11.8.10

Editora Infolio lança o livro Conexões de Ericson Straub e Marcelo Castilho



A Editora Infolio lança o livro Conexões de Ericson Straub e Marcelo Castilho, que reúne 24 cases de design gráfico, produto, moda, branding, ilustração e tipografia. Mais do que apresentação de projetos, a publicação reflete sobre a importância das experiências, da intuição e da metodologia nos desafios da criação.

Como se desenvolve o processo criativo dos designers? Existe mesmo um momento de inspiração, de ‘eureka’, ou tudo é resultado de um processo, de uma metodologia?


Tentando desvendar como a resolução de briefings e projetos vêm acontecendo na prática, a editora Infolio convidou 24 profissionais, entre eles Jair de Souza, Meira, Guto Lacaz, Crystian Cruz, Jum Nakao, Rico Lins, Samuel Abrantes, Osvaldo Miranda (Miran), Levi Girardi, Alfredo Ferné (Seragini, Farné e Guardado), Leonardo Araújo e Hugo Kovadloff (ambos do GAD’) para compartilharem os seus processos de “insights” a partir de trabalhos específicos.

Os cases compõem o livro Conexões, título que alude ao seu tema central, “como os designers conectam experiência, intuição e metodologia em seus processos”. Os convidados tiveram a oportunidade de descrever com suas próprias palavras quais ferramentas, pesquisa, conceitos e percepções foram importantes para gerar as soluções, e o resultado é uma amostra bem variada de referências.

Essa diversidade é acentuada pela participação dos argentinos Ronald Shakespear, Jorge Frascara, Norberto Chaves e Rubén Fontana, do alemão Adrianus Obers e do americano DJ Stout (Pentagram) agregando à publicação perspectivas e metodologias com um sotaques diferentes.

Os autores do livro, os designers Ericson Straub e Marcelo Castilho compartilharam também suas experiências. Straub apresenta o case da revista abcDesign, da qual é editor, enfatizando a sua formação e influência de seus mestres no seu processo de criação. Já Castilho, a partir de sua vivência com design automotivo, reforçou a importância da liberdade e até da pressão por resultados criativos.

O livro Conexões de forma alguma pretende ser uma passo a passo sobre como resolver projetos. Ele é, sim, uma reflexão sobre as diferentes formas de pensar – algumas mais regradas, outras mais instintivas –, e uma compilação de cases inspiradores nos quais é possível visualizar o raciocínio por trás da solução.

Se o design, em sua essência, trabalha com enxergar o problema, analisar as alternativas e selecionar a solução, pode-se afirmar também que há a possibilidade perigosa do designer cair no conforto do mesmo processo e referências. O livro Conexões tenta ajudar especialmente nisso, mostrando 24 olhares diferentes para o mesmo desfio: criar.


“Conexões. Como designers conectam experiência, intuição e processo em seus projetos”
Autores: Ericson Straub e Marcelo Castilho
Textos introdutórios: Chico Homem de Melo e Marcos Meyer
Editora Infolio www.infolio.com.br
128 páginas
Ilustrado e colorido
ISBN 978-85-98450-11-7

Cases apresentados
Marcelo Castilho – Caio Millenium
Ericson Straub – Revista abcDesign
Adrianus Obers – Bobby Car Next Generation
Alessandro Tauchmann (Taste)– Identidade Festival Fip Foz
Carlos Meira – Ilustração Primavera/Verão
Crystian Cruz – Tipografia Brasilêro
DJ Stout (Pentagram)– Revista HOW
Guto Lacaz – Capa Anti-herói
Hugo Kovadloff, Luciano Deos e Paulo Gontijo (GAD’) – Identidade Quantiq
Jair de Souza – Núcleo Avançado de Educação
Jorge Frascara – Folhetos informativos para médicos
Jum Nakao – A Costura do Invisível
Leonardo Araújo (GAD’) – Exposição GAD’ Design. 20 formas de olhar
Levi Girardi (Questto Design) – Cuca (Computador portátil de baixo custo)
Lincoln Seragini, Alfredo Farné e Sergio Guardado – Identidade Octávio Café
Marcos Minini – Cartaz para peça Salomé
Marcos Sebben (Design Inverso) – Lavadora Wanke 90
Osvaldo “Miran” Miranda – Identidade Bienal
Norberto Chaves e Rafael Celda (I+C Consultores) – Identidade da cidade Rivas Vaciamadrid
Rico Lins – Exposição uma Gráfica de Fronteira
Ronald, Juan e Lorenzo Shakespear – Sinalização Bioparque Temaikén
Rubén Fontana –Identidade Lojas Full
Samuel Abrantes – Figurino para a peça “Palavras na Brisa Noturna”
Zé Henrique Rodrigues (Brainbox Design) – Identidade da Fantástica Loja de Chocolates

Sobre os autores
Ericson Straub é graduado em Design, pós-graduado em História da arte e mestre em Engenharia da Produção/UFSC. É Editor da revista abcDesign e coautor dos livros abc do Rendering e abc do Rendering Automotivo. Foi editor do livro Tide Hellmeister - Inquieta Colagem. Atua como Head-designer da StraubDesign, escritório que desenvolve projetos de Design Editorial, Identidade Visual, e Retail Design. É calígrafo e tipógrafo, tendo seus trabalhos publicados no livro “Latin American Graphic Design”. Leciona nos cursos de gradução e pós-graduação de Desenho Industrial na PUCPR e no curso de design da UNIFAE.

