27.9.10

Hugo Rodrigues faz palestra na Panamericana

No dia 07 de outubro, às 19h, Hugo Rodrigues, vice-presidente nacional de criação da Publicis, ministra palestra na Panamericana Escola de Arte e Design, da Groelandia (rua Groenlândia, 77 – São Paulo, SP). O evento é gratuito e aberto a todos. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail palestra@escola-panamericana.com.br

Hugo Rodrigues criou campanhas para grandes marcas como Philips, Avon, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Carrefour, Mercedes-Benz, Nestlé, Citibank, L’Oreal, entre outras. Um de seus trabalhos mais desafiadores foi a campanha “Transformers” para a General Motors, aprovada pelo estúdio de Steven Spielberg e Michael Bay e que lhe rendeu um Leão em Cannes, na categoria automóveis, a mais disputada do festival em 2006. Ganhador também de vários prêmios, entre outros Medalhas no Anuário do Clube de Criação de São Paulo, El Ojo de Ibero-Americana, Profissionais do Ano da Rede Globo, Colunistas, Grand Prix no ANJ e Ouro no Prêmio Folha/Meio&Mensagem. Em 2008, foi eleito “Profissional de Criação do Ano” pela APP- Associação dos Profissionais da Propaganda.

CCPR reformula departamentos internos para profissionalização de gestão

O Clube de Criação do Paraná (CCPR) acaba de reformular seus departamentos internos e entrar em uma nova fase, voltada à profissionalização da gestão. Celia Camargos (Celinha), que durante cinco anos trabalhou no Clube – sendo os últimos dois como Coordenadora Geral - deixou o cargo.

O Clube passará a atuar com dois departamentos: Comunicação e Eventos, comandado pelos diretores de comunicação, e de eventos, Beto Vivas, assistidos pela recém contratada Ana Carolina Nolli. O departamento Administrativo/Financeiro, aos cuidados de Ricardo Schrappe, passa a contar com o apoio de Deisy dos Santos, que já estagiava no CCPR e foi promovida para o cargo.

Ana Carolina Nolli é formada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Positivo. Estagiou em diversas empresas, entre elas a Practice Publicidade, agência experimental do curso de Publicidade da Universidade Positivo, como monitora de redação; Getz e Studio DzN. Passou também pela Nab Publicidade e Marketing, A.R. Comunicação e Assal Comunicação Criativa. Já havia feito estágio no CCPR anteriormente.

Deisy dos Santos Soares, está cursando Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda e Marketing pela Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter) e já estagiou na Grafita, agência experimental do curso de Publicidade da Facinter, como atendimento. Também tem experiência na área de Administração, além de já conhecer o ritmo e rotina do CCPR, pois já estagiava no Clube na área de eventos e relacionamento com o mercado.

Exposição inédita de mangás é uma das atrações da 8ª Brazil Scrapbooking Show
















A 8ª Brazil Scrapbooking Show, que acontece de 6 a 9 de outubro, no Centro de Eventos São Luis – SP, reservou para essa edição uma exposição inédita no Brasil: a Mangá Paper 3D Art Sculpture, resultado da inspiração e criação do artista plástico Vlady, um dos nomes mais conhecidos da arte de registrar momentos e recordações em álbuns ou em qualquer outro elemento que permita o uso de papel. São 25 peças, algumas com até 2 metros de altura, todas elaboradas com papel e cola e em 3D e resultado de quase um ano de um minucioso trabalho de seleção de papeis e colagem.

Segundo Vlady, o paper sculpture, ou escultura em papel, como também é conhecido, utiliza diversos tipos de papel, uns sobre os outros, para dar a impressão de 3D. A chamada pintura seca, feita com lápis de cor e giz de cera, também foi utilizada para complementar o efeito visual. “Dedicamos muito tempo e trabalho para confeccionar essas peças com grande riqueza de detalhes”, diz Vlady. Segundo ele, cada peça da exposição recebeu uma moldura de acordo com o tema e terá iluminação especial para realçar ainda mais a técnica.

A exposição será dividida em temas: infantil, adulto, sensual e espaço Maurício de Sousa, com três obras que homenageiam os personagens do cartunista: Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha. Todo o universo da Turma da Mônica Jovem será retratado. Entre os personagens expostos estarão também Naruto, ídolo contemporâneo de adolescentes e adultos, e para os saudositas, A Princesa e o Cavaleiro, um dos primeiros mangás que chegaram ao Brasil, na década de 70.



















