22.11.10

Senac Rio lança campanha multiplataforma


Modificar a realidade de cariocas e fluminenses que buscam qualificação profissional. Este é o objetivo da nova campanha institucional do Senac Rio – a primeira grande campanha da história da instituição, desenvolvida pela agência Grey e que começa a ser veiculada no próximo fim de semana em todo o Estado do Rio de Janeiro.



A campanha pretende reforçar a marca Senac Rio no mercado de Educação Profissionalizante e tem como público-alvo homens e mulheres de 18 a 35 anos, de diferentes classes socioeconômicas, que buscam qualidade de ensino.



Essa primeira campanha da Grey para o Senac Rio materializa o conceito que venceu a concorrência realizada este ano: “Profissionalizando Pessoas. Transformando vidas”. A ação reúne filmes de TV, spots de rádio, busdoor, outdoor e peças online.

Criados por Guto Kono e Fabio Leão, com direção de criação de Guy Costa e Alexandre Scaff, dois filmes serão veiculados nas TVs Aberta e Fechada. Produzidos pela AD Studio, as peças estarão no ar até o final de dezembro.

O Senac Rio atua há mais de 60 anos na profissionalização de mão-de-obra para o Comércio de bens, serviços e turismo no Estado do Rio. Nesse período, tornou-se referência na oferta de cursos de qualificação técnica, transformando a realidade de pessoas em busca de inserção no mercado de trabalho ou crescimento profissional.





Ficha Técnica SENAC – Reposicionamento 2010:
Título: “Guinada Beleza” e “Guinada Designer”
Agência: Grey Comunicação
Cliente: Senac Rio
Diretor de Arte: Guto Kono
Redator: Fábio Leão
Direção de Criação: Alexandre Scaff e Guy Costa
RTVC: Iara Demartini
Diretor Operacional: Alexandre Garcia
Atendimento: André Gomes, Karen Varela
Mídia: Adão Casares, VivianaMaurman
Aprovação: Julio Pedro, Renata Guaraná, Vania Carvalho
Produtora: AD Studio
Atendimento Produtora: Ana Demartini
Diretor: Jarbas Agneli
Diretor de Fotografia: Ênio Berwanger
Produtora de Som: AD Studio
Atendimento Produtora: Denise Rosa
Maestro: Jarbas Agneli

Em Nova York, illycaffè inspira vitrine especial para final de ano da Barneysassume a distribnu
















Incorporando técnicas do universo da alta costura, a Barneys Nova York apresentou Miss Illy: um ícone da cultura do café desenvolvida especialmente para a vitrine de final de ano da conceituada loja de departamentos. A visão do diretor criativo da Barneys, Simon Doonan, foi traduzida a partir de embalagens da illycaffè recicladas e reinventadas para compor a ‘nova diva mundial’, como foi carinhosamente chamada.

Viva e encorpada como o espresso deve ser, Miss Illy rapidamente se tornou parada indispensável para quem passa pelo badalado centro de Nova York, admirando as requintadas vitrines da Barneys. Para este ano, a emblemática loja elegeu o tema ‘Have a Foodie Holiday’, ou ‘Desejamos um final de ano gastronômico’, valorizando a efervescência da cultura da boa gastronomia, que movimenta tanto a metrópole norte-americana.



300 latas (de três quilos de grãos), 250 pacotes de plástico (antiga embalagem das casulas do Método iperEspresso) e 250 latas de café illy sustentam o olhar da Miss Illy em direção à Quinta Avenida de Nova York. Abusando de acessórios, como quase todo ícone fashion, ela leva consigo uma chapéu feito a partir de uma máquina de espresso (uma autêntica Francis Francis! X1 iperEspresso), além de uma colher transformada em longos brincos e uma grinalda composta por 300 copos de papel.

O lado lúdico de Simon Doonan, personificado na figura instigante de Miss Illy, está intimamente ligado à parceria, de longa data, da illycaffè com a cultura e com os artistas contemporâneos. Partilhando dessa mesma visão, a Barneys incorporou a arte as suas vitrines, inspirada pela forte influência que a cultura do café exerce no país e no mundo.

Neste sentido, a escolha da illycaffè tem uma simples razão: desde 1992, a marca apóia nomes como Jeff Koons, Marina Abramovic, Julian Schnabel e Robert Rauschenberg, hoje entre os artistas modernos que empregaram seu design para o desenvolvimento de originais xícaras da illy Art Collection – considerado o maior conjunto mundial de arte colecionável. James Rosenquist, um dos principais protagonistas da pop art, desenvolveu o atual logotipo da illycaffè em branco sobre vermelho.

