20.9.09

Lançamento Zupi Erotika

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Recife – PE
Bar Central
Lançamento: 21 de setembro
Horário: 20h
Endereço: Rua Mamede Simões, 144 – Boa Vista
Telefone: (81) 3222-7622
Discotecagem do DJ Ernesto

Belo Horizonte – MG
Quina Galeria
Lançamento: 26 de setembro
Horário: das 14 às 18
Endereço: Rua da Bahia 1148 slj 06 – Centro
Telefone: (31) 8572-7073
Site: www.flickr.com/quinagaleria

Rio de Janeiro – RJ
Moviola
Lançamento: 02 de outubro
Horário: 19h
Cerveja dupla até as 21h
Endereço: Rua das Laranjeiras, 280 - Lj. B/C - Larajeiras
Telefone: (21)2285-8339
Site: www.moviolalivraria.com.br

São Paulo – SP
Livraria POP
Lançamento: 25 de setembro
Horário: 19h
Endereço: Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 297 – Pinheiros
Telefone: (11) 3081-7865
Site: www.livrariapop.com.br

Porque as macas se tornaram tão importantes


Seria praticamente impossível imaginar o nosso cotidiano sem a presença das marcas. Elas são cada vez mais comuns em nossas vidas. Basta sairmos às ruas para nos depararmos com milhares delas. No supermercado, na compra de um carro, ao abrirmos uma conta de banco, na escolha da operadora de celular, da companhia área, na compra de roupas ou na simples aquisição de uma revista na banca; praticamente todas as ações do dia-a-dia implicam no processo de escolha de uma marca.

O cenário atual nos mostra que o mercado está cada vez mais complexo e competitivo. Alguns fatores contribuem para essa alta competitividade. São eles: a difusão da tecnologia, a facilidade de acesso à informação e a nova era da globalização.

A tecnologia e a qualidade dos produtos e serviços já não são diferencias que podem ser sustentados a longo prazo pelas empresas, e há tempos vêm se tornando commodities. Foi-se a época em que bastava uma empresa lançar um produto com uma qualidade superior a dos seus concorrentes para ganhar a lealdade do consumidor. Nos dias de hoje, a inovação tornou-se uma bandeira praticada pela maioria das empresas. Essa estratégia é muito arriscada como única forma de diferenciação, pois a informação e tecnologia se tornaram acessíveis a praticamente todas elas.

O acesso à informação deu ao consumidor um poder jamais experimentado. Agora ele está no comando. Cada vez mais exigente e ciente dos seus direitos e do seu papel de cidadão, o consumidor cobra das empresas o compromisso com a transparência e a excelência nos serviços. E querem ainda mais. Esperam se identificar com as marcas que escolheram, como se elas fossem uma extensão de sua personalidade. Portanto, o consumidor tem a expectativa de que as marcas proporcionem experiências memoráveis e únicas. Espera uma gratificação psicológica pela confiança por ele depositada ao escolher determinada marca entre tantas outras.

A globalização já não é um fenômeno tão recente. Teve origem na época das grandes navegações, quando o Velho Mundo descobriu o Novo e iniciou, através do comércio com suas colônias, o processo de integração global.

O que acontece agora é que passamos por um novo período da globalização. Vivemos num mundo conectado onde as culturas convivem, em que todos os mercados estão unificados. Temos meios de comunicação e transportes mais eficientes, o que contribui para tornar o mundo cada vez menor e mais rápido. Viagens que levavam dias, agora levam horas, mercados que antes eram locais rapidamente se tornaram internacionais. No meio desse processo, as marcas exercem um papel fundamental, pois simbolizam a cultura e os valores de uma corporação ou de um país.

Na nova economia global não existem mais fronteiras. É comum as empresas fragmentarem a sua cadeia de produção, indo para onde está o melhor preço, a melhor qualidade, para o lugar mais conveniente. Os produtos então deixam de pertencer a um único país para se tornarem de várias nacionalidades.

E as empresas, como vêm se preparando para isso? Nesse mercado tão global e competitivo, empresas que até então atuavam em mercados locais, passam a concorrer globalmente. Uma companhia não precisa ser grande e exportar para pertencer a este mercado global: ele existe e é real. Uma empresa de outro lado do mundo pode estar oferecendo os mesmos serviços ou produtos que você, a preços bem mais competitivos, para os seus clientes locais. Por isso a importância de criar valor e diferenciação para evitar a concorrência somente por preço.

Diante desse panorama, podemos perceber porque as marcas se tornaram tão importantes. Não basta competir apenas por preço, tecnologia ou qualidade. Essas são características acessíveis a todas as empresas e não valem como fator de diferenciação. As marcas, quando bem exploradas, criam valor e mostram porque determinada empresa é única no mercado.

Flávio HenningPublicitário especialista em marcas, com extensão em Design Gráfico pela Arte School de Florença, Itália e MBA em Branding – Gestão de Marcas pelas Faculdades Integradas Rio Branco SP. Atualmente dirige a Branver Branding & Design escritório especializado em estratégia, desenvolvimento e gestão de marcas.

Exposição "As Grandes Campanhas da Panamericana"



Ao longo de sua história de mais de 45 anos, a Panamericana Escola de Arte e Design criou, em parceria com as melhores agências publicitárias do Brasil, campanhas que marcaram a mente de muitos brasileiros e arremataram os mais importantes prêmios nacionais e internacionais do setor. São títulos conquistados no Wave – Festival Latino Americano de Publicidade, no FIAP - Festival Ibero Americano de La Publicidad, no Oneshow Awards, no Anuário do Clube de Criação de São Paulo, entre outros.

Agora, a Escola reúne todas essas impactantes idéias na exposição “As Grandes Campanhas da Panamericana”, em cartaz na sede da Rua Groenlândia, nº77 - São Paulo, de 24 de setembro a 21 de outubro.

A mostra está dividida em três módulos: “Institucional”, que reúne ações feitas para promover a instituição de ensino; “Festivais”, com campanhas elaboradas para divulgar a exibição de trabalhos dos Festivais One Show, Art Director Club NY, Clio Awards, Clube de Criação de São Paulo; e “Mídia Digital”, com a exibição de campanhas irreverentes veiculadas em rádio e televisão entre 1989 e 2009, em sete telões espalhados pelos três andares da Escola.

Dentre as ações mais recentes que poderão ser conferidas por quem visitar a exposição, estão a campanha “Até onde vai a sua criatividade?”, desenvolvida pela AlmapBBDO e vencedora das categorias Press (ouro) e Rádio (bronze) do Cannes Lions 2009, principal festival de publicidade do planeta, realizado na França, entre outros títulos de enorme prestígio.

Além desta, outras importantes peças publicitárias poderão ser relembradas pelo público, como “Melhor Anúncio de Todos os Tempos” (2009), que ironiza os clichês nas artes publicitárias e dispara: publicidade não é ciência; “Chuveiro” (2008), que apresenta um personagem que só tem idéias quando toma banho; e “Maçã” (2007), que faz alusão a Isaac Newton e à famosa história da descoberta da gravidade em função da queda da fruta em sua cabeça. As campanhas, criadas pela AlmapBBDO, são parte do enorme repertório da Panamericana, que também possui obras feitas pela DM9DDB, W/Brasil, LEWLARA, TALENT, FUTURA e LODUCCA.

“São conceitos muito criativos, que exploram com o uso do ridículo um humor surpreendente e desconcertante. Não é a toa que as palavras Panamericana e Criatividade são formadas pelo mesmo número de letras, 12 no total”, enfatiza Enrique Lipszyc, presidente da Panamericana Escola de Arte e Design.