28.8.09

Exposição apresenta trabalhos resultantes de pesquisa sobre interseções entre desenho e pintura

“Arranha-Verso”, exposição individual de Diego de Santos, com curadoria de Maira Ortins, será aberta na próxima terça-feira, 1º de setembro, às 19 horas, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Térreo – Centro – fone: (85) 3464.3108). Gratuita ao público, a exposição ficará em cartaz até 30 de setembro (horários de visitação: terça-feira a sábado, de 10h às 20h; aos domingos, de 10h às 18h).


Na exposição, Diego de Santos apresentará trabalhos resultantes de uma pesquisa experimental sobre interseções entre desenho e pintura. As obras foram realizadas a partir de ações gestuais, fazendo uso de materiais comuns, como grafite e caneta esferográfica sobre as duas faces de papéis simples (sulfite), passíveis de alterações visuais insólitas e que possibilitam liberdade de construção.

A casa solidão
Quando o silêncio é tão ou mais significativo que as palavras, e o gesto do artista contemplativo sobre suas questões se amplifica na obra como um eco, inundando o universo lírico do branco sincero do papel, instala-se um nervoso estágio de reparo de uma outra consciência que pousa sobre o pensamento.

Um homem transcorre este papel, apenas parte do corpo é visto, porque todo o resto se confunde com a casa, a casa solidão criada por Diego de Santos. É neste arquétipo que o artista transita, explorando todas as possibilidades para ele possíveis.

A casa nos remete para a idéia de abrigo, mas quando a casa não abriga, aprisiona? Que forma de interação com o meio o artista expressa? Aqui, a casa não é refúgio, nem espaço de fuga. O homem teme essa casa feita de concreto e grades. Contudo, ainda se avista pela janela o azul, promessa de felicidade.

O sonho não se serve de meios, por isso não há elementos que explicitem a fuga exata do homem nesse espaço. Como apreender a imaginação do sonho criado pelo artista, repleto de vazio e silêncio? O devaneio não trabalha com a conceitualização.

Acima da casa, não se vê céu, vê-se tempo, corroído, em cor fosca e cinza. Papel gasto e cansado do atrito da caneta. O espaço ideal não existe na obra de Diego de Santos, os dois lados possíveis são limitados. O artista habita a terceira margem entre o espaço e o tempo, entre a cor e o branco, silencioso e calmo, nem triste, nem exato, nada preciso, pouco a ser dito e muito a ser visto.


Breves currículos
Diego de Santos – Natural de Caucaia (CE), Diego de Santos é graduando em Artes Visuais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Realiza desenhos que se desdobram em instalações e intervenções utilizando papel sulfite, grafite e caneta esferográfica. Em 2004, atuou como arte-educador no Memória da Cultura Cearense e no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE). Atualmente é arte-educador do Sobrado Dr. José Lourenço. Em 2008, realizou a individual “Não adianta esfregar os olhos”. Expôs no 59º Salão de Abril, no Alpendre Casa de Arte, Pesquisa e Produção, no projeto Zeitlup! Câmera Lenta Brasil/Alemanha e no Museu da Estação, em Antonina (PR).

Maira Ortins – Gravadora, desenhista e escultora, nascida em Recife. De 1995 a 1998, estudou desenho, pintura e escultura em argila na Escolinha de Arte do Recife. Estudou com Sebastião de Paula e Nauer Spíndola no Instituto Dragão do Mar. De 2001 a 2003, foi monitora da oficina de gravura do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC). Participou de várias exposições internacionais. No período de 2004 a 2006, idealizou e organizou, juntamente com Nauer Spindola, a primeira e segunda edições da Bienal Internacional Ceará de Gravura. Foi curadora da 58ª edição do Salão de Abril. Licenciada em Letras/Literatura pela UFC. Atualmente é coordenadora de Artes Visuais da Secultfor – Secretaria de Cultura de Fortaleza.

IED abre inscrições para cursos de extensão

O Istituto Europeo di Design (IED) abre inscrições para cursos de extensão nas áreas de design e artes visuais. Com curta duração, os cursos são indicados pessoas que queiram aprofundar e atualizar seus conhecimentos nos setores abordados.

As aulas serão ministradas durante a semana no período noturno, ou aos sábados por profissionais experientes e requisitados pelo mercado Claudia Haynal, consultora de desenvolvimento de produto da Zinne Design, coordena as aulas para o curso de Desenho de Observação. O curso de Design de Mobiliário fica a cargo de da designer Flávia Pagotti, cujas obras estão no MoMA de Nova York. Já o curso de Type Design é coordenado por Gustavo Soares.

“Os cursos de extensão representam uma oportunidade de aproximação entre profissionais da própria área de atuação. Além da troca de experiências sobre as práticas, são estabelecidos contatos, gerando uma nova rede de relacionamentos”, afirma Márcia Holland, diretora acadêmica do IED.

As vagas são limitadas e as matrículas são efetuadas por ordem de chegada. Para participar dos cursos é necessário se inscrever na sede do instituto até o dia 8 de setembro. Mais informações sobre matrículas, valores e programações podem ser obtidas pelo e-mail info@iedbrasil.com.br ou telefone (11) 3660-8000.