“Esta colaboração é totalmente natural para a illycaffè. A experiência do café está ligada ao sabor, mas interage também com a beleza – para desfrutar os cinco sentidos, estimulando a mente e o espírito. O café tem sido o protagonista de importantes ideias ligadas às artes, basta olhar para o passado na direção das antigas casas de café”, disse Andrea Illy, presidente da illycaffè. “Simon tem encontrado uma maneira inteiramente nova e inimaginável para demonstrar isto, certamente para encantar e inspirar todos que apreciam seu deslumbrante e criativo trabalho.”

“Pense na Miss Illy como o exercício máximo em reciclagem criativa”, disse Doonan. “Basta um olhar para você perceber que ela é contemporânea e seu conteúdo reciclável caminha junto a sua modernidade. Ao mesmo tempo em que isto é divertido, como a arte e o café, nós passamos uma mensagem séria sobre a reutilização, sobre sustentabilidade, como a illycaffè tem praticado antes mesmo disso chegar ao universo fashion.”

Os admiradores de Miss Illy são convidados a visitar o nono andar da Barneys, na Madison Avenue, onde a illycaffè oferece aos seus convidados – até 31 de dezembro – o melhor espresso e cappuccino preparados por top baristas, ao autêntico estilo italiano.

Santa Clara cria campanha para Frisco estrelada pelo ator Pedro Cardoso


Após 12 anos de ausência, a marca de sucos em pó Frisco, do grupo 3 Corações, volta à mídia em campanha publicitária de veiculação nacional criada pela agência Santa Clara. Além do relançamento do produto, a ação divulga as suas novas embalagens, nova formulação e novos sabores das versões normal e zero açúcar. A marca, que no passado já teve como garota-propaganda a apresentadora Xuxa, escolheu desta vez ator Pedro Cardoso para estrelar suas ações publicitárias.

A campanha conta com comercial em que Pedro Cardoso interpreta oito personagens diferentes: um francês fru fru, um frescobolista, um frentista, a dona de casa Francine, um frade franciscano, uma freira, um homem do tempo e um apresentador. Batizado de “Trava-Língua”, o filme tem uma linguagem que “brinca” com a sonoridade do nome Frisco, destacando palavras que tenham sílabas formadas pelas letras FR em sua construção e sempre frisando o slogan da campanha: “Refresco de Fruta é Frisco”.



Produzido pela Pródigo, o filme será veiculado a partir da próxima semana em televisão aberta e por assinatura, além de cinemas. A campanha conta também com spot para rádio, produzido pela Play it Again, anúncios para jornais, revistas e mídia exterior, materiais para os pontos de venda e ações na internet.

R$ 45 milhões investidos no reposicionamento do produto

Em 2009, Frisco, que pertencia à Unilever, foi adquirida junto com a marca Tornado pelo grupo, que é dono também das marcas de café 3 Corações, Santa Clara, Pimpinela, Letícia e Fort. Desde então, o grupo 3 Corações vem investindo um total R$ 45 milhões em pesquisas, planejamento estratégico e inovação para proporcionar mais benefícios aos consumidores e reposicionar Frisco entre os líderes do segmento com seu relançamento para o mercado. A verba compreende desde a construção de uma fábrica em Mossoró (RN), com capacidade para produzir 1.000 toneladas por mês (inaugurada em abril), o aprimoramento do produto, para que se tornasse mais nutritivo e saboroso, e também a reformulação total das embalagens, que agora ganham design mais moderno e maior apelo visual para os sucos de fruta.

A empresa investiu ainda no desenvolvimento de novos sabores, que atendessem as diversidades regionais do país. Das 16 opções de sabor normal, sete são totalmente inéditas: cajá, caju, goiaba, graviola, laranja com acerola, limão com capim santo, pêssego e, que agora contam com adição das vitaminas A, C e Ferro. E das nove opções de sabor “zero”, a novidade é opção uva, que também conta com vitamina C.

Segundo a Nielsen, Frisco é a marca que mais cresceu no segmento de refresco em pó em 2010 e está atualmente com 2,2% do mercado brasileiro – chegando no Nordeste à uma participação de 6%. O grande diferencial da marca é sua distribuição nacional, que atende diretamente mais de 90.000 pontos de venda. O preço médio de Frisco e Frisco Zero é de R$ 0,60 por envelope - que contém suco em pó adoçado e rende um litro. A expectativa da equipe de Paula Castellan, Diretora de Marketing do grupo 3 Corações, é que a participação atual dobre após a primeira fase da campanha.



