13.3.12

Editora LeYa lança “O paraíso de Zahra”, graphic novel sobre o Irã lançada na web e traduzida para mais de 12 idiomas


Teerã, junho de 2009 – Os iranianos marcham pelas ruas de sua capital em protesto pelas eleições presidenciais, os manifestantes exigem a contagem de votos. Bandeiras verdes hasteadas marcam a indignação do povo. Começam os tiros. Pessoas correm para todos os lados, muitos feridos. Neste cenário de caos, Zahra perde seu filho Mehdi, talvez para sempre.

A editora LeYa lança em janeiro o aguardado “O Paraíso de Zahra” dos desenhistas iranianos Amir e Khalil, webcomic lançada em fevereiro de 2010 em 12 idiomas – incluindo inglês, árabe, persa e português. Os autores, que preferem não divulgar seus nomes por medo de represálias dos aiatolás, narram uma história forte, marcada pelo amor, pela perda e a luta por liberdade.

Após os protestos, os desaparecimentos e mortes de diversos iranianos – divulgados para o mundo pelo Twitter e YouTube – Zahra inicia uma busca incansável por seu filho Mehdi, de apenas 19 anos. Hassan, irmão de Mehdi, é o narrador dessa história pelo blog “Zahra’s Paradise”.

Passando por hospitais e necrotérios, implorando a burocratas corruptos , visitas diárias a prisão Edin, e esperando com todas as forças que sua busca não termine no cemitério ao sul de Teerã, também chamado de Zahra’s Paradise.

“O Paraíso de Zahra” é uma trama ficcional permeada de pessoas reais e eventos com uma visão profunda do que é o Irã hoje. Construído com textos eloquentes e uma arte extraordinária, esta é uma história com narrativa em primeira pessoa da revolta ainda em andamento neste pequeno país assolado pelos aiatolás.

“Uma história de partir o coração... não só sobre tirania, perda e sofrimento, mas também da celebração da vontade de viver.” - Azar Nafisi, autora de