30.5.12

Prêmio leva alunos a Cannes

Com a mensagem de que ‘Salvar o dia nunca foi tão fácil’, dois alunos do curso de Propaganda e Publicidade da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) conquistaram o primeiro lugar do “I Festival de Criatividade Leões da FAAP”. Como prêmio, garantiram a entrada para a próxima edição do Festival de Publicidade de Cannes (Cannes Lions International Advertising Festival), que acontece entre os dias 17 e 23 de junho, na França.

Maria Fernanda Lamêgo e Tomás Rogé, ambos de 21 anos, cursam o 7º semestre do curso de Propaganda e Publicidade e o ponto alto da carreira acadêmica da dupla foi a criação da campanha “Heróis ABRALE”, desenvolvida com o objetivo de arrecadar fundos para a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE).

Trata-se de um plano de comunicação que prevê a criação de uma plataforma online – na qual as pessoas possam acessar, interagir com o conteúdo e realizar doações – e uma propaganda que seria veiculada na TV.

Maria Fernanda explica que a intenção era fazer com que as pessoas percebessem que com uma pequena ajuda poderiam salvar vidas. “A missão de um herói é algo tão nobre que queríamos que todos pudessem exercer esse papel”, explicou a estudante.

O festival, que contou com o patrocínio do Yahoo!, recebeu inscrições de aproximadamente 90 alunos da Faculdade de Comunicação e Marketing, apresentou seus vencedores no último dia 15 de maio no Centro de Convenções da FAAP. A escolha foi feita por um júri formado por renomados profissionais do mercado publicitário, composto por Lorenzo Bennassar (Diretor de Criação espanhol);Valmir Leite Silva (VP de Criação da Repense); Rita Conrad (Redatora Y&R); José Roberto D'elboux (Diretor de Arte Y&R); Renata El Dib (Diretora de Arte da Loducca); João Paulo Testa (Redator Almap); Carolina Cohen (ABRALE); Irene Knoth (Sócia IK Ideas/FAAP) e Elenice Rampazzo (Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP).

O Prêmio
Maria Fernanda e Tomás, eleitos os criadores do melhor trabalho, foram premiados com uma viagem para Cannes, na França, onde irão acompanhar a 59ª edição do Festival Internacional de Criatividade de Cannes – de 17 a 23 de junho – acompanhados por uma comissão da FAAP. O objetivo é estimular ainda mais a criatividade dos jovens e possibilitar o contato deles com figuras de destaque mundial no mercado.

Para Maria Fernanda, todo o esforço diário nas etapas de criação e os finais de semana dedicados à campanha valeram à pena. “Participar do maior evento de criatividade do mundo publicitário é um grande sonho. Já planejamos participar de vários workshops e escolhemos algumas palestras que não podemos perder. Essa experiência será incrível para o nosso repertório”, completou. Tomás também concorda que essa vivência trará bons frutos “Cannes Lions é um evento inspirador e com certeza adicionará muito à nossa carreira”.

Seres de outro planeta protagonizam campanha da Virada Sustentável 2012



A WMcCann assina a criação da campanha publicitária para a Virada Sustentável, evento que ocorre nos dias 2 e 3 de junho, e tem como objetivo fomentar a sustentabilidade junto a população através da arte e da cultura. Com o mote “Só quem é de fora não precisa se preocupar com o planeta”, a agência criou como personagens seres alienígenas que, justamente por não viverem na Terra, não se importam em ter uma conduta com responsabilidade socioambiental.

A campanha contempla comercial, ações na internet e instalações urbanas. O filme “Represa” mostra alguns jovens se divertindo à beira de uma represa quando um disco voador aparece e despeja uma série de objetos na água e nas margens. Ao final do comercial aparecem na tela o slogan da campanha e a data da Virada Sustentável, além da frase “Terráqueo. Participe”.

Como teaser da campanha, desde 23 de abril foram veiculados na internet “depoimentos” de gringos que viram discos voadores ou extraterrestres cortando arvores, despejando lixo em lugares inadequados e poluindo o ambiente. Além disso, no dia 27 de abril, mais de 30 toneladas de fardos de resíduos foram colocados no Parque do Ibirapuera e no Centro da Cultura Judaica, com o intuito de que as instalações aludissem a “sinais” usualmente deixados por naves extraterrestres quando em visita à Terra.

Confira mais informações e a programação do evento no site: www.viradasustentavel.com.