Pedro Cardoso, reconhecido principalmente na figura de “Agostinho”, da série “A Grande Família”, foi a personalidade escolhida para ser o garoto-propaganda da marca, por sua simpatia junto ao público e por sua versatilidade, uma vez que seu papel na campanha deve destacar a preferência de todos por Frisco.

“Para a volta de Frisco, queríamos propor um grande grito para lembrar que a marca é forte e que está voltando com tudo, por isso a principal mensagem do filme é lembrar ao Brasil que ‘Refresco de Fruta é Frisco’. Além disso, queremos para a marca um tom extremamente bem humorado e divertido, por isso escolhemos o Pedro Cardoso como nosso novo embaixador”, comenta Paula Castellan.

O foco da campanha é a família – desde a mãe, compradora, até o marido e os filhos, que influenciam diretamente a escolha das marcas e dos sabores. E a intenção é falar com esses públicos também por meio de outra plataforma, como explica Daniel Campos, Gerente de Marketing de Refrescos: “Essa campanha também busca dar estatura para a marca iniciar um trabalho mais forte junto à área educacional no Brasil, ação iniciada no primeiro semestre com o patrocínio do quadro ‘Soletrando’, no ‘Caldeirão do Huck’”.

“Buscamos para esta campanha tudo o que pudesse trazer a maior quantidade de elementos lúdicos para a marca. A brincadeira do trava-língua, as cores, o próprio Pedro Cardoso e o bom humor na direção do filme demonstram isso. E tudo isso construído ao redor da marca, com o produto no centro da comunicação, que é fundamental para Frisco, que volta à mídia com toda a força para ocupar um lugar de destaque no seu segmento de atuação”, afirma Fernando Campos, sócio e diretor de criação da Santa Clara.

O filme de 30” estréia primeiramente em São Paulo e na região Nordeste, nos principais canais de TV aberta e a paga. No mês de janeiro, o “Trava-língua” toma as demais regiões do país e estará também nas principais salas de cinema. Além disso, foi criada uma grande campanha impressa, com anúncios de página simples para revistas e jornais, outdoors e painéis de metrô. Recebem ainda atenção redobrada nessa fase inicial ações nos pontos-de-venda e sampling. Especificamente para o Nordeste, a marca investiu num jingle que será veiculado nas principais rádios da região em ritmo de axé.



FICHA TÉCNICA CAMPANHA
Anunciante: 3 Corações
Produto: Frisco
Agência: Santa Clara
Título: Trava Língua
Criação: Fernando Campos e Theo Rocha
Direção de Criação: Fernando Campos, Murilo Lico, Carlos André Eyer e Theo Rocha
Planejamento: Ulisses Zamboni, Gonça Correa e Danilo Lima
Atendimento: Janaina Luna, Thiago Iusim e Michele Sibille
Mídia: Luciana Mariano, Fabio Succi e Patrícia Silva
RTV: Diego Villas Bôas
Produtora/filme: Prodigo Filmes
Produção Executiva: Francesco Civita
Direção de cena: Caito Ortiz, André Godoi, Vellas & Laga
Direção de Fotografia: Pedro Cardillo
Direção de Arte: Marcos Carvalheiro
Montador: Alexandre Boechat
Atendimento Produtora: Doralice Sander e Renata Correa
Finalização: Prodigo Filmes
Produtora de Som: Play it Again
Aprovação/Cliente: Paula Castellan, Daniel Campos, Gustavo Almeida e Cristiano Fonseca

Marketing & Propaganda no Centro Europeu

O Centro Europeu de Curitiba, uma das principais escolas de idiomas e profissões da América Latina, está com as matrículas abertas para o seu curso de Marketing & Propaganda. Seguindo padrões internacionais de qualidade, o curso tem como objetivo capacitar alunos para atuar profissionalmente em diversas áreas do segmento da comunicação.

Com duração de um semestre ou um ano letivo, o curso conta com um currículo dinâmico e atualizado, baseado nos melhores cursos superiores, diferenciando-se, porém, na agilidade e tempo de conclusão, além da objetividade e do poder de síntese de seu conteúdo programático. Além disso, o corpo docente é formado por professores com ampla vivência e experiência no mercado profissional.

