16.2.11

Central Galeria de Arte abre mostra coletiva com oito artistas


Inspirada em música dos Beatles, Octopus Garden tem início dia 25 de fevereiro

Com curadoria de Claudio Matsuno e texto de apresentação assinado pela crítica de arte Juliana Monachesi, a Central Galeria de Arte abre, no dia 25 de fevereiro, a mostra Octopus Garden.

Utilizando referências da música homônima – do lendário álbum Abbey Road, dos Beatles – a exposição reúne obras de oito jovens artistas que têm em comum o fato de produzirem em suas próprias casas e estarem em busca de mundos imaginários e protegidos, naquilo que seria uma eterna procura pelo sentimento de pertencimento, que gerações anteriores conheceram tão bem.



De acordo com Juliana Monachesi, a atmosfera da mostra é criada a partir da produção de cada artista, em um jardim cujo elemento dominante é a apropriação afetiva da história e a tendência alegórica das obras.
“Um jardim de polvo é algo como uma coleção aleatória. Uma reunião de objetos que os tentáculos do polvo recolheram na infinidade oceânica de seu entorno e que este organizou em sua morada profunda. Se o título da mostra ecoa a canção homônima dos Beatles ou a iniciativa do curador Claudio Matsuno de reunir os oito artistas presentes nesta exposição, ele também sintetiza de forma lírica os mecanismos de criação das obras expostas”, diz ela.

Com coquetel de abertura marcado para o dia 24 de fevereiro, das 19h às 22h, Octopus Garden conta com trabalhos dos artistas Alexis Iglesias, Claudio Matsuno, Luciano Zanette, Monica Rizzolli, Nilson Sato, Nino Cais, Paula Ordonhes e Reynaldo Candia.

Central Galeria de Arte Contemporânea:
Idealizada pelo ex-executivo Wagner Lungov, a Central Galeria de Arte Contemporânea iniciou suas atividades em novembro de 2010 com o objetivo principal de promover novos artistas que tenham um trabalho instigante e representativo do mundo atual.

A Central Galeria acredita na arte como um processo cognitivo capaz de melhorar a forma de se viver e ver o mundo. Assim, oferece as condições necessárias para que esses jovens artistas construam uma carreira sólida, podendo se desenvolver plenamente.

Com uma programação de alto nível, o espaço oferece também discussões sobre arte e sociedade, exposições temporárias e acompanhamento de projetos e documentação dos trabalhos dos artistas.



Exposição Octopus Garden
Coletiva com Alexis Iglesias, Claudio Matsuno, Luciano Zanette, Monica Rizzolli, Nilson Sato, Nino Cais, Paula Ordonhes e Reynaldo Candia.

Período: de 25 de fevereiro a 26 de março.
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 11h às 19; sábados, das 11h às 18h
Endereço: Central Galeria de Arte Contemporânea, Avenida Rebouças 1545 (esquina com a Rua João Moura, entrada pela avenida Rebouças), tel. 2613 0575, São Paulo.

Panamericana estreia campanha criada pela AlmapBBDO e lança nova assinatura



São três filmes que convidam os jovens para desenvolver seus talentos em fotografia, decoração, design, moda, arte e publicidade

Está no ar a campanha “Ideias”, criada pela AlmapBBDO para a Panamericana Escola de Arte e Design. Dirigida principalmente aos jovens em busca de profissionalização de alto nível para conquistar um lugar no mercado de trabalho, a campanha é formada por três filmes, de 30 segundos cada, que reforçam com bom humor a nova assinatura da escola: “Panamericana. A Escola das Ideias”.







Os filmes se chamam Ideia Copiada, Ideia Morta e Ideia Velha e se passam em reuniões de terapia do Grupo de Apoio à Ideia, do qual participam ideias com problemas. No primeiro, a participante se queixa de ser uma ideia copiada. E, à medida que fala, tudo é repetido pela colega ao lado. A orientadora do grupo a tranquiliza, dizendo que, cursando a EPA, todos terão ideias diferentes e originais em fotografia, decoração, design, moda e arte.

Em Ideia Morta, um dos pacientes do grupo lamenta ser uma ideia morta, derrubada várias vezes por chefes, clientes ou grupos de pesquisa. A coordenadora então dá a ele a certeza de que, na Panamericana, suas ideias sempre irão para o mercado. Em Ideia Velha, uma integrante do grupo, já senhora, explica que “há dois meses, era uma nova ideia”, que estava nos blogs “com mil views” e que todos falavam sobre ela. De repente, porém, ela desapareceu. Nada mais se falou a seu respeito. E, mais uma vez, a orientadora a acalma, garantindo que, na Panamericana, as ideias são recicladas nos cursos e voltam a ser novas.

