20.5.10

Último final de semana



Para quem ainda não conseguiu marcar presença, este fim de semana é a última oportunidade de ver a exposição Brasil e a transformação da paisagem na Caixa Cultural de São Paulo. Para estimular, postamos uma rápida entrevista em vídeo com nossos excepcionais educadores.

Exposição Luis Humberto, fotógrafo


A CAIXA Cultural São Paulo convida o visitante a percorrer o caminho visual realizado por Luis Humberto, do cenário público da política federal – pauta obrigatória da fotografia jornalística – à cena doméstica feita em paisagem. Entre eles, o olhar carinhoso e bem-humorado sobre sua querida família e o olhar de arquiteto sobre o lugar que escolheu viver. A exposição Luis Humberto, fotógrafo acontece de de 29 de maio a 04 de julho de 2010, no centro da cidade (Sé), com entrada franca.

São 170 fotografias de seis coleções: “Tempo veloz”, “Liturgia do poder”, “Cerrado”, “O Homem e o espaço“, “Paisagem Doméstica” e “Do lado de fora de minha janela, do lado de dentro de minha porta”. Elas foram realizadas ao longo de 44 anos, com distintas motivações que se desenvolvem em paralelo, ao longo do tempo.


Sobre o artista
Luis Humberto é um dos maiores fotógrafos brasileiros. Ele tem mantido uma produção fotográfica, tanto no campo do fotojornalismo quanto na produção de imagens poéticas, nas últimas quatro décadas. Certamente, muito da história recente do Brasil deve ao fotógrafo a sua iconografia.

Não sendo exclusivamente um grande fotógrafo, mas também um grande professor (é co-fundador da UnB) e um teórico da fotografia, com vários textos publicados, que servem de referência para os espectadores que querem conhecer mais sobre fotografia como também para gerações de fotógrafos brasileiros.

As exposições que tem produzido com sua obra, ao longo dos anos, têm tido um caráter mais pontual, de exploração de séries às quais se dedica.

Esta é a primeira vez que uma panorâmica de sua obra é reunida em uma mesma mostra, o que se constitui em uma possibilidade única de se constatar como os diferentes “olhares” que Luís lança ao mundo, e que sua câmera captura, ao serem colocados lado a lado, transformam-se em um discurso coeso, que fala ricamente de seu autor e desse mundo, sujeito/objeto de seu trabalho.

A mostra, por outro lado, faz uma homenagem em duas vias: em uma delas, a este grande fotógrafo que dedicou seu trabalho, em grande parte, à documentação e à releitura de Brasília; e na outra, conseqüência da primeira, à nossa cidade, vista pelo olhar atento de um morador de primeira hora, pioneiro na aventura de construção da história da capital.

Serviço
Exposição Luis Humberto, fotógrafo
Abertura para convidados e imprensa: dia 29 de maio de 2010, às 11h
Visitação: de 29 de maio a 04 de julho de 2010
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Galerias Florisbela, D. Pedro e Michelon - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: livre

Exposição “Mulheres Africanas”


Buscando inspiração em suas origens, nas belezas das formas e das cores da mulher africana, Surama representa em suas peças a união da africanidade com o Brasil. Em peças de tamanho natural de cerca de 1,80m de altura, a artista explora materiais diversificados aliando a arte à sustentabilidade. A exposição será inaugurada dia 29 às 19h, no espaço TU Mercado de Arte e Moda, e poderá ser visitada até dia 4 de Junho.

Cascos de palmeiras, CDs e elementos cenográficos não mais utilizados são a matéria-prima para o trabalho que Surama desenvolve há dois anos, tipo de mosaico reciclado que transforma placas de MDF em africanas de vestidos e turbantes coloridos.

Surama explora principalmente as possibilidades do CD. Segundo ela, para chegar ao resultado atual já realizou diversas experimentações, sendo esta técnica o sétimo processo desenvolvido. Ela retira a camada que recobre os discos e neles aplica jornais, revistas ou tintas para obter a textura que deseja. Muitos dos pedacinhos são pintados um a um, um trabalho que leva cerca de um mês por peça.

Conseguir os discos também não foi tarefa fácil. A artista possui parceria com empresas que fabricam os CDs, já que em cada uma das africanas são utilizados cerca de 150 discos, e teve que pedir autorização especial da zona franca de Manaus para provar que os CDs tinham utilização voltada para a arte.

À primeira vista o produto final é semelhante ao mosaico tradicional, mas a leveza da peça e as possibilidades de cores são o diferencial. “O ladrilho e a cerâmica são mais limitados pelo peso e pela uniformidade de cor”, aponta a artista.