Na grade disciplinar estão temas como gestão de marketing, comportamento do consumidor, planejamento estratégico de marketing, WEB marketing, gestão da marca, direção de criação e planejamento de mídia. Após a conclusão do curso, os formandos estarão capacitados para exercer as mais variadas atividades em empresas de todos os portes ou em agências de publicidade e propaganda, atuando em diversos setores, entre eles planejamento estratégico, atendimento, criação, mídia, pesquisa, produção gráfica e produção eletrônica, vídeo e cinema, gráficas e empresas de pesquisa.

Para agregar novos valores às atividades oferecidas, o Centro Europeu fechou uma parceria especial com a Getz, uma das maiores e mais premiadas agências de propaganda, internet, design e promoção do Estado do Paraná. Com a “união”, a escola de profissões irá realizar as aulas práticas dentro da agência, dando aos alunos a chance de acompanhar como funcionam os processos de planejamento, criação, produção e decisões de mídia dentro de uma agência profissional.

As aulas de Marketing & Propaganda terão início no próximo mês de março, com turmas pela manhã e noite, de segunda à quinta-feira (curso semestral) ou de segunda à quarta-feira (curso anual). As atividades serão realizadas na sede do Centro Europeu (Rua Brigadeiro Franco, n°1700). Além de Curitiba, as unidades da escola nas cidades de Ponta Grossa (PR) e Joinville (SC) ta

Comercial & Cia entrevista diretor-presidente da Cielo

O Comercial & Cia, programa de rádio que traz os bastidores e novidades do meio publicitário, que vai ao ar na segunda-feira, 22 de novembro, traz uma entrevista com Rômulo de Mello Dias, diretor-presidente da Cielo, para falar sobre as estratégias de comunicação e o comportamento das marcas que atuam no setor de meios de pagamentos eletrônicos no Brasil e no mundo.

O entrevistado fala de como companhias, que conectam bancos, bandeiras de cartões e lojistas em milhares de operações simultâneas, estão competindo no mundo da publicidade. Ele faz um balanço do primeiro ano de vida da marca Cielo, avalia o posicionamento da marca no campo da propaganda e comenta sobre os desafios ao lançar a marca. . Fala também sobre as novas campanhas e ações publicitárias da empresa, entre elas a campanha “A dois passos do Paraíso”, realizada junto com o Banco do Brasil.

O programa conta ainda com a coluna “Ideias e Tendências”, apresentada por Beth Furtado.

Comercial & Cia é apresentado na Rádio BandNews FM todas as segundas-feiras, 21h20.

Sobre o Comercial&Cia
O Comercial & Cia traz informações do mercado publicitário, propaganda, marketing e indústria da comunicação, exibe entrevistas com os mais importantes nomes do setor, participa de eventos nacionais e internacionais sobre o tema e atualiza o ouvinte da BandNews FM com informações em primeira mão. Os profissionais que estão dando o que falar, os empresários que têm muito a dizer e os eventos de onde saem as tendências dos próximos tempos também são foco do programa.

Participam os colunistas Beth Furtado, com o quadro “Ideias e Tendências”; Lô Politi com “O Filme da Semana”, criativos da Talent na seção “Propagandaria”, Marcelo Tripoli em “Trend Posts” e Leo Xavier com a coluna “Mobilizado”.

Apresentação de João Faria, direção de Roger Garcia e Toshio Yamasaki, produção de Luiza Brasca, finalização da produtora MCR, edição do Mago Maurides.

Marketing Verde é tema de debate do CCPR

O Clube de Criação do Paraná (CCPR), promove nesta segunda-feira (22), às 21h, mais uma edição do programa 91 Debate & Rebate, transmitido ao vivo pela rádio 91 Rock (91,3 FM).

Ricardo Gomes Luiz (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental), Renato Cavalher (OpusMúltipla) e Marcos Nauffal de Almeida (TWK Comunicação) serão os convidados para debater sobre o tema Marketing Verde. O debate será mediado por Fabiane Pellegrino e os interessados podem enviar suas perguntas através do Twitter, com a tag #91debaterebate.

Sobre os convidados:


Renato Cavalher
Renato Cavalher é formado em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado, com especialização em redação publicitária pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, ambas em São Paulo. Trabalhou como redator em várias agências paulistas, até se mudar para Curitiba em 1991, onde foi diretor de criação da Exclam, sócio da Z. Publicidade e vice-presidente da Master Comunicação até a agência se associar a Thompson, em 2001, quando Cavalher assumiu a vice-presidência nacional de criação do grupo JWT. Em 2003 volta para Curitiba para assumir a direção geral de criação da OpusMúltipla Comunicação Integrada, hoje Grupo OM, que inclui também as empresas Brainbox Design Estratégico e HouseCricket Digita e Direct. Foi também sócio fundador do Clube de Criação do Paraná e presidente da entidade no período entre 2004 e 2008. Em sua carreira, Cavalher já conquistou os principais prêmios nacionais e internacionais, com destaque para Colunistas, Profissionais do Ano, Prêmio Abril, Voto Popular, New York Festival, festival de Londres, FIAP, Clio Awards e Cannes.


