30.9.09

Converse Art Collabs



A Converse criou o Art Collabs para revelar novos talentos artísticos do País. A marca abriu espaço para a livre inspiração e colaboração na criação de modelos do tênis mais famoso do mundo: o Chuck Taylor All Star.

Os modelos vencedores do Art Collabs serão produzidos pela Converse e vão entrar para a coleção Outono / Inverno 2010 da marca.

O tema desta primeira edição do ART COLLABS é a Pop Art.

Saiba mais no site Converse Art Collabs.

CAIXA CULTURAL São Paulo apresenta Beleza e Saber, Plumária Indígena



Beleza e Saber são palavras que traduzem a essência dessa mostra que aborda as culturas indígenas brasileiras, dando destaque à estética, ao uso e contexto cultural onde estes artefatos são criados e utilizados para distintas necessidades culturais. O evento, que acontece entre os dias 03 de outubro e 29 de novembro de 2009, é parte integrante das comemorações dos 20 Anos do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo.


A CAIXA CULTURAL São Paulo trouxe a exposição para a galeria da Paulista com objetivo de dar visibilidade à diversidade de expressões artísticas notadas na plumária dos índios no Brasil. Foram selecionadas cerca de 90 artefatos das etnias de tradição plumistas - Bororo, Tukano, Karajá, Urubu-Kaapor, Rikbáktsa (Erigpagtsá), Kaxinawa, Kaiapó-Mekrãgnoti, Kaiapó-Xokrin, Kaiapó entre outras detentoras de habilidades, técnica e estilos que definem a “Arte Plumária”.
Estão programados debates com convidados no espaço expositivo da galeria, sempre às 18h30.


Sobre a exposição:
Esta exposição está dividida em 02 módulos conceituais que evocam a importância plumária na vida das sociedades indígenas no território brasileiro. O primeiro módulo, a Construção da Beleza, apresenta aspectos à tecnologia. O segundo, mais amplo, a Manisfestação do Saber, exemplifica as diferenças estilísticas e a enorme gama de significações dos artefatos plumários, sejam adornos corporais, sejam diferentes categorias.

O termo plumária refere-se à utilização de penas, plumas e penugens de variadas aves na confecção de artefatos, na maior parte adornos corporais. Essas especificidades permitem enumerar diversos estilos provenientes de universos culturais que variam entre si, tanto por modos próprios de classificar o mundo como por distintas situações ambientais e históricas.

Todos os artefatos veiculam mensagens de vários tipos, o que permite a identificação étnica e social do indivíduo, sua posição de dentro do grupo e dos grupos entre si.

Tudo isso faz com que nos reportemos também ao sistema de crenças e ao tempo histórico-mitológico das diferenças culturais indígenas. Além de enfeites, portanto, são símbolos e, por isso, usados nos ritos e cerimônias, campo simbólico que por excelência faz parte das culturas humanas.

Programação dos debates:
· 23 de outubro de 2009– Renate Brigitte Viertler
· 28 de outubro de 2009 – Sônia Ferraro Dorta
· 11 de novembro de 2009 – Lux Vidal
· 18 de novembro de 2009 – Hatawaki Karajá e Sandra Lacerda Campos

SERVIÇO:
Exposição BELEZA E SABER, PLUMÁRIA INDÍGENA
Local: Caixa Cultural São Paulo (Galeria Vitrine da Paulista) - Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2083 térreo – Cerqueira César - São Paulo (SP)
Abertura: 02 de outubro de 2009, sexta-feira, 19h (para convidados e imprensa)
Datas para visitação: 03 de outubro e 29 de novembro de 2009
Horários: Terça-feira a sábado, das 9h às 21h e domingos e feriados das 10h às 21h
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Visitas monitoradas para grupos, agendamento e informações - Tel: (11) 3321-4400
Realização: Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Campanha da AlmapBBDO destaca novas estampas das Havaianas Slim



As Havaianas estão lançando novas estampas para o modelo Slim, e a AlmapBBDO criou uma campanha impressa para contar a novidade. São 3 anúncios que destacam as sandálias sob uma perspectiva diferente da que é vista normalmente na comunicação de calçados.

De maneira informal e como se fosse um ensaio fotográfico, as sandálias são posicionadas em diferentes pisos pelos quais suas estampas se estendem, preenchendo o espaço dos anúncios. Os títulos se confundem com as ilustrações e falam, com graça, da beleza das Havaianas Slim, modernas e coloridas.


