6.7.11

Keko lança 1º Concurso de Design Universitário


Intenção é promover novos talentos do design e estimular o desenvolvimento de produtos adequados à realidade da indústria e do mercado

A Keko Acessórios carrega a inovação, o pioneirismo e o design – traduzidos em produtos diferenciados, exclusivos e inovadores – no seu DNA. Não por acaso a marca é líder brasileira em personalização automotiva e virou sinônimo de tendência no segmento. Agora a empresa quer criar espaço para a criatividade e a inovação junto a um novo público: os estudantes universitários. Com esse propósito está lançando o 1º Concurso Keko de Design Universitário. Batizado de Projeto K, o concurso tem como inspiração a crença de que todo carro é uma folha em branco esperando por ideias.

O concurso busca promover novos talentos do design brasileiro e estimular o desenvolvimento de produtos de acordo com a realidade cultural, econômica e tecnológica da indústria e do mercado. “O nosso país é rico em diversidade cultural e existem muitos talentos a serem descobertos. Esse concurso é uma oportunidade para os estudantes expressarem suas ideias e mostrarem novas formas de pensar. Com essa iniciativa a Keko quer apoiar e disseminar o design no Brasil”, afirma o diretor de inovação e qualidade Juliano Mantovani.

Em sua edição de estreia, o Projeto K lança como desafio a criação de acessórios para personalizar uma picape leve. Podem participar estudantes universitários de todo o Brasil matriculados em cursos de Design de Produto de nível superior e que estejam no segundo ano ou que tenham cursado no mínimo 40% das disciplinas curriculares, devendo o curso ser reconhecido ou autorizado pelo MEC.
As inscrições vão até 15 de agosto e devem ser feitas no hotsite http://www.keko.com.br/projetoK. Cada estudante pode inscrever até 3 trabalhos. No dia 30 de agosto serão conhecidos os cincos finalistas, e no dia 15 de setembro será revelado o grande vencedor, que receberá um cheque no valor de R$ 2 mil, certificado e uma viagem para conhecer as novas instalações e o processo de desenvolvimento de produtos da Keko, em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. O regulamento completo e mais informações sobre o concurso estão disponíveis no hotsite http://www.keko.com.br/projetoK.

Sobre a Keko
Fundada há 25 anos, na Serra Gaúcha, a Keko é líder brasileira em acessórios para personalização de veículos automotores. Precursora de tendências em seu segmento, destaca-se pelo pioneirismo, inovação, design, tecnologia e qualidade dos produtos.

A marca é reconhecida em 23 países e fornecedora de grandes montadoras como Ford, General Motors, Mitsubishi, TAC, Toyota, Peugeot e Volkswagen, além do aftermarket (mercado de reposição doméstico). O mix de produtos Keko inclui protetores frontais, estribos, santantônios, engates de reboque, bagageiros, capotas marítimas, protetores de caçamba, guinchos, faróis, entre outros itens. A companhia conclui a mudança, até setembro de 2011, para uma moderna sede própria com 21 mil metros quadrados de área construída, em Flores da Cunha (RS), projetada a partir de conceitos de sustentabilidade, ecoeficiência e compromisso social. Site: www.keko.com.br

Faculdade Santa Marcelina lança pós-graduação em Audiovisual

A partir deste semestre, a Faculdade Santa Marcelina lança a pós-graduação “Audiovisual: criação e projetos”, na unidade Perdizes (rua Dr. Emílio Ribas, 89). As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Aulas terão início em agosto.

O curso, que tem como objetivo especializar profissionais no manejo de mídiasdiversas para elaboração e desenvolvimento de projetos audiovisuais, é voltado a jovens artistas e profissionais do campo criativo, como designers, DJs, VJs, arquitetos e interessados em mídias emergentes e sua experimentação.

Com carga de 360 horas, o curso tem duração de um semestre e é coordenado por Marly de Menezes, doutora, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, professora do curso de Desenho de Moda da Faculdade Santa Marcelina e coordenadora da Extensão Universitária; e Mirtes Marins de Oliveira, doutora, mestre em Educação: História Sociedade Política – PUC/SP, coordenadora e docente do mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina e coeditora da revista marcelina.

Mais informações pelo telefone (11) 3824-5800 – ramais 856 ou 863 ou pelo portal www.fasm.edu.br.

