5.7.10

Máscaras – faces da alma boliviana



‘Máscaras – faces da alma boliviana’ é uma exposição itinerante inédita, com peças de significativo valor estético e de tradição milenar, pertencentes ao acervo do Museo Nacional de Etnografía y Folklore – MUSEF, de La Paz e que pela primeira vez saem do território boliviano. A mostra acontece na Caixa Cultural São Paulo (Sé), de 17 de julho a 29 de agosto de 2010, com entrada franca.

Símbolo sagrado na Bolívia, a máscara representa as diversas faces da alma coletiva, está profundamente enraizada na natureza humana e possui uma extraordinária força, tanto individual quanto grupal. Tem poder de nos conduzir ao limiar do mundo do intangível, um mundo mágico, criativo, metafórico e impalpável.

Essa exposição é uma amostra do importante trabalho desenvolvido pelo MUSEF, em La Paz e pretende difundir a rica diversidade cultural do povo boliviano. Apresenta uma seleção de 47 máscaras das regiões dos Andes (18), Amazônia (15) e Chaco (14) bolivianos, associadas a rituais e eventos festivos, tanto urbanos como rurais, que mostram as diferentes formas de estruturar o espírito coletivo da nacionalidade boliviana.

Entre as peças expostas estarão máscaras guaranis, utilizadas na festa de Arete (Carnaval), exemplares urbanos, de Oruro e La Paz, além de outras representativas da festa do padroeiro San Ignacio de Moxos.

A mostra conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do Consulado da Bolívia em São Paulo, da Embaixada do Brasil em La Paz e da TAM Mercosul. Durante a abertura haverá apresentação de grupos folclóricos bolivianos.

SERVIÇO
Exposição ‘Máscaras – faces da alma boliviana’
Abertura para convidados e imprensa: dia 17 de julho de 2010, às 11h
Visitação: de 17 de julho a 29 de agosto de 2010
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Galeria Neuter Michelon - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

AlmapBBDO ganha Leão de bronze com campanha para Getty Images


A agência AlmapBBDO ganhou o Leão de Bronze Outdoor no Festival Internacional de Publicidade de Cannes 2010 com campanha para a Getty Images Brasil.

Foram dois outdoors “0.0047%” e “0.0053%” criados por Marcos Kotlhar, Danilo Boer e Tales Bahu e direção de criação de Luiz Sanches. Em cada um dos posters as frases “Isto é 0.0047% do que nós temos” e “Isto é 0.0053% do que nós temos”, fazendo referência ao vasto conteúdo oferecido pelo banco de imagens.

Para conferir os posters, acesse:
http://twitpic.com/1z21hj
http://twitpic.com/1z22b3

Além dessa, outras campanhas ganharam Leões em Cannes este ano com conteúdo da Getty Images mundial:

PRESS
Ouro
VOLKSWAGEN
VW GOLF
DDB GERMANY DÜSSELDORF
Alemanha

OUTDOOR
Bronze
VOLKSWAGEN
VW GOLF
DDB GERMANY DÜSSELDORF
Alemanha

Bronze
GMODELO
RESPONSIBLE DRINKING MESSAGE
JWT Madrid
Espanha

Com a mesma campanha para a Getty, a Almap BBDO ganhou, ainda, Bronze na categoria Press no Wave Festival e Prata na categoria Print no Clio Awards.

Sobre a Getty Images
A Getty Images é líder mundial na criação e distribuição de conteúdo visual, clipes de filmes e produtos multimídia, além de seu mais novo produto: música. A Getty Images atende a clientes em mais de 100 países e é a primeira empresa à qual profissionais da área de criação e mídia recorrem para encontrar, adquirir e gerenciar imagens e outros conteúdos digitais. Os fotógrafos e as imagens premiadas da empresa ajudam clientes a criar trabalhos inspiradores que aparecem diariamente nos jornais, revistas, campanhas publicitárias, filmes, programas de televisão, livros e web sites mais influentes do mundo. Acesse www.gettyimages.com.br e saiba mais sobre o papel da Getty Images no mundo da comunicação digital.

Johnson & Johnson do Brasil lança LISTERINE® Essencial


Uma marca líder de mercado possui sempre grandes desafios: criar produtos e serviços inovadores que atendam as necessidades de diferentes perfis de consumidores. Isso motivou a Johnson & Johnson a lançar, em primeira mão, no Brasil, o novo enxaguatório bucal, LISTERINE® Essencial. Seu sabor mais suave e preço acessível, atendem aqueles que ainda não são usuários assíduos da categoria, mas que desejam uma boa higiene bucal e hálito fresco.

