21.1.11

Estadão homenageia São Paulo com um pedido especial


Quando a cidade de São Paulo completar 457 anos, no próximo dia 25, o jornal O Estado de S. Paulo vai pedir solidariedade e doações para ajudar as vítimas das chuvas da região Serrana, no Rio de Janeiro.

Com criação da agência Y&R, a peça traz o título “No aniversário de São Paulo, dê um presente para o Rio de Janeiro” e informações da conta aberta pelo Banco do Brasil para receber as contribuições, que serão repassadas para a Cruz Vermelha do Brasil (www.cruzvermelha.org.br). O texto “Doe o que você puder ou quiser e dê o melhor parabéns que São Paulo poderia querer pelos seus 457 anos”, completa o anúncio.

A criação é de Roberto Kilciauskas e Kleyton Mourão, com direção de criação de Wilson Mateos e Sérgio Fonseca.

FICHA TÉCNICA
Título: No aniversário de São Paulo, dê um presente para o Rio de Janeiro
Peça: Jornal
Cliente: O Estado de S.Paulo
Produto: Institucional
Direção de Criação: Wilson Mateos/Sérgio Fonseca
Redator: Roberto Kilciauskas
Diretor de Arte: Kleyton Mourão
Atendimento: Flavia Fusco / Camilla Braga
Mídia: Rafael Leal / Raquel Mattoso
Planejamento: David Laloum / Cesar Ortiz / João Gabriel / Fernando Takey
Aprovação Cliente: João Rosas / Renata Ucha

Alexandre Kavinski é convidado do IV Fórum Internacional ABA Petrobras da Comunicação Digital

Sócio-diretor da agência especializada em search marketing i-Cherry, Alexandre Kavinski é convidado do IV Fórum Internacional ABA Petrobras da Comunicação Digital que acontecerá no dia 26 de janeiro. Kavinski ministrará palestra sobre como tornar marcas mais encontráveis na web. À frente da i-Cherry, ele desenvolve trabalhos para grandes companhias como Coca-Cola, Merck, Walmart, Petrobras e Terra. Ele debaterá sobre a importância dos buscadores (como Google e Yahoo) na estratégia de comunicação das empresas.

O evento contará também com a presença do palestrante internacional, Winston Binch, sócio-diretor da CBP Group (EUA), e de profissionais responsáveis pela comunicação de marcas como Nestlé e P&G. Em sua quarta edição, o fórum debaterá os aspectos fundamentais da comunicação digital e tem como objetivo discutir a utilização da WEB como meio gerador de negócios e de suporte operacional mercadológico, bem como canal de comunicação e fator central para construir marcas fortes.

Voltado para profissionais de empresas anunciantes, veículos de comunicação, agências de propaganda, fornecedores especializados que trabalham com comunicação digital e interessados no tema, o fórum será realizado no auditório da Universidade Petrobras, no Rio de Janeiro.

Serviço
Local: Auditório da Universidade Petrobras
Rua Ulysses Guimarães, 565 – Cidade Nova / Rio de Janeiro.
Valor da Inscrição:
Associados da ABA, ABP, AMPRO RJ, ABAP RJ, Grupo de Mídia RJ: R$ 550,00.
Demais interessados: R$ 750,00.
Estudantes de graduação: R$ 350,00.
Informações: 0800 12 45 88 | 21 2520-6976
www.aba.com.br | e-mail: eventos@aba.com.br / camila.abario@aba.com.br

Diretor nacional de Mídia da agência DPZ no programa Comercial & Cia

O programa Comercial & Cia da próxima segunda-feira, 24, convida Flavio Rezende, diretor nacional de Mídia da agência DPZ, para explicar a função do profissional de mídia, e como se dá a integração entre as áreas de mídia, planejamento e criação dentro das agências.

Flavio Rezende também avalia o ano de 2010 para as agências e o profissional de mídia, e faz uma análise dessa área no Brasil em relação aos outros países.

Além disso, o convidado comenta sobre a certificação do profissional de mídia, iniciativa principalmente do Grupo de Mídia e da ABAP. Ele explica ainda o seu trabalho como presidente do IVC – Instituto Verificador de Circulação e conta sobre suas experiências como anunciante, inclusive fora do país.

O programa conta também com a coluna “Ideias e Tendências”, de Beth Furtado.

Comercial & Cia vai ao ar na próxima segunda-feira, dia 24, às 21h20, na rádio BandNews FM.

“Memória Paulistana", da Imprensa Oficial



Livro inclui fotografias de nomes importantes da época, como Militão Augusto de Azevedo, e anônimos que fizeram registros precisos e marcantes. A coordenação da obra é de Carlos Augusto Calil, secretário de cultura da cidade de São Paulo.