Flip anuncia programação especial da Casa da Cultura

A Casa da Cultura, em Paraty, abrigará uma programação especial durante a Flip deste ano. Em parceria com diversas instituições culturais do país a festa literária promoverá treze eventos naquele local, entre peças de teatro, debates, bate-papos e lançamentos de livro.
A lista de autores que integrarão a programação da Flip-Casa da Cultura este ano inclui: Lourenço Mutarelli, Leandro Samartz, Carlos de Brito e Mello, João Paulo Cuenca, Luiz Ruffato, Tatiana Salem Levy, Sergio Vaz, além de Frederico Barbosa, valter hugo mãe e Marcelo Ferroni, também convidados da programação principal.

Na abertura da programação da FLip-Casa da Cultura, dia 7, o Movimento por um Brasil Literário, realizará a partir das 11h45 um debate sobre a importância da leitura, com a participação da escritora Ana Maria Machado, autora de mais de 100 livros, e do mineiro Bartolomeu Campos de Queirós, autor do Manifesto por um Brasil literário.

Também nesse dia, a partir de 19h, acontecerão dois painéis do Brasilian Publishers, iniciativa que promove o segmento editorial brasileiro no mercado global, fruto da parceria da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e da Apex-Brasil. Com o tema Escrito em português. Lido no mundo, os debates envolverão autores, tradutores, agentes literários, instituições governamentais, editores e acadêmicos de diversos países. A abertura fica por conta da criadora da Flip, a inglesa Liz Calder.

Outro destaque da programação será a encenação de Tarsila, peça de Maria Adelaide Amaral baseada na vida da pintora e sua amizade com Mario e Oswald de Andrade e Anita Malfatti. Com interpretação dos atores Betty Gofman, Eliane Giardini, José Rubens Chachá e Paschoal da Conceição, ela retrata os principais momentos da vida da artista brasileira.

Veja abaixo programação completa da Casa da Cultura na Flip.


Serviço:
Casa da Cultura na Flip
De 7 a 10 de julho, quinta a domingo
Local: Casa de Cultura - Rua Dona Geralda, 177 - Centro Histórico Paraty RJ
Tel: 24 3371 2325
Eventos pagos: R$ 10
Entrada franca: retirar ingressos uma hora antes na Casa da Cultura

PROGRAMAÇÃO
Dia 7 de julho, quinta-feira

11h45
Manifesto por um Brasil literário
Pela terceira vez participando da Flip, o Movimento por um Brasil literário, parceiro da Casa Azul, promove um debate sobre a importância da leitura literária para a sociedade. Participam dessa conversa, entre outros os escritores, Ana Maria Machado e Bartolomeu Campos de Queirós, autor do Manifesto por um Brasil literário.

17h
Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros – Recital Multimídia da obra de Oswald de Andrade
Produção cênica com poetas, músicos e VJ. Frederico Barbosa, Marcelo Ferreti, Susanna Busato e o coletivo MALLARMIDIALab irão apresentar uma visão plural da poesia de Oswald de Andrade. Verso livre, poema-pílula, prosaísmo e coloquialismo ganham destaque, além do poema-piada, que usa de humor e ironia para parodiar amplos domínios da literatura.

Entrada franca
19h e 20h30
Escrito em português. Lido no mundo
Ao promover um debate amplo em dois painéis, o projeto Brazilian Publishers pretende colocar em evidência a baixa inserção da literatura em língua portuguesa no mundo literário global e buscar caminhos que ajudem a reverter esse quadro. O debate conta com autores, tradutores, agentes literários, instituições governamentais, editores e acadêmicos.

Abertura – Liz Calder


19h
Painel 1 – Literatura em língua portuguesa: caminhos abertos
Com Claudiney Ferreira, do programa Conexões do Itaú Cultural, prof. Gustavo Sorá, da Universidad Nacional de Córdoba, Lúcia Riff, da Agência Riff, Nicole Witt, da Literary Agency Mertin, Jonah Straus, da Straus Literary. Mediação de Ángel Gurría--Quintana.

5ª feira


20h30
Painel 2 – Literatura em tradução no mundo: oportunidades e barreiras
Com Galeno Amorim, Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Ravi Mirchandani – editor da Atlantic Books, Erroll McDonald, editor da Pantheon Books/Random House, valter hugo mãe, autor português, e Marcelo Ferroni, autor e editor brasileiro. Mediação de Lúcia Riff.

