20.4.11

De olho no feriadão





Devido ao aumento comprovado no número de acidentes nas estradas durante os feriados prolongados, a Seguradora Líder DPVAT, que administra o Seguro DPVAT, vai colocar painéis e outdoors na rodovias e estradas do país. A campanha, que começa no feriado da Semana Santa, alerta os motoristas sobre riscos de acidentes na estradas, destacando os cuidados necessários na hora de dirigir em pista molhada e os riscos do uso do álcool e do excesso de velocidade. As três novas peças foram produzidas pela Agência Master.

Santa Casa faz instalação de arte para incentivar doações



Com o objetivo de atrair a atenção do público e de incentivar as doações para a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, a Young & Rubicam criou uma ação de mídia out of home diferenciada. Formado por cartazes em forma de blisters de remédio gigantes, um painel gigante ocupará o terceiro piso do Shopping Cidade Jardim, bem em frente à entrada das salas de cinema VIP/Premium.

O mote da ação é “A Santa Casa doa 19.000 comprimidos por dia para ajudar as pessoas, quanto você doaria para ajudar a Santa Casa?” A instalação pode ser vista até o final do mês. A criação é de Fabio Rodrigues, Guigo Oliva, Kleyton Mourão e Roberto Kilciauskas, sob direção de Criação de Rui Branquinho, Jorge Iervolino e Mariângela Silvani. Para saber mais sobre o trabalho da Santa Casa, visite o site http://www.santacasasp.org.br.

Ficha Técnica

Título: Pílulas
Peça: Poster
Cliente: Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Produto: Doação
Direção de Criação: Rui Branquinho, Jorge Iervolino e Mariângela Silvani
Criação: Fabio Rodrigues, Guigo Oliva, Kleyton Mourão e Roberto Kilciauskas
Art-buyer: Monica Beretta
Produção Gráfica: Elaine Carvalho, Rodrigo Cassino
Atendimento: Valéria Ordonhez, Ticiana Cardoso
Mídia: José Rubens, Marcello Bolla
Planejamento: David Laloum, Eliane Yamaguchi
Aprovação cliente: Dr. Antonio Carlos Forte, Adriana Diniz

Comercial & Cia debate função das consultorias no mercado publicitário

O Comercial & Cia da próxima segunda-feira, 25, explica como funciona a atuação das empresas de consultoria na área de publicidade. Para conversar sobre o assunto, o programa recebe o publicitário Luis Grottera, sócio da Brandia Central, empresa portuguesa recém chegada no Brasil e especializada em branding.

Grottera explica o conceito de branding, qual é o papel de uma consultoria especializada e quais são os serviços que ela pode oferecer. Ele conta ainda porque o Brasil é a “bola da vez” e fala do surgimento no país de empresas de consultorias e do aumento da concorrência entre elas. O entrevistado relata também como foi o processo de negociação até que ele se tornasse sócio da Brandia Central e revela os próximos passos da empresa, agora em solo brasileiro.

O programa conta com a participação do colunista Marcelo Tripoli, com Trend Posts.

Comercial & Cia vai ao ar nesta segunda-feira, dia 25, às 21h20, na rádio BandNews FM.

Nesta quinta no programa “Reclame” o dono da voz mais famosa do Brasil

O programa “Reclame” desta quinta-feira 21, que vai ao ar às 17h, no Multishow, traz uma matéria especial com o locutor publicitário Ferreira Martins, uma das vozes mais famosas do Brasil. Há anos sua voz assina algumas das maiores campanhas publicitárias brasileiras, para marcas como o Bradesco e a Hyundai. A matéria mostra sua trajetória, hábitos e trabalhos que marcaram sua carreira.