A exposição será aberta às 11h no dia 6 de outubro, pouco antes da abertura oficial da 8 ª Scrapbooking Show, com decoração e iluminação especiais, tudo para aproximar o público do universo oriental que a exposição retrata.

Serviço
VIII Brazil Scrapbooking Show
Data: de 6 a 9 de outubro de 2010 (aberto ao público em geral)
Local: Centro de Eventos São Luís – São Paulo / SP
Endereço: Rua Luis Coelho, 323 – Cerqueira César (próximo ao metrô Consolação)
Horário: Das 13h às 20h

Ingresso: R$10,00
Proibida a entrada de menores de 12 anos
Organização: WR São Paulo Feiras e Congressos
Patrocínio: Scrap Sampa, Ateliê do Vlady, Craft & Scrap Brasil, Editora On line.
Mais informações: http://www.brazilscrapbookingshow.com.br/

Programa Avesso traz os bastidores da campanha de aniversário do Carrefour

No programa Avesso dessa semana, vamos conhecer os bastidores das ações de comemoração dos 35 anos da chegada do Carrefour ao Brasil. Quem assina a criação da campanha é a agência F/Nazca, que nos propõe reviver o passado e nos levar a época da chegada da rede ao Brasil.

Para a comemoração foram planejadas ações integradas que nos remetem aos símbolos e ícones da década de 70. “Os anos 70 do ponto de vista cultural é muito rico, por isso apostamos nessa ideia de volta ao passado para a nossa campanha”, diz José Melchert, Gerente de Marca e Comunicação do Carrefour. Para isso, foi recriada no estacionamento da loja da Marginal Pinheiros, uma réplica do que seria a primeira loja do Carrefour no Brasil. A agência Bullet foi a responsável pela montagem do espaço, “tivemos que montar toda a loja durante uma noite, no período em que a loja está fechada para o público”, afirma Fernando Figueiredo, Presidente da Bullet. “A idéia dessa loja cenográfica é realmente mostrar essa coisas da época como elas eram. Os eletrodomésticos da época, as embalagens da época, os produtos da época”, completa Figueiredo.

Também na loja da Marginal Pinheiros os clientes foram surpreendidos com um flash mob, formado por 12 bailarinos dançando e vestidos como nos anos 70. “A ideia era surpreender o consumidor com uma ação inusitada”, conta José Melchert.

Além disso, também foi feito um filme institucional da marca. “A gente criou um filme, que também começa em 1975, que um grupo de amigos vem nesse tal de Carrefour. Em uma passagem de tempo o filme volta abrir em 2010”, quem nos conta é Marcio Alemão Delgado, Diretor de Criação da F/Nazca. A Diretora Fabrizia Pinto da Felicità, produtora responsável pelo filme, revela como fizeram para criar a sensação de filmes dos anos 70 nas imagens.

“Sem dúvida nenhuma os anos 70 fizeram época”, comenta Ana Maria Braga.

Venha conferir os bastidores, ao ritmo dos anos 70 de toda essa grandiosa campanha comemorativa do Carrefour no programa Avesso. Acesse o site http://www.avesso.com.br/site/?p=2730

Art Contrast cria linha de embalagens para frutas "On the Go" da Figini


Fruta Pronta para consumo, nas versões pêssego em cubos e salada de frutas (pêra, pêssego e cereja) em cubos, com a praticidade de porções individuais que não necessitam de refrigeração e que podem ser consumidos em qualquer lugar e a qualquer hora, como um snack saudável ou então como uma sobremesa de baixa caloria. Esta é a Linha “Fruta Pronta” da Fugini Alimentos, que teve suas embalagens criadas pela agência de design Art Contrast. O desenvolvimento do projeto buscou refletir o frescor, sabor e a facilidade de transporte e manuseio do produto. “Para nossa criação, nos concentramos na ideia de hábitos saudáveis e práticos, com um visual que desperta o apetite”, afirma Elvio Favero, diretor da agência. O projeto teve coordenação de Elvio Favero, com direção de atendimento de Murilo Sallum e direção de criação de Jô Ribeiro. Segundo Auro Ninelli, diretor geral da Fugini “temos como essência a inovação e praticidade. Buscamos trazer mudanças e novas oportunidades para o mercado brasileiro, e isso já pode ser visto em outros produtos da marca”.

Sobre a Art Contrast
Há 22 anos, a agência de design Art Contrast aprimora sua expertise em soluções de design e 3D para apoiar o desenvolvimento de embalagens e merchandising, para empresas nacionais e internacionais como Adams, Diageo, Kraft, O Boticário e Colgate-Palmolive, entre muitas outras. Comandada pelo artista gráfico Elvio Favero, a Art Contrast foi diversas vezes vencedora das mais importantes premiações de design do país.

