3.12.09

abcDesign Conference



CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Saiba mais informações clicando aqui.

41ª Anual de Arte FAAP



Instalações, gravuras, pinturas, desenhos, fotografias, colagens, vídeos, entre outras formas de expressão artística poderão ser apreciadas durante a 41ª Anual de Arte, da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Dentre as quase 300 obras inscritas pelos alunos da Fundação, a mostra reúne as propostas selecionadas por uma comissão constituída por renomados profissionais das artes, como Laura Lima, Marcio Harum, Marcos Moraes e Rodrigo Moura. Os trabalhos ficarão expostos até o dia 7 de fevereiro de 2010, no Salão Cultural do Museu de Arte Brasileira.



A Anual de Arte da FAAP, realizada pela primeira vez em 1964, vem revelando artistas e inovando o conceito de arte contemporânea e criatividade ao longo de suas quatro décadas. O objetivo é incentivar a produção artística dos alunos, além de criar um espaço de reflexão a partir de novas ideias e percepções sobre a arte, tendo como ferramenta e interface a educação. Dentre os artistas cujas obras forem selecionadas serão entregues como prêmios bolsas de estudos (três de 90%, duas bolsas de 75% e duas bolsas de 60%).


“A FAAP é um pólo centralizador de arte jovem e cultura que permite a vivência e experimentação das artes com seriedade e de acordo com as exigências do sistema artístico”, conceitua o professor Marcos Moraes, responsável pela mostra e Coordenador do curso de Artes Plásticas da FAAP. Para Moraes, “se a arte amplia as perspectivas de diálogo e aproxima artistas e participantes, então o espaço da Anual amplia, ainda mais, esta perspectiva, ao trazê-la para o espaço institucional da educação. A arte instiga, denuncia, questiona, provoca reflexões e possibilita novas maneiras de pensar”, complementa o professor.


Como de costume, a cada edição da mostra, um artista é convidado a participar da Anual e, nesta edição, será a vez de Marina Ayra. Formada em Arquitetura e Urbanismo, a artista apresentará os trabalhos realizados no período em que esteve na Cité des Arts, no Programa de Residência Artística que a FAAP mantém desde 1997, em Paris. Seu projeto – pinturas e desenhos – aborda a poética visual em torno das questões relativas a paisagem e a cidade. Além das obras serão apresentados documentos e materiais processuais documentando a pesquisa desenvolvida pela artista ao longo dos seis meses em que esteve em residência.


A 41ª Anual de Arte pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 20h00 e aos sábados, domingos e feriados, das 13h00 às 17h00. A entrada é gratuita.

Histórico
Em 2008, foi realizada uma mostra comemorativa à 40ª edição da Anual de Arte e aos 10 anos do programa de Residência Artística que a FAAP mantém junto a Cité des Arts, em Paris. A seção histórica das 40 edições da Anual de Arte reuniu catálogos, cartazes, livros de registro, fichas de inscrição e informações relativas às edições da mostra ao longo das últimas cinco décadas (de 1964 a 2008), documentando a presença dos alunos inscritos e premiados, das comissões de seleção e dos artistas convidados e homenageados.

Na mesma exposição, foi criado um espaço sobre os 10 anos iniciais da parceria entre a FAAP e a Cité des Arts, com exibição de depoimentos em vídeo dos primeiros vinte artistas que, durante seis meses, desenvolveram pesquisas e trabalhos no estúdio mantido pela Fundação na capital francesa, às margens do rio Sena. Dora Longo Bahia, Caetano de Almeida, Cláudio Mubarac, Sandra Cinto, Maria Teresa Louro, Flávio Matangrano, Laerte Ramos, Marcela Tiboni, Lia Chaia, Fábio Faria, Marcius Gallan e Adriana Guivo, entre outros, estiveram entre os artistas que relataram suas experiências.