Ficha Técnica: Agência: WMcCann Cliente: Virada Sustentável Produto: Virada Sustentável 2012 Nome da campanha: Virada Sustentável 2012 Nome do filme: UFO CCO: Washington Olivetto Direção de criação: Guime Davidson Direção de arte: Pedro Candelaria Redação: Pedro Cavalcanti e Reynaldo Bosquet Atendimento: Shari Corulla e Maura Victorelli Mídia: Viviane Vela e Leonardo Martins Aprovação pelo cliente: André Palhano e Mariana Amaral RTV: Paula Moraes e Rubia Elias Produtora do filme: Conspiração Filmes Produção Executiva: Cristina Lopes Produção: Conspiração Filmes Fotografia: Rodrigo Carvalho Diretor: Ricardo Gordo Carvalho Diretor de Arte: Gizele Muller Diretor de Fotografia: Rodrigo Carvalho Animação: Conspiração Filmes Digital Edição: Ricardo Gordo Carvalho / Rafael de Nobrega Coordenação de Pós-produção: Ricardo Souza Finalização: Conspiração Filmes Digital Efeitos: Conspiração Filmes Digital Supervisor de Efeitos: Claudio Peralta / Thiago Eva Atendimento: Luisa Barbosa e Vivian Sader Produtora de Som: Banda Sonora Trilha: Eduardo Santos Dubladores Depoimentos: Senhora: Sarah Regina Hippie: Mauro Castro Japonês: Rodrigo Firmo Africana: Tania Gaidarji Libanês: Faduli Costa Direção de Produção: Marcelo Hack Produção Gráfica: Marcelo Pinto e Ricardo Rodrigues Art Buyer: Ricardo Lívio e Zizi Damasco Retoque: Manipula Fotógrafo: Manipula Ilustrador: Manipula Produção Web: Woden! Comunicação interativa Supervisão do Projeto: Alexandre Gemmal Analista de Projeto: Carlos Eduardo Supervisor de Redes Sociais: Yan Caetano Analista de Redes Sociais: Ênio Viana Designer: LG Bayão Programador: Sérgio Araripe

Campanha da Dim&Canzian contribui na redução de 30% dos acidentes na rede elétrica da AES Eletropaulo



O número de acidentes envolvendo a rede elétrica em São Paulo desde 2007 chegou a 607 (até dezembro de 2011), sendo que, destes, 117 foram fatais, segundo informações oficiais da AES Eletropaulo. De posse desses dados, a agência Dim&Canzian foi acionada para desenvolver um trabalho de comunicação com o objetivo de conscientizar a população e reduzir essa estatística. Foi assim que surgiu, em 2011, a campanha “Conscientizar para salvar vidas”, da AES Eletropaulo, cujo balanço final acaba de ser divulgado: foi registrada queda de 30% nos acidentes fatais envolvendo a população e a rede elétrica, o que superou em 70% a meta original da empresa.

"Não é difícil descrever a felicidade que temos quando as nossas campanhas superam as expectativas dos clientes. Mas quando se cria uma campanha que salva vidas, pode ter certeza que a sensação é indescritível", declara Michele Dim D'Ippolito, sócio e diretor de criação e planejamento da Dim&Canzian.

Com o desafio de impactar em massa a população, principalmente os habitantes de comunidades mais propensas a acidentes com a rede elétrica, a Dim&Canzian criou uma campanha 360º que literalmente penetrou nas comunidades e falou a língua do target. A estratégia teve como peça principal o docudrama intitulado: “Por um Fio” que através de depoimentos verídicos, retratou histórias de pessoas que tiveram suas vidas afetadas por acidentes com a rede elétrica.

Dirigido por Paula Goldman, o documentário foi apresentado por meio do projeto “cine na rua”, uma caravana itinerante que levou cinema gratuito para grande parte das comunidades carentes dentro a área de concessão do cliente. Além disso, a campanha focou em mídia de massa, com presença nos principais jornais, metrô e em TV e rádio com versões reduzidas do docudrama. A estratégia também estendeu-se à patrocínios a eventos culturais e esportivos.

As ações de ativação foram focadas em dois momentos importantes: O Momento do risco e o do lazer.

Para cobrir o momento do risco, agentes de campo estiveram presentes em pontos estratégicos na hora exata do perigo. Através de blitzes, workshops e mini palestras, promotores levaram conscientização e conhecimento de porta em porta.

Além disso, nas lojas de construção os clientes receberam dicas de segurança dentro de kits distribuídos nos caixas enquanto sistema de rádio interno reforçava mensagens chave de segurança. Os materiais de construção que oferecem maior risco e as embalagens de papel de pipas também foram adesivados com mensagens de perigo.

A campanha também se inseriu nos principais momentos de lazer do target. A Dim&Canzian distribuiu tabelas do campeonato paulista de futebol com dicas de segurança na bilheteria dos estádios e também leques de papel com avisos de perigo, em ensaios das Escolas de Samba de São Paulo.

"Mais do que encontrar o target nos momentos específicos e conseguir a sua atenção, fazê-lo entender a mensagem e de forma direta foi o nosso grande trunfo nesta campanha", analisa Marcio Canzian, sócio e diretor de mídia da agência.

“Identificamos a necessidade de sermos realistas, inserindo na campanha as situações de risco que fazem parte do dia a dia deste publico. Entender o comportamento das pessoas reproduzindo os hábitos que colocam em risco a sua vida quebra qualquer resistência e a mensagem é assimilada. Isso representa uma estratégia assertiva”, explica Márcia Magno, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da AES Eletropaulo.