Com esta nova campanha, as Havaianas mostram que o modelo Slim combina muito bem com trajes informais, ideais para ir à faculdade, ao barzinho ou ao passeio com amigos. Os anúncios foram criados por Gustavo Sarkis e Renato Fernandez, com direção de criação de Marcello Serpa. Além de estarem nas revistas jovens, de interesse geral e femininas de circulação nacional, eles deverão ser exportados, já que a nova coleção também irá para outros países.


Ficha Técnica
Anunciante: São Paulo Alpargatas
Título: “Nessa estação as Havaianas com estampas são um “must have”. Ou, como se diz aqui no Brasil, um “must have””, “Viajamos o mundo todo em busca de inspiração. Aí olhamos para o passaporte cheio de carimbos e pensamos: por que não estampas?”, “O visual das Havaianas chama tanta atenção que você deve ter sido a única pessoa a ler o título deste anúncio.”
Produto: Havaianas Slim
Diretor de Criação: Marcello Serpa
Diretor de Arte: Renato Fernandez
Redator: Gustavo Sarkis
Ilustrador: Gelmi
Fotógrafo: Fernanda Tricoli
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Cristina Chacon, Marina Fernandes, Marina Leal
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sabrina Guzzon, Amanda Thomas
Mídia: Carla Durighetto, Camila Bertoli, Carolina Cabral
Aprovação: Carla Schmitzberger, Christina Assumpção

Ziraldo em cartaz



Um convite de mestre para aprendiz. Foi assim que o designer Ricardo Leite recebeu o pedido de Ziraldo para apresentar a vertente menos conhecida de sua obra: o design de cartazes. Proposta aceita, a ideia deu forma ao livro Ziraldo em cartaz, que chega às livrarias de todo o país pela Editora Senac Rio.

O livro reúne cerca de 300 pôsteres, entre trabalhos para cinema, teatro, shows, eventos, peças publicitárias e campanhas educacionais e políticas. A obra é especialmente rica na descrição de técnicas de design e valoriza a arte de Ziraldo como desenhista, desde a época em que os artistas gráficos ainda não dispunham dos modernos recursos de computação. “Hoje, todo mundo é artista”, brinca Ziraldo.

Por meio de seus cartazes e de sua visão artística, sempre marcada por um toque de humor, o leitor pode ter um panorama da cultura brasileira e acompanhar a evolução das artes gráficas no país. “Apreciando todo o acervo de cartazes de Ziraldo, pude verificar a diversidade de soluções encontradas por ele para temas bastante distintos, sem nunca perder sua identidade”, diz Ricardo Leite.

A abordagem adotada pelo autor permitirá a compreensão por todos os leitores, profissionais das artes gráficas ou não. “Precisava contar ao leitor, antes de analisar os cartazes propriamente, o que eles significavam 50 anos atrás, como e por que foram feitos. Ziraldo me disse que ser affichiste (cartazista, em francês) fora um dos seus primeiros sonhos”, revela Ricardo, que organizou os cartazes por suas características gráficas, mas livre de preocupações acadêmicas.

Mais do que um passeio pela história cultural recente do Brasil, a obra mostra como os cartazes do Ziraldo tiveram impacto na vida das pessoas. Seis páginas são dedicadas aos cartazes encomendados para os espetáculos teatrais de Jô Soares. Outra pérola é o famoso cartaz “O Galo”, criado em 1966 para o I Festival Internacional da Canção Popular do Rio, que virou símbolo nacional. O cartaz de Os mendigos, de Flávio Migliaccio _ primeira comédia do Cinema Novo _ foi considerado um dos mais importantes da história do cinema a ser feito sem foto dos atores. “Foi uma ousadia do Flávio e a primeira oportunidade de exercer o meu próprio estilo num cartaz”, lembra Ziraldo.

No total, 40 cartazes de cinema foram selecionados para a publicação. Entre outros trabalhos, destaque para O Assalto ao trem pagador, uma das opções de capas do livro, Os Cosmonautas, clássico estrelado por Ronald Golias e Grande Otelo e Roberto Carlos e o diamante cor de rosa, com o ‘Rei’ como protagonista. Os de pornochanchada são maioria. Entre eles, Os Paqueras, As mulheres que dão certo e Oh! Que delícia de patrão. “São cartazes para o cinema sexy, eram filmes erotizantes. Eles nem mandavam o roteiro. ‘Faz pelo título’, eles diziam”, explica Ziraldo.

