8.5.12

Ogilvy cria Sprite Shower



Verão no Rio de Janeiro. Termômetros batendo os 40 graus. Uma máquina de Sprite gigante colocada em plena prala de Geribá, em Búzios, oferecendo mais de 1.500 banhos refrescantes todos os dias, juntamente com uma ação de sampling em torno da máquina. O Sprite Shower, ação criada pela Ogilvy Brasil, demonstrou o poder refrescante de Sprite na própria pele dos consumidores, um sucesso tão grande para a marca que o Sprite Shower se transformou em estratégia de marketing que será aplicada em mais praias e em outros países da América Latina no verão de 2013. A produtora é a Hungry Man.

FICHA TÉCNICA Agência: Ogilvy Brasil Título: Sprite Shower Produto: Sprite Cliente: Recofarma VP nacional de Criação: Anselmo Ramos Diretor-geral de criação: Fred Saldanha e Claudio Lima Diretor de criação: Danilo Janjacomo Diretor de arte: Fernando Sau Redator: Luiz Vicente Batatinha Simões RTVC: Nana Bittencourt e Mauricio Granado Atendimento: Luiz Carlos Franco, Ana Paula Perdigão e Fabiana Amorim Aprovação do cliente: Javier Lamelas, Javier Meza, Guido Rozales, Ana Paula Castelo Branco, Gian Martinez, Andrea Mota, Flavia Buchman e Rodrigo Gameiro Produtora: HungryMan Diretor: Gualter Pupo Produtor Executivo: Alex Mehedff Direção de fotografia: Fernando Young Montador: Jair Peres Pós-produção e finalização: Hungry Man/FullFrame Produtora de som: S de Samba Produção e criação de trilha: Dimi Kireeff, Marcio Chavemarin e Fernando Fesztock

Mauricio de Sousa se encontra com blogueiros para lançar campanha "SEU BEBÊ NO MEU GIBI - 2"

Crédito da foto: Mauricio Spada/divulgação MSP

Sequência da campanha de grande sucesso realizada no ano passado pela Kimberly-Clark com as Fraldas da Mônica

No último dia 4 de maio 15 blogueiros da chamada "Blogosfera Materna" visitaram o Estúdio Mauricio de Sousa para um encontro com o próprio. São mães que buscam nas redes sociais uma troca de experiências.

Na ocasião Mauricio bateu um papo sobre a relação das mães com a internet e sobre sua parceria com a Kimberly-Clark que vem crescendo a cada ano em sucesso. Também falou ser um adepto do twitter que é a linguagem rápida que cabe em um balão de quadrinhos.

A campanha "Seu bebê no meu gibi - 2" premiará duas mães que receberão R$ 200.000,00 cada, além de ter seu filho desenhado ao estilo Turma da Mônica e publicado nos gibis da turminha.

Maiores informações de como participar no site www.seubebenomeugibi2.com.br


Revista CLAUDIA lança campanha institucional


Para comunicar o processo de evolução da marca, CLAUDIA preparou uma grande campanha que reforça sua presença e compreensão do universo feminino. Com o conceito “Claudia. Você inteira”, a ação reflete a evolução da mulher que, embora exerça várias funções em sua vida como mãe, profissional, esposa e muito mais, não deixa de ser uma unidade. “Hoje, todas as bandeiras levantadas pelas mulheres no passado coexistem na imagem da mulher bem resolvida, inteira”, comenta Kaíke Nanne, publisher do núcleo de comportamento da Editora Abril.

O conceito apontado por Nanne é compartilhado por Paula Mageste, diretora de redação da revista, que afirma "A campanha de CLAUDIA foge do clichê de tratar a mulher contemporânea como uma somatória de várias mulheres. Preferimos falar de mulheres inteiras, plenas, verdadeiras em suas escolhas, dúvidas e inquietações. Em vez de colocar rótulos nessas mulheres, a campanha abre espaço para que elas mesmas reflitam sobre sua plenitude".

A agência Santa Clara foi escolhida para traduzir esse conceito para peças e filmes. “Em todo trabalho, exploramos os conceitos de relevância e legitimidade do cliente, e uma marca como CLAUDIA tem muito a dizer por sua história e identificação com seu público”, releva Fernando Campos, sócio e Diretor de Criação da Santa Clara.