Também neste episódio, o making of das vinhetas e assinatura da nova temporada do “Reclame”, criações da Vetor Zero/Lobo. “Criar e produzir a nova identidade do ‘Reclame’ foi um trabalho feito com muita liberdade”, afirma Alberto Lopez, sócio e produtor executivo da Vetor Zero/Lobo/Animatório. Roger Garcia, diretor artístico do programa “Reclame”, conta que a produtora “entendeu do início ao fim os anseios de trazer um ‘Reclame’ ainda mais moderno”. Para Fábio Acorsi, diretor criativo da Vetor Zero/Lobo, o trabalho foi gratificante: “tivemos um imenso prazer em produzir a nova identidade visual do programa, e queremos que todos tenham essa mesma sensação com a nova temporada”. O primeiro episódio desta nova temporada - exibido no Multishow dia 10 de março já com o novo visual do programa - está disponível na íntegra nos sites www.globosatcomercial.com.br e www.programareclame.com.br .

Também neste episódio o colunista Pedro Cabral, com o quadro Cabral quer Descobrir.

No Multishow
Quinta-feira, às 17h
Horários alternativos: sexta-feira, às 15h15; sábado, às 8h, e segunda-feira, às 7h30.

Na Globosat HD
Terça-feira, às 20h
Horários alternativos: quinta-feira, às 15h30; sábado, às 16h30; domingo, às 11h30 e segunda, às 14h30.


Ficha Técnica
Produção: New Content
Apresentação: Bruna Calmon
Direção de redação: Toshio Yamasaki
Direção artística: Roger Garcia
Direção de novos negócios: Emerson Souza
Direção de atendimento: Márcio Goulart
Direção de cena: Fernando Cirillo
Reportagem: Luna França
Câmeras: Cleber Isler e Filipe Augusto
Coordenação de produção: Luiza Brasca
Assistência de produção: Marcela Gonçalves
Edição e finalização de imagens: Raphael Ferreira e Felipe Botas
Assistência de edição de imagens: Sami Makino.

Unesp de Bauru abre em São Paulo primeira mostra de artes plásticas

A Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da Unesp de Bauru abre a sua primeira exposição: As 12 faces de um acervo. O espaço reúne criações de artistas plásticos de vários lugares do país. A abertura ocorre dia 28 de abril, às 8h45, no prédio da reitoria da Unesp, em São Paulo.

Os doze trabalhos apresentados foram selecionados de um total de 50 obras que compõem o acervo da Faac. De acordo com Oscar D’Ambrosio, curador da mostra, “cada uma delas, nesse sentido, pode ser considerada uma mostra em si mesma pelo seu caráter autônomo e uma amostra de como a arte é um dos caminhos mais fascinantes de discussão de conhecimentos, de técnica e da própria existência”.

A exposição traz trabalhos dos artistas Angelina Messemberg, Claudio Tozzi, Heloísa Ruiz Pereira, Lairana Barreira, Milton Nakata, Rosa Grizzo, Sueli Dabus, Walter Mortari e João Pio de Almeida Prado. Os pernambucanos José Bezerra e Lourdes de Deus e o baiano Waldomiro de Deus também apresentam suas obras na exposição.

Segundo o curador, “o conjunto revela o poder da arte de criar inquietações. Cada face presente na exposição aponta para múltiplas reflexões”. Oscar D’Ambrosio é doutorando em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Mackenzie. É mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp e Integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil).

Serviço:
Exposição: 12 faces de um acervo
Curadoria: Oscar D’Ambrosio
Local: Hall da reitoria da Unesp
De 28 de abril a 28 de maio
Abertura: dia 28, às 8h45
Horário de visitação: das 8:00 às 17:00 – de segunda à sexta-feira
Local: Rua Quirino de Andrade, 215 – Centro – São Paulo
Telefone: 11 5627 0235
Entrada gratuita
Faixa etária: Livre

Choque Cultural realiza Workshoq com o coletivo SHN



Neste sábado, durante o feriado prolongado, integrantes do SHN fazem intervenção na fachada da galeria de Pinheiros

Neste sábado, 23 de abril, o coletivo SHN realiza Workshoq, na Choque Cultural, a partir das 15h, gratuito e aberto ao público.