Marcelo Castilho é consultor em gestão da inovação. Possui mestrado em design automotivo pela Coventry University, Inglaterra, MBA em gestão de projetos pela FGV e participa do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes da Fundação Dom Cabral. É docente em cursos de graduação, pós-graduação e extensão da PUCPR e FAAP, além de coordenar o curso de MBA em Inovação da Sustentare Escola de Negócios. Possui 25 anos de experiência como especialista e gestor de design de veículos comerciais, com premiações no IF Hannover (Alemanha) IDEA Brasil e Brasil Faz Design, Castilho é membro do conselho editorial da revista abcDesign e coautor dos livros ABC do Rendering e ABC do Rendering Automotivo.

Com emoção e magia, campanha divulga a promoção “Bichinhos dos Sonhos” Bauducco



É uma campanha criada pela AlmapBBDO que anuncia a chegada da Promoção “Bichinhos dos Sonhos” Bauducco. Ela estreia em São Paulo no dia 19/8 com o filme “Bicho, Travesseiro”, anúncios em revistas e jornais, peças na internet, mídia exterior, outdoor, painel eletrônico e elemídia. No dia 25/8, a campanha se desdobra para praticamente todos os demais Estados.

Desenvolvida a partir dos valores da marca Bauducco, a campanha explica didaticamente a promoção sem deixar de lado o aconchego, o carinho e a forte ligação familiar característicos da comunicação da marca. Ela remete à infância e é dirigida principalmente às mães. Seu objetivo é estimular as pessoas a voltar a sonhar nesta época em que a rotina diária está cada vez mais corrida e aproximar ainda mais a consumidora de toda a linha de produtos Bauducco, levando-a a conhecer e experimentar todos eles.




O comercial “Bicho,Travesseiro”, criado por Cesar Herszkowicz e Marco Monteiro, tem direção de criação de Luiz Sanches e é envolto numa atmosfera de carinho e magia. Nele, o filho do Sr. Bauducco está brincando na cama com todos os bichinhos que formam a coleção “Bichinhos dos Sonhos”. Cada vez que ele fala “Bicho!”, as pelúcias ficam em pé. Quando diz “Travesseiro!”, eles se deitam e ficam no formato de travesseiro. O menino e seus brinquedos se divertem e um deles sempre erra. Lá da cozinha, o Sr. Bauducco escuta o barulho que vem do quarto do filho e vai ver o que está acontecendo. O garoto percebe e rapidamente finge que está dormindo, seguido pelos bichinhos, que se transformam em travesseiro, enganando o pai. Com ternura, o Sr. Bauducco olha o filho e fecha a porta do quarto.



Em off, o locutor explica a mecânica da Promoção “Bichinhos dos Sonhos”: junte cinco embalagens e mais R$ 9,99 e troque por um bichinho que vira um travesseiro. Neste momento, o elefantinho se transforma num travesseirinho. A assinatura é “Da família Bauducco para a sua família”. A coleção é composta por touro, leão, vaca, ovelha, hipopótamo e elefante.


Ficha Técnica – Filme
Anunciante: Bauducco
Título: Bicho Travesseiro
Produto: Linha de Biscoitos
Diretor de Criação: Luiz Sanches
Criação: Cesar Herszkowicz, Marco Monteiro
Produtora: Cine
Direção: Clovis Mello
Fotografia: Cláudio Leone
Rtvc: Gabriel D’Agostini, Vera Jacinto
Trilha / Locutor: Vitché
Montador / Editor: João Branco, Clovis Mello
Finalizadora: Digital 21
Modelagem e Animação 3D: Equipe Vetor Zero
Atendimento: Oscar Ferreira, Renata Wirthmann , Isabela Filippi
Planejamento: Cintia Gonçalves , Isabel Nascimento
Mídia: Wanderley Jovenazzo, Camila Moraes e Marcelo Coleto
Aprovação: Carlo Andrea Bauducco, Paulo Cardamone, Marcos Henrique Bedendo, Erik Volavicius


Ficha Técnica - Anúncio
Anunciante: Bauducco
Título: Bicho Travesseiro
Produto: Linha de Biscoitos
Diretor de Criação: Luiz Sanches
Diretor de Arte: Marco Monteiro
Redator: Cesar Herszkowicz
Fotógrafo: Alexandre Ermel
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Oscar Ferreira, Renata Wirthmann , Isabela Filippi
Planejamento: Cintia Gonçalves , Isabel Nascimento
Mídia: Wanderley Jovenazzo, Camila Moraes e Marcelo Coleto
Aprovação: Carlo Andrea Bauducco, Paulo Cardamone, Marcos Henrique Bedendo, Erik Volavicius