Com fórmula exclusiva, o novo LISTERINE® Essencial complementa a limpeza mecânica, penetrando onde a escova de dente e o fio dental não alcançam. Dessa forma, auxilia na redução da placa bacteriana, proporcionando até 12 horas de hálito fresco, além de prolongar a sensação de limpeza e proteger os dentes contra as cáries.

LISTERINE® Essencial estará disponível em três diferentes sabores: menta, limão e menta glacial, cada um em dois tamanhos: 250ml e 500ml. O produto deve ser utilizado duas vezes ao dia, após a escovação, em bochechos com 15ml, durante 60 segundos.

O produto, que chega as farmácias e supermercados em julho, complementa a linha de escovas e fio dental Essencial, da marca REACH® Johnson&Johnson.

Inscrições do Prêmio Fernando Pini começam em agosto

A partir do dia 2 de agosto, estarão abertas as inscrições para o 20° Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini. As inscrições deverão ser feitas pelo site www.fernandopini.org.br

A edição 2010 do prêmio contará com 64 categorias, divididos em 12 segmentos de trabalho gráfico. Ainda serão distribuídos três prêmios de Atributo Técnico do Processo — chamados de Grand Prix –, que conferem a Melhor Impressão, o Melhor Acabamento Editorial e o Melhor Acabamento Cartotécnico entre todos os produtos finalistas do Pini. O concurso também distribui prêmios para fornecedores do setor gráfico em 14 categorias.

Calendário
· Inicio das Inscrições: 2 de agosto
· Término das inscrições com desconto: 10 de setembro
· Término das inscrições: 17 de setembro
· Julgamento da 1° fase: 1ª quinzena de outubro
· Julgamento da 2° fase: 1° quinzena de novembro
· Cerimônia de premiação: 23 de novembro

O Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini foi criado em 1991 pela Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica). A premiação é a maior da indústria gráfica na América Latina.

Mais informações sobre a 20ª Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini podem ser encontrados no site www.fernandopini.org.br

Comercial & Cia - Propagandas de Cerveja

O Comercial & Cia, programa de rádio que aborda os bastidores e novidades do meio publicitário, vai ao ar pela Rádio BandNews FM no dia 05 de julho, e traz um bate papo sobre propagandas de cerveja.

Para falar do assunto, o convidado é Pedro Earp, Diretor de Marketing da Skol, que possui uma criativa e bem humorada estratégia de comunicação. O entrevistado fala do surgimento do conceito “Desce redonda” e a intensificação da publicidade da marca.

O programa traz também as pesquisas que envolvem as campanhas publicitárias de cerveja, a busca por inovação num mercado concorrido, os comerciais preparados para Copa do Mundo 2010 e a nova estratégia digital da Skol, que propõe um relacionamento permanente com o consumidor.

Comercial&Cia ainda conta com a participação de Beth Furtado na coluna “Ideias e Tendências”, falando sobre como uma marca pode se manter atrativa no decorrer dos anos, e Leo Xavier no quadro “Mobilizado” com as novidades do mobile marketing.

Comercial&Cia é apresentado na Rádio BandNews FM todas as segundas-feiras, 21h20.

Imitação da Água – Sandra Cinto


Com curadoria de Jacopo Crivelli Visconti, esta exposição de Sandra Cinto é a primeira individual da artista em uma instituição paulistana. Imitação da Água, título de um poema de João Cabral de Melo Neto, reúne obras inéditas especialmente produzidas para o espaço arquitetônico, processo recorrente em seu trabalho, projetadas como uma grande instalação que ocupará três salas do andar térreo do Instituto Tomie Ohtake. “A intenção da artista é colocar o observador na condição de um náufrago, sugerindo uma experiência de imersão através do desenho”, comenta Crivelli.


Na sala redonda, Sandra Cinto desenha diretamente sobre a parede de 360 graus. Na seguinte, apresenta sete desenhos em grandes dimensões, uma escultura em madeira e 2000 barcos de papel. Já na terceira sala, um políptico ocupa quase toda parede central, ao lado da escultura em madeira Porto – uma cama alongada apoiada sobre livros.