Os geniais cartazes feitos para a Feira da providência, desde a sua primeira edição, em 1961, não podiam ficar de fora. Ziraldo é o artista que mais fez cartazes para um mesmo evento, ou seja, são 49 obras exclusivas. “Ano que vem comemoro 50 anos de feira”, anuncia o ilustrador, que em 2009 completou 60 anos de carreira.

Na década de 1980, em uma campanha antifumo encomendada pelo Ministério da Saúde, Ziraldo mudou o conceito usado até então. Em vez de citar as complicações que o cigarro pode causar à saúde, ele investiu no mesmo argumento que convidava a fumar: o comportamento. No último da série, o slogan era: “Fumar fede”. Essa campanha rendeu bons frutos para Ziraldo. Além de ganhar prêmios internacionais, ele parou de fumar após 40 anos de vício. “Se eu digo que fumar é cafona, como posso fumar? Perderia a credibilidade. Então, parei”, recorda-se.

SOBRE OS AUTORES
ZIRALDO - Ziraldo Alves Pinto nasceu em Caratinga (MG), em 1932. Começou sua carreira nos anos 1950 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro e Folha de Minas. Além de pintor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor.
Sua fama começou nos anos 60, com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: “A turma do Pererê”. Durante a ditadura militar, em 1964, fundou com outros humoristas O Pasquim - jornal não-conformista, referência até os dias de hoje. Em 1969, Ziraldo publicou seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. Em 1980, lançou O menino maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil, adaptado para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, internet e cinema.

RICARDO LEITE - Formado em Design Gráfico, em 1980, pelo curso de comunicação visual da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ricardo é graduado também em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela Universidade Estácio de Sá, em 1979. Desde 1994, é professor da UniverCidade, no Rio de Janeiro, onde atua como orientador de projetos de graduação. Com mais de 100 capas de discos e dezenas de livros projetados, trabalha atualmente para grandes empresas, como AVON, Oi, Petrobras, Bob’s e O Globo. Desde 1991, Ricardo é sócio e diretor de criação da agência Crama Design Estratégico. Também é autor do livro ‘Ver é compreender, o design como ferramenta estratégica de negócio’, publicado em 2003 pela Editora Senac Rio, e ganhador do prêmio Jabuti em 2004. Foi coordenador regional da Associação dos Designers Gráficos entre 2002 e 2006, e membro do conselho da Associação da Empresas de Design entre 2007 e 2009.

SOBRE A EDITORA SENAC RIO
A Editora Senac Rio desenvolve produtos e serviços que visam à difusão de soluções para uma vida produtiva de sucesso, de pessoas e organizações, colaborando para o fortalecimento do comércio de bens, de serviços e do turismo e para a evolução econômica, social e ambiental dos mercados e das sociedades que alcança por meio da palavra. Desde a sua fundação, em 2000, a Editora publica obras de alto valor agregado que contribuem para a construção de competências de pessoas e organizações no mundo do trabalho. Com base na identificação de desafios e necessidades da atualidade, a Editora tem como meta conquistar a excelência em conteúdos que promovam o enriquecimento das aptidões gerenciais e técnicas de pessoas e organizações, a fim de torná-las mais competitivas, prósperas e socialmente responsáveis.

SOBRE O SENAC RIO
O Senac Rio é parte integrante do Sistema Fecomércio-RJ, composto também por Fecomércio-RJ e Sesc Rio. O Sistema Fecomércio-RJ representa os interesses do comércio de Bens, Serviços e Turismo, reunindo mais de 400 mil empresas, que respondem por cerca de 60% do PIB e por mais de 3,0 milhões de empregos formais. A missão do Sistema Fecomércio-RJ é promover o bem-estar social, construir competências de pessoas e organizações e incentivar o crescimento empresarial, em harmonia com o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Ziraldo em cartaz (Editora Senac Rio)
Texto de Ricardo Leite e Cartazes de Ziraldo.
Projeto editorial: Ana Maria Santeiro | Editora Senac Rio
R$ 120,00 | 292 páginas

DM9DDB celebra 20 anos com superprodução em São Paulo


A DM9DDB, eleita a melhor agência do mundo em Cannes, celebrou seus 20 anos em uma superprodução realizada na noite de ontem na sede social do Jockey Club, no centro antigo de São Paulo. Sergio Valente, presidente da DM9DDB, recebeu nomes como Olavo Setubal, do Banco Itaú, Milu Vilela, Itaú Cultural, José Victor Oliva, Preta Gil, João Armentano, Gabriela Duarte, Marco Luque, Rafael Cortez, Valéria Minczuk, em uma festa que reuniu mais de 2 mil pessoas.