Ficha Técnica – Internet
Anunciante: Bauducco
Título: Bicho Travesseiro
Produto: Linha de Biscoitos
Diretor de Criação: Sergio Mugnaini
Redator: Flavia Figueiredo
Diretor de Arte: Marcos Rodrigues
Programação: Yves Apsy
Diretor de Tecnologia: João Lopes
Atendimento: Oscar Ferreira, Renata Wirthmann , Isabela Filippi
Planejamento: Cintia Gonçalves , Isabel Nascimento
Mídia: Ricardo Martins Medeiros, Tamara Cortez
Aprovação: Carlo Andrea Bauducco, Paulo Cardamone, Marcos Henrique Bedendo, Erik Volavicius

“Como desenvolver uma carteira de clientes”



A APP, Associação dos Profissionais de Propaganda, uma das mais tradicionais associações de publicitários da América do Sul, promove a terceira edição do Curso de Prospecção de Contas e de Novos Negócios. O curso será realizado entre os dias 24 e 26 de agosto, das 19h30 às 22h, no auditório da entidade, na capital paulista.

O curso é composto de três encontros para discutir o tema “Como desenvolver uma carteira de clientes” com Mauro Sato, 28 anos de experiência no meio publicitário, que tem no currículo passagem pelas agências Ogilvy&Mather, Young&Rubicam, Leo Burnett, Talent e McCann; e Reginaldo Andrade, Diretor de Projetos Especiais da Editora Globo, professor de Planejamento de Comunicação e Mídia na FAAP e também acumula 20 anos de atuação na área de atendimento de empresas como Editora Abril, Editora Azul, TV Gazeta, RaeMP Comunicação entre outras.

“Nos últimos anos orientando empresas e profissionais, percebi que a grande maioria das pessoas espera respostas mágicas para descobrir onde está errando. Claro que existe técnica, mas eu gostaria de passar um segredo da prospecção que é fundamental, o “pulo do gato”, a informação obtida por meio da experiência que gera sucesso”, afirma Reginaldo Andrade, um dos instrutores do curso.

“A APP quer sempre agregar conhecimento e experiência de mercado para os profissionais do mercado publicitário e por isso convidamos dois especialistas cujos conhecimentos vem de encontro com esses objetivos”, conclui Paulo Chueiri, presidente da APP.

Agenda
Evento: Curso de Prospecção de Contas e de Novos Negócios: Como desenvolver uma carteira de clientes
Data: 24, 25 e 26 de agosto – 3 encontros, com total de 7 horas de curso
Hora: das 19h30 às 22h
Local: Auditório da APP
Rua Hungria, 664 – 12º andar
Adesão: R$ 450,00 (sócios) | R$ 750,00 (não sócios) – em até 3 parcelas
Informações: appbrasil@appbrasil.org.br
Tel.: (11) 3813-0188

Repórter Fotográfico da PUC-Campinas faz exposição

Começa hoje, dia 12 de agosto, a exposição fotográfica ‘El Paro!’ produzida pelo repórter fotográfico da PUC-Campinas, Ricardo Lima. Composta por 26 fotos, a exposição retrata o dia-a-dia da Bolívia e do Peru.

“Durante quase um mês que estive nesses países, tentei registrar, ao máximo, a cultura, arquitetura e religião presentes neles. Fotografei desde a antiga capital inca, Cusco, até o Lago Titicaca. Nos mapas atuais, esse trajeto é dividido por uma fronteira entre o Peru e a Bolívia, mas que na vida é tudo a mesma coisa”, comentou Lima.


A abertura do evento está agendada para às 19h30, seguida de um coquetel, na Fnac do shopping Pq. D. Pedro, em Campinas.

A exposição também conta com a presença do fotógrafo e coordenador do Festival Paraty em Foco, Iatã Cannabrava, para uma bate papo descontraído com os visitantes.

Recicle um Clique
As pessoas que tiverem uma câmera em perfeitas condições, mas fora de uso, estão convidadas a doá-las para projetos de inclusão social, por meio da fotografia. A campanha Recicle o Clique é promovida pelo Festival Paraty em Foco, de 12 a 28 de agosto.

Todas as lojas Fnac do país estarão recebendo as doações. O objetivo é incentivar a prática da fotografia brasileira e colaborar com o processo criativo da nova geração. Para doar, é preciso preencher o cadastro de doador, disponível no site www.paratyemfoco.com/recicleoclique, imprimi-lo e deixá-lo junto com a máquina, na Fnac mais próxima.

Requisitos das máquinas fotográficas: pequeno porte, bom estado, ter bateria recarregável, carregador e cartão de memória

IV Seminário Imagem e Atualidade e Festival Hercule Florence
O Seminário Imagem e Atualidade é uma ação promovida pela PUC-Campinas, desde 2007. Este ano, a Universidade realiza o evento com o objetivo de fomentar a cultura municipal por meio de debates, exposições e um concurso fotográfico, comemorando o Dia Internacional da Fotografia – 19 de agosto – e resgatando a imagem e importância do francês Hercule Florence, radicado em Campinas, pioneiro em descobertas fotográficas no Brasil.