Yoki lança hot site do novo Mais Vita 200 ml e traz álbum de figurinhas do filme “Shrek para Sempre”


Com foco no público infantil, a Yoki Alimentos acaba de lançar um divertido e interativo hot site, o www.maisvita.com.br/shrek, que agora apresenta a nova opção de alimento saudável em embalagem individual e prática de 200 ml: o Mais Vita, bebida à base de soja.

Para estrear sua nova linha, os carismáticos personagens do filme Shrek para Sempre, marca da Dreamworks licenciada pela empresa, emprestam toda a sua alegria e estampam as figurinhas colecionáveis que vêm junto com as embalagens.

Criado pela agência Imagem & Cia., o site traz conteúdo completo sobre a linha Mais Vita 200 ml, além de disponibilizar para impressão o álbum de figurinhas do filme. Os internautas ainda poderão conhecer os 20 modelos de cromos que trazem frases engraçadas do Shrek, Fiona, Gato de Botas, Burro e Homem-Biscoito, entre outros.

Nos sabores frutais Laranja, Maçã, Uva e Morango, além da deliciosa opção Original de Baunilha com cálcio, o produto é ideal para ser consumido na hora do lanche da criançada ou para quem quer levar a bebida para o trabalho ou no passeio.

“Hoje a Yoki ocupa a vice-liderança do mercado com a linha Mais Vita, que conquistou a preferência do público adulto quando o assunto é alimentação saudável. Agora, com a parceria com a Dreamworks, queremos ampliar nosso público-alvo e conquistar os consumidores mirins, pois eles também são muito exigentes e, além de alimentos saborosos, buscam sempre uma brincadeira para animar as refeições”, afirma Gabriel Cherubini, vice-presidente da Yoki Alimentos.

A linha Mais Vita 200 ml da Yoki com a promoção das figurinhas está disponível nos principais pontos-de-venda do Brasil, com preço entre R$ 1,20 e R$ 1,40.

NEOGAMA/BBH contrata diretora e supervisora para seu núcleo de mídia no Rio de Janeiro


A NEOGAMA/BBH acaba de fazer duas contratações estratégicas para seu núcleo de mídia localizado no Rio de Janeiro: a diretora de mídia Marilena Geada (ex- Grupo 3+ e DPZ) e a supervisora de mídia on-line Priscilla Menezes (ex- NBS).

Ambas as profissionais trabalharão focadas no atendimento de TIM. Com passagens pela JWT e Bridge Comunicação, Marilena traz para a agência toda a sua experiência de quase 30 anos na área, atendendo clientes de destaque como Coca-Cola, Eletrobras, FGV, Fleischmann & Royal, Petrobras, Skol e Souza Cruz. Priscilla também atendeu empresas de grande porte, como Garoto, Lancôme, Oi, Roche, Nissan e Siemens, durante sua trajetória profissional, que inclui as agências Addcomm, HomeWebbing e Clube de Idéias Comunicação.

Getty Images Brasil patrocina concurso para universitários

A Getty Images Brasil, agência responsável pela criação e distribuição de conteúdo visual e multimídia, patrocina o Projeto 720 h, concurso voltado para estudantes universitários criado pela Asterisco Produções. O concurso é dividido em três etapas e vai premiar os melhores cases com um estágio de 30 dias em uma agência. Podem se inscrever alunos das áreas de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Design e Marketing de todo o Brasil.

Com o objetivo de promover o aprendizado do participante, o projeto oferece em seu site uma “sala de aula” virtual. Neste espaço, os estudantes recebem dicas para executar as três fases da tarefa proposta: na primeira é preciso definir o conceito criativo através do briefing determinado; na segunda, cria-se o título, texto e solução visual para o conceito; na terceira fase, o estudante define o layout da campanha. Para a última etapa, todos os matriculados terão acesso ao banco de imagens da Getty Images Brasil.

Os melhores colocados – até o limite de agências participantes – vão ganhar uma vaga para estagiar durante 30 dias no departamento de criação da agência. Até o momento já são nove agências confirmadas, e este número pode aumentar. O primeiro colocado ganha 720 horas de hospedagem, passagem e alimentação durante os 30 dias de estágio. Os três melhores têm o direito de escolhem em qual das agências querem estagiar, e levam as imagens utilizadas em alta definição, além de terem seus anúncios produzidos e finalizados pelo estúdio Manufatura.