Além de filmes para TV aberta e TV por assinatura, estão previstos mídia imprensa, internet, material para PDV e ações nas redes sociais, com participação das leitoras enviando seus depoimentos. Maior autoridade em temas femininos no Brasil, a revista CLAUDIA está na vida das brasileiras há 51 anos, sempre como líder absoluta no segmento. Essa posição no mercado se deve ao grande conhecimento do público e, principalmente, porque a publicação sempre acompanhou as tendências e anseios das mulheres.

“O sucesso vem do fato de conhecermos bem nosso público. Realizamos cerca de 600 pesquisas por ano com nossas leitoras. Além disso, criamos o Movimento Habla, dedicado ao estudo e análise permanente do comportamento feminino”, conta Nanne.

Ficha técnica: Agência: Santa Clara Diretores de Criação: Fernando Campos e Serginho Lobo Criação: Fernando Campos, Leo Gonçalves, Janaína Luna, Maso heck, Carlos Paboudjian, Serginho Lobo Atendimento: Janaína Luna RTV: Regina Knaap, Thieny Prates Mídia: Marcio Zorzella, Thiago Higa, Fernanda Caterina Planejamento: Ulisses Zamboni, Marília Barrichello Naigeborin Produtora: Primo Filmes Diretora: Joana Mariani, Klaus Mitteldorf Fotografia: Klaus Mitteldorf

Havaianas destaca orgulho de ser brasileira em novo comercial



Está no ar a nova campanha das sandálias Havaianas, criada pela AlmapBBDO. Ela destaca, com uma situação bem humorada, o orgulho que a marca tem de ser brasileira, de pertencer ao Brasil e ao povo brasileiro, que a ajudou a construir sua história. Voltado para todas as pessoas que gostam das Havaianas, independente de sexo, idade e classe social, o filme “Engraçados”, de 30”, tem a espontaneidade e irreverência que caracteriza a comunicação da marca, com informalidade e linguagem jovem.  

O filme estreou no sábado, dia 5/5, durante o programa Caldeirão do Huck, na Rede Globo. Ele se passa no Rio de Janeiro, onde os turistas gostam de usar as Havaianas para ir à praia e passear durante o dia e à noite. Um grupo de argentinos entra numa banca de jornal, atraído pelas sandálias coloridas e expostas no display. Enquanto os  rapazes olham e mexem nas sandálias, o jornaleiro puxa conversa, perguntando se é a primeira vez que vêm ao Brasil, um país belíssimo. O argentinos prontamente respondem que o Brasil não é tão belo quanto a Argentina.  

O vendedor insiste: “E as mulheres...? Só tem mulheres lindas aqui.” E os gringos rapidamente rebatem: “Las chicas argentinas son más bellas!” O brasileiro não desiste: “Sem falar que o povo brasileiro é divertido...”Mui engraçado”. O rapaz não deixa passar: “Nosotros somos mucho más engraçados”. O vendedor deixa a simpatia de lado e fica sério, até que um dos meninos pergunta se não há Havaianas com a bandeirinha da Argentina. É a deixa para o jornaleiro dar a volta por cima: “Havaianas? Com bandeira argentina?”; e dá uma gargalhada. “Tem razão. Vocês são muito mais engraçados”.  

O comercial foi criado por Rynaldo Gondim e Julio Andery, com direção de criação de Marcello Serpa e dirigido por Clovis Mello, da Cine.

