4.8.07

FILE apresenta arte eletrônica em São Paulo



Desde 14 de agosto acontece em São Paulo a 7ª edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – FILE.

Neste ano cerca de 200 artistas apresentam obras ligadas à novas mídias, como animação interativa, hipertexto, cinema interativo, games, software art, inteligência artificial, robótica e música.

Essa edição do evento está sendo realizada na Galeria de Arte do Sesi. O FILE é dividido em várias salas temáticas. São elas: Hipercinematividade, com filmes interativos; File Panoramas, com fotografias em 360°, File Games, com jogos eletrônicos conceituais e a nova File Poetry, com poesia interativa digital. Também estão expostos vídeos e fotos de edições anteriores do festival.

O FILE prossegue até 3 de setembro, de terça a sábado, das 10h às 20h e domingos das 10 às 19h.

A entrada é gratuita.

Do Brasil à Tailândia, exposição mostra paraísos desertos



Sérgio Israel, fotógrafo que se envolveu com as lentes em 1994, após ter trabalhado na produtora Saladini Filmes e em agências como a DM9DDB, na qual fotografava para peças publicitárias, viajou pelo mundo durante os últimos 13 anos de carreira atrás de novas vivências e aventuras, visitando paisagens próximas ao Brasil, ou nos cantos mais longínquos do planeta."Cada passo tem uma história. O planeta é magnífico. Todos os lugares que visitei têm uma marca diferente", explica o fotógrafo.

Da trajetória profissional, carrega consigo lembranças e momentos inexplicáveis para quem não vivenciou. Entretanto, um pouco da experiência de Sérgio Israel poderá ser vista a partir do dia 14 de agosto, no restaurante Ilha das Flores, em São Paulo. A Class Tour, empresa que atua no ramo do turismo, apresenta a exposição “Destinos”, com as melhores imagens clicadas pelo fotógrafo e escolhidas a dedo para serem mostradas ao público. O profissional fez uma seleção rigorosa: "São muitos lugares, muitas paisagens, então escolhi algumas das fotos que mais me chamam a atenção".

Os lugares selecionados vão de Brasil à Indochina. "Fiz como se fosse um roteiro. Saímos de Fernando de Noronha, no Brasil, passamos por Martinica, Bahamas e chegamos à Indochina, onde visitamos Vietnã, Camboja e Tailândia". Dos lugares escolhidos, ele dá dicas de lugares que não podem deixar de ser visitados, pois "são paisagens excepcionais, que mostram exatamente as características de cada país".

Começando por Fernando de Noronha, a exposição mostra a Baía do Sancho. "É uma das praias mais lindas da região. As águas são cristalinas, com fundo de areia, repleta de corais, os quais não são prejudicados pelas embarcações. Vale a pena pela paisagem e pelo clima",relata.

Na região da Martinica, o fotógrafo enfatiza as paradisíacas ilhas caribenhas. “O mar é límpido e a comida no estilo europeu é ótima". Martinica é uma das ilhas espalhadas entre o mar do Caribe e o Oceano Atlântico, e faz parte da constituição das Pequenas Antilhas. A uma distância de 7.000 km de Paris, 400 km do continente americano e a menos de 150 km de Guadalupe, no Caribe, a ilha é o menor dos departamentos franceses.

Atravessando o oceano, chegando à Indochina, a exposição de Sérgio Israel conduzirá o visitante até o Vietnã, que, segundo ele, é o lugar ideal para viagens de aventura, pois desde 1980 o país investiu pesado em infra-estrutura turística. O fotógrafo indica uma passagem pela cidade de Hanóy, a qual descreve como "um charme europeu em uma cidade asiática"; e por Halong Bay, no litoral do país, com "cavernas, embarcações exóticas e um arquipélago formando um labirinto com três mil ilhas".

Passando por Camboja, Sérgio Israel enfatiza os templos de Angkor, descrevendo como "as mais belas ruínas cambojanas, que agora são acessíveis aos turistas". Chegando à Tailândia, o último destino que será mostrado na exposição no Ilha das Flores, Israel conta que o país reúne todos os tipos de turistas, os quais se deslocam do mundo todo para conhecer a região. "A Tailândia tem paisagens espetaculares, uma comida que mexe com todos os órgãos dos sentidos e uma cultura primitiva, simplesmente fantástica."

É na Tailândia que vivem as famosas mulheres-girafas e onde foi filmado o filme A praia, com Leonardo DiCaprio. O fotógrafo retrata o local, por meio de suas fotos, como um paraíso esotérico, que recebe bem todos os tipos de tribos. Ideal para quem gosta de sair do lugar-comum.

A exposição “Destinos”, com curadoria de Renato Élkis, fica em cartaz até 14 de setembro no restaurante Ilha das Flores, localizado à Rua dos Curumins, número 5, na Cidade Jardim, em São Paulo.

Fonte: Portal da Propaganda