Serviço
Exposição ‘El Paro’
Data: 12 a 29 de agosto
Horário: Abertura às 19h30
Local: Fnac – shopping Pq. D. Pedro
Site: www.seminarioimagemeatualidade.com.br

Rafael Pitanguy é o novo Diretor de Criação na Africa


A equipe de Sérgio Gordilho, presidente da Africa, acaba de ganhar mais um integrante na área de criação. Rafael Pitanguy, redator, já está na agência e faz dupla com o diretor de arte Humberto Fernandez, trabalhando com as contas da Mitsubishi, Vivo e Rider. Pitanguy, que passou pela Africa entre 2006 e 2008, retorna à empresa como diretor de criação. Antes de vir pra Africa, Pitanguy estava na Lew,LaraTBWA. Ainda trabalhou nas agências Script, GiovanniFCB e Fischer Lisboa. O profissional fez parte da delegação brasileira dos Young Creatives em 2007 e, entre outros prêmios, acumula dois Leões de Ouro e dois Leões de Prata no festival de Cannes.

A Universidade São Judas realiza até 12 de agosto as inscrições para o curso gratuito “Mãos que Criam”

A Universidade São Judas realiza o curso “Mãos que Criam”, que faz parte do Programa Qualificação Profissional. As inscrições devem ser realizadas até 12 de agosto de 2010. A oficina é gratuita e destinada a jovens e adultos a partir de 20 anos.

O curso “Mãos que Criam” visa desenvolver habilidades e competências específicas, além de ampliar as possibilidades de inclusão no mercado de trabalho. Através da valorização de reciclagem e reutilização de sucata, o programa visa conscientizar os participantes do não desperdício de materiais.

Durante as aulas, os alunos poderão confeccionar vários objetos úteis para si e para a comunidade, utilizando diferentes técnicas e materiais, tais como: biscuit, mosaico, papelaria, embalagem e sabonete.

Para ingressar nos cursos é necessário, além da inscrição, passar por uma entrevista para avaliação de perfil.

O projeto faz parte do Centro Educacional Profª. Alzira Altenfelder Silva Mesquita (CEAM). Criado pela Pró-reitoria de extensão da Universidade São Judas, o CEAM tem como objetivo formar jovens e adultos capazes de produzirem conhecimentos e formar cidadãos democráticos, incentivando a participação social ativa e crítica.

Informações sobre inscrições
Local: Universidade São Judas Tadeu - Rua Taquari, 546 Mooca

próxima à estação Bresser-Mooca do metrô.
Tel.: 11 2799-1922
Horário: segunda à sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h

“Cabelo de Gisele”


Quer saber o segredo do cabelo de Gisele? Ela mesma te conta. Ao vivo. Quinta-feira 12/08, a partir das 11h, no Facebook (www.facebook.com/cabelodegisele).

Numa ação promovida pela Africa, a marca Pantene, da Procter & Gamble, acaba de lançar a sua fan Page (já está no ar) no Facebook:“Cabelo de Gisele”, um novo conceito criado pela agência. A página faz a sua estréia através de um live stream da coletiva de imprensa com a garota-propaganda da marca, a top model Gisele Bündchen. No evento – criado e produzido pela NewStyle, que assim como a Africa também pertence ao Grupo ABC – serão apresentadas novidades da marca. O objetivo é permitir que todos possam acompanhar a coletiva, comentar a transmissão e, claro, se tornar um fã da marca.

Na página, que se mantém após o evento, ainda é possível saber se você tem um cabelo de Gisele e interagir com Pantene por meio de novos aplicativos e conhecendo todas as inovações da marca. A apresentação da coletiva, para quem acompanha pelo Facebook, será feita pela empresária e uma das mais famosas blogueiras do País, Julia Petit.

Planejamento Criativo começa neste sábado na Lemon

Profissionais responsáveis por grandes marcas brasileiras como Antarctica, Vivo, Apple, Embratel, HSBC e Fiat, entre outras, estarão reunidos no curso de Planejamento Criativo da Lemon Escola de Criatividade, de Curitiba (PR). O curso iniciará neste sábado (14), já na nova sede da Escola, dentro do complexo da Fabrika, no Alto da XV.

“Perfeito para quem trabalha ou quer trabalhar no dia a dia da comunicação construindo marcas e cumprindo objetivos de marketing. O curso é voltado para quem tem que fazer branding e vender, tudo isso em um ambiente competitivo, sem tempo e sob pressão”, explica Marcos Pamplona, diretor da Lemon. Segundo ele, neste curso o aluno aprende toda dinâmica do trabalho de planejamento de comunicação, desde análises de estratégias de negócio e de construção de marca até a utilização eficaz de todas as ferramentas de comunicação disponíveis.

Para isso, a Lemon reuniu grandes nomes como Rita Almeida (CO.R Inovação, ex- Almapp), Ulisses Zamboni, (VP da Santa Clara e presidente do Grupo de Planejamento de São Paulo), Raphael Barreto (DPZ), Amanda Felício (LeoBurnett), Isabella Mulholland (MPM/Loducca). “ O Ulisses é considerado um guru em planejamento e a Rita Almeida construiu os cases não é nenhuma Brastemp´, Havaiannas, Bauducco, Volkswagem, ou seja, o que há de melhor na comunicação brasileira”, detalha.