Surama nasceu em São Paulo e ainda criança foi para Bahia, mas aos 17 anos voltou para a correria paulistana. Para criar a mostra “Mulheres Africanas” retornou em 2009 à Bahia para buscar referências no Pelourinho, Ondina e Recôncavo Baiano, pesquisando também sobre a cultura africana, principalmente, países da África Ocidental como Benin e Burkina Faso.

O trabalho de Surama Caggiano pode ser conhecido no site www.artesurama.blogspot.com e algumas de suas peças estão à disposição no TU Mercado de Arte e Moda.

Exposição “Mulheres Africanas”
Onde: TU Mercado de Arte e Moda
Endereço: Rua Pedroso de Morais, 793 – Pinheiros
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 20h.
Abertura: 29 de maio
Data: 30 de Maio a 4 de Junho

Yoki Alimentos lança campanha para a Copa do Mundo


Com o slogan “Torcida Yokitos – A Tribo da Copa”, a nova campanha da Yoki Alimentos coloca em campo a linha de salgadinhos Yokitos, que vestem a camisa verde-amarela para animar ainda mais a festa pela Seleção Brasileira no Mundial da África do Sul.

Criada pela agência Ghirotti & Cia., a campanha, que tem como objetivo alcançar um público formado por crianças e adolescentes, apresenta a nova embalagem da linha Yokitos. Os salgadinhos receberam uma tira promocional da Tribo da Copa, com cores inspiradas na bandeira do Brasil, e também passam a contar com 54 opções de figurinhas comemorativas, para colecionar ou aplicar no rosto, caderno, computador etc.

A campanha vai ao ar de 24 de maio a 20 de junho, com abrangência nacional. São comerciais de TV com veiculação em canais como Rede Globo (durante a TV Globinho), Cartoon Network, Disney Channel e Nickelodeon, além de materiais de ponto-de-venda e displays.

O filme, com 15 segundos de duração, começa com um zoom no garoto-propaganda da Torcida Yokitos, todo caracterizado de verde-amarelo e com as figurinhas dos salgadinhos coladas no rosto, que vibra na arquibancada durante uma partida da seleção e representa toda a vibração e emoção dos brasileiros nos jogos do Brasil.

“Nosso plano de marketing prevê cerca de 200 inserções nos principais canais televisivos e deve chegar a mais de 60 milhões de crianças e adolescentes, o público-alvo da campanha. Com isso, esperamos um crescimento de até 25% nas vendas dos salgadinhos”, destaca Gabriel J. Cherubini, vice-presidente da Yoki.

Ficha técnica – Torcida Yokitos
Anunciante: Yoki Alimentos S.A.
Produto: Yokitos
Agência: Ghirotti & Cia.
Título: Torcida
Direção de criação: Paulo Ghirotti
Criação: Fábio Boer/Luis Ratto/Rodrigo Nardini
Produção da agência: Marli Lázaro
Produtora/filme: Shazam Films
Direção/filme: Ângelo Nery
Pós-produção: Orion Studio
Produtora/som: Panela
Aprovação do cliente: Gabriel Cherubini/Luís Carlos Pereira

Nova campanha institucional do Itaú


Ao som da música Imagine, dos Beatles, o Itaú estréia hoje sua campanha institucional de 2010 com um filme que tem o objetivo de reafirmar o compromisso de ser um banco ainda mais próximo e humano, focado na excelência de atendimento e na satisfação dos clientes. As cenas desse novo filme foram gravadas em fevereiro, durante um encontro de lideranças do Itaú que reuniu cerca de 14 mil executivos do banco vindos de todo o Brasil.


“Somos agora um banco mais forte e maior que a soma das partes que nos deram origem. Esse encontro serviu para reforçarmos essa mensagem internamente e firmarmos nossa nova visão com os colaboradores, de um banco focado em performance sustentável e em satisfação dos clientes. Com esse filme compartilhamos esse compromisso com toda a sociedade”, afirma Zeca Rudge, vice-presidente de Marketing do Itaú.


Com estréia no intervalo do Jornal Nacional, o filme tem versão de 60 e de 30 segundos. Desenvolvido pela agência Africa, acontece como um making of dos colaboradores do Itaú cantando a música Imagine durante o encontro realizado em fevereiro. Em off, o locutor explica que “o Itaú Unibanco reuniu seus sonhadores para imaginar. Imaginar como podemos ser cada vez mais próximos de você. Como nos preparar para atender necessidades que você ainda nem sabe que vai ter. Muita gente vai dizer que isso é um sonho. Mas esse é o nosso sonho”. Ao final, a locução reforça a unificação das marcas Itaú e Unibanco, dizendo: “Meu nome é Itaú Unibanco, mas pode me chamar de Itaú”.