Dia 8 de julho, sexta-feira
11h
Paraty e o valor dos patrimônios da humanidade
Dalmo Vieira Filho, diretor do Departamento do Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan, Pablo de la Riestra, historiador, e Diuner Mello, Presidente Casa da Cultura discutem o conceito de patrimônio da humanidade e suas dimensões políticas e ideológicas. Serão apresentados exemplos de preservação do conjunto arquitetônicos em cidades europeias e brasileiras, traçando paralelos com Paraty.

18h
O Outro
Um relato dos últimos minutos de vida do pai de Lourenço Mutarelli, que tinha o mesmo nome que o filho. Com a participação de Lourenço Mutarelli (texto e atuação), Nilton Bicudo (direção e iluminação) e Tunica Teixeira (som). A produção pertence à série AuTORES EM CENA, do Itaú Cultural.

Entrada franca

22h
Tarsila
Tarsila, de Maria Adelaide Amaral, é baseada na vida da pintora e de seus amigos modernistas: Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Anita Malfatti. Interpretados pelos atores José Rubens Chachá, Paschoal da Conceição, Eliane Giardini e Betty Gofman, a peça aborda fatos cruciais na vida de Tarsila.

Dia 9 de julho, sábado


11h
Bate-papo: Pessoas de Pessoa
Um encontro entre dois grandes especialistas na obra de Fernando Pessoa: Maria José de Lancastre, autora de Fernando Pessoa: uma fotobiografia (amplo registro iconográfico sobre o poeta português) e José Paulo Cavalcanti, autor do minucioso trabalho de pesquisa que resultou em Fernando Pessoa: quase uma autobiografia.

15h15
Bate-papo: Máscaras e fantasmas
Dois escritores que assombram a cena literária. Os contos de Uma fome,do gaúcho Leandro Samartz, são habitados por atores que reencenam a memória judaica e os holocaustos cotidianos. E A passagem tensa dos corpos, do mineiro Carlos de Brito e Mello, é um romance perturbador, com óbitos e cadáveres catalogando o rosto invisível da morte.

18h
Solidão continental
Uma viagem pelos interiores do protagonista anônimo de João Gilberto Noll, que se locomove, se debate e vira estátua, desde a Copacabana do seu romance A fúria do corpo, até o abraço final com seu amante na selva brasileira. Produção da série AuTORES EM CENA. Curadoria de Marcelino Freire, com o próprio João Gilberto Noll, Fernanda D’Umbra e Edson Kumasaka.

Entrada franca
19h30
Literatura e liberdade
No lançamento da antologia Liberdade até agora, organizada por Eduardo Coelho e Marcio Debellian, debatem os escritores João Paulo Cuenca (Flip 2010), Luiz Ruffato (Flip 2003), Tatiana Salem Levy (Flip 2009), Alessandra Colasanti e a artista plástica Joana Coccarelli, ilustradora do livro. A obra reúne contos de autores como Machado de Assis, Lima Barreto e Clarice Lispector, entre outros.

Dia 10 de julho, domingo
11h
Palavras das ruas
Pedras, várzea, quebradas, sarau, Maria e João, café com leite, facão, corre, corre, poesia, vira-lata... O poeta Sérgio Vaz produz e apresenta espetáculo de poesia com autores que conhecem e escrevem sobre as ruas de São Paulo. Com Sérgio Vaz, Rodrigo Ciríaco, Marcelino Freire e Cocão.

Entrada franca

Avesso mostra os bastidores da PHILIPS LED WEEK


O programa Avesso desta semana traz os bastidores do Philips Led Week, evento que mostrou ao mercado nacional o que há de mais moderno e inovador em design e tecnologia de iluminação.

Com locação no Porão das Artes do prédio da Bienal do Parque do Ibirapuera em São Paulo, a mostra foi idealizada pela agência Banco de Eventos e ocorreu simultaneamente com o São Paulo Fashion Week. A conciliação das datas foi proposital, já que os dois eventos tratam de tendências e inovação. Além disso, a escolha do Parque também se deve a toda iluminação do local que foi feita com tecnologia LED da Philips.