“O curso é composto por uma parte teórica e uma parte prática. Juntas, todas as aulas preparam o aluno para planejar, posicionar e desenvolver estratégias de comunicação. O aluno terá a chance de fazer dois planejamentos de comunicação do começo ao fim, com feedback dos professores, para montar seu portfólio de planejador”, completa Pamplona.

Os interessados podem se inscrever no curso pelo telefone (41) 3019-9663 ou buscar mais informações pelo site www.lemonschool.com.br.

E-mail Marketing Brasil – Edição de São Paulo


No próximo dia 02 de setembro, o Sheraton São Paulo WTC recebe a 5ª edição do maior e mais importante evento relacionado ao uso do e-mail marketing da América Latina. Promovido pela Dinamize, o EMM Brasil (E-mail Marketing Brasil) tem como principal objetivo orientar empresários e eliminar mitos sobre a mais eficaz ferramenta de venda. Saber usufruir do potencial de venda que o e-mail marketing oferece pode ser a chave do sucesso de empresas e negócios.

Considerada a ferramenta mais viral de comunicação da internet, os benefícios para quem utiliza o e-mail marketing de forma consciente são infinitos e poderão ser comprovados durante a exposição de cases consagrados de grandes marcas como: Nissan, O Boticário, American Airlines, Banco Real e Bio Slim apresentados por David Whittaker da Agência Market Data; Saraiva, Carrefour e Wallmart por Rodrigo Schmidt da Agência Insight Media; GM por Thiago Cassemiro da SUN MRM; e Paramount Home Entertainment por Danilo Merino da Agência 2ND. Tais apresentações serão fundamentais para comprovar na prática como se aplica esta comunicação de alto impacto.

Através deles, os organizadores do evento acreditam que haverá uma importante troca de informações entre os convidados e também através de um debate sobre comunicação digital com especialistas do mercado. Estas apresentações aliadas às palestras que serão ministradas pelos nomes mais importantes do mercado, como: Jonatas Abbott - “Os Assassinos de Mídias X Classe C e E-commerce”; Rodrigo de Almeida - “Passo a passo para um bom e-mail marketing” e Martha Gabriel que fecha o circuito com “Tendências na Comunicação Digital”, tornam a edição de São Paulo ponto de encontro obrigatório para empresários que buscam conhecimentos para desenvolver ações que gerem resultados efetivos tanto institucionais quanto financeiros, já que o E-commerce mostra sua força ao faturar R$ 6,7 bilhões no primeiro semestre de 2010 e 15% das vendas online são oriundas diretamente de um e-mail marketing.

A edição de São Paulo também irá apresentar à imprensa e convidados a chegada do novo Easy Mailing no mercado e o lançamento do primeiro e mais completo curso online de Email Marketing no Brasil. Inovações e importantes ferramentas de comunicação desenvolvidas pela Dinamize ao longo de um ano e meio serão comunicadas logo no início do evento, durante uma coletiva de imprensa ministrada pelo diretor executivo da Dinamize, Jonatas Abbott.

Totalmente reformulado, o software é a mais moderna e inovadora ferramenta para envio de e-mail marketing no mercado brasileiro. “Depois de um ano e meio de trabalho envolvendo 10 desenvolvedores e de investimentos de um milhão de reais no novo Easy Mailing, temos certeza que a nova versão chegou para revolucionar o mercado”, comemora Abbott. O objetivo da remodelagem é proporcionar um software mais rápido, robusto, com maior volume de envio e mais funcionalidades.

Além disso, a Dinamize oferecerá um curso online livre chamado “Spam?!!! Tô fora – Práticas e estratégias para uma campanha de sucesso”. Ministrado pelo diretor comercial da Dinamize, Rodrigo de Almeida, num dos mais conceituados sites do segmento, o IEDB Educação Interativa (www.iedb.com.br), ao lado de nomes conceituados como Zico que dará curso sobre gestão de futebol, Washington Olivetto sobre gestão de agência de propaganda e marketing, entre outras personalidades consagradas.

Mais informações sobre o evento, acesse www.emmbrasil.com.br

E-mail Marketing Brasil – Edição de São Paulo
Local|Sheraton São Paulo WTC
Data|02 de setembro (5ª feira)
Horário| 8h30
Endereço|Avenida Nações Unidas, 12559 - Brooklin Novo - São Paulo
Telefone|(11) 3055.8000

Universidade São Judas apresenta sua nova marca


NOVA MARCA

MARCA ANTIGA

A Universidade São Judas apresenta sua nova logomarca. O projeto, criado e desenvolvido pela J.Cocco Comunicação Integrada de Marketing, mostra um layout de fácil leitura e mais moderno.

Para Maria Luiza Mesquita, diretora de marketing da Universidade, a nova marca reflete a evolução da São Judas durante os 39 anos de sua existência.

“Para a criação da logomarca, o principal desafio foi transformar as duas palavras que constituem o nome da Instituição numa só, de forma personalizada e única: SÃOJUDAS”, diz José Estevão Cocco, presidente da J.Cocco Sportainment.