Ficha Técnica – Filme
Anunciante: Alpargatas Título: Engraçados Produto: Havaianas Diretor Geral de Criação: Marcello Serpa Diretor de Arte: Julio Andery Redator: Rynaldo Gondim Produtora: Cine Produtor executivo: Raul Dória, Waldemar Tamagno Direção: Clovis Mello Fotografia: Fernando Oliveira Rtvc: Vera Jacinto, Gabriel Dagostini, Taís Olhiara, Diego Villas Bôas Trilha / Locutor: Play it Again Montador / Editor: João Branco, Clovis Mello Finalizadora: Digital 21 Atendimento: Oscar Ferreira, Cristina Chacon, Gabriela Manisck, Marina Leal Planejamento: Cintia Gonçalves, Fernanda Barone Mídia: Carla Durighetto, Daniel Ribeiro, Renata Bordin Aprovação: Carla Schmitzberger, Rui Porto, Christina Assumpção, Eliana Vilches, Marília Ribeiro

Palestra 'Produção de Eventos'

Postura profissional, ética, transparência ou networking. O que realmente faz a diferença para o sucesso de um projeto? Essa e outras questões serão abordadas na palestra ‘Produção de Eventos – Como você vê e o que realmente é’, que será realizada na próxima quarta-feira (09/05), às 19h30, no Centro de Excelência da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

À frente da palestra o especialista Marcel Iazetta, que atua no mercado de eventos desde 2002. No seu portfólio, estão a produção de eventos como o Camarote Gold do Carnaval de São Paulo, o primeiro show do rapper americano Ja Rule no Brasil, o show ‘Os 2 Jorges (Seu Jorge e Jorge Ben Jor), além de baladas universitárias, e produção de festas e desfiles de marcas e revistas renomadas.

Iazetta dará um panorama dos principais desafios e o dia a dia de um produtor de eventos, além de apresentar cases de sucesso. Para participar, é necessário fazer inscrição no site da FAAP (www.faap.br/pos). O ingresso é solidário e o inscrito deverá trazer no dia do evento dois quilos de alimentos não-perecíveis ou R$ 10,00. Toda a arrecadação será doada à Fundação Francisca Franco. Mais informações pelo telefone (11) 3662-7449.

Palestra ‘Produção de Eventos – Como você vê e o que realmente é’ 
Data: 09/05/2012 (quarta-feira)
Horário: às 19h30
Local: FAAP – Centro de Excelência
Endereço: Rua São Vicente de Paulo, 463 - SP
Informações: (11) 3662-7449
Inscrições: www.faap.br/pos

Brasil Arte Vida


A Amazônia, o Pantanal e o Cerrado, além de deslumbrantes por suas belezas naturais, são também cheios de mistérios. Estamos acostumados a associá-los à diversidade da fauna e da flora, aos riscos do crescente desmatamento e os efeitos do aquecimento global, e desconhecemos ações que buscam a integração responsável entre a população local e o meio ambiente, afinal tão importantes também são os índios, os seringueiros e os ribeirinhos que ali habitam. Com olhar para o Brasil, Rosa de Luca, em seu mais novo livro: Brasil Arte Vida (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul , Alta Floresta , Pará , Acre e Amazonas), da editora Alles Trade, quinto publicado, fotografa o trabalho de ONGs que a maioria da população não conhece.

O objetivo principal da autora é divulgar e promover a diversidade cultural de suas comunidades, seu rico artesanato, o trabalho das comunidades indígenas, suas belezas naturais, a biodiversidade e sustentabilidade, o uso responsável dos recursos naturais, mostrando que é possível aliar desenvolvimento econômico e respeito à natureza. Ela, procura transmitir através de uma visão positiva, um Brasil possível.

Nas fotografias vemos uma completa sinergia entre a fotógrafa e o que é fotografado, um diferencial que ela tem, e que dá vida ao seu trabalho. Nada mais, nada menos do que uma variedade de vida em constante movimento de formas e cores em um dos mais belos espetáculos da Terra a céu aberto. O tÍtulo Brasil Arte Vida será lançado no dia 13 de maio das 17h às 18h, na SP Arte, livraria da Travessa.

O Brasil Arte Vida, além de ser um belíssimo livro de imagens, é um projeto com cunho social, que promove a atividade humana sustentável, respeitando uma das biodiversidades mais ricas do mundo: o artesanato dos índios ou das habilidosas artesãs de Corumbá.

A patrocinadora do projeto é o Laboratório União Química através do Ministério da Cultura - Lei de Incentivo à Cultura.



As ONGs e projetos que também apoiaram são: Instituto Onça-Pintada (IOP), Fundação Cristalino, Escola da Amazônia, Projeto Arara Azul, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, WWF-Brasil e Projeto Saúde & Alegria – PSA.