O Avesso acompanhou as visitas guiadas promovidas pela Philips para um público constituído desde designers, varejistas, home centers, especialistas em iluminação e concessionárias de energia.




Ter a luz como tema principal foi um grande diferencial da exposição e, para comprovar isso, foram criados pequenos ambientes que mostravam como a iluminação pode transformar um local por completo. “As soluções baseadas em LED oferecem novas possibilidades para melhorar a vida das pessoas com luz, de forma única e inovadora, em todos os lugares. A Philips investe nessa tendência de iluminação sustentável, que permite criar os mais diversos ambientes e proporcionar as mais variadas experiências com luz”, explica Sabine Kruck, Gerente de Marketing do Segmento Homes da Philips.

Nomes importantes da área de iluminação como o Engenheiro e Doutor em Arquitetura e Urbanismo Isac Roizenblatt, os Lighting Designers Peter Gasper e Rene Louis Pic, estiveram presentes no evento. “Estamos entrando em uma nova era e a lâmpada eletrônica vai mudar nosso mundo completamente”, contou ao Avesso Isac Roizenblatt .

O show case pioneiro da Philips trouxe ao Brasil todas as novidades para o mercado nacional e internacional. Para Dimas Pessetti, Diretor do Programa Avesso, mostrar os bastidores de uma exposição como essa é muito importante, “É fundamental trazer ao conhecimento do público as novas tendências de tecnologia e o programa Avesso auxilia a difusão do conteúdo dessa exposição tão bem estruturada pela Philips”, explica.




Sobre o Programa Avesso
O Avesso é um programa de entretenimento com três minutos de duração, que mostra os bastidores da indústria da comunicação para o grande público, responsável pelo desenvolvimento do conceito do Brand Backstage no Brasil. Se destaca, por sua ampla interação entre os meios, com uma linguagem moderna e dinâmica.

Sobre a Philips do Brasil
A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips Electronics da Holanda e atua no País há 86 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, soluções em iluminação, aparelhos de raio-X e sistemas de monitoramento de pacientes. Outras informações para a imprensa estão disponíveis no site da Philips do Brasil: www.philips.com.br.

Chiclets Evolution patrocina Mega Rampa


O Chiclets Evolution patrocinou o evento Mega Rampa, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, entre os dias 01 e 03 de julho. A goma de mascar, que pertence a marca Kraft Foods Brasil, é inovadora no mercado com sua tecnologia Flavor Wave, que faz com que a goma mude de sabor depois de um certo tempo na boca. A WMcCann foi a responsável pela criação das ações publicitárias da marca na maior estrutura do mundo para uma competição de skate.




Com grande número de skatistas brasileiros consagrados mundialmente, o evento é referência entre os esportistas e até mesmo entre os que somente apreciam as famosas manobras radicais. Nomes renomados como o de Bob Burnquist, Edgar Vovô, Lincoln Ueda e Rodrigo Menezes fizeram parte do time de skatistas que competiram em uma rampa de 27 metros de altura e 105 metros de comprimento.



Para entrar no clima, as agências elaboraram ações para entreter e promover o Chiclets Evolution. O Espaço Chiclets Evolution foi criado para divertir o público e contou com duas ações principais: uma mini mega rampa para skate de dedo onde foi travado um campeonato e uma foto de perspectiva da rampa, onde as pessoas puderam “sentir” e fotografar como era estar no topo da Mega Rampa. Esta ação foi sucesso entre as crianças e os adultos.


A fim de preparar os participantes para as fortes emoções do evento, um game de skate foi desenvolvido e disponibilizado para Iphone, Ipad, Android e no Facebook. A galera também se divertiu com a distribuição de batuques infláveis no espaço vip e na arquibancada.

Uma outra ação desenvolvida foi o patrocínio do atleta Edgar Vovô, um dos finalistas da competição, que movimentou o público em uma sessão de autógrafos no Espaço Chiclets Evolution. A participação especial de Bob Burnquist na apresentação da banda Strike, no último dia do evento, também foi um dos diferenciais.



Para finalizar, a marca contou com mais um patrocínio: os shows das bandas Rancoree e Onze:20 no Palco Jam Session no sábado, e da banda Strike no Palco Chiclets Evolution na Mega Rampa no domingo, envolvendo toda a decoração dos palcos