5.11.08

Votação popular na Rede DesignBrasil elege produtos-destaque do evento



As peças podem ser visualizadas em um hotsite, onde a comunidade poderá votar em suas preferidas

A página www.designbrasil.org.br/bienal2008 apresenta os produtos que compõem a II Bienal Brasileira de Design e se encontram expostos, desde 08 de outubro, no Museu Nacional de Brasília. São peças de sete segmentos: mobiliário e utensílios domésticos; ecodesign; luminárias; jóias; máquinas e equipamentos; hospitalar e linha branca. A curadoria geral é de Fábio Magalhães e Auresnede Pires Stephan.

Todos os membros da Rede DesignBrasil estão convidados a visitar a mostra virtual e votar em até três produtos de sua preferência. Aqueles que ainda não integram a comunidade podem fazer seu cadastro no próprio hotsite – é simples, rápido e gratuito. O resultado da eleição popular tem divulgação on-line marcada para 05 de novembro, quando também será encerrada a Bienal 2008.

Concebida e coordenada pelo Centro de Design Paraná desde 2003, a Rede DesignBrasil é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), no âmbito do Programa Brasileiro do Design (PBD), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Desde então, incentiva a interação entre profissionais, estudantes, empresários e todos os que vivem de design no Brasil.

A II Bienal Brasileira de Design é uma realização do MDIC e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), por meio do Programa Brasileiro de Design (PBD), com participação do Governo do Distrito Federal (GDF), do Brasília Tur e da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal. O patrocínio master do evento é da Fiat e o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Grupo Gerdau e Sebrae.

Serviço: Para participar da votação que vai eleger os produtos mais apreciados pelo público na Bienal 2008, acesse www.designbrasil.org.br/bienal2008. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site http://www.bienalbrasileiradedesign.com.br/

Fonte: ABEDESIGN

São Paulo No Logo



Até o início de 2007 a cidade de São Paulo tinha mais de 15 mil outdoors, a maioria ilegais. Nas vias expressas eles apareciam dos dois lados, formando uma espécie de corredor polonês publicitário. No dia 31 de março, prazo final da Lei Cidade Limpa, tudo mudou. Toneladas de estruturas metálicas foram parcialmente desmontadas, milhares de outdoors apagados e incontáveis letreiros arrancados. De uma hora para outra a cidade silenciou. As paredes pararam de gritar e o céu azul surgiu por trás das placas.

O fotógrafo e artista plástico Tony de Marco registrou esse momento histórico e rapidamente suas fotos ganharam o mundo. A partir de um post do BoingBoing (blog recordista em audiência) as imagens da cidade nua se espalharam pela blogosfera em idiomas como o japonês, dinamarquês, húngaro e até o macedônico.

Durante meses suas fotos foram capa de revistas, jornais e calendários em todo o planeta. Apareceram em documentários e vinhetas da MTV. Em 2008 foram expostas no Design Museum de Londres e no museu Casino Luxembourg - Forum d'art contemporain.

O ensaio “São Paulo No Logo” procura captar a beleza de uma cidade que ainda se acha feia.

Para mostrar ao mundo que uma mudança tão importante e ordeira pode vir de uma caótica megalópole brasileira.

A primeira exposição das fotos no Brasil, justamente em São Paulo, marca o início de um novo ciclo, onde as imagens ganham significado próprio e as composições podem ser apreciadas por sua beleza intrínseca.

Fonte: Livraria POP