Sobre a Autora: 
Fotógrafa paulista, formada em artes na Itália, iniciou sua carreira em 1984. Participou com ensaios fotográficos de diversas exposições, individuais e coletivas, no Brasil e também na Alemanha. Em 2007 publicou seu primeiro livro de fotografias, “Contemporânea Arte Artistas”, retratando 60 dos mais importantes artistas da cena artística atual. No ano seguinte lança o livro “Arte Vida Sul Bahia”, que resulta em um belíssimo trabalho tendo como foco, a beleza exuberante da região, seus artistas e produções artesanais. “Arte Vida Minas Gerais”, 2010, traz imagens belíssimas de garimpos, cachoeiras, artesanatos, pinturas e mistérios das cidades mineiras. “Tardes de Mar” é o quarto livro da fotógrafa e todos os livros foram publicados pela editora Alles Trade.Artista na Galeria Mônica Filgueiras & Eduardo Machado.

Globo Livros Graphics lança "Scarface" em graphic novel


Adaptação da obra noir de Arminage Trail apresenta o famoso personagem Tony Guarino em graphic novel 

Escrito no final dos anos 1920, Scarface é um grande romance noir, precursor da idade de ouro do gênero. Trata da história de Tony Guarino, que depois de ser treinado pelo governo em todos os ramos da arte do assassinato é liberado com um diploma de bom soldado. Tony volta à cena com um novo rosto e uma porção de ideias que serão colocadas em prática em detrimento da comunidade.

O personagem Tony Guarino, mundialmente conhecido por seu apelido Scarface – devido a uma longa cicatriz no lado esquerdo do rosto –, foi inspirado no gangster Al Capone, embora Armitage Trail nunca tenha se encontrado pessoalmente com ele. A história de Trail, ilustrada aqui com primor gráfico e características noir por Christian de Metter, serviu de base aos filmes Scarface – A vergonha de uma nação, dirigido por Howard Hawks, em 1932, e Scarface, dirigido em 1983 por Brian de Palma, e no qual Al Pacino imortalizou o personagem. Ambos são considerados obras-primas incontestáveis do gênero “filme de gângster”.

Os autores 
Armitage Trail, cujo nome real era Maurice Coons, abandonou a escola aos dezesseis anos para se dedicar à escrita. Aos vinte anos, sob diferentes pseudônimos, vendeu suas histórias e passou a redigir o conteúdo de várias revistas policiais. É Chicago que alimentará o universo de seu romance Scarface, no qual ele descreve as gangues e os bairros mal afamados da cidade. Depois de se mudar para Nova York, e em seguida para Hollywood, para escrever filmes, morreu aos vinte e oito anos, de ataque cardíaco. O décimo terceiro convidado (The Thirteenth Guest – 1929) é seu único outro romance.

Christian de Metter desenhava para publicações de rock e rendeu-se à HQ em 2000, com seu primeiro álbum, Emma (Éditions Triskel). Aprofundou esse universo gráfico tão peculiar em seus álbuns seguintes, Dusk, Le Curé e Swinging London. Em 2004 recebeu o prêmio do público de melhor álbum do festival de Angoulême por Le Sang des Valentines. Seus últimos trabalhos publicados na Casterman (Vers le démon; Figurec; L’oeil était dans la tombe; Marilyn, de l’autre côté du miroir) confirmaram seu talento de desenhista e seu domínio das tramas complexas, dignas dos melhores romances noir. Assim como sua notável adaptação do best-seller de Dennis Lehane, Ilha do Medo, pela qual ganhou o prêmio dos livreiros de HQ em 2009.

Série sobre cidades criativas ganha espaço na TV e estreia no Canal Futura


Como a economia criativa pode contribuir para o desenvolvimento das cidades brasileiras? É o que o projeto Criaticidades tem como missão investigar e explicar ao público por meio de uma série de cinco programas que podem ser vistos no Canal Futura. O primeiro, que foi ao ar nesta segunda-feira às 13h, será reexibido no sábado, dia 12, às 18h30.

