25.2.11

Casa Rex cria embalagens vazias

 
A Casa Rex, uma das casas de design gráfico mais criativas e reconhecidas do país, criou um conceito inovador ao desenvolver uma Coleção de embalagens holográficas para a Dixie Toga — que é a maior convertedora de embalagens na América Latina —, ajudando-a a oferecer soluções Holográficas diferenciadas a seus clientes.



O objetivo era comercializar holografia para embalagens, para tanto, a expectativa natural era ver a criação de embalagens holográficas. Mas isso gerava um problema: as embalagens não vinham com produtos dentro então, por decorrência, não havia nenhum tema ou conceito que pudesse ser explorado no desenvolvimento do design. Frente a essa situação, a Casa Rex teve uma ideia original: ao invés de produzir mock-ups que fingissem ser produtos reais (prática muito comum em indústrias de embalagens), criou a Fantástica Coleção Holográfica de Embalagens Vazias, tornando essa "ausência de conteúdo" das embalagens o conceito central por trás da criação do projeto.



"Com embalagens ‘em crise’ por serem vazias, a se lamentarem através de frases como 'Oh, Deus, como sou vazia' e 'Não há nada dentro de mim', mostramos a aplicação dos diferentes substratos holográficos de uma maneira pouco convencional e muito mais divertida e relevante", explica Gustavo Piqueira, diretor do projeto e à frente da Casa Rex.



Além de funcionar como uma eficiente ferramenta promocional para a Dixie Toga, a Coleção de Embalagens Vazias rendeu à Casa Rex mais um HOW International Design Awards, prêmio promovido pela prestigiada revista americana HOW magazine, que seleciona anualmente o melhor do design ao redor do mundo. Esta é a 5a vez* que a Casa Rex recebe um prêmio da HOW.

*Este ano a Casa Rex também foi premiada pelo projeto gráfico desenvolvido para o livro "Escritos sobre Jade" (Ateliêr Editorial). Em 2010 pelas capas da coleção "Clássicos Saraiva" (Ed. Saraiva) e pelo projeto gráfico para a coleção "Leituras Descoladas" (Ed. Biruta). Em 2008, pelas capas da coleção "Paidéia" (Ed. Martins Fontes).



Sobre a Casa Rex:
Casa Rex é uma casa de design com bases operacionais em São Paulo e Londres cuja área de atuação vai de extensos projetos globais para marcas de consumo até a livre experimentação de ideias, não podendo ser enquadrada sob os tradicionais moldes de "agência" ou "estúdio" de design. Para conhecer mais, acesse: http://www.casarex.com/

Após teaser, estreia hoje comercial para o Gol Rallye, da Volkswagen




Filme destaca o estilo off-road do modelo e completa a campanha da AlmapBBDO para a edição especial do carro mais vendido do Brasil


Estreia hoje, sexta-feira, 25 de fevereiro, o novo filme de Gol Rallye, o compacto com estilo de off-road da Volkswagen. No filme, criado pela AlmapBBDO, o Gol Rallye enfrenta uma estrada numa sequência de cenas de performance do carro, citando os itens de série que o diferenciam do Gol tradicional. Mas as cenas são filmadas por ângulos inusitados. Uma câmera está embaixo do carro, ao lado da roda e mostra as curvas. A outra está bem atrás da cabeça do motorista, mostrando seus movimentos enquanto dirige. Por meio de uma câmera colada ao para-choque traseiro, vê-se a nuvem de poeira levantada pelo carro. Quando o Gol Rallye para, vem a surpresa: quem estava filmando tudo eram vários quatis pendurados pelo carro, cada um com uma camerazinha nas “mãos”. O locutor, em off, diz: “Não foi fácil fazer um carro assim. Mas difícil mesmo foi treinar os quatis como cameramen”. O carro é visto do alto, cruzando um terreno enlameado e deixando duas marcas no chão, que formam o logotipo de Gol Rallye.


O filme foi precedido por um teaser em que o mistério não era o carro, mas quem o estava filmando. Nele, há uma câmera posicionada no chão de um terreno descampado filmando o Gol fazendo manobras. Diversos takes dão errado até que o motorista fala: “Desse jeito, o comercial não vai ficar pronto nunca!”. O filme encerrava com o letreiro: “Vem aí o novo comercial de Gol Rallye. Monte sua versão em vw.com.br/golrallye.”, convidando todos a visitarem e se divertirem no hotsite, montando versões personalizadas do comercial, com várias opções para ordenar as cenas, criar legendas e enviar os filmes criados para os amigos.