Formado por André Ortega, Daniel Cucatti, Eduardo Saretta – também galerista e curador da Choque Cultural -, Haroldo Paranhos, Kleber Botasso, Marcelo Fazzolin e Rogerio Fernandes aka CDR, o SHN vai fazer uma grande colagem sobre a fachada da Choque Cultural.

O projeto da intervenção é baseado na obra Suporte, exposta mostra Coletiva Choque 2011, http://www.choquecultural.com.br/?area=obra&idobra=2556. O SHN cola um pôster sobre o outro e depois os rasga a esmo transformando imagens figurativas em aspecto rasgado e abstrato.

SHN é conhecido por usar serigrafia e ícones visualmente simples. Para este sábado, o coletivo também promete o lançamento da gravura do “copo americano” em três versões, com tiragem de 50 cada. Impressas na Gráfica Fidalga, com clichê de MDF cortado a lazer, são elas:

1) Rabo de Galo (copo americano), mede 48x66 cm e é impresso em vermelho no papel marrakesh 180g;
2) Fifty/ Fifty (copo americano), mede 48x66 cm e é impresso em vermelho no papel marrakesh 180g (negativo);
3) Pingado (copo americano), mede 66x96cm e é impresso em preto no papel marrakesh 180g.

O SHN é um dos coletivos que apresentam trabalhos na exposição Coletiva Choque 2011, que permanece na galeria até 21 de maio.

Veja trechos da produção das novas gravuras do SHN: http://www.vimeo.com/22556062

SHN www.shn.art.br
SHN é um coletivo criado em Americana, em 1998, vindo do universo punk, hardcore, ou seja, do faça-você-mesmo . Composto por André Ortega, Daniel Cucatti, Eduardo Saretta – também galerista e curador da Choque Cultural -, Haroldo Paranhos, Kleber Botasso, Marcelo Fazzolin e Rogerio Fernandes aka CDR, o SHN foi o primeiro grupo a fazer tiragens em serigrafia e expor uma quantidade de stickers, gravuras e pôsteres exaustivamente repetidos, colados nas ruas de São Paulo, como uma linha de produção em montagem artesanal. O objetivo é a intervenção por meio da linguagem lúdica e bem humorada, adquirida no contato com fazines, revistas e websites de cultura independente.

Aprenderam a usar o silk screen por conta do estúdio de etiquetas adesivas que a família de Daniel Cucatti mantém em Americana, onde se reuniam para trabalhar e aproveitavam para criar os primeiros pôsteres de shows, aprendendo a lidar com fotolitos e matrizes e aplicando desenhos simples em stickers. Justamente por terem que lidar com desenhos simples, fortaleceram seus traços, cores e símbolos icônicos (caveira, copo americano, tridente, flor ou diamante), que fazem com que qualquer transeunte possa identificar os trabalhos do SHN onde estiver.

O trabalho do coletivo não se restringe apenas à produção da serigrafia. Seus fundadores também são responsáveis pela realização de workshops de serigrafia, disseminando a cultura do sticker, do lambe-lambe e do pôster. Sua primeira exposição ocorreu na mostra Ilustradores, na Choque Cultural, em 2008. Além disso, também produzem site specific, tema que foi estudo de conclusão de curso de arquitetura de Haroldo Paranhos. Uma das primeiras atuações nesse segmento foi o projeto Ocupação que, literalmente, encapou com pôsteres uma antiga casa construída em frente à galeria Choque Cultural e que seria demolida para dar lugar a um prédio residencial. Fizeram o mesmo em Basel, na Suíça, durante a exposição Streetart Und Graffitti Aus São Paulo, onde encaparam o almoxarifado do porto de Basel.

Workshoq com SHN @ Choque Cultural
23 de abril, às 15h
Gratuito
Livre

Coletiva Choque Cultural
Artistas: Base-V, Cesar Profeta, Fefe Talavera, Pacolli, Pingarilho e SHN
Até 21 de maio de 2011

Rua João Moura, 997, Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 3061-4051
www.choquecultural.com.br
galeria@choquecultural.com.br
Terça-feira a sábado, das 12h às 19h
Grátis
Livre