Marcos Nauffal de Almeida
Marcos Nauffal de Almeida, 45, economista e publicitário curitibano, pós graduado em marketing, começou a atuar em comunicação há 20 anos. Desde 1997, gerencia a TWK Comunicação, que atende clientes no segmento de saúde, educação e serviços.

Desde 2009 a agência vem investindo em soluções ecológicas e sustentáveis tanto internamente quanto com relação aos seus clientes.


Ricardo Gomes Luiz
Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, graduado pela Universidade Federal do Paraná. Com 15 anos de atuação na área, Ricardo Gomes Luiz já desenvolveu trabalhos para importantes empresas brasileiras, planejando e executando ações de relacionamento com seus públicos de interesse – como funcionários, imprensa, governos e comunidades. Desde 2001, trabalha na Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), ONG que desenvolve projetos de conservação da natureza. Atuando no relacionamento com apoiadores e na prospecção de novos negócios, Ricardo tem entre suas funções na SPVS desenvolver nas empresas a percepção sobre a dependência que seus negócios têm da existência de áreas naturais e da biodiversidade.

ESPM e ILSI Brasil promovem discussão sobre a restrição da propaganda de alimentos

Ao longo dos últimos anos, o aumento das doenças crônicas cardiovasculares, da diabetes e da obesidade tem inserido a alimentação no centro das preocupações cotidianas e na geração de um grande número de políticas públicas para combatê-las.

Atenta a esta discussão, o Centro de Altos Estudos da ESPM (CAEPM) e o o International Life Science Institute (ILSI Brasil) apresentam o seminário “Sustentabilidade, Alimentação e Saúde” que acontece em 25 e 26 de novembro de 2010, quinta e sexta-feira.

No dia 26, sexta-feira, entre os diversos painéis do encontro, o destaque fica para “Comunicação e Propaganda: em busca de uma agenda positiva”, sob a coordenação do vice-presidente e diretor de marketing da ESPM, Hiran Castello Branco e do coordenador do curso de comunicação da ESPM-RJ, Carlos Alberto Messeder Pereira.

Profissionais de diversas áreas discutirão as Propostas de Restrição da Propaganda de Alimentos e as campanhas que afetam diretamente o código do consumidor, como afirma uma das convidadas, a advogada e professora Deborah Pierri, do Núcleo de Ciências do Consumo da ESPM. “A publicidade enganosa é um fato a ser combatido, pois não permite ao consumidor a plena consciência de escolha dos produtos”, observa. Nesta primeira discussão, completam o grupo Edney Narchi (CONAR) e Fátima Pacheco Jordão (TV Cultura).

Na segunda etapa do painel, o tema será Comunicação Positiva, Mensagem Afirmativa: Caminhos e Tendências na Comunicação de Alimentos com a apresentação de Percival Caropreso, publicitário e diretor do projeto Setor 2 ½ e Mônica Debanné (MP Publicidade), que trocarão experiências e apontarão perspectivas para o setor.

O evento abordará também questões relativas ao consumo, tendências e hábitos da alimentação contemporânea, alimentação dentro e fora de casa, aspectos nutricionais e ingestão de açúcar, sal e gordura, os impactos das embalagens para a decisão de compra e os rótulos como ferramentas de marketing.

A ESPM como escola referência em comunicação e negócios e o ILSI Brasil, fórum permanente de discussão e atualização de conhecimentos na área técnico-científica, consideram o seminário um primeiro passo em busca da sustentabilidade e da saudabilidade dos hábitos alimentares da sociedade brasileira.
Para participar os interessados devem efetuar a inscrição pelo telefone (11) 5085-4591 / (11) 5085-4592 ou www.espm.br/ILSI

Informações: Seminário Sustentabilidade, Saúde e Alimentação
Data: Dias 25 e 26 de novembro de 2010.
Local: ESPM – Campus Graduação Profº Francisco Gracioso
Horário: 8h às 17h15
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana - Auditório Phillip Kotler
Inscrições, programação completa do evento e valores em: www.espm.br/ILSI