11.7.11

11ª edição do Prêmio Recall de Criação Publicitária

A partir de 15 de agosto serão abertas as inscrições para o 11º Prêmio Recall de Criação Publicitária, o maior do mercado publicitário do interior do Estado de São Paulo.

O evento conta novamente com o apoio da Associação Brasileira de Publicidade (ABAP) e do Senac-SP. A cerimônia de premiação acontecerá em 4 de novembro.

A produção e veiculação podem ser realizadas em qualquer parte do país, porém, a criação deve ser exclusivamente de uma empresa do interior. Os trabalhos concorrentes devem ter sido veiculados ou publicados entre 1° de setembro de 2010 e 31 de agosto de 2011.

Os profissionais que integram o corpo de jurados são publicitários de renome do mercado da capital, indicados pela ABAP. O júri é presidido pelo publicitário Stalimir Vieira, que já ocupa o cargo desde a primeira edição do evento. A ficha de cadastro e todo o regulamento do 11º Prêmio Recall de Criação Publicitária estão disponíveis no site da revista ( www.revistarecall.com.br ).

Bolt Brasil cria social game ‘Torcida Futebol Clube’ para Infoglobo


Que o futebol é o esporte preferido do brasileiro, ninguém discute. Que o esporte é a paixão nacional do público masculino, também não há dúvida. Ultrapassando a fronteira dos gramados, o tema é também uma importante ferramenta de comunicação utilizada por empresas dos mais diversos segmentos para estreitar o contato e fidelizar seu público de interesse.

Com foco no tema, a Bolt Brasil Comunicação Digital, uma das principais agências digitais em atuação no Brasil, criou um novo projeto digital do Infoglobo, o ‘Torcida Futebol Clube’, um social game para a série A do Campeonato Brasileiro 2011.

“Não queríamos criar apenas mais um site de resultados e notícias sobre o brasileirão. O objetivo era criar algo inovador, que os torcedores pudessem mostrar o quanto são apaixonados pelo seu time. Foi quando tivemos a idéia de um Social Game para o campeonato. A ideia era destacar o torcedor que realmente ama seu time e que, acima de tudo, apóia a marca, comprando itens oficiais e indo aos jogos”, destaca Alexandre Estanislau Silva, Diretor de Arte e Criação da Bolt.



Como funciona
Para participar, o usuário deve preencher o cadastro no hotsite exclusivo da campanha, www.torcidafutebolclube.com.br. Com o perfil completo, irá escolher seu patrocinador na lista disponível no formulário. Durante a promoção, ele deverá realizar ações nos principais tópicos do site, incluindo a Casa do Torcedor, Estádio, Loja do Time e Sala de Imprensa, para ganhar pontos e ir evoluindo de nível no jogo, classificação no ranking e premiação. A promoção será encerrada em dezembro de 2011 e serão premiados os dez (10) jogadores que acumularem a maior quantidade de pontos no ranking do jogo.

De acordo com Guilherme Barbosa, Desenvolvedor front-end da Bolt Brasil e um dos envolvidos no projeto, o objetivo é fazer com que o jogo seja, além de tudo, um portal para que o torcedor possa acompanhar o andamento de seu time no Campeonato Brasileiro. “A cada ação no hotsite, o usuário vai subindo de nível, de Torcedor de Pijama até chegar ao Torcedor Fanático, totalizando sete níveis. Com determinada repetição de algumas ações, o torcedor ganhará medalhas, o que lhe renderá moedas para comprar itens na loja”, destaca Guilherme. Para o front-end do projeto foram usados HTML5 e CSS3 juntamente com a biblioteca jQuery, jQuery UI e os frameworks Blueprint CSS e HTML5 Boilerplate.




“O participante da promoção ainda conta com ferramentas de interação nas redes sociais. Pra começar, o jogador pode usar tanto o Facebook quanto o Twitter para fazer login no jogo, podendo compartilhar suas ações e ampliar sua rede de amigos e seguidores”, completa Vanessa Ruas, Gerente de Contas da Bolt Brasil.

A Bolt Brasil Comunicação Digital tem sede em Belo Horizonte (MG) e atuação com cliente de médio e grande porte em várias partes do país e também no exterior. A agência, com onze anos de mercado, é especializada em estratégias de comunicação para o meio digital, com equipe exclusiva para atuação com redes sociais.

Exposição Capim dourado


A CASA museu do objeto brasileiro recebe, a partir de 14 de julho, quinta-feira, a exposição Capim dourado: costuras e trançados do Jalapão; uma oportunidade para o público de São Paulo apreciar e adquirir peças artesanais produzidas com esta espécie vegetal por artesãos de 5 comunidades dos municípios de Ponte Alta, São Félix, Mateiros e Novo Acordo, situados na região do Jalapão, no estado do Tocantins.

A exposição é uma realização do Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart) e do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), que contam com a parceria de A CASA museu do objeto brasileiro.

O capim dourado é uma “sempre-viva” da família das Eriocauláceas, a syngonanthus nitens, que significa “brilho”, e originados dele estarão expostos os mais variados tipos de objetos – potes, jarros, fruteiras, porta-pratos, bolsas, bijuterias, entre outros – confeccionados por meio de técnica artesanal herdada dos índios Xerente e repassada aos moradores do povoado de Mumbuca há cerca de 80 anos.



