6.5.09

Fotógrafo-skatista Flávio Samelo chega a Salvador para o maior evento de design do país



Com 14 anos de carreira, o artista já trabalhou para revistas como a Tribo, maior publicação sobre skate do Brasil, e a Rolling Stone nacional, além de ter um tênis assinado por ele lançado pela Nike SB.

De skatista a fotógrafo consagrado das manobras radicais e da arte underground das ruas. Trata-se de Flávio Samelo, um dos palestrantes do maior evento de arte e design do Brasil, o Pixel Show. O encontro acontece pela primeira vez em Salvador no dia 16 de maio, no Centro Universitário Jorge Amado – Unijorge.



Quem for ao evento vai poder conhecer a experiência de Samelo com o grupo Famiglia Baglione. Formado há quatro anos, o Famiglia Baglione reúne seis artistas de várias formações diferentes: grafiteiro, fotógrafo, pintor, ilustrador, diagramador e editor de vídeo.



Além de trabalharem individualmente, os integrantes do grupo também fazem contribuições nas obras de todos. “Quando a equipe tem um objetivo em comum, os resultados são conseguidos rapidamente, afinal, o grupo está prediposto a te ajudar a evoluir, sem que haja a perda da identidade de cada um”, explica Samelo.



Fotógrafo-skatista

No início da década de 90, era comum ver Flávio Samelo andando de skate em uma pista localizada na zona norte de São Paulo. No entanto, sua arte não estava sob seus pés, no controle da prancha de madeira com quatro rodinhas. Era com a câmera nas mãos, capturando as nuances dos skatistas da mais cosmopolita das cidades brasileiras, que Flávio Samelo fazia o que sabia de melhor.

Passaram-se 14 anos desde que Samelo descobriu sua real vocação. De lá para cá, o artista trabalhou não só em publicações nacionais, como internacionais. É o caso da Tribo, uma das maiores revistas de skate do Brasil, da Rolling Stone brazuca, da alemã Lodown e da canadense Adbusters.

Também desenvolveu projetos como artista plástico ao redor do mundo e vários países receberam suas obras em exposições individuais ou coletivas. Em 2006, publicou um livro independente chamado “Skate Arte”, o qual produziu sozinho. Foi neste mesmo ano que a Nike SB Brasil lançou um modelo de tênis assinado pelo artista.



Atualmente, Flávio Samelo continua fotografando, é editor de fotografia da revista Skate Vista, de Novo Hamburgo-RS e participa de eventos por todo o país.