Alunos Selecionados
41ª Anual de Arte FAAP

NOME ARTÍSTICO CURSO SEMESTRE

Alessandra Falbo PG História da Arte
Lelena Santana Artes 8º
André Sztutman Artes 5º
Beatriz Fosco Giorgi Artes 4º
Anillina Artes 7º
Dafne Duek Artes 8º
Daniella Assumpção Liu Herzog PG História da Arte
Felipe Salem Artes 7º
Fernando Bueno Figueiredo Artes 5º
Flávia Junqueira PG História da Arte
Giulia Bianchi Artes 4º
Giuliano Montijo PG História da Arte
Julia Armentano Artes 4º
Letissa Kanawati Artes 8º
Manuela Pires Artes 8º
Marjô Mizumoto Artes 6º
N. Mizumoto e Marjô Mizumoto Artes 6º
Nelson Mizumoto Artes 6º
Pedro Maia de Rezende Artes 3º
Renato Maretti Artes 6º
Santarosa Artes 5º
Selene Alge Artes 8º
Tamara Cirlinas Artes 6º
Thelma Bonavita Artes 1º
Tiago Tebet Artes 8º
Vick Garaventa Artes 6º


41ª ANUAL DE ARTE FAAP
Período de visitação: 01/12/2009 a 07/02/2010
Local: Museu de Arte Brasileira - Salão Cultural FAAP
Horários: terças a sextas-feiras – das 10h00 às 20h00
Sábados, domingos e feriados – das 13h00 às 17h00
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
São Paulo/SP
Informações: (11) 3662-7198

Nova coleção “Fine Art” dos adesivos Skin For Fun




A febre de gadgets e notebooks levou a marca brasileira Skin For Fun a desenvolver adesivos, oferecendo opções de roupagens contemporâneas e criativas para os aparelhos eletrônicos. Uma das novidades é a coleção “Fine Art”, com desenhos assinados pelos artistas plásticos Luciano Martins e Verônica Lacerda, que combina versatilidade e arte, com estampas alegres e cores efervescentes, em um misto de temas clássicos e modernos.


Luciano Martins, uma das presenças mais evidentes no atual cenário das artes plásticas em Santa Catarina, optou por uma estética divertida de arte figurativa, com bichos, flores e corações. O profissional já marcou presença em mais de 40 exposições e mostras, individuais e coletivas desde o início de sua carreira, em 1997, e em 2006, fundou a Galeria LM, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC).

Além de agradar os apreciadores de arte, o artista tem se surpreendido com a repercussão que suas obras possuem junto aos jovens, um dos públicos que apreciam os adesivos Skin For Fun e são loucos por aparelhos eletrônicos.

A ilustradora e designer brasiliense Verônica Lacerda, que já gerenciou, entre outros projetos, o Banco de Imagens da Embratur, explorou as temáticas Live with Passion; Peace; Astronauta e Life, um mix de personagens psicodélicos e olhudos, tipografias cheia de curvas e frases de pensadores que a artista admira.



Os adesivos para notebooks estão disponíveis em três tamanhos:15,4” a 14”; 13,3” a 11,1”; e 10,2” a 8,9. A linha Apple oferece adesivos nos formatos Ipod Classic; Ipod Nano 3ª generation/Chrome, Iphone e MacBook.

Exposição CYBER ART

O artista plástico Zaven Paré abrirá a mostra Cyber Art para visitação entre os dias 12 de dezembro e 10 de janeiro de 2010 na CAIXA Cultural São Paulo, localizada no centro da capital paulista. A exposição é patrocinada pela CAIXA e trata de uma retrospectiva de seus 25 anos de carreira e apresenta as suas principais obras, a maioria inédita no Brasil.

No lugar de pincéis, telas e outros artefatos de um artista plástico, encontram-se parafusos, projetores, madeiras, computadores e diversas engenhocas que dão vida a marionetes eletrônicas, autômatos e outros seres (quase) humanos.


Inventor da marionete eletrônica a partir de um sistema de retroprojeção, Zaven Paré é hoje um dos mais importantes ícones da arte cibernética e da robótica no mundo. Atualmente o artista lidera pesquisas junto ao renomado cientista japonês Hiroshi Ishiguro, professor e diretor do Laboratório de Robótica Inteligente da Universidade de Osaka, que criou seu clone robótico a partir de um robô humanóide.

Sempre inovando no cenário das artes performáticas, Zaven mistura experiências em mecânica, ótica e acústica, através de dispositivos eletro-eletrônicos, para a criação de obras que interagem com o público.

