19.2.09

Exposição “Diálogo concreto – Design e Construtivismo no Brasil"

Depois de passar pelo Rio de Janeiro, a exposição “Diálogo concreto – Design e Construtivismo no Brasil" pode ser conferida pelo público de São Paulo. A mostra, que reúne trabalhos como designers de artistas plásticos brasileiros que participaram das vanguardas construtivistas nas décadas de 1950 e 1960, fica aberta na Caixa Cultural de São Paulo até o dia 8 de março.

Entre os destaques estão as embalagens criadas por Lygia Pape, ao longo dos anos 1960, para os biscoitos e massas Piraquê. Lygia aplicou no desenho das embalagens os principais jogos óticos usados pelo construtivismo. Outras embalagens importantes foram as feitas por Alexandre Wollner para as sardinhas Coqueiro, em 1958. O público terá a oportunidade de ver o estudo para o logotipo e sua aplicação nas latas.

A mostra traz ainda obras de outros artistas que aplicaram em seus trabalhos como designers princípios visuais, estéticos e conceituais do construtivismo, como Abraham Palatnik, Almir Mavignier, Aluisio Carvão, Amilcar de Castro, Antonio Maluf, Geraldo de Barros, Mary Vieira, Willys de Castro e Lygia Clark, que está presente com a maquete “Construa você mesmo o seu espaço para viver”, de 1960.

A curadoria é de Daniela Name.

Serviço
Caixa Cultural de São Paulo
Praça da Sé, 111 (Centro), São Paulo.
(11) 3321-4400
www.caixacultural.com.br

Entrada franca

MATÉRIA PUBLICADA NO SITE: Rede Design Brasil

Branding faz casa fortaleza crescer 83% no mercado de decoração de alto padrão



Sob o comando da terceira geração da família Al Makul, a tradicional rede de lojas de artigos para decoração Casa Fortaleza, fundada em 1936, passou por grandes mudanças e a marca foi revitalizada. Isso ocorreu graças a um intenso trabalho de branding, desenvolvido pela consultoria Brand Up desde o segundo semestre de 2007. O resultado não poderia ser mais positivo. O faturamento do grupo cresceu 21% no ano passado e a participação no mercado de decoração de alto padrão aumentou 83%.

O trabalho realizado pela Brand Up incluiu desde a imersão no universo da marca, por meio de entrevistas com consumidores, clientes, arquitetos e funcionários, até o benchmarking da concorrência e pesquisas das últimas tendências do mercado de arquitetura e decoração. Com essas informações, foi realizada uma reformulação total do portfólio de produtos e serviços, além da criação de uma nova identidade corporativa para a rede de lojas, a Casa Fortaleza Home&Office.

A empresa também identificou uma nova oportunidade e apostou numa extensão da marca, a Casa Fortaleza Vitrine, um conceito que se tornou referência entre os arquitetos e decoradores para o público de alto padrão. “Desenvolvemos uma nova proposta que reúne atributos como sofisticação, beleza e requinte com profissionalismo, tradição e excelência dos produtos e serviços. Sem frescura, mas com muito charme”, afirma Daniel Al Makul, diretor de Marketing e Vendas da Casa Fortaleza.

A Casa Fortaleza Vitrine, terá como carro-chefe uma loja com 400 metros quadrados, que recebeu investimento de R$ 2 milhões. Segundo Daniel, os clientes tiveram uma reação muito positiva em relação às soluções completas de decoração e ao novo apoio profissional oferecido por vendedores treinados.

Reposicionamento da marca – “Não é apenas um novo nome, um simples redesenho ou, ainda, uma mera mudança do portfólio de produtos que torna o reposicionamento de uma marca bem-sucedido”, afirma Jeaninne Carvalho Mettes, sócia-fundadora da Brand Up. A executiva explica que deve existir um claro direcionamento estratégico para a conquista do novo território de atuação da marca junto ao seu público-alvo, para destacar e reforçar seus diferenciais. “Toda forma de relacionamento com o mercado, da propaganda e eventos ao marketing de relacionamento, deve ter uma unidade, com linguagem única.”

Para a Casa Fortaleza, além dos resultados financeiros positivos, houve também o reconhecimento pelo mercado das mudanças e novidades introduzidas. Em menos de seis meses do lançamento da Casa Fortaleza Vitrine, a empresa conquistou três prêmios na área de decoração, todos eles a partir de consultas aos próprios profissionais do setor. “Graças ao branding e à consistência e à continuidade das ações de comunicação, conseguimos tornar a venda mais emocional. Neste ano, vamos crescer novamente apesar de toda a crise, pois acreditamos na força da marca”, diz Daniel Al Makul.


SOBRE A BRAND UP
Fundada em 2005, a Brand Up é uma consultoria especializada em branding (estratégia e criação de marca). Sua sócia-fundadora, Jeaninne Carvalho Mettes, é uma expert no assunto, com mais de uma década de experiência em vários projetos internacionais de construção de marca (Amex, DuPont, JPMorganChase, ING, Pepsico, Pillsbury, Starbucks e Symantec). Todos eles desenvolvidos em Nova York, onde trabalhou como gerente de pesquisa e gestora estratégica de marcas nas empresas Research International e Interbrand, respectivamente.
A Brand Up tem no portfólio clientes como Grupo Pão de Açúcar, Camesa, Casa Fortaleza, Brother, Shopping Metrô Santa Cruz, Linde, Assurant, Abmapro, Bluestar Silicones, Tetra Pak e Kinner, entre outros.