Os trabalhos serão analisados por uma equipe formada por profissionais da área e professores. O estágio ocorrerá em janeiro de 2011, durante as férias escolares. Para participar, os inscritos precisam ser maiores de 18 anos e morar no Brasil. As inscrições estão abertas até dia 15 de outubro. Para mais informações, acesse o site www.720h.com.br

Sobre a Getty Images
A Getty Images atende a clientes em mais de 100 países e é a primeira empresa à qual profissionais da área de criação e mídia recorrem para encontrar, adquirir e gerenciar imagens e outros conteúdos digitais. Os fotógrafos e as imagens premiadas da empresa ajudam clientes a criar trabalhos inspiradores que aparecem diariamente nos jornais, revistas, campanhas publicitárias, filmes, programas de televisão, livros e web sites mais influentes do mundo. Acesse www.gettyimages.com.br e saiba mais sobre o papel da Getty Images no mundo da comunicação digital.

Zupi promove maratona de concursos culturais
















Paula Vasckez - Top 50 Pattern


A Zupi oferece a oportunidade de novos talentos mostrarem seus trabalhos através da série de concurso Top 50. A cada 15 dias, artistas de todo o mundo são convocados a mandar trabalhos de acordo com uma temática proposta. Os 50 melhores são publicado no site da marca e podem aparecer também na revista Zupi, edição bimestral que traz o melhor do cenário artísticos mundial.

As competições anteriores foram um sucesso. Arte de Rua, Tipografia, Colagem, Moleskine, Pattern e Fotografia com Lomo foram alguns dos temas que animaram criativos do Brasil e do mundo a mandar suas obras.

O tema dessa semana é Flyers. Quem gosta de desenvolver artes para divulgar shows, festas, exposições, conferências ou qualquer tipo de evento, pode mandar suas ideias. Os 50 trabalhos selecionados serão publicados no site da Zupi no dia 4 de outubro. Os interessados devem enviar imagens de suas criações até domingo, dia 3 de outubro, para o e-mail redacao@zupi.com.br.

Lia Mendes - Top 50 Lomo

Democrática, experimental e extremamente artística, a Zupi reafirma com sua nova série de concursos sua postura de vanguarda no mercado criativo.

Importante: as imagens devem ter, preferencialmente, 680 px de largura, para uma melhor visualização. Todos os formatos são aceitos. Artistas que possuam sites pessoais podem mandar o endereço junto às imagens, para divulgação.

Mais informações: www.zupi.com.br

DM9DDB selecionará estudante de 21 anos para cruzar 9 cidades do mundo em busca de tendências

A DM9DDB, uma das maiores e mais premiadas agências brasileiras, decidiu marcar seus 21 anos, completados no último dia 19 de setembro, de maneira diferente. A agência abriu um processo de seleção a ser realizado em ambiente digital e entrevistas presenciais para a escolha de um jovem de 21 anos que realizará um projeto de pesquisa inovador: ele passará uma temporada de 99 dias percorrendo 9 cidades do mundo em busca de tendências. O destino incluirá Londres, Nova York, Paris, Barcelona, Milão, Mumbai, Bangcoc, Xangai e Tóquio. O processo de seleção começa hoje no site www.99novas.com.br e o embarque será no dia 9 de janeiro de 2011.

“Nestes 21 anos da DM9, estamos abrindo espaço para o novo. Queremos novas tendências, novos pensamentos, novas maneiras de ver o mundo. Tudo sob a perspectiva de quem, assim como a agência, tem 21 anos e quer construir um futuro antenado e brilhante”, afirma Sergio Valente, presidente da DM9DDB.

Toda a viagem feita em estilo mochilão será custeada e apoiada pela DM9DDB. Em contrapartida, o estudante deverá publicar posts diários compartilhando informações que sejam consideradas tendências em cada lugar pelo qual ele passará. Todo o conteúdo será postado em um blog que terá acesso livre. Ao fim dos 99 dias de viagem, o blog será avaliado, e, se o resultado estiver dentro das expectativas da agência, o nosso viajante poderá ser convidado a integrar o quadro de colaboradores da DM9DDB em São Paulo.

Para participar, o candidato deverá cumprir algumas etapas. A primeira fase do cadastro já é eliminatória. Só poderão participar do processo jovens que tenham 21 anos de idade no dia do embarque (9 de janeiro), que tenham inglês fluente e que estejam regularmente matriculados em um curso universitário no Brasil. Podem participar estudantes brasileiros de qualquer curso universitário, desde que reconhecido pelo MEC. Após o cadastro, os candidatos deverão fazer um breve teste on-line de conhecimentos gerais. Os 99 candidatos de 21 anos, regularmente matriculados, que acertarem o maior número de questões em menor tempo, estarão classificados para uma nova etapa do processo.

