de Design acontece de 14 de setembro a 31 de outubro, em diversos locais da capital paranaense e é organizada pelo Centro de Design Paraná e pela Federação das Indústrias do Estado (Fiep), por meio do Centro Internacional de Inovação (C2i).

As inscrições devem ser feitas pelo site www.bienalbrasileiradedesign.com.br

Serviço
Bienal Brasileira de Design 2010 – Curitiba
14 de setembro a 31 de outubro
Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep); Memorial de Curitiba; Museu Oscar Niemeyer; Universidade Positivo; Jardim Botânico; Parque Barigüi; Rua XV de Novembro – Calçadão; Sebrae Paraná
Patrocínio: FIAT, Santander, Natura e Electrolux
Iniciativa: MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), MINC (Ministério da Cultura), MBC (Movimento Brasil Competitivo)
Realização: Centro de Design Paraná e Sistema FIEP, por meio do Centro Internacional de Inovação (C2i).
Co-patrocínio: Sebrae, ABDI, BNDES, MCT
Co-realização: Prefeitura Municipal de Curitiba e Universidade Positivo

Sobre o Centro de Design Paraná
O Centro de Design Paraná é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), fundada em 1999, que trabalha pela construção de uma cultura do design no Brasil. Sua atuação compreende três tipos de serviços: inteligência em design, desenvolvimento de ações em design e a realização de eventos de educação e formação. Pioneiro, foi o primeiro centro de design instituído no Brasil a orientar sua atuação a partir das necessidades do empresariado. Por conta do ineditismo e da qualidade do trabalho realizado, é reconhecido pela Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério de Ciência e Tecnologia (Finep) como referência nacional em gestão do design. Para saber mais, visite www.centrodedesign.org.br.

Festa de Premiação do Marketing Best Sustentabilidade


No próximo dia 31 de agosto de 2010 acontece a solenidade de entrega do prêmio Marketing Best Sustentabilidade às organizações vencedoras. O evento, uma iniciativa da Editora Referência e da Madia Marketing School, será realizado na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) – Auditório Philip Kotler, em São Paulo.

O júri deste ano foi presidido por Jomar Pereira da Silva – Jornalista e Presidente da Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade; e composto por: Décio Clemente – Presidente da Dclemente & Associados; Francisco Alberto Madia de Souza – Diretor Presidente do MadiaMundoMarketing e da Academia Brasileira de Marketing; Milton Mira de Assumpção Filho – Presidente da M.Books do Brasil Editora e membro da Academia Brasileira de Marketing, e Profº. Francisco Gracioso – Conselheiro Associado da Escola Superior de Propaganda e Marketing e membro da Academia Brasileira de Marketing.

Criado em 2002 como Marketing Best Responsabilidade Social, este ano o Prêmio passou a denominar-se Prêmio Marketing Best Sustentabilidade. A mudança teve como objetivo dar maior abrangência aos projetos inscritos, tendo em vista a questão da sustentabilidade que se tornou essencial em todas as decisões estratégicas de aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais na sociedade.

CASES VENCEDORES
9º MARKETING BEST SUSTENTABILIDADE


AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).
Teleton 2009 – Sua ajuda é o que nos move.

Associação Viva e Deixe Viver.
6º Congresso de Humanização da Saúde em Ação.

Bradesco Capitalização.
Projeto Social da Bradesco Capitalização garante atendimento humanificado e tecnologia de ponta como tratamento para vencer o câncer.

Caixa Econômica Federal.
Orquestra Criança Cidadã: um exemplo de Inclusão Social.

Chocolates Garoto
Espaço Cult: Conhecimento, entretenimento e informação.

Cia. Ultragaz.
Programa de Capacitação para funcionários revendas Ultragaz - Especialista em atendimento.

Estre Ambiental.
OXIL – Alta Tecnologia a Serviço da Manufatura Reserva de Resíduos Sólidos.

Estre Ambiental.
Estre Ambiental – Aquecimento Global reduzido com projeto inovador de crédito de Carbono.

Estre Ambiental.
Grupo Estre – Educação Ambiental é investir no Futuro.

Estre Ambiental.
Instituto Estre – Ações Culturais e Meio Ambiente.

Fundação Volkswagen.
Costurando o Futuro.

Petrobras Transporte.
Levando a Vida na Flauta.

Petrobras Transporte.
Escola CIEDS – BARUERI EM FOCO.

Informações
Marketing Best Sustentabilidade 2010
Data: 31/08/2010
Local: ESPM – Auditório Philip Kotler – R. Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana – SP
Horário: 19h Coquetel
20h Início da Solenidade de entrega dos Prêmios

Concrete Solutions lança TapKut, aplicativo inédito que conecta usuários do Orkut via iPhone

A Concrete Solutions, empresa de tecnologia da informação que oferece ao mercado soluções de e-business, apresenta hoje ao mercado o TapKut, primeiro aplicativo do mundo que faz a conexão entre os internautas do Orkut que possuem iPhone. A ferramenta já está disponível para download gratuito na iTunes Store. Atualmente, o Orkut é a mais popular rede social no Brasil, com quase 50 milhões de usuários.