A São Paulo ainda pacata do século 19 e a transformadora travessia até as primeiras décadas do século 20, pelo olhar dos mais ilustres fotógrafos da época e por alguns retratistas menos conhecidos que deixaram registros precisos e marcantes. Para quem gosta de fotografia, de história ou de São Paulo, a boa notícia é que “Memória Paulistana”, catálogo da importante mostra realizada em 1975 pelo Museu da Imagem e do Som, de São Paulo, acaba de ser reeditado pela Imprensa Oficial. O lançamento será dia 25 de janeiro, às 16 horas, durante a reabertura da Biblioteca Mario de Andrade, à Rua da Consolação, número 24.

A exposição marcou em 1975 a inauguração daquela que seria a nova sede do MIS na avenida Europa, 158, e foi concebida por seu diretor, Rudá de Andrade. Para concretizar o projeto, um time de pesquisadores de primeira linha foi coordenado por Carlos Augusto Calil: Ilka Brunhilde Laurito, poeta e pesquisadora, Alcides Villaça, poeta e professor, Carlos Roberto de Souza, cineasta e pesquisador de cinema, e Luís Cruz, músico e arquiteto. Dois profissionais de comprovada experiência cuidaram das reproduções fotográficas: Carlos Antonio Moreira e Washington Racy.

“O prazo era curto e a tarefa gigantesca”, lembra Calil, mas o resultado é impecável, como se pode conferir. A pesquisa incluiu não só a parte iconográfica, como também seleção de textos de época, que acompanham as imagens. As fotos que, em primeiro lugar, definem a cidade e seus habitantes são obra de Militão Augusto de Azevedo, o primeiro grande fotógrafo conhecido de São Paulo. Em seguida, surgem os registros de Valério Vieira, tão importante, à sua maneira, quanto o próprio Militão. Suas imagens em poses e cenários de estúdio fazem lembrar a atmosfera francesa.

Após uma sequência que mostra jardins, parques e ruas nos primeiros anos do século 20, aparecem os habitantes da cidade em sua vida familiar, fotografados por Luís Gonzaga de Azevedo, filho de Militão e fotógrafo amador, mas cujo talento na captação da atmosfera doméstica revela uma sensibilidade profunda.

A cidade começa a modificar-se e crescer: a parte dedicada à revista A Cigarra demonstra algumas atividades: o carnaval, os crimes, as jazz-bands, a professora de música Mary Buarque, as novas formas de propaganda (“As pessoas que conhecem as Pílulas do Doutor Dehaut de Paris não hesitam em purgar-se quando têm precisão”), concursos de 33 horas de dança, ou da moça mais culta da cidade. O esporte é um dos passatempos para os imigrantes que se fixam na área urbana: as regatas no Tietê, piqueniques na Freguesia da Penha, o Clube Canottieri Esperia. O tênis e o futebol são mais aristocráticos, e portanto inicialmente praticados com dedicação no Club Athletico Paulistano, abrigo da juventude esportiva oriunda das tradicionais famílias paulistanas.

A pesquisa realizada nos arquivos da então Secretaria da Agricultura, da Diretoria de Terras, Colonização e Imigração forneceu ao projeto uma seção fotográfica na qual se sucedem retratos de imigrantes italianos, espanhóis, letões e portugueses que, atraídos pela propaganda no exterior, vinham cultivar as fazendas paulistas de café.

Na delicada empreitada de vasculhar arquivos e descobrir olhares que não podiam ser perdidos, houve ótimas surpresas. “Com os registros de Militão, vieram as fotografias inesperadas e inéditas de seu filho Luís Gonzaga. Amador, mas não menos habilitado tecnicamente, deixou um legado raro de registro do ambiente privado e afetivo. Com Valério e suas proezas fotográficas, chegou-nos às mãos as partituras de tanguinhos e maxixes de seu filho Roque. A colaboração familiar era generosa, visava apenas ao reconhecimento público do antepassado ilustre. Nessa época os acervos fotográficos eram subestimados tanto do ponto de vista da documentação histórica, quanto do seu valor como obra de arte”, explica Calil.

À medida que nos aproximávamos do contemporâneo, a percepção do trabalho do fotógrafo sofria radical transformação, explica o organizador. De artesão, ou técnico hábil, para artista: o fotógrafo como autor de obra expressiva, reconhecida no mesmo plano que um pintor ou escritor. “Nesse sentido, a descoberta então recente de Hildegard Rosenthal, que em Frankfurt havia frequentado o estúdio de Paul Wolff, o patrono da câmera Leica, e fora testemunha involuntária do movimento da cidade que consolidava sua vocação de metrópole, foi-nos de grande valia. Ela ensejava um fecho moderno ao nosso panorama”, acrescenta.


Gunn Report anuncia: AlmapBBDO foi a agência mais premiada do mundo em 2010



A agência de José Luiz Madeira e Marcello Serpa é a única latina e segunda no mundo a conquistar o topo do ranking três vezes: ela já havia sido a primeira em 2004 e 2005.