A assinatura é “Novo Gol Rallye. O asfalto é opcional.” A campanha é de Marcelo Nogueira e Julio Andery, com direção de criação de Luiz Sanches.



Ficha Técnica – Filme
Anunciante: Volkswagen
Título: Quatis
Produto: Gol Rallye
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches
Criação: Marcelo Nogueira, Julio Andery
Produtora: Fat Bastards
Direção: Pedro Becker/Bru
Fotografia: Rhebling Júnior
Rtvc: Vera Jacinto, Gabriel Aguiar Dagostini
Trilha / Locutor: Raw Produtora de Áudio
Montador / Editor: Pedro Becker
Finalizadora: Bitt Animation/ Rodrigo Zorack
Planejamento: Cintia Gonçalvez, Sergio Katz, Renata Bonilha
Atendimento: Fernão Cosi, Filipe Bartholomeu, Rodrigo Falcão, Camila Figueiredo, Bruna Perez
Mídia: Zuleide Rampazzo, Daniele Valle e Camila Moraes
Aprovação: Herlander Zola, Ana Paula Lobão

F/Nazca cria para O Globo campanha para conscientizar foliões no carnaval


Mais uma vez acreditando no momento que o Rio de Janeiro atravessa, de união, paz e resgate da autoestima, o jornal O Globo estreia neste fim de semana, com criação da F/Nazca, campanha que tem como objetivo mudar um comportamento imperdoável, muito frequente nas festas do carnaval: o xixi na rua.

A comunicação aborda o assunto com bom humor sob o conceito “Neste carnaval comporte-se como um cidadão. Xixi na rua, não”. Composta por filme em versão de 30’’, spot de rádio, anúncios de jornal e peças de mídia online, a campanha compara a pessoa que faz xixi na rua a um cachorro.



No filme "Mijão", vemos um folião fazendo xixi em frente a uma casa. Na sequência entra o texto: "Agora só falta sentar, dar a patinha, deitar, rolar, fingir de morto e abanar o rabinho". O spot de rádio "Namorados" traz o diálogo de um casal. O namorado confessa que fez xixi em um muro e, então, a namorada começa a falar com ele do mesmo jeito que uma dona fala com o cachorro. As demais peças seguem a mesma linha criativa.

O objetivo da comunicação é reforçar o posicionamento do jornal “O Globo. Muito além do papel de um jornal”. A comunicação fica no ar até o fim do carnaval.

A criação é de Carlos Di Celio, Fred Moreira, Chico Cordeiro, Daniel Duarte, Eric Ribeiro, Tiago Fernandes, Cidney Neto, Guilherme Figueira , Antonia Zobaran e Fernando Alan, com direção de criação de Fabio Fernandes e Carlos Di Celio. A aprovação do cliente é de Fernanda Araújo e Alessandra Teixeira.



Ficha técnica:
Cliente: Infoglobo
Título: “Mijão”
Produto: Jornal O Globo
Especificação: Produção de um 01 filme de 30”.
Direção de criação: Fabio Fernandes / Carlos Di Celio
Criação: Antonia Zobaran / Carlos Di Celio / Chico Cordeiro / Cidney Neto / Daniel Duarte / Eric Ribeiro / Fernando Alan / Fred Moreira /Guilherme Figueira / Thiago Fernandes
Rtvc: Ana Ourique / Alessandra Gamberali
Atendimento: Julieta Monteiro/ Flavia Cerqueira / Ana Carolina Costa / Aline Lopes
Mídia: Lilian June / Keila Marconi / Carla Almeida
Planejamento: Fernand Alphen / Daniel Lissoni / Mariana Mathias
Produtora: Fulano Filmes
Direção: Eric Ribeiro
Fotografia: Fernando Alan E Eric Ribeiro
Produção: Equipe Fulano Filmes
Comp. Gráfica/Final.: Estúdio Mega
Aprovação/Cliente: Fernanda Araújo / Alessandra Texeira
1ª Veiculação: 25/02/2011