“Há quatro meses iniciamos a criação do aplicativo porque percebemos que existia uma demanda crescente no mercado por uma ferramenta que conectasse os usuários do Orkut e que tinham iPhone”, afirma Cláudio Martins, gerente de Infraestrutura e Mobile da Concrete Solutions. “O TapKut comprova que a inovação está em nosso DNA e reforça a expertise da empresa em oferecer soluções de forma rápida e adequada às necessidades do mercado”, diz Fernando de la Riva, sócio-diretor.

O TapKut permite quase todas as funcionalidades do Orkut, tais como: ler e enviar scraps para amigos e conhecidos, adicionar novos amigos, compartilhar fotos, aceitar ou recusar novos contatos, verificar atualizações de status dos mesmos, acompanhar as datas de aniversários, adicionar comentários a fotos das pessoas. O aplicativo está disponível em redes Wi-Fi, EDGE e 3G.

Para fazer o download gratuitamente, basta acessar a iTunes Store: http://itunes.apple.com/br/app/tapkut/id384859558?mt=8

Sobre a empresa
A Concrete Solutions é uma companhia de consultoria e desenvolvimento de software com expertise e credenciais que a qualificam como uma das principais empresas de middleware do Brasil. Há 10 anos a companhia atua em áreas estratégicas de TI como Portais, BPM e SOA e há dois anos montou uma unidade de Mobilidade Empresarial para aplicar sua experiência do canal Web em dispositivos móveis.

A unidade de Mobilidade desenvolveu além do TapKut, o iShop, produto de comércio móvel e já executou projetos em países como Arábia Saudita, Marrocos, Quênia, Trinidad e Tobago, Itália, Irlanda e recentemente Canadá.

Gallina ministra aula inaugural na FEEVALE


O designer e sócio-diretor da empresa dcD! (design.comDESENHO), Cristiano Gallina, é o convidado especial da Feevale para ministrar a “Aula Inaugural” do curso de Design, que acontece na próxima quinta-feira, dia 26 de agosto, a partir das 19h, no campus da universidade, em Novo Hamburgo.

Durante o evento, Gallina vai contar um pouco da sua trajetória profissional e das experiências que tem vivenciado na área do design. Também apresentará o portfólio e alguns dos trabalhos executados pela empresa, que a fizeram ganhar destaque e reconhecimento no mercado nacional e internacional.

Cristiano Gallina é formado em Design de Produto pela Universidade de Caxias do Sul, com especialização em Design pela UniRitter. É especialista na criação de produtos sustentáveis e competitivos, domina a tendência estética, conhece os detalhes de produção industrial e custos, valoriza e diferencia-se pelos aspectos funcionais dos produtos criados, focado no inédito.

Reconhecido nacional e internacionalmente, tem em seu currículo premiações como o iF 2006 (Oscar do Design) e o Design Preiz – ambos conquistados em Hannover, na Alemanha, em 2006. Foi finalista do Oscar do Design nos anos de 2007 e 2009 e produtos assinados por ele já compuseram cenários de novelas da Rede Globo.

VEJA São Paulo lançará uma edição especial para pais e filhos

Em outubro, mês das crianças, a VEJA São Paulo lançará uma edição especial para pais e filhos. O Especial Crianças traz roteiros de restaurantes, cinema, shows, teatro, passeios para toda a família, além de jogos interativos e passatempos voltados especialmente para o mundo infantil. A revista conta ainda com a participação ativa dos pequeninos na criação e execução de suas pautas.

A edição oferece aos anunciantes oportunidades especiais de comunicação e exposição da marca ou produto como um quebra-cabeça encartado em página simples, história em quadrinhos em página dupla com conteúdo customizado, além de uma régua em papel para acompanhar o crescimento da garotada. Essas opções estimulam as crianças a interagir diretamente com a comunicação dos anunciantes.

VEJA São Paulo – Edição Especial Crianças também terá conteúdo exclusivo produzido especialmente para o site VEJASP.com, além de um aplicativo para iPhone e iPod Touch, oferecendo aos usuários toda a praticidade do melhor guia online de entretenimento para os pequenos paulistanos.

Com formatos diferenciados que geram interatividade entre a marca do cliente e o público leitor, VEJA São Paulo – Edição Especial para Crianças terá distribuição e tiragem superior a 300 mil exemplares que serão entregues exclusivamente para assinantes e vendidos em bancas e revistarias da Grande São Paulo e cidades próximas. A reserva de materiais deve ser realizada até 23 de setembro, o envio de materiais até dia 27, e a circulação está prevista para 2 de outubro.