Tema ainda pouco explorado, a arte eletrônica vem ganhando força em todo o mundo e tem na figura de Paré um de seus pioneiros. Suas obras integram importantes acervos, entre eles o da Biblioteca Nacional de Paris, do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, da Coleção Fadel, do Museu de Artes Contemporânea de Montreal e do Institute of Contemporary Art de Londres.
O artista plástico multimídia começou sua carreira em 1984, no Museu de Arte Moderna de Paris, e no Brasil ficou conhecido do público por seu projeto cenográfico para a antológica exposição Surrealismo, no CCBB do Rio.
Além da mostra das obras do artista, a CAIXA Cultural São Paulo (Sé) oferecerá oficinas gratuitas de marionetes eletrônicas com o artista (vagas limitadas) marcadas para o dia 06, 07 e 08 de janeiro de 2010, das 14 às 18hs.

Serviço
Exposição CYBER ART

Local: CAIXA Cultural São Paulo – Sé – Centro
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Abertura para convidados e imprensa: 11 de dezembro de 2009, sexta, 19h
Visitação: 12 de dezembro de 2009 a 10 de janeiro de 2010
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Oficina de Marionete Eletrônica: 6, 7 e 8 de janeiro de 2010, das 14h às 18h
Informações e Agendamento das oficinas: (11) 3321-4400
Acesso e sanitário para pessoas com necessidades especiais.
Classificação etária: Livre
Entrada Franca

www.rodadamoda.com / www.cyberart.com.br

Artista plástico Lobo na Fastframe

A FastFrame / Moldura na Hora, marca líder em molduras rápidas no mundo, lança uma linha exclusiva de pôsteres do artista plástico Lobo. Com traços marcantes e cores chapadas, típicos do movimento Pop Art, o artista enche os ambientes de cor e estilo, criando uma atmosfera moderna e alegre para complementar a decoração.

Paulistano, Lobo é seguidor da Pop Art e influenciado pelo trabalho de artistas como Andy Warhol, Keith Haring e Burton Morris.

Além de belas, as imagens são uma ótima sugestão para quem quer surpreender na hora de presentear nesse fim de ano e nas festas de amigo secreto.

A FastFrame / Moldura na Hora é a maior rede de franquias de molduras no mundo, e a maior no Brasil com mais de 40 unidades. Oferece todos os serviços em molduras, que ficam prontas em apenas 1 hora, além de inúmeras sugestões de pôsteres e quadros.

SAC: 0800 10 85 85 – www.fastframe.com.br - A FastFrame / Moldura na Hora conta com mais de 40 lojas no Brasil.

Clube de Criação do Paraná promove evento de lançamento do 6º Anuário

O Clube de Criação do Paraná (CCPR) promove nesta sexta-feira (4), Dia Mundial da Propaganda, evento de lançamento do 6º Anuário do CCPR. A cerimônia, fechada para associados, parceiros e imprensa, será realizada na Faustu's Music Show, nova e moderna casa de espetáculos de Curitiba, localizada na Rua Mateus Leme, no bairro São Lourenço.

Na oportunidade, será lançada a edição de 2009 do Anuário do CCPR, material que reúne o melhor da comunicação paranaense produzido em 2008, além de serem entregues troféus aos profissionais mais premiados. Este ano, porém, o Anuário terá um projeto gráfico especial, todo elaborado pelo designer gráfico Oswaldo Miranda, o Miran – profissional premiado no país e no exterior – e produzido pela Coan Gráfica, de Santa Catarina.

A atração do evento será a apresentação do CCPR Lab Music, um projeto musical do Clube formado pelos músicos Glauco Sölter (baixista), Endrigo Bettega (baterista) e Mário Conde (guitarrista), além de três músicos convidados. Logo após o show do CCPR Lab Music, a animação continuará com a banda da casa, tocando um animado repertório dos anos 1970 e 80.

Para atender ao mercado, o Clube colocou à venda um número limitado de convites, que são exclusivos e podem ser adquiridos pelo telefone (41) 3253-7180 ou pelo e-mail ccpr@ccpr.org.br.

Serviço
O que: Evento de lançamento do 6º Anuário do Clube de Criação do Paraná
Quando: dia 4 de dezembro,
Horário: 20h
Onde: Faustu´s Music Show - Rua Mateus Leme, no bairro São Lourenço – Curitiba (PR)