O conceito de economia criativa será apresentando aos telespectadores com base em entrevistas com alguns dos maiores especialistas brasileiros e estrangeiros e exemplos práticos e bem sucedidos de municípios que conseguiram bons resultados em buscar novas alternativas de desenvolvimento econômico, como Paulínia (SP) e Paraty (RJ).

Todo o projeto – apoiado pelo banco Santander - é complementado pelo site http://www.criaticidades.com.br, que traz notícias, depoimentos, exemplos e um manifesto por uma cidade de São Paulo critiva, com 10 pontos fundamentais para criação de um ambiente no qual a criatividade seja valorizada por todos.

Gravados em alta definição, os programas têm duração média de 25 minutos cada. A produção é da Garimpo de Soluções, empresa liderada pela economista Ana Carla Fonseca Reis, e da Umana Comunicação Inteligente, comandada pelo jornalista Ricardo Mucci.

“Será uma excelente oportunidade de expandir o conceito de economia criativa para o grande público e incentivar o surgimento de iniciativas semelhantes, que consigam alterar a realidade imediata na qual estão inseridas”, afirma Ana Carla.

O primeiro programa explica o que é economia criativa, quando surgiu e como este modelo econômico cresceu e gerou novos negócios em todo o mundo. Alguns dos entrevistados deste episódio são o embaixador Rubens Ricupero, a coordenador de Cultura da Unesco, Jurema Machado, e o consultor britânico Tom Fleming.

Os demais têm participações de nomes como o arquiteto e urbanista Jorge Wilheim, o presidente da BOP Consuting, John Howkins, a chef Ana Luiza Trajano, a secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Claudia Leitão, a editora de moda Lilian Pacce, a organizadora do São Paulo Fashion Week, Graça Cabral, e o representante do London Design Festival Bem Evans.

Na TV por assinatura, o Futura está no canal 32 da Net, no canal 08 da Sky e no canal 24 da Via Embratel. Além disso, chega a municípios por uma rede de TVs universitárias.

Os programas serão exibidos sempre às segundas-feiras às 13h, com reprise aos sábados, às 18h30. O último será exibido em 9 de junho.

SERVIÇO 
PROGRAMA 1 - Economia Criativa - O primeiro documentário da série apresenta o que é a economia criativa, seu surgimento e como tornou-se uma política de governo na Inglaterra. Especialistas estrangeiros e brasileiros contam como este modelo econômico cresceu e proporcionou a geração de novos negócios em todo mundo. Irá mostrar o que é, seu desenvolvimento como política por Tony Blair, na Inglaterra, até a realidade brasileira.

Entrevistados
Mana Bernardes – Designer de jóias, poeta e artista plástica
Rubens Ricupero – Embaixador
Cristiano Prado – Gerente FIRJAN
Lídia Goldenstein – Economista e Consultora
Charles Landry – Comedia Consultancy
John Howkins – BOP Consulting
Anamaria Wills – Creative Industries Development Agency (CIDA)
Andrew Senior – Andrew Senior Assosiates
Tom Fleming – Creative Consultancy
Altair Assumpção – Sustainable Hub
Jurema Machado – Coordenadora de Cultura – Unesco
Cláudia Leitão – Secretária de Economia Criativa – MinC
Cláudia Ramalho – Gerente de Cultura SESI/DN

PROGRAMA 2- Cidades Criativas - Como as cidades encontram soluções e se transformam em referência. Quais os fatores e tendências das mudanças urbanas? A dinâmica pós-industrial, a globalização, as mídias digitais e a concentração demográfica nas cidades são questões a serem debatidas para buscar caminhos de sustentabilidade.

