26.11.09

Anunciados os vencedores do Prêmio Fernando Pini 2009

A edição 2009 distribui prêmios em 64 categorias. Ainda foram entregues três prêmios de Atributo Técnico do Processo — chamados de Grand Prix, que conferem a “Melhor Impressão”, o “Melhor Acabamento Editorial” e o “Melhor Acabamento Cartotécnico” entre todos os produtos finalistas do Pini. Além disso, foram laureados fornecedores da indústria gráfica em 14 categorias.
A cerimônia de anúncio dos vencedores aconteceu na última terça-feira (24/11), no Expo Barra Funda, em São Paulo, com a presença de mais de 2 mil pessoas. O mestre de cerimônias foi o apresentador da TV Globo, Tadeu Schmidt. Este ano, a festa fez uma alusão ao Carnaval, com a banda baiana Cheiro de Amor encerrando o evento.


O Prêmio Fernando Pini 2009 registrou recorde de empresas participantes (total de 200), de 16 estados brasileiros – também um recorde de estados participantes. O número de trabalhos inscritos foi de 1.331.


Patrocinadores do 19ª Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini: Sebrae Nacional, Expoprint, International Paper, Fiepag, Kodak, Suzano Papel e Celulose, Xerox, Agfa, Antalis, Canon, Cromos, Ibema, Fibria, Heidelberg, Helkel, HP, Müller Martini, Real Graphics, Senai e SunChemical.

Site Clube de Criação estreia no Terra


O site Clube de Criação de São Paulo, entidade fundada em 1975 e uma das mais importantes e respeitadas do mercado publicitário no Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos, passa a integrar o time de parceiros de conteúdo do Terra, empresa de internet e mídia digital líder na América Latina. Os dois sites do CCSP - www.ccsp.com.br e www.pastaonline.com.br, - estarão dentro da editoria de Economia do portal e terão canal exclusivo no Terra TV.

Para marcar o início da parceria, será realizado um chat no dia 27/11, às 18h, transmitido direto dos estúdios do Terra, em São Paulo, com o atual presidente do CCSP, Marcello Serpa, que também é sócio e diretor de criação da AlmapBBDO. Para saber mais sobre o chat, e inclusive já enviar perguntas, clique em http://chat.terra.com.br:9781/entrevista_clubedecriacao.htm
Segundo Serpa, “a parceria com o Terra é um marco na história do Clube de Criação de São Paulo. Hoje, o CCSP é muito maior que o número de seus sócios. Ele é do tamanho dos cerca de 10 milhões de page views mensais do Clubeonline. Essa parceria é o reconhecimento de que o nosso site se transformou no maior e melhor veículo para interagir com os milhares de profissionais de comunicação brasileiros”.

O acordo com o Terra propiciará ao Clubeonline e à Pastaonline visibilidade ainda maior, com planos futuros de entrada no mercado latino-americano. Os internautas que acessarem o Clube do Criação no Terra terão acesso a conteúdos exclusivos sobre o mercado publicitário e de comunicação, com destaque para os comerciais da seção Pré-Estreia.

Sobre o Clubeonline
O Clubeonline (www.ccsp.com.br) é o site de notícias e informações do Clube de Criação de São Paulo, entidade fundada há 34 anos por profissionais de destaque do mercado publicitário.
O site, criado em 2002, é hoje, sem sombra de dúvida, um dos mais acessados e influentes da indústria da propaganda, tendo como heavy users os profissionais de agências e de fornecedores, mas também atingindo parcela generosa dos outros dois pilares do mercado publicitário: empresas anunciantes e veículos de comunicação.

O Clubeonline tem atualmente média de 10 milhões de páginas vistas, cerca de 650 mil visitantes não únicos e 73 mil usuários únicos, por mês. Mais importante do que avaliar esses números, é saber da qualificação dos leitores: parcela significativa de líderes e profissionais com alto grau de poder de decisão, formadores de opinião e inovadores. Consumidores vorazes, reverberadores de tendências, apaixonados por internet, tecnologia e novos lançamentos em segmentos premium.