A nova logomarca utiliza combinações de cores. O azul da palavra “SÃOJUDAS” é ligeiramente mais claro do que a cor tradicional utilizada pela Universidade há 39 anos, e a palavra “Universidade” na cor verde.

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS
Em todos os programas de avaliação do ensino superior já implantados pelo MEC, a Universidade São Judas Tadeu sempre obteve excelentes resultados e reconhecimento público de seu compromisso com uma educação séria e de qualidade. O curso de Direito da São Judas, recebeu o selo de recomendação da OAB. Na cidade de São Paulo, somente quatro instituições receberam este selo. O complexo educacional da Universidade oferece um ensino completo, incluindo o centro de Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu. O corpo docente da Universidade São Judas é composto por 81% de mestres e doutores.

Mostra Luz e Sombra


A mostra Luz e Sombra – Reflexo de um Olhar é composta por 16 fotos em preto e branco que foram produzidas por Leonaldo Santos a partir de 1993, quando seu filho, ainda bebê, ficou encantado com fachos de luz que entravam pela janela entreaberta e tentou capturá-los. Após revelar e ampliar a imagem na câmara escura, percebeu que poderia explorar, através da luz, das sombras e dos contrastes acentuados, momentos importantes, presentes a todo momento em nossas vidas.

De lá pra cá, 17 anos se passaram. Nesse tempo, centenas de fotos e fatos, reflexões e um olhar pessoal, que a cada dia faz Leonaldo pensar que apenas enxergamos a vida... olhamos, com pouca profundidade, o mundo em que vivemos.

A exposição, que ficará em cartaz de 21 de agosto a 8 de setembro, estará aberta à visitação pública gratuita de segunda-feira a sábado, no Centro Cultural SESI Vila Leopoldina.

Sobre o fotógrafo
Leonaldo Santos iniciou seu trabalho como fotógrafo e laboratorista em 1990, a partir de um curso realizado no Clube Foto Amigos de Santos, que despertou seu interesse pela revelação e ampliação em preto e branco.

Foi assistente na Pitico Fotografia e Comunicação e laboratorista na FGA Fotografia. Um dos fundadores do Núcleo Fotográfico Ideograma, Leonaldo registra eventos sociais e realiza trabalhos autorais artísticos, muitos dos quais organizados em exposições.
Trabalha desde 1999 na Fundação Arquivo e Memória de Santos, como fotógrafo e coordena o laboratório fotográfico.

SERVIÇO
Exposição Fotográfica – Imagens = Sons
Local: SESI Vila Leopoldina – Rua Carlos Weber, 832 – Vila Leopoldina.
Datas e horários: de 21 de agosto a 8 de setembro de 2010 – de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 20h; e sábado, das 8h às 17h, exceto feriados.

Informações
(11) 3834-3458
Entrada: franca

Estudo do IBOPE revela que São Paulo responde por mais de 1/3 do consumo de livros no Brasil

Responsável por 31% do Produto Interno Bruno (PIB) brasileiro, o Estado de São Paulo responde por 38% do total de livros comercializados no país. A informação é do IBOPE Inteligência que, por meio da ferramenta de dimensionamento de mercado Pyxis, traz dados sobre a demanda por diferentes bens de consumo no Brasil.

O Estado – que irá receber a 21ª edição da Bienal Internacional do Livro, entre os dias 12 e 22 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi – tem um consumo per capita anual com livros e publicações impressas de R$ 47,70. As classes A e B são responsáveis por 87% dos gastos no Estado (somente a classe B responde por 56%), enquanto a classe C responde por 12% e a DE, juntas, por 1%.

Somente a capital paulista consome 14% dos livros comercializados no país e os paulistanos gastam, em média, R$ 67,30 por ano com esta categoria de produto. Juntas, as classes A e B são responsáveis por 92% dos gastos com livros e publicações impressas na cidade. A classe C responde por 7% e a classe E por menos de 0,5%.

Para Antônio Carlos Ruótolo, diretor de geonegócios do IBOPE Inteligência, o livro ainda é um produto consumido pelas classes A e B. “O grande desafio do setor editorial é fazer o livro crescer na classe C, que já consume informação pela internet, mas nem tanto pelos livros”, conclui.

LG foca presença digital no Facebook e lança Life’s Good Lab na América Latina

Líder global em desenvolvimento de tecnologia inovadora em eletrônicos de consumo, celulares e dispositivos para comunicação móvel e eletrodomésticos, a LG Electronics apresenta sua primeira plataforma de comunicação 100% hospedada no Facebook - Life’s Good Lab (www.facebook.com/lifesgoodbr) -, com o objetivo de intensificar a interação com os seus consumidores no Brasil e na América Latina. Para apresentar a novidade, a empresa trouxe ao país o americano Guy Kawasaki, referência mundial em empreendedorismo, inovação e um dos nomes mais influentes das redes sociais.