Entrevistados
Altair Assumpção – Sustainable Hub
Maurício Broinizi – Coordenador Executivo Nossa São Paulo
Jorge Wilheim – Arquiteto e Urbanista
Mauro Munhoz – Arquiteto e Diretor Presidente da Casa Azul
Danilo Miranda – Diretor Regional do Sesc São Paulo
John Howkins - BOP Consulting – Presidente
Charles Landry – Comedia Consultancy
Claudia Leitão - Secretária de Economia Criativa – MinC
Andrew Senior – Andrew Senior Associates
Caio Luiz de Carvalho – Presidente da São Paulo Turismo

PROGRAMA 3- Moda e Design - Design e Moda – dois setores de destaque escolhidos para exemplificar a dinâmica dessa nova economia. O programa mostra como setores de destaque da economia nacional já se apropriaram criativamente da valorização dos produtos artesanais, sustentáveis e tipicamente brasileiros. No Design, temos o surgimento de novas formas e materiais. Na Moda, vendemos, além de produtos, um modo de ser brasileiro.

Entrevistados 
Waldick Jatobá – Co-fundador da Design São Paulo
Lilian Pacce – Editora de Moda
Joice Joppert Leal– Diretora Executiva da Associação Objeto Brasil
Marcelo Suzuki – Arquiteto
Graça Cabral – Organizadora São Paulo Fashion Week
Jum Nakao – Diretor de Criação
Ben Evans – London Design Festival
Mana Bernardes – Designer de jóias, poeta e artista plástica
Flávio Borsato – Estúdio Bola
André Robic – Diretor Executivo IBModa
Cristiano Prado – Gerente FIRJAN Annegret Affolderbach – Fundadora da Choolips

PROGRAMA 4 - Empreendedorismo - Os conceitos de ousadia, inovação e risco estão diretamente ligados ao empreendedorismo. Este documentário apresenta experiências bem-sucedidas em diferentes áreas relacionadas à economia criativa, tanto no Brasil como no exterior. Exemplos de clusters criativos, como a inovação em Barcelona e nas cidades brasileiras.

Entrevistados 
Cezar Vasquez – Diretor Superintendente SEBRAE RJ
Ademar Bueno – Professor de Sustentabilidade FGV
Cristiano Prado – Gerente FIRJAN Ana Luiza Trajano – Chef
Altair Assumpção – Sustainable Hub
Claudia Ramalho – Gerente de Cultura SESI
Anamaria Wills – Creative Ind. Development Agency
Simon Evans – Creative Clusters Ltd.
Annegret Affolderbach – Fundadora da Choolips
Andrew Senior – Andrew Senior Associates
Tom Fleming – Creative Consultancy

PROGRAMA 5 - Paraty e Paulínia - Exemplos de sucesso: governança compartilhada entre o público e o privado e investimento público no setor do audiovisual, no caso de Paulínia

Entrevistados 
Aecio Sarti – Artista plástico
Diuner Melo – Presidente Casa da Cultura – Paraty
Bernadete Passos – Relações institucionais da Casa Azul
Luís Perequê – Compositor e Fundador da Rede de Cultura
Caiçara Marcos Caetano Ribas – Diretor do grupo Contador de Estórias e do Teatro Espaço de Paraty
Adriana de Almeida Machado – Espaço Cultura Paulínia
Emerson Alves – Secretário de Cultura Paulínia
Amaury Barbosa – Secretário de Cultura Paraty
Fábio Guimarães – Arquiteto e Urbanista IPHAN RJ
Mauro Munhoz – Arquiteto e Diretor Presidente - Casa Azul
Silvia Regina Bacan – Coordenadora do Projeto Paulínia Stop Motion
Albert Moreira – Empresário
Estela Sigrist Betini – Secretária de Educação Paulínia
José Carlos Gombrade – Film Comission Paulínia
André Montenegro – Produtor Executivo - Aurora Filmes
Cristina Maseda – Coord. Educação e Cultura Casa Azul
Einara Fernandes – Coordenadora pedagógica - Casa Azul
Cesare Pergola – Artista Plástico – Galeria Belvedere
Luís Paulo Silva do Nacimento – Organizador Festival de Música de Tarituba

Especialista inglês ministra cursos de Economia Criativa na Escola SP


A Escola São Paulo traz o especialista inglês Michael Bedward para ministrar dois cursos voltados para empreendedorismo em Economia Criativa, no mês de junho. O curso “Business Planning and Pitching for Creative Professionals” é voltado para profissionais e empreendedores criativos que querem desenvolver estratégias para a implementação de seus produtos e serviços no mercado, transformando suas ideias em planos de negócios.