“Estamos no auge dos nossos 20 anos”, afirma Sergio Valente, “somos jovens, ousados, aguerridos e extremamente motivados em construir um futuro brilhante para a nossa agência e para a indústria brasileira da propaganda. Essa festa é para celebrar o futuro”, completa o executivo.

A festa que aconteceu no 9º andar da sede social do Jockey Club uniu o tradicional e o que há de mais moderno em tecnologia. Do lado tradicional, muita obra de arte e a decoração suntuosa do Jockey Club. Do lado moderno, uma pista de dança toda construída com leds chamava atenção, tecnologias que permitiam a interação também divertiram os convidados.

“Somos uma agência que mistura o requinte e o ousado, o tradicional com o moderno”, afirma o líder da DM9, Sergio Valente. “Temos uma carteira de clientes que conta nossa história, marcas que nós ajudamos a construir e que nos ajudaram a construir a DM9”, completa o COO da agência, Alcir Gomes Leite.

Agora, o foco da agência é trabalho. O ano que vem promete ser movimentado com Copa do Mundo, jogos Pan-americanos, eleições. O planejamento para diversos clientes está avançado com estratégias de longo prazo que estão sendo construídas desde agora. “No início do ano, defini 2009 como o ano 3-3-6. Três meses na defesa, três meses andando de lado e seis meses no ataque. As oportunidades existem e é preciso trabalho árduo para possibilitar os melhores resultados para o cliente. É nisso que estamos focados”, finalizou Valente, antes de curtir a festa com seus convidados.

Solenidade
A festa foi dividida em duas fases. Na primeira, um momento mais solene que começou às 21h09 até às 23h29. Um quarteto de cordas e a banda Mantiqueira animavam as longas conversas dos convidados. O ponto alto dessa etapa foi o emocionado discurso de Sergio Valente, que fez um brinde ao futuro destacando a importância do sólido trabalho que foi construído nos últimos 20 anos, quando a DM9 foi fundada por Nizan Guanaes e Guga Valente, hoje sócios da DM9DDB por meio do Grupo ABC de Comunicação.

Festa
A partir das 23h29 começou a grande festa. Duas pistas de dança divertiram os convidados. Em uma delas, o Rio de Janeiro foi homenageado e deu o tom da decoração. Preta Gil abriu sua participação como DJ com a boa música baiana. “O Canto da Cidade de Daniela Mercury, bombava quando era garota e trabalhava na agência !!!! Saudades dessa época, muitos axés”, disse Preta, que trabalhou na DM9 quando tinha 17 anos. Patricia Coelho também tocou por lá.

Na outra pista, toda construída com leds que permitiam diversos grafismos, as atrações foram a DJ Gra Ferreira, e o Super 08, que na ocasião se transformou em Super 09, comandada por Alê Fará, Rosana Rodini e Jeff Ares.

Ambientes
A ambientação foi coordenada por Pier Balestrieri que usou flores, velas, para criar um clima de glamour, pied de poule, paisley, listrados com diversos tons de verde, além de lisos, lurex vermelho e capitonês de veludo roxo, com luzes de LED no lugar dos botões, dando a impressão de cristais, contribuindo com um ambiente mais clean. Uma coisa complementa a outra, o clima era plural para que cada convidado se encaixasse em um dos ambientes. Joca Guanaes, diretor da DM9, coordenou a festa, ao lado de Marianna Sanches e da d/Magrella, empresa de eventos.

Com 1.350 metros quadrados, o 9º andar do Jockey Club foi dividido em 9 ambientes, incluindo duas pistas de dança, uma sala futurista e uma dark room.

Sobre a DM9DDB
Quatro vezes Agência do Ano no mais importante festival de propaganda do mundo, o Festival Internacional de Publicidade de Cannes, e uma das cinco maiores agências do País, a DM9DDB completa 20 anos de atividades no Brasil.

Integrante da holding ABC de Comunicação e da rede DDB, a agência é presidida pelo publicitário Sérgio Valente e possui uma carteira de clientes bastante diversificada composta por mais de 20 grandes marcas como Amanco, Brastemp, Banco Itaú, Bohemia, C&A, Cia Athletica, Consul, Guaraná Antarctica, Honda Motos, Intel, , Kibon, Ponto Frio, Sadia, Terra, Telefônica, Telhanorte.

São da DM9 dois dos três Grand Prix já conquistados pelo Brasil em Cannes. Deste mesmo festival, trouxe para casa 83 Leões.