De acordo com Humberto De Biase, diretor regional de marketing da LG, a plataforma no Facebook é muito mais do que um canal de comunicação entre a marca e o consumidor. Trata-se de um ambiente dedicado ao compartilhamento de ideias, desenhado para estimular a criatividade. “A plataforma é um espaço voltado para debater a inovação. Por meio dele, a LG quer ouvir o consumidor, saber quais são as suas necessidades e desejos e fazer com que a vida das pessoas seja melhor”, comenta o executivo.

No Life’s Good Lab, profissionais e estudantes das mais diversas áreas, de sete países da América Latina, vão se encontrar para trocar idéias, opiniões e experiências. Ainda concorrem a prêmios. Entre os quais, um Short Program no Massachusetts Institute of Technology, o MIT, além de diversos produtos inovadores da marca e ingressos para o Grande Prêmio Brasil de F1. “Queremos engajar nossos consumidores criando um canal de comunicação em que a LG possa interagir e ouvir idéias”, complementa o executivo da LG.

Para estimular ainda mais o intercâmbio de idéias, a Fan Page contará com várias atividades. A primeira delas, o Laboratório de Ideias, será um fórum para debater o impacto das novas tecnologias no cotidiano das pessoas e premiará as ideias mais votadas pelos internautas no Brasil e outros países da América Latina. “Este projeto é uma iniciativa pioneira de co-criação, um dos elementos mais valiosos da era digital. Ao mesmo tempo, ao invés de produzir um hotsite e convencer o usuário a interromper sua navegação, optamos por criar uma plataforma dentro do Facebook, local em que os usuáriosinvestem muito do seu tempo” comenta Fernando Taralli, presidente da Energy.

O Laboratório de Ideias será dividido em sete temas: Novo Morar, Novo Luxo, Relacionamentos, Evolução do Bem-Estar, Entretenimento, Educação e Trabalhando Melhor. Cada um deles contará com um mentor – profissional com experiência no assunto e grande conhecimento da utilização das redes sociais no dia a dia de suas atividades profissionais.

Nick Ellis, do Blog Digital Drops e AppStore e editor da Meio Bit, participa como mentor master da plataforma durante todo o período em que ela estiver no ar. Os demais mentores são: o arquiteto Guto Requena, especializado em design contemporâneo e cibercultura; as personal stylists Cristina Zanetti Gabrielli e Fernanda Resende, do blog Oficina de Estilo; Guilherme Valadares, criador e editor-chefe da Papo de Homem (PdH) - Lifestyle Magazine; Victor Vasques, CEO do .COMLIMAO; o professor, pesquisador e consultor em Media Digital Eric Messa; e o web developer e gerente de projeto da Trendwatching.com, Michel Zappa.

A partir de videocasts e posts desses mentores, os internautas que participam do Laboratório de Ideias são convidados a sugerir ideias inovadoras de produtos que podem tornar a vida melhor, de acordo com cada um dos conceitos abordados – sendo que cada tema é discutido isoladamente.

A LG também entende que a web é um espaço para se relacionar, criar afinidades e para intensificar a interação entre os participantes do Life´s Good Lab. Por isso, criou ainda a idéia do QUIZ. Nele, os participantes respondem a perguntas comportamentais e podem conferir a sua afinidade com amigos e outros usuários da plataforma.

Na segunda fase da campanha será lançado o concurso de vídeos Experiências para uma Vida Melhor. As pessoas serão incitadas por vídeos produzidos pela empresa, e com isso em mente, enviarão vídeos caseiros. O melhor ganhará uma produção profissional.

Com um investimento robusto em mídias digitais, a primeira Fan Page da LG, desenvolvida pela Y&R em parceria com a Energy, será divulgada por meio de uma intensa campanha de mídia online, em português e em espanhol, composta por oito filmes produzidos especialmente para a WEB; campanhas de banners; e integrará ao Facebook vários outros canais digitais e mídias sociais, como o Twitter. A veiculação será nos principais portais sul-americanos.

A apresentação da Life’s Good Lab nesta quarta-feira (11), em São Paulo, teve transmissão ao vivo, via broadcasting, para todo o Brasil e países-foco: Chile, Peru, Venezuela, Colômbia, Panamá e região e Argentina. Além da palestra de Kawasaki sobre “A Arte de Inovar”. O evento de lançamento contou com a apresentação de Walter Longo, vice-presidente de Inovação e Estratégia da Young & Rubicam e um dos maiores especialistas brasileiros em interatividade, sobre o impacto da inovação na comunicação.

GUY KAWASAKI
Guy Kawasaki tornou-se mito no meio digital como evangelizador do Macintosh original, lançado em 1984, na época em que trabalhava para a Apple. Ele nasceu em 1954, em Honolulu, Havaí. Estudou na Stanford University, tem MBA da University of California (UCLA) e também doutorado honorário pelo Babson College. É autor de nove livros, entre eles: The Art of the Start (A arte do Começo), Rules for Revolutionaries (Regras para Revolucionários) e The Macintosh Way (O Jeito Macintosh). Como fundador e diretor da Garage Technology Ventures, o consultor e empresário investe em novos projetos na área de tecnologia.

