17.9.08

O karma das "logomarcas"

Este tema (e termo) já foi fruto de artigos, debates, matérias, blogs e discussões em mesas de bar e em corredores de faculdades. Confesso, porém que ainda me irrito ao ouvir essa maldita palavra “logomarca”. Vamos tentar chegar a um consenso e banir de vez esse monstro da nossa linguagem diária....

Leia o texto completo de Zé Henrique Rodrigues no site do Clube de Criação do Paraná (CCPR).

La Muerte Ilustrada



Cerca de 50 zincografias do mexicano José Guadalupe Posada estão na exposição La Muerte Ilustrada, no Museu Histórico Nacional, até 19 de outubro. Todas as imagens representam as caveiras festivas, do "Dia dos Mortos", celebrado no México e, também, de outros personagens da literatura mexicana, como Zapata e Don Quixote.

José Guadalupe Posada é considerado um dos principais e mais populares artistas do México. Foi chamado pelo pintor Diego Ribera como "pai da arte mexicana contemporânea". Posada resgatou imagens da cultura popular do México e também mostrou as diferenças entre as classes sociais e a relação entre o governo e a população.

Informações
Local: Museu Histórico Nacional
Praça Marechal Âncora, s/n - Centro - Rio de Janeiro - 2550-9255 / 2550-9224 / 2220-6290
Preço: R$ 6,00. Grátis de domingo.
Data: De 16 de setembro a 19 de outubro de 2008.
Horário: Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado, domingo e feriado, 14h às 18h.

Spanish Design



300 obras que apresentam a criatividade do design espanhol no século XX. Estão presentes obras de Salvador Dalí, Antoni Gaudí, Javier Mariscal, Pablo Picasso, Antoni Tàpies e Joan Miró. A curadoria é do arquiteto Juli Capella. Realização SESC SP e Sociedade Estatal da Ação Cultural Exterior (SEACEX). Térreo, terceiro e quarto andares.

SESC Avenida Paulista
05/09 a 11/01.
Terça a sexta, das 13h às 21h;
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h.

Bom humor marca o primeiro dia do SPP´08

O primeiro dia do Seminário de Propaganda de Piracicaba foi marcado pela importânica da interação dos meios digitais e da tecnologia para o desenvolvimento de peças publicitárias.

Na noite de ontem, cerca de 100 pessoas entre publicitários e estudantes de Piracicaba e região, voltaram os olhos e ouvidos a João Binda e Pedro Gravena que, com muito bom humor falaram grandes verdades sobre tendências de mercado e o futuro de quem não estiver preparado para ele.

João Binda foi o primeiro a se apresentar, e de cara já avisou: “A Internet e os meios digitais são os principais meios de comunicação”, referindo se a MP3, iPod, celulares, Messenger e outros. E completou: “Quem não acompanha fica pra trás”.

Na seguência apresentou um vídeo da Microsoft de 2005, onde realidades do nosso dia a dia, eram vistas como previsão de futuro. Para Binda, cada vez mais as pessoas estão inseridas a diversas formas de contato, por isso é preciso saber como estes meios entram nas casas das pessoas e usar isso para difundir a propaganda.

Segundo o palestrante, esta forma de propaganda permite medir o sucesso ou o “fracasso” da campanha, já que a interação das pessoas é indispensável. Para isso mais um elemento torna-se fundamental: a parceria entre mídia e criação.

O palestrante destacou diversos cases, onde a convergência entre as mídias, através da interação do público, favoreceu e proliferou a campanha, como o case do Nike Plus, ao adquirir o tênis o consumidor leva também um iPod, que reproduz o treino, sendo possível estudar seus resultados através do site. Com isso uma comunidade global foi criada e a campanha teve sucesso instantâneo, e levou Titanium Lion, o prêmio máximo de Cannes, em 2007.

Outro case apresentado por Binda, que literalmente excitou a platéia, foi o da campanha criada pela AGE para a marca de preservativos Olla, a proposta foi criar o Dia do Sexo. O assunto impactou naturalmente e gerou pautas para diversos meios de comunicação, além de ser tema de 65 comunidades em sites de ralacionamento e de diversas festas temáticas. O site criado para a campanha recebeu 200 mil clicks e teve mais de 40 mil assinaturas. Para Binda, é o sucesso da ousadia permitida na Internet.

No case dos Biscoitos Plugados o importante foi atender o target do produto, que é 100% conectado. Por isso foi criado um site que oferece diversas formas de interação como winks e também criação de personagens físicos, inserindo assim a convergência de mídia para fazer com que o cliente queira sempre mais daquele produto. Outro sucesso: 7 milhões de winks foram enviados.

“Levar em consideração ações diferenciadas é necessário para não ficar pra trás é preciso ter a Big Idea e distribuir em outras peças”, revelou e deu a dica.

Pedro Gravena, foi vítima da lei de Murfhi, como ele mesmo mencionou, na noite de ontem. Após um pequeno “acidente” seu equipamento insistiu em não funcionar, então o jeito foi falar de Internet, sem seu Notebook e os valiosos arquivos que contidos alí.
Gravena, foi brilhante e tornou a palestra num “esta é a minha história”, que em nada se desvincula da propaganda.

Iniciou sua carreira há 10 anos na Internet, segundo ele, contra-gosto: “O que eu queria mesmo era criar anúncios para jornais e revistas”, revelou. Mas o destino o compensou, em sua trajetória fez parte de importantes campanhas e teve o privilégio de fazer parte da equipe da DM9DDB que conquistou um dos prêmios mais importantes da propaganda, o Gran Prix.

A estas alturas a Internet já fazia parte de sua vida, então, resolveu buscar outra agência onde só fizesse criação para Internet, foi para a Garage Interactive. Há quinze dias voltou para a DM9DDB, como diretor de criação. “Trabalhar com um só meio é bobagem, é preciso juntar o pensamento de Internet com o que está off-line”, alerta. “Hoje é preciso interagir com o usuário, depender de que o usuário passe o mouse sobre o banner, não funciona mais”, concluiu.

Gravena falou do case da Super Bonder para a Henkel, criado por ele e sua equipe na DM9DDB. “Com 175 reais criamos uma campanha onde 2 milhões de pessoas de 80 países diferentes interagiram” , revelou. A ação consistiu em colar um monitor na parede usando apenas Super Bonder, através do site da empresa o usuário podia enviar uma mensagem e em poucos minutos visualizava seu recado postado na tela do monitor, que estava colado e sendo monitorado 24h por dia, um verdadeiro reality show para provar o poder do produto do seu cliente.

“Tem que seduzir o consumidor, faze-lo participar sem ser penoso, para isso é preciso descobrir onde este consumidor está e o que ele esta fazendo”, e completou “seja honesto, pare em frente do que esta fazendo e pense: se eu visse isso iria gostar?”.

Para ele a junção da Internet com a propaganda é essencial: “A Internet tem um poder que todo mundo deve entender”. E depois de teimar mais um pouquinho com seu Note, conseguiu exibir o vídeo feito por ele mesmo na DM9DDM e mostrar que a mensagem por lá é: ou você é ON/OFF ou você é OFFDM9.

Encerrou a palestra com um recado aos que vislumbram uma carreira brilhante: “Basta querer fazer, todo mundo pode. Se eu fizer o que tenho na cabeça, pode dar certo” e concluiu com palavras que ouviu de um antigo chefe: “Eu acho melhor segurar louco que empurrar medíocre”.

Lobo Design em Curitiba‏



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