Cursos extensão
- IED Design
Design de Mobiliário, por Flávia Pagotti Silva

- IED Art Visive
Type Design, por Gustavo Soares
Desenho de observação, por Claudia Haynal

Serviço:
Cursos de Extensão – Istituto Europeo di Design (IED)
Informações: info@iedbrasil.com.br - (11) 3660-8000
Local: Rua Maranhão, 617 -Higienópolis - São Paulo/SP
Para mais informações, acesse o site – www.iedbrasil.com.br

Campanha integrada criada pela AlmapBBDO reforça DNA aventureiro da Nova Saveiro


A renovação do design da Nova Saveiro é apenas uma das características da picape da Volkswagen que a nova campanha criada pela AlmapBBDO vai destacar. Filme, vinhetas, anúncios, spot, peças de internet e outras ações mostrarão ainda o DNA aventureiro do modelo usando a assinatura “Nova Saveiro. Carregada de Aventura.”



"O posicionamento do produto foi inspirado exatamente no principal aspecto que diferencia a Nova Saveiro de uma picape derivado de carro, que é o fato de o consumidor poder carregar na caçamba tudo que quiser para enfrentar seus desafios, suas aventuras", afirma Herlander Zola, gerente de propaganda e estratégia de marketing da Volkswagen. "Com a Nova Saveiro, você não deixa suas aventuras para trás, você carrega parte dela consigo. Daí surgiu: ‘Nova Saveiro. Carregada de Aventura.’"

O comercial “La Fortuna”, com versões de 60” e 30”, vai ao ar na TV aberta e a cabo a partir do próximo domingo, dia 30/8. A estreia será no futebol na Rede Globo. Nos cinemas, o filme será exibido a partir do dia 4/8. Produzido pela Rebolucion, produtora argentina que deu vida ao premiado comercial “Cachorro-Peixe”, do SpaceFox, o filme mostra a Nova Saveiro numa aventura “explosiva”. Um comboio das picapes da Volkswagen sai de uma cidadezinha e segue por uma estrada sinuosa até chegar à cratera de um vulcão. Os aventureiros abrem as caçambas das Saveiros despejando quilos e quilos de grãos de milho na cratera. Feito isso, eles iniciam o caminho de volta à cidade, onde começa a chover pipoca, para alegria da população. "O filme é ousado e impactante. Fazer chover pipoca a partir de um vulcão! Certamente isso vai gerar grande repercussão entre todos os públicos", diz Zola.



O filme foi criado por Gustavo Sarkis e Renato Fernandez, com direção de criação de Dulcidio Caldeira e Luiz Sanches. Foi dirigido por Luciano Podcaminsky, com direção de fotografia de Marcelo Camorino. As filmagens foram realizadas nas cidades de Colônia do Sacramento, onde foram capturadas as cenas da cidadezinha, e nos campos de Minas, ambas no Uruguai. A Bitt Animation, que também trabalhou no “Cachorro-Peixe”, foi responsável pela pós-produção do comercial, criando as cenas do vulcão e da chuva de pipoca que aparecem nas tomadas com os planos mais abertos.


A campanha
Além do comercial, duas vinhetas entrarão no ar na TV. A vinheta virtual de 15’’ foi criada especialmente para os intervalos do futebol na TV Globo. Uma animação em versões de 5’’ e 3’’ foi produzida para o patrocínio dos canais a cabo. No programa CQC, da Band, a Nova Saveiro também protagonizará uma nova vinheta.

A campanha impressa, que já está nas revistas mensais de setembro, tem anúncio de página dupla e tripla para mostrar o modelo e um anúncio diferenciado que reproduz um pulo de bungee jumping da caçamba da picape. Quando o leitor puxa um aplique do anúncio, surge o personagem saltando da Nova Saveiro. Do outro lado, estão alguns detalhes do carro que vão seduzir os leitores.

Na internet, o aventureiro continua a sua jornada no hotsite que está em produção e irá ao ar em breve, e nas peças digitais. A campanha prevê ainda spot e testemunhais em rádios. O modelo da Volkswagen estará também nas portas de aeroportos e mesinhas dos aviões da Gol Linhas Aéreas, em placas de estádios de futebol e em um dos painéis em frente à fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo.

Ficha Técnica – Filme
Anunciante: Volkswagen
Título: La Fortuna
Produto: Saveiro
Diretor de Criação: Dulcidio Caldeira, Luiz Sanches
Criação: Gustavo Sarkis, Renato Fernandez
Produtora: Rebolucion
Direção: Luciano Podcaminsky
Fotografia: Marcelo Camorino
RTVC: Egisto Betti, Arthur Machado
Trilha/Locutor: Tentáculo
Montador/Editor: Diego Panich
Finalizadora: Bitt Animation
Produtor de pós-produção: Luis Staffolani
Atendimento: Fernão Cosi, Vanessa Previero, Ana Beatriz Moreira Porto, Sabrina Lima
Planejamento: Cintia Gonçalves, Fernanda Barone
Mídia: Zuleide Rampazzo, Daniele Valle, Wagner Dobner
Aprovação: Flávio Padovan, Herlander Zola

Ficha Técnica - Anúncio
Anunciante: Volkswagen
Título: Nova Saveiro. Carregada de aventura.
Produto: Saveiro
Diretor de Criação: Dulcidio Caldeira, Luiz Sanches
Diretor de Arte: Renato Fernandez
Redator: Gustavo Sarkis
Fotógrafo: Fernando Zuffo
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Fernão Cosi, Vanessa Previero, Ana Beatriz Moreira Porto, Sabrina Lima
Planejamento: Cintia Gonçalves, Fernanda Barone
Mídia: Zuleide Rampazzo, Daniele Valle, Wagner Dobner
Aprovação: Flávio Padovan, Herlander Zola