8.12.09

Art Office Design vence IF Product Design Award


O escritório Art Office Design – com sede em Curitiba e escritórios em São Paulo e Londres – foi um dos vencedores do IF Product Design Award, a principal prêmio da indústria mundial do design. Dos 14 projetos paranaenses classificados, o escritório foi o único na área de Design Público/Design de Interiores, com o trabalho Nike Holliday 2008. “O IF é um certificado de inovação e qualidade, dois dos principais pilares de desenvolvimento de projetos da equipe Art Office”, detalha Maurício Medeiros, um dos sócios-diretores da Art Office.



De acordo Flávia Simas, responsável pela conta da Nike na Art Office Design, para o Nike Holliday 2008 buscou-se a interatividade por meio da interferência do consumidor, que coloriu as ilustrações dispostas nas vitrines. “Isso porque o público-alvo era formado por jovens de 17 a 24 anos – pessoas conectadas, digitais e com grande potencial participativo e não reativo. A idéia da interatividade do público com a campanha e a marca fez com que ele pudesse ‘customizar’ a campanha, deixando sua própria marca e desenvolvendo um diálogo maior entre o espaço de loja e o consumidor. O sucesso de interação do público quando a campanha foi instalada gerou grande repercussão sendo preciso, em alguns casos, fazer uma nova impressão dos painéis para reposição”, explica. “O projeto foi pioneiro com suas vitrines interativas, sendo reconhecido pela Nike como uma das melhores práticas de vitrine da marca”, completa Maurício Medeiros.

FutureBrand cria Brasil IT+, a nova marca do setor brasileiro de Tecnologia da Informação


A consultoria em branding FutureBrand desenvolveu a estratégia da nova marca do setor de Tecnologia da Informação brasileiro: Brasil IT+ (lê-se “Brasil IT plus”). A FutureBrand foi responsável pela formulação da proposta de valor, naming, arquitetura e identidade visual da nova marca, lançada no dia 7/12 em São Paulo por várias entidades lideradas pela Associação Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

A nova marca será utilizada para a divulgação do setor nos mercados internacionais, em ações realizadas tanto pela iniciativa privada quanto pelo governo brasileiro. Foi criada para unificar o posicionamento de toda a indústria de TI do Brasil nas iniciativas de promoção das exportações e de internacionalização e ser rapidamente reconhecida em todo o mundo. Além disso, a sua criação irá otimizar o investimento nas marcas, dando maior visibilidade e força ao setor e reduzindo ruídos na comunicação.

Tal posicionamento está baseado em quatro pilares: a origem brasileira, o porte do setor no país, a habilidade em construir grandes parcerias e a capacidade de ser um player estratégico em TI. Dessa forma, a marca Brasil IT+ procura expressar a competência e a qualidade da indústria de TI brasileira e assegurar a entrega de soluções práticas, eficientes e inovadoras por meio de uma combinação única de atributos que o Brasil tem a oferecer: expertise de negócios, criatividade, flexibilidade, diversidade, infraestrutura e condições ideiais para a realização de parcerias sólidas.

O desenvolvimento de Brasil IT+ demandou quatro meses de trabalho, envolvendo os consultores da FutureBrand e representantes das associações do setor e do governo brasileiro nas três fases do projeto: 1) Diagnóstico; 2) Estratégia da marca; 3) Identidade verbal e visual.

Na primeira fase, a FutureBrand fez um profundo estudo de todas as marcas envolvidas na promoção da indústria de TI: marcas do governo brasileiro e de suas autarquias, das associações do setor, dos projetos de internacionalização e de parceiros. Avaliou também concorrentes e benchmarks internacionais. Na coleta de dados, realizou extensas entrevistas com representantes das associações e executivos do setor, além de realizar apresentações e discussões para um melhor entendimento das necessidades da indústria brasileira de TI. Outras importantes fontes de dados analisadas foram os estudos elaborados pela consultoria A.T.Kearney (“Next Steps em the Strategic Agenda for the ‘IT Offshore Outsourcing’ sector”) e pela consultoria IDC (“O Mercado de Serviços Offshore Brasileiro em 2008”) para a Brasscom.

Após esse período de levantamento de informações, os consultores da FutureBrand dedicaram-se à elaboração da Estratégia de Marca, que implicou a identificação dos indicadores relevantes para os stakeholders no momento de decisão, o desenvolvimento de cenários de arquitetura de marca e a definição dos pilares. Nesta fase do processo, houve uma ampla e profunda discussão com os representantes do setor, a fim de se alcançar um posicionamento único e que fosse capaz de integrar todas as iniciativas dos players.

Na última fase, de definição das identidades verbal e visual, decidiu-se pela evolução da marca “Brazil IT” já existente, em detrimento da criação de uma completamente nova, a ser construída. O formato do nome do país e a sigla IT mostraram ser um código na categoria, o que facilita a divulgação da marca. A mudança da grafia de “Brazil” para “Brasil” com S foi feita para reforçar a identidade nacional da marca e demonstrar características como ousadia, propriedade e originalidade. O sinal + (plus) reforça o momento de integração do setor, formado por diferentes marcas e que se unem em torno do objetivo único de consolidar a reputação internacional da indústria de TI do Brasil. Além disso, indica que o país detém um alto valor exponencial e tem muito mais a oferecer.

Foram usadas as cores azul, que denota credibilidade e solidez, e o verde, num tom mais arrojado, em linha com a jovialidade associada ao Brasil. Ambas as cores sugerem brasilidade. A identidade visual como um todo remete a idéia de modernidade e tecnologia, atributos fundamentais para a indústria.

SOBRE A FUTUREBRAND
A FutureBrand BC&H é uma consultoria em branding que atua há sete anos no país. A operação brasileira da FutureBrand, do grupo de comunicação Interpublic, é dirigida por Hélio Mariz de Carvalho e Cesar Hirata.

A FutureBrand BC&H trabalha o conceito de marca de maneira ampla, desde a sua concepção até a implementação e monitoramento, passando pelo desenvolvimento e pela consolidação de suas expressões visual e verbal.

A consultoria busca, dessa forma, traduzir a essência de uma marca, facilitando a assimilação de seus valores e crenças e de suas formas de atuação. A FutureBrand auxilia seus clientes na construção de identidades poderosas, que acentuam a diferenciação, geram preferência e aumentam ovalor da empresa, preparando-a para os desafios do futuro.

Entre os principais clientes da FutureBrand BC&H estão conceituadas companhias como AstraZeneca, O Boticário, Brookfield, Comgás, Garoto, Grupo Ibmec, Medley, Mistral, Nestlé, Pão de Açúcar, Cielo, Votorantim e Whirlpool. Alguns exemplos de trabalhos com marcas conhecidas são a proposta de valor e a nova logomarca da rede Pão de Açúcar, a arquitetura de marcas do Grupo Ibmec Educacional, a criação de Taeq (Grupo Pão de Açúcar) e Sollys (Nestlé).

A FutureBrand BC&H trabalha com metodologia própria, por meio de disciplinas integradas que cobrem todas as áreas da construção de marcas, tais como Estratégia, Inovação, Identidade Visual, Identidade Verbal e Design Ambiental.