Parte significativa desses internautas é pertencente às classes A+, A e B. A faixa etária que se destaca vai de 25 a 45 anos, em sua maioria homens, residentes em grandes capitais.
Nossa newsletter, outro importante ponto de contacto dos leitores com o conteúdo do site, é enviada de segunda à sexta-feira, duas vezes por dia. Na newsletter são veiculados três banners a cada edição e número variado de notícias, sendo um mínimo de vinte.

Sobre a Pasta Online
A Pasta Online (www.pastaonline.com.br) é uma revista virtual bimestral que traz entrevistas, mesas-redondas, artigos e muito, muito, muito material audiovisual: fotos, podcast, vídeos, making of, trailers etc. Há vídeos vindos de várias partes do mundo, criados especialmente para a revista (de Berlim, Budapeste, Dubai, Londres, Los Angeles, Nova York, Lisboa, Madrid etc.), assinados por publicitários brasileiros que vivem fora do nosso país. Há vídeos que marcam a visita de profissionais de comunicação a exposições de artes plásticas, escultura e fotografia; há ‘exercícios sonoros’, produzidos pela Bonde Fumegante; temos espaço para fotógrafos exibirem uma amostra de seus trabalhos; fazemos criativos entrevistarem outros criativos, na seção Fogo Amigo; temos a seção Lado B, que traz hobbies dos profissionais de comunicação. Temos seção de entrevista chamada 20 Perguntas e a seção Texto Corrido, assinada por redatores. Temos a Terceira Capa, que traz trabalhos ‘livres’ de diretores de arte. A seção “Falando bem pelas costas” é outro destaque: um anunciante e uma ‘celebridade’ apontam e elogiam campanhas legais que viram na TV ou em revistas. Temos entrevistas internacionais de peso. A seção Caixa Forte ‘visita’ nomes que não atuam diretamente no mercado publicitário, mas que fazem a diferença em termos de criação. Enfim, é uma revista livre e leve, boa de ler, de curtir e de recarregar mentes ávidas por bom e vibrante conteúdo.

Sobre o Clube de Criação de São Paulo
O Clube de Criação de São Paulo, sediado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, é uma associação cultural, sem fins lucrativos, fundada por profissionais de criação publicitária. Abriu suas portas em 1975 e, desde então, edita o Anuário de Criação com os mais importantes trabalhos produzidos a cada 12 meses, premiados em festival promovido pela entidade há 34 anos.

Com isso, contribui para a cultura brasileira ao registrar em livro as ideias mais criativas e inovadoras, veiculadas em todo país. As peças que constam dos Anuários são escolhidas por júri formado por profissionais de criação e anunciantes. Ter um trabalho exibido no Anuário é objeto de desejo de dez entre dez profissionais do mercado publicitário.
Sobre o Terra Brasil

O Terra Brasil (www.terra.com.br) é uma empresa de internet e mídia digital com audiência de 40 milhões de visitantes únicos por mês. Reúne em um só lugar conteúdo multimídia, gratuito e exclusivo, com notícias do Brasil e do mundo em tempo real. No Terra TV o internauta encontra um acervo de 280 mil vídeos, que incluem grandes coberturas e transmissões esportivas inéditas, além de séries consagradas como Lost e Grey’s Anatomy, filmes e desenhos animados de sucesso. Desde de fevereiro de 2009, o portal é o primeiro a oferecer conteúdo no formato catch up, no qual o internauta tem acesso aos episódios de seriados da Disney logo após sua estréia na TV por assinatura.

Terra Brasil é parte do Terra América Latina, que comemora 10 anos em 2009. Presente em 18 países, incluindo Estados Unidos, o Terra América Latina é a empresa de internet líder na região, com faturamento de US$ 500 milhões e portais na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Luli Radfahrer ministra hoje palestra sobre “Cultura de Inovação”

Luli Radfaher, Ph.D. em comunicação digital e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), ministra a palestra “Cultura de Inovação”, hoje, dia 26 de novembro, às 19h00, no curso “Ações Inovadoras em Comunicação Digital”, da ESPM, coordenado por Gil Giardelli.

“Vou comentar e questionar as mudanças ocorridas no ambiente digital. A comunicação, a forma de pensar e o relacionamento mudaram. Neste contexto, há pessoas deprimidas e que não conseguem assimilar conteúdos. Mas, há também quem usa todas as ferramentas disponíveis. Por que usam? Como usam? Para quê usam?”, questiona Luli.