O capim dourado, ou capim de vereda, como era chamado antigamente, é uma matéria-prima típica da região do Jalapão e vem sendo alvo da biopirataria, contrabandeada em outras áreas do Brasil central e promovida por meio da concorrência ilegal sobre a espécie. Por ser uma alternativa de sustento para a população local, produtores e artesãos do Jalapão buscam obter junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a proteção ao capim dourado pela Indicação Geográfica (IG), na modalidade de Indicação de Procedência. O processo de pedido de IG já está em tramitação no INPI, que enfatiza que “além de proteger os produtores e artesãos locais, o intuito é criar um diferencial, garantindo a qualidade e a competitividade do produto”(fonte: www.inpi.gov.br).



O município de Mateiros, a 324 quilômetros da capital Palmas, com destaque para a comunidade de Mumbuca, constitui um dos núcleos iniciais dessa produção artesanal que, em virtude da crescente demanda de mercado, se expande por outros municípios da região, como São Félix, Ponte Alta e Novo Acordo.

A comercialização do artesanato feito com o capim dourado concorreu para a melhoria das condições de vida das famílias dessas localidades, segundo relato de moradores. Ainda hoje, mesmo com a redução das vendas provocada pela concorrência da expansão da produção artesanal para outros municípios da região, o capim dourado continua sendo uma das principais fontes de renda para os moradores das comunidades produtoras no Jalapão. Com o reconhecimento da matéria-prima e da produção artesanal do capim dourado, grandes artistas do design brasileiro já trabalharam com estas comunidades, agregando novos valores ao produto.

De um modo geral, o artesanato com o capim dourado é produzido por homens, mulheres e crianças a partir dos 10 anos de idade. A dedicação de cada um varia de acordo com os afazeres referentes a seus papéis sociais. Homens e mulheres dividem a produção artesanal com as atividades domésticas ou na roça, e com os serviços externos prestados à Prefeitura, às escolas etc.



Para costurar as hastes do capim dourado, os artesãos usam a “seda” do buriti, palmeira que nasce nas veredas e nas matas ciliares da região. A “seda” é obtida pela extração da fibra encontrada no interior do “olho” ou “folha flecha”, o talo de uma folha nova do buriti. O processo da costura do capim dourado exige muita paciência, atenção e cuidado. O material, embora flexível, é frágil, quebrando com facilidade durante o manuseio. Além disso, para garantir a uniformidade visual das peças, o artesão deve estar constantemente preocupado em manter as mesmas proporções da linha e do capim do início ao fim da confecção de um produto. Atualmente, alguns artesãos incrementam suas peças com materiais mais modernos como fios coloridos, sementes, miçangas e até linhas douradas importadas da China.

Serviço
Exposição Capim dourado: costuras e trançados do Jalapão

Inauguração: 14 de julho, quinta-feira, das 19h30 às 22h30 (manobristas no local)

Visitação: de 15 de julho a 12 de agosto, de segunda a sexta, das 10h às 19h.

A CASA museu do objeto brasileiro - Rua Cunha Gago, 807, Pinheiros I 05421 001 São Paulo – SP
+ 55 11 3814 9711 – acasa@acasa.org.brwww.acasa.org.brtwitter.com/museuacasa

Antarctica abre a Barraca do Beijo no Facebook para comemorar o São João da BOA


Criada pela AlmapBBDO, fan page da BOA convida seus amigos a se divertir com beijos e nas festas juninas do Rio de Janeiro e Brasilia.


Quem gosta de festa junina vai se divertir com a novidade que a cerveja Antarctica acaba de lançar: a Barraca do Beijo. Instalada na fan page da marca no Facebook, ela faz parte das brincadeiras do São João da BOA, que está patrocinando as festas do santo no Rio de Janeiro e Brasilia Pela fan page – que já conta com mais de - 96 mil fãs – já era possível saber onde e quando estão acontecendo as festas juninas do Rio e compartilhar as fotos tiradas nas quadrilhas. Agora, com a Barraca do Beijo, a comemoração fica ainda mais animada. Os beijos vão se espalhar pelo Facebook.

Para isso, basta o usuário entrar na página, clicar na plaquinha indicativa e chamar os amigos para participar. Eles receberão, em seus perfis, o aviso de que a barraca foi aberta e que eles estão sendo convidados a beijar quem os convidou. Há duas opções: aceitar ou recusar. Ao aceitar, poderá ou não publicar a opção. Se permitir a publicação, o beijo vai para o mural de quem beijou e de quem foi beijado. Haverá até um ranking dos mais beijados do Facebook. E quem quiser beijar o gatinho ou a mocinha mais bonita, pode arriscar e pedir uma “bicoca”.

Os festejos de São João da Boa começaram na fan page, mas também estarão na TV em dois programetes com o ator Sergio Loroza, que estreiam na quinta-feira em diversas emissoras. Nele, os espectadores serão convidados a visitar o hotsite www.saojoaodaboa.com.br, que os levará direto à página da Barraca do Beijo.



Ficha Técnica – São Joao da Boa no Facebook

Anunciante: Ambev
Título: Fanpage São Joao da Boa; Aplicativo Barraca do Beijo
Produto: Antarctica
Diretor de Criação: Luiz Sanches
Co - Diretor de Criação: Sandro Rosa; Luciana Haguiara
Redator: Raphael Valenti
Diretor de Arte: Sandro Rosa
Assistente de Arte: Victor Britto
Programação: Fillet
Produtora de Conteúdo: Gauge
Diretor de Tecnologia: Fernando Boniotti
Arquitetura de Informação: Luis Felipe Fernandes
Atendimento: Mariana Silveira e Yoshiko Saito
Aprovação: Thiago Zanettini e Laura Von Mutius