WALTER LONGO
VP de Inovação e Estratégia da Y&R, Walter Longo tem mais de 30 anos de carreira e se destacou como empresário e executivo de importantes companhias. Foi presidente da TVA, fundou a Synapsys, primeira empresa a difundir o conceito de advertainment no País, e esteve à frente do lançamento da Wunderman no Brasil. Passou pela MPM e pela Elemídia e atuou como diretor de planejamento regional para América Latina na Y&R. Desde 2006, está de volta ao Grupo Newcomm.

Reclame mostra o making of da campanha “Mundo Encantado” da Chevrolet

O Programa Reclame, atração que desvenda o mercado publicitário, vai ao ar na quinta-feira, 12 de agosto, e mostra o making of da campanha “Mundo Encantado” desenvolvida para a Chevrolet.

O Reclame mostra os bastidores da campanha de varejo, feita pela agência Salles Chemistri, que personifica as facilidades da marca de forma lúdica e criativa.

O programa apresenta ainda uma entrevista com os irmãos gêmeos que trabalham com publicidade, Renato Fernandez, diretor de arte da AlmapBBDO, e Roberto Fernandez, diretor de criação da JWT.

A atração conta também com as impressões de Giovanni Rivetti, diretor geral da New Content, sobre o Festival de Cannes 2010.

O Reclame é exibido pelo canal Multishow às quintas 17h, com reprises às sextas 15h15, sábados 8h, domingos 3h30, segundas 7h30 e quartas 1h30.

Mix reestrutura Área de Produção de Eventos


Marco Sarsano chega como gerente de produção de eventos para Procter & Gamble, Vivo e novos negócios, e terá em sua equipe o produtor Marco Antonio Gouveia Jr. E o assistente de produção Bruno Yuri. Sarsano veio da Rapp Brasil e em 15 anos de carreira acumula passagens pela Dream Factory, Sight- Momentum, Motivare, TV Bandeirantes e Rádio Transamérica.

Já a produtora de eventos Vanessa Silva Ricarde chega para atuar ao lado de Marcos Barreto no núcleo de produção da gerente Elaine Dantas (Xuxu), que atua na Mix há 13 anos na construção de grandes eventos e atualmente desenvolve trabalhos para RedeCard, MasterCard,Telefônica, entre outras marcas.

Legenda foto: Marco Antonio Gouveia Jr., Vanessa Silva Ricarde, Marcos Barreto., (sentados)Marco Sarsano e Elaine Dantas.

Chef TV o primeiro canal 100% gastronômico do País



Com uma proposta diferenciada, apresenta ao mercado conteúdo exclusivo. Serão mais de 30 programas com produções próprias e internacionais.

No início de 2011, a Chef TV será exibida pela TVA para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Florianópolis. Já em novembro de 2010 o conteúdo estará à disposição para operadoras de todo o Brasil. Após a estreia na TV a cabo, toda a programação será transmitida em tempo real pelo site do canal www.cheftv.com.br.

Além da comercialização normal de anúncios, os programas terão espaço para patrocinadores, que serão criteriosamente avaliados para que estejam dentro da proposta do canal e do perfil de cada produção.

A Chef TV é uma realização da Mídia do Brasil empresa com 16 anos de mercado, fundada por José Eduardo Nicolau, um dos pioneiros da TV a cabo no País.

Palestra sobre branding na FAAP

Um dos principais atributos de uma organização, a marca carrega em sua representação valores intangíveis que precisam estar alinhados com os objetivos estratégicos organizacionais para dar visibilidade e identificação positiva ao mercado consumidor. O processo de construção, gestão e posicionamento mercadológico das marcas será discutido na palestra “Branding: da estratégia ao lucro. Conceito, Processos e Cases”. O evento, organizado pela Pós-Graduação da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), acontece amanhã, 12/08, às 19h30, no Centro de Excelência.

A palestra será ministrada por Maximiliano Tozzini Bavaresco, administrador de empresas especializado em Técnicas Avançadas de Negociação, Empreendedorismo e Inovação, Finanças e Contabilidade pela Business School São Paulo (BSP). É especialista também em Strategic Marketing Management pela Graduated School of Business da University of Chicago e em Branding pela Kellogg School of Management da Northwestern University. Em 2009, fundou a Sonne, consultoria de Branding. É consultor do Instituto Empreender Endeavor, pelo qual foi indicado como um dos 10 melhores consultores nos anos 2008 e 2009.

Para participar, é necessário se inscrever pelo site www.faap.br/pos e, no dia do evento, contribuir com a doação de uma caixa nova de lápis de cor (12 cores) ou R$ 10,00. A arrecadação será revertida em benefício da Associação Viva e Deixe Viver, OSCIP que conta com o apoio de voluntários para contar histórias a crianças e adolescentes hospitalizados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3662-7449.

Palestra “Branding: da Estratégia ao Lucro. Conceito, Processos e Cases”, com Maximiliano Tozzini Bavaresco
Data: 12/08/2010 (quinta-feira)
Horário: às 19h30
Local: Centro de Excelência FAAP
Endereço: Rua São Vicente de Paulo, 463 – Higienópolis
Informações e
Inscrições: (11) 3662-7449 ou através do site www.faap.br/pos