No final da exposição será lançado o livro Imitação da Água, com texto de Jacopo Crivelli Visconti e imagens da produção dos últimos três anos de Sandra Cinto, na qual a artista intensificou em sua pesquisa a temática dos mares, após uma série de trabalhos que faz alusão à pintura A Balsa da Medusa, de Théodore Géricault (1818-1819).



Sandra Cinto (1968, Santo André, SP), com sua obra única de seminal delicadeza, constrói narrativas cuja força poética reside em arrebatadoras provocações ao imaginário. A artista plástica iniciou sua trajetória na década de 90, fez sua primeira individual na Casa Triângulo, em São Paulo, e em 1998 já participava da 24ª Bienal de São Paulo, com curadoria de Paulo Herkenhoff.

Nos últimos anos, tem realizado individuais também fora do Brasil, entre as quais Mar que habita em mim me leva para onde nunca fui, Galeria Carlos Carvalho, Lisboa, Portugal (2009); The Difficult Journey after Gericault ,Tanya Bonakdar Gallery, New York, EUA (2008); A Travessia Difícil Aprés Géricault , Museo de Arte Contemporanea Union Fenosa, MACUF, A Coruña, Espanha e Sob o Sol e as Estrelas Hemisfério Norte, Galeria Carlos Carvalho Arte Contemporânea, Lisboa, Portugal (2007).

Sua obra faz parte de importantes acervos: Museu de Arte Moderna, São Paulo, Museu de Arte Moderna/ Col. Gilberto Chateaubriand, Rio de Janeiro, Pinacoteca Municipal de São Paulo, Centro de Arte Contemporânea de Inhotim, Brumadinho, MG, Fundação ARCO, Espanha, Centro Galego de Arte Contemporaneo, Santiago de Compostela, Espanha, Museu de Arte Contemporânea de San Diego, EUA.

Exposição: Imitação da Água – Sandra Cinto
Abertura: 5 de julho (convidados)
Até: 1 de agosto de 2010 , de terça a domingo, das 11 às 20 horas
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201 (entrada pela Rua Coropés, 88) – Pinheiros – SP. Fone: 11.2245.1900

Marketing & Propaganda no Centro Europeu

Escola de profissões abre as inscrições para um dos cursos mais procurados no país e que forma profissionais capacitados para atuar em um mercado em franca expansão

O Centro Europeu de Curitiba, escola de idiomas e profissões, está com as matrículas abertas para o seu curso de Marketing & Propaganda. Seguindo padrões internacionais de qualidade, o curso tem como objetivo capacitar alunos para atuar profissionalmente em diversas áreas do segmento da comunicação.

Com duração de um semestre, o curso conta com um currículo dinâmico e atualizado, baseado nos melhores cursos superiores, diferenciando-se, porém, na agilidade e tempo de conclusão, além da objetividade e do poder de síntese de seu conteúdo programático. Além disso, o corpo docente é formado por professores com ampla vivência e experiência no mercado profissional.

Na grade disciplinar estão temas como gestão de marketing, comportamento do consumidor, planejamento estratégico de marketing, WEB marketing, gestão da marca, direção de criação e planejamento de mídia. Após a conclusão do curso, os formandos estarão capacitados para exercer as mais variadas atividades em empresas de todos os portes ou em agências de publicidade e propaganda, atuando em diversos setores, entre eles planejamento estratégico, atendimento, criação, mídia, pesquisa, produção gráfica e produção eletrônica, vídeo e cinema, gráficas e empresas de pesquisa.

Para agregar novos valores às atividades oferecidas, o Centro Europeu fechou, no último mês de março, uma parceria com Getz, uma das maiores e mais premiadas agências de propaganda, internet, design e promoção do Estado do Paraná. Com a “união”, a escola de profissões irá realizar as aulas práticas dentro da agência, dando aos alunos a chance de acompanhar como funcionam os processos de planejamento, criação, produção e decisões de mídia dentro de uma agência profissional.

As aulas de Marketing & Propaganda terão início no mês de agosto, com turmas pela manhã e noite, de segunda à quinta-feira. As atividades serão realizadas na sede do Centro Europeu (Rua Brigadeiro Franco, n°1700). Além de Curitiba, as unidades da escola nas cidades de Ponta Grossa (PR) e Joinville (SC) também oferecem o curso. Mais informações pelo telefone (41) 3222-6669 ou no site www.centroeuropeu.com.br.