Os três filmes foram criados por Pernil e Andre Gola, com direção de criação de Luiz Sanches, da AlmapBBDO. Foram dirigidos por Dulcídio Caldeira, da Paranoid BR. Eles foram rodados em janeiro, na sede da Panamericana Escola de Arte e Design da rua Groelândia, em São Paulo. Participaram da filmagem cerca de 40 pessoas. Uma curiosidade: o diretor dos comerciais foi redator premiado em diversos festivais de publicidade e diretor de criação da AlmapBBDO. Mas decidiu mudar de rumo e tornar-se diretor de filmes comerciais na Paranoid BR.

A campanha estreou no dia 15/2, em São Paulo (capital), na TV Globo e MTV, e será veiculada até o dia 2/3. Nas mesmas emissoras, os filmes serão veiculados entre 3/3 e 10/3 nas cidades paulistas de Taubaté e Santos. No dia 12/3 eles voltam ao ar em São Paulo (Capital).



Ficha Técnica – Filme
Anunciante: Panamericana Escola de Artes
Título: Ideia Copiada, Ideia Velha e Ideia Morta
Produto: Institucional
Diretor de Criação: Luiz Sanches
Criação: Pernil, Andre Gola
Produtora: Paranoid BR
Direção: Dulcidio Caldeira
Fotografia: Alexandre Ermel
Rtvc: Vera Jacinto, Gabriel Dagostini
Trilha / Locutor: A9
Montador / Editor: Alex Lacerda
Finalizadora: Deinha Lopes
Atendimento: Isabela Filippi
Mídia: Flavio de Pauw, Guilherme Frioli, Carlos Jordão
Aprovação: Enrique Lipszyc

Campanha alerta sobre violações de direitos humanos



Revistas e jornais interessados em divulgar a peça podem solicitar ao Fundo Brasil as imagens em alta resolução. Banners para internet também podem ser disponibilizados.

O Fundo Brasil de Direitos Humanos começa a veicular neste mês a campanha “Direitos Humanos – Vamos jogar mais luz sobre esse tema”. A proposta é chamar atenção sobre diferentes formas de violações de direitos humanos e captar recursos para apoiar iniciativas que busquem transformar essa realidade.

A primeira peça trata dos Direitos da Mulher. Pelo menos 20 dos 108 projetos apoiados pelo Fundo Brasil desde 2007 são diretamente relacionados a essa questão. Organizações e indivíduos de todas as regiões do país lutam contra situações de violência e discriminação enfrentadas pelas mulheres.

O reconhecimento de paternidade, o atendimento à saúde adequado e a busca das mesmas oportunidades que os homens têm no mercado de trabalho são algumas das reivindicações dos grupos apoiados. Mais que isso, a violência doméstica, a exploração sexual e o tráfico de pessoas são graves problemas ainda enfrentados.

A campanha que está no site www.fundodireitoshumanos.org.br é um convite para as pessoas que se preocupam e querem fazer algo, mas não sabem como. A campanha visa viabilizar a participação concreta de mais pessoas para que o Fundo Brasil possa apoiar ainda mais projetos de defesa e promoção dos direitos humanos.

O valor doado por cada um que se sente indignado com a violação dos direitos humanos irá beneficiar pequenas organizações, transformando-se em trabalhos de conscientização, apoio a redes de contato e outras formas utilizadas para reverter as situações de abuso.

Sobre o Fundo Brasil
O Fundo Brasil de Direitos Humanos é uma fundação de direito privado com sede em São Paulo e atuação em todo o País. O Fundo tem como proposta impulsionar as atividades de pessoas e pequenas organizações não governamentais voltadas para a promoção e defesa dos direitos humanos, criando mecanismos sustentáveis de doação de recursos. Os projetos são escolhidos por meio de editais anuais. O Edital 2011 recebe inscrições até 28 de fevereiro.

As contas do Fundo Brasil são publicadas anualmente, auditadas e fiscalizadas pela Curadoria de Fundações do Ministério Público.

Nova marca do Governo Federal



Nova marca do Governo Federal, criação de Marcelo Kertész.