Nessa fase, os 99 selecionados precisarão mostrar que têm talento e que são bons em inglês. A tarefa aqui é produzir um vídeo de 90 segundos em inglês, sobre um tema-surpresa, além de participar de uma entrevista on-line em inglês.

Agora, do número inicial, somente nove candidatos ainda estarão participando da seleção. O desafio fica mais específico. Cada candidato deverá criar um blog com todas as ferramentas que dominar. Essa tarefa se assemelha muito à atividade que o finalista deverá produzir durante os 99 dias de viagem, por isso ele precisará mostrar tudo o que sabe de maneira bem concisa. Os melhores serão convidados para uma entrevista presencial na sede da DM9DDB.

Feito todo esse processo, chegou a hora: o vencedor será anunciado para o mercado no início de dezembro de 2010. Assim, ele terá tempo para se preparar e comemorar as festas de fim de ano com a família. No dia 3 de janeiro, o exercício para a viagem começa. Antes do embarque, serão cinco dias na agência para conhecer as pessoas, falar com os executivos, discutir o projeto e já sair do Brasil com um planejamento básico de sua viagem pelo mundo.

No dia 9 de janeiro, começa a viagem. Londres, Nova York, Paris, Barcelona, Milão, Mumbai, Bangcoc, Xangai e Tóquio, e como resultado dessa jornada um blog com a cara da DM9 de 21 anos: jovem, ousada e repleta de conteúdo de relevância.

Sobre a DM9DDB
Fundada em 1989, a DM9DDB é uma das maiores e mais premiadas agências do Brasil. Presidida por Sergio Valente, são dela quatro títulos de Agency of the Year, dois Grand Prix e 89 Leões do Festival Internacional de Cannes. Com destaque em todas as premiações nacionais e internacionais, ocupa um lugar entre as cinco maiores agências do País. Aliada a seu alto potencial criativo, tem como marca a busca por resultado do cliente com as melhores ações on e off-line. A mais digital das agências e a mais agência das digitais tem 300 funcionários no Brasil, é integrante da holding ABC de Comunicação e faz parte da DDB Worldwide, que tem mais de 80 escritórios distribuídos pelo mundo trabalhando em sinergia para uma carteira de clientes diversificada. Seu trabalho reconhecido permite aliar sucessos de público e crítica em campanhas para clientes como Amanco, Brastemp, Bohemia, C&A, Cia Athletica, Consul, Guaraná Antarctica, Honda, Intel, Itaú, Sadia, Terra, Telefônica.

Bombril aposta em campanha política em seu novo anúncio


A nova campanha publicitária da Bombril, criada pela WMcCann, novamente recorre a atualidade dos fatos jornalísticos para trazer o ator Carlos Moreno interpretando cada um dos principais presidenciáveis das Eleições 2010.

Vestido e caracterizado de Dilma Rousseff, Plínio Sampaio Arruda, José Serra e Marina Silva, o garoto Bombril segue a linha do humor para dar graça a campanha valendo-se da linguagem típica das campanhas eleitorais: "Pesquisas apontam: 1001% dos brasileiros preferem Bom Bril".

O novo anúncio da Bombril começou a ser veiculado no dia 25 de setembro nas revistas semanais. Também terá veiculação, a partir do dia 29 do mesmo mês, próximo à data das eleições.

A assinatura do anúncio conclui: “Sujeira, não. Bom Bril é a solução. Para um Brasil limpinho, vote Bom Bril.”

Ficha Técnica
Título: Presidenciáveis
Produto: Bom Bril
Cliente: Bombril
CCO: Washington Olivetto
Diretor de Criação: Sergio Franco
Redator: Sergio Franco
Diretor de Arte: Carlos Martinez
Atendimento: Ronaldo Gasparini / Jorge Maio / Thaís Ribeiro
Aprovação pelo cliente: Ronaldo Sampaio Ferreira / Marcos Scaldelai / Marcos Santana
Diretor de Produção: Marcelo Hack
Produção Gráfica: Marcelo Pinto
Gráfica: Arizona
Retoque: Arizona
Fotógrafo: Rafael Define
Art Buyer: Ricardo Livio
Mídia: Fabíola Capote / Kelly Ribeiro
Data de Veiculação: 25/9/2010
Meio: Revista