Ficha Técnica 
Cliente: AES Eletropaulo Campanha: Conscientizar Para Salvar Vidas Chief Creative Officer : Michele Dim D’Ippolito Chief Media Officer: Márcio Canzian Criação: Michele Dim D’Ippolito, Guilherme Facci, Thiago Martinhão, Thiago Nabisco, Paulo Marcussi, Walmor Mello Dir. Criação e de Planejamento: Michele Dim D’Ippolito, Guilherme Facci Supervisão de Mídia: Maurício Belchior Coordenação de Projetos: Bárbara Marques Supervisão de Atendimento: Marina Pardo Supervisão de Planejamento: Samantha Barbieri Planejamento: Sergio Ávila Produção: José Carlos da Silva Junior Produtora do Documentário: Idea Factory Direção do Documentário: Paula Goldman Produtora do Vídeo Case: Casa da Mãe Joana Aprovação: Márcia Magno, Carlos Rafael Tanjioni

Curso de Marketing nas Redes Sociais com Araken Leão em São Paulo


Clique na imagem para ampliar. 

Mais informações no site da Integra:
http://www.integracursos.com.br/cursos/html/socialmedia.html

Programa Avesso traz campanha de conscientização sobre MPS


O programa Avesso revela todos os detalhes da campanha “Crescer como iguais” que alerta para a conscientização da MPS. A mucopolissacaridose, conhecida como MPS, é uma doença genética hereditária, progressiva e rara, causada por erros inatos do metabolismo, que acarretam a ausência ou deficiência de uma enzima no corpo. O diagnóstico é difícil e nem sempre os médicos conseguem identificar a doença.

Em geral, os sintomas surgem nos primeiros meses de vida e são similares aos de outras doenças comuns em crianças até os dois anos (coriza, resfriados, infecções de ouvido e respiratórias). Com o passar do tempo, os portadores da síndrome apresentam cabelos grossos, língua aumentada de tamanho, juntas com deformidade e rigidez, alterações na face, abdome e volume da cabeça aumentados (macrocefalia), acúmulo de secreções nas vias aéreas, perda auditiva, comprometimento das válvulas do coração, o que leva ao declínio da função cardíaca, obstrução das vias respiratórias, apneia do sono, além de déficit de crescimento e, em alguns casos, problemas neurológicos.


A presidente da ONG “ Eu quero viver”, a atriz Bianca Rinaldi explica a importância dessa informação para o tratamento da doença. “A conscientização da MPS vai trazer o diagnóstico precoce, que é fundamental. O próprio teste do pezinho pode apontar se a criança vai desenvolver esse problema. A campanha está dando início a uma grande batalha no combate a MPS.”

Para a campanha foram realizadas duas ações distintas: A primeira envolveu alguns fotógrafos que organizaram uma exposição a partir do seu entendimento sobre o tema, além de sessões de fotos entre portadores da doença e alguns famosos, como as atrizes Bianca Rinaldi, Adriana Birolli e o ex-jogador Romário. As fotos estão disponíveis para a venda no facebook (http://www.facebook.com/crescercomoiguais ) e os fundos serão revertidos para o ONGS que apoia a causa. A exposição foi montada de 14 a 19 no Conjunto Nacional em São Paulo e percorrerá outras capitais a partir de junho. A segunda, envolveu um evento, com a iluminação especial do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, para a conscientização sobre o dia internacional da MPS. 


Confira os bastidores da ação no Avesso:
http://www.avessotv.com.br/bastidores-crescer-como-iguais.html

Saiba mais sobre a MPS:  
http://entendamps.com.br/

PANTONE, HOW e PRINT premiam Casa Rex

A Casa Rex acaba ganhar um prêmio do HOW + PRINT Color In Design Awards 2012. A competição é patrocinada pela PANTONE e organizada pelas revistas HOW e Print, dois dos mais reconhecidos veículos norte-americanos de design.

O projeto "Coleção Empório", uma linha exclusiva de produtos desenvolvida pela Casa Rex para a Livraria Cultura, foi selecionado em função da composição das cores e da maneira com que elas valorizam o design.

"Criamos estampas geométricas que representam de maneira sintética e quase abstrata as tradicionais tabelas culinárias. As cores ficam em evidência devido à simplicidade com que as formas são retratadas.", comenta Gustavo Piqueira, proprietário da casa de design que assina o projeto junto com Samia Jacintho. “É difícil achar um reconhecimento sobre o uso de cor no design que seja mais significativo do que o da Pantone.”, completa Gustavo.



O prêmio da Casa Rex poderá ser visualizado em breve no website da Pantone e no hotsite do Color in Design Collection, criado especialmente para homenagear os trabalhos vencedores. Também será publicado nas revistas da HOW e da Print, nas edições de Julho e Agosto respectivamente.

Sobre a Casa Rex: Casa Rex é uma multi-premiada casa de design gráfico internacional, com sedes em São Paulo e Londres. Com mais de 100 prêmios internacionais e um time de quase 40 profissionais liderados por Gustavo Piqueira, sua área de atuação vai de extensos projetos globais para marcas de consumo, projetos editoriais, corporativos e ambientais, até projetos experimentais como alfabetos, ilustrações e objetos - não podendo ser enquadrada sob os tradicionais moldes de "agência" ou "estúdio" de design. Para conhecer mais, acesse: www.casarex.com