Para quem já tem mais experiência no segmento criativo, o curso “The Creative Entrepreneur – Tools and Techniques for Smart Thinking” aprimora conhecimentos e apresenta as mais modernas ferramentas e técnicas que irão colaborar para o desenvolvimento de novas ideias para produtos, serviços e negócios, estimulando a resolução de problemas complexos e desafios.

Dentro da programação de cursos, Bedward ministra a palestra “Empreendedorismo e Inovação”, que acontece no dia 16 de junho, no Auditório do MIS (Museu da Imagem e do Som), com custo simbólico de R$19,00, revertido ao programa de bolsas de Estudo do Instituto Escola São Paulo e inscrições limitadas.

É a primeira vez que o especialista em Economia Criativa Michael Bedward ministra um curso no Brasil. Atualmente, ele é professor da Central St. Martins e London College of Communication, que ficam na University of the Arts London, além de ministrar cursos em instituições como a universidade britânica King´s College.

Informações: 
Escola São Paulo 11. 3060-3636
Site: www.escolasaopaulo.org
Facebook: http://www.facebook.com/escolasaopaulo 
Twitter: @escolasaopaulo

Raízen lança primeiro comercial da marca Shell V-Power


Estreia nesta sexta-feira (4) o primeiro comercial da marca Shell produzido no Brasil pela Raízen, joint venture entre Shell e Cosan. Criada pela JWT, a peça será exibida pela primeira vez em cadeia nacional hoje, durante o intervalo comercial do Jornal da Globo (Rede Globo).


 

O comercial, que terá como ícone visual a letra “V” - oriunda do combustível "V-Power" - apresentará o novo posicionamento da Shell no Brasil, resultado da união da tecnologia desenvolvida em pistas e laboratórios com as soluções adequadas para os clientes do Brasil. O principal objetivo é aproximar ainda mais a marca do consumidor brasileiro.


 

Além de ser a volta da marca Shell ao cenário publicitário nacional, a campanha é também a primeira lançada após a criação da Raízen (empresa formada em junho de 2011 a partir da joint venture da Shell com a Cosan). A ação faz parte do programa de investimentos de R$ 150 milhões previstos pela companhia em ações de marketing da Raízen para a marca Shell no Brasil durante a safra 2012/13. Esse valor supera em mais de 30% o montante da safra passada.

Criado pela agência JWT, o filme contou com produção da O2 filmes.




FICHA TÉCNICA: 
TÍTULO: “MANIFESTO” 
PRODUTO: SHELL V-POWER 
CLIENTE: RAÍZEN COMBUSTÍVEIS S.A 
AGÊNCIA: J. WALTER THOMPSON LTDA 
DURAÇÃO: 60”/30”/5” 
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: ROBERTO FERNANDEZ, RICARDO JOHN, ERICK ROSA 
CRIAÇÃO: RICARDO JOHN, ERICK ROSA, FERNANDO DUARTE PRODUTOR 
AGÊNCIA/RTV: RENATA SAYÃO E DANIELE PIZZO 
ATENDIMENTO AGÊNCIA: FERNANDA ANTONELLI, JOSÉ LOPES, FELIPE ELIAS OIVEIRA, LEANDRO GREGÓRIO, VICTOR CONRADO. 
PROVAÇÃO CLIENTE: INGRID BÜCKMANN, LAURO KLAS, CAMILO REIS, RENATA BELEM, BARBARA BRANDÃO 
PRODUTORA DO FILME: O2 FILMES 
DIREÇÃO: LUCIANO MOURA/CÉSAR CHARLONE 
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: RALPH STRELOW / CÉSAR CHARLONE 
DIREÇÃO DE ARTE: MARCELO ESCANUELA 
ATENDIMENTO PRODUTORA: LUDMILA STEMPNIEWSKI / REJANE BICCA 
MONTAGEM: RENATO GAIARSA 
PÓS-PRODUÇÃO/FINALIZAÇÃO: O2 FILMES 
PRODUTORA DE SOM: CASAMATA 
MAESTRO: VITOR PATALANO 
LOCUTOR: LAHAM