Além de comercial para TV aberta e fechada, a campanha também conta com anúncio sequencial de oito páginas na Revista Veja e Época, anúncios em diversos jornais e ações na internet. Uma versão de 2 minutos do filme estará disponível a partir do dia 21 de maio no canal do Itaú no Youtube: www.youtube.com/bancoitau.

“Num processo de fusão como esse, trabalhamos forte na plataforma e na arquitetura da marca, na nossa cultura corporativa, no sistema visual e na experiência de marca que temos com todos os nossos stakeholders por meio dos diversos pontos de contato. Com essa nova campanha começamos a reforçar mensagens chave importantes, de um Itaú cada vez mais sólido, contemporâneo e próximo aos clientes”, finaliza Rudge.

A campanha terá sequência nas próximas semanas com outros filmes que vão deixar ainda mais palpáveis as entregas do Itaú à sociedade e o foco do banco na transparência e na satisfação dos clientes.

FICHA TÉCNICA FILME
Título: Imagine
Duração: 1X60”,1X30”,1X5” 1X3”
Anunciante: Banco Itaú S/A
Produto: Institucional 2010
Agência: Africa
Criação: Nizan Guanaes/Sergio Gordilho/Cassio Zanatta
Diretor de Criação: Nizan Guanaes/Sergio Gordilho/Cassio Zanatta
Produção/agência: Daniela Andrade/ Mônica Andrade
Atendimento: Marcelo Passos/Pablo de Artega/Tatiana Chiari
Mídia: Luiz Fernando Vieira/Fabio Freitas/Alexandre Siano/Ana Paula Ventura
Planejamento: Pedro Cruz/Carolina Mello/Luiza Madeira
Produtora/filme: Sentimental Filme
Direção/filme: Mauricio Guimarães/Luciano Zuffo
Direção/fotografia: Rodolfo Ancona Lopes (Ruda)
Montagem / Edição: Márcio Canella
Finalização/ Pós Produção: Sentimental Filme/Casablanca
Produtora/som: Junk/OM
Produção/som: Junk/OM
Canto: Funcionários do Banco
Locução: Mauro de Almeida
Aprovação/cliente: Fernando Chacon/Andrea Pinoti/ Maria Fernanda La Regina
Data da primeira inserção: 20/05/2010

Voxel Show 2010 conta com participação do inovador escritório Nó Design


No dia 12 de junho de 2010, sábado, ocorro no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), em São Paulo, a segunda edição do Voxel Show, evento focado em Arquitetura, Urbanismo, Design de Produto, Design de Mobiliário e áreas afins. Realizado pela Zupi, o encontro deste ano conta com o renomado estúdio Nó Design no time de palestrantes.

O escritório, comandado por Leonardo Massarelli, Flávio Barão e Cândido Azeredo, palestrantes do Voxel Show, é famoso por seus produtos inovadores, funcionais e multidisciplinares. A versátil luminária Traquéia, capaz de assumir diversas formas e ter seu tamanho variado entre 20 centímetros e 3 metros e o premiado Cabide Quará, que já ao vir acompanhado com um pregador, pode ser pendurado no varal de roupas são apenas alguns cases de sucesso do grupo, reconhecido no Brasil e no mundo por suas sacadas simples e ao mesmo tempo mirabolantes; mas, acima de tudo, possíveis de serem implementadas.



Entre os prêmios alcançados pelo estúdio estão o IDEA Brasil, Prêmio Mercado Design, House & Gift Design Award, Red Dot Award: Design Concept.

No Voxel Show, eles irão dividir com o público suas experiências criativas e trocar experiências sobre o mercado.

Conhece o trabalho do Nó Design? Se interessou pelos projetos do estúdio? Marque uma entrevista com ele no Voxel Show 2010. Para cobrir o evento, que ainda terá mesas-redondas com os designers Brunno Jahara e Guto Requena, a arquiteta e urbanista Tatiana Sakurai, a designer Paola Bellani e os arquitetos Fernando Brandão e Marko Brajovic, faça sua solicitação pelo e-mail ou telefone. Esperamos a presença de vocês.

Além do Nó Design também estão confirmados para este grande evento os palestrantes Eduardo de Castro Mello, arquiteto responsável pelo Estádio Nacional de Brasília, o premiado designer de mobiliário Rodrigo Almeida e um dos maiores arquitetos contemporâneos do Brasil, Marcio Kogan.

Mais Informações
Conferência: Voxel Show 2010
Data: 12 de junho de 2010
Horário: a partir das 8h
Endereço: Av. Europa, 218 – Jardim Europa – São Paulo
Site: www.nodesign.com.br / www.voxelshow.com.br/evento