A AlmapBBDO foi a agência mais premiada do mundo em 2010, segundo o Gunn Report, estudo realizado desde 1998 por Donald Gunn, ex-diretor mundial de criação da Leo Burnett, e considerado o documento mais respeitado em todo o mundo sobre a performance das agências de publicidade. A AlmapBBDO já havia conquistado o topo do ranking em 2004 e 2005 e é a única agência latina e segunda no mundo a conseguir o primeiro lugar por três vezes. Desde 1999, quando o primeiro ranking foi publicado, apenas a DDB Londres havia sido tri.

“Fazer parte de uma das duas únicas agências do mundo a ganhar 3 vezes o Gunn Report é motivo um orgulho difícil de descrever”, diz Marcello Serpa, sócio e diretor geral de criação da AlmapBBDO. “Parabéns a todos que planejando, criando, veiculando e trabalhando fizeram da Almap a número um do mundo em 2010”. Marcello Serpa e José Luiz Madeira, diretor de Planejamento e Serviços, são sócios e comandam a AlmapBBDO desde 1993.

As outras agências brasileiras no ranking das 50 mais premiadas são a DM9DDB, em 19º e a F/Nazca Saatchi&Saatchi, em 44º. O Brasil foi o 5º país mais premiado. Em 2009, ficou em 7º.


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O Gunn Report 2010 está sendo anunciado hoje pelo próprio Donald Gunn durante um almoço no restaurante The Mandarin Oriental, em Londres. O palestrante convidado é Andrew Robertson, CEO da BBDO Worldwide. Os resultados estarão no site www.gunnreport.com, que também está sendo relançado hoje à tarde. A AlmapBBDO conquistou o primeiro lugar com 55 pontos, cinco a mais que a segunda colocada. Foram 28 pontos para mídia impressa, 14 para filmes, nove para internet e quatro em All Gunns Blazing. Ela foi a 11ª agência digital mais premiada do mundo. A DM9DDB foi a 17ª agência digital mais premiada.

A campanha da AlmapBBDO para a revista Billboard foi a segunda entre os 50 anúncios e campanhas impressas mais premiados do mundo em 2010. Nesta categoria, a AlmapBBDO incluiu também o anúncio Textão Passat, para a Volkswagen, em 24º lugar; a campanha “Até onde vai a sua criatividade?”, para a Panamericana Escola de Arte e Design, em 26º; e a campanha de Cafiaspirina, da Bayer, em 28º. A Ogilvy Brasil entrou no ranking com “Whopper Face”, para o Burger King, em 23º. A DM9DDB está na lista com a campanha para Terra Travel, em 27º e para Fedex, em 40º. O primeiro lugar foi para a campanha criada para a DIXONS.CO.UK pela M&C Saatchi, de Londres.


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A AlmapBBDO é a única agência brasileira no ranking das 30 campanhas digitais  mais premiadas do mundo: “Fox do avesso”, para a Volkswagen, está em 20º lugar. Nesta categoria, a campeã é a “Facebook Showroom”, para a Ikea, criada pela sueca Forsman & Bodenfors. Entre as campanhas integradas, All Gunns Blazing, a única brasileira do ranking das 30 mais premiadas do mundo é a “Xixi no Banho”, da F/Nazca Saatchi&Saatchi. A campeã é a “Livestrong Campaign”, da Wieden+Kennedy, de Portland, para a Nike. Não há filmes brasileiros entre os 50 mais premiados do mundo no ano passado.

Para fazer o ranking de 2010, Donald Gunn analisou a performance das agências em 46 festivais mundiais, regionais e locais: 41 em filmes, 19 para mídia impressa, 18 para mídia digital e 18 para a categoria All Gunns Blazing (campanhas integradas ou de 360º.). Além das agências, o Gunn Report apresenta os mais premiados do mundo em anúncios e campanhas em TV e cinema, em mídia impressa, em internet, All Gunns Blazing, países, anunciantes, produtoras, diretores e redes de comunicação.

Estas são as agências mais premiadas do mundo desde 1999:
1999 – BMP DDB (Londres)
2000 – Abbott Mead Vickers BBDO (Londres)
2001 – Dentsu (Toquio e Osaka)
2002 – Wieden + Kennedy (Portland)
2003 – Crispin Porter + Bogusky (Miami)
2004 – AlmapBBDO (São Paulo)
2005 – AlmapBBDO (São Paulo)
2006 – DDB Londres
2007 – TBWA\Chiat\Day (Nova York, Los Angeles)
2008 – BBDO (Nova York)
2009 – DDB Londres
2010 – AlmapBBDO (São Paulo)

Adnews anuncia parceria com o Exame.com

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Com esta parceria, o portal tem livre acesso para buscar e publicar matérias em seu site. Por dia, são veiculadas três ou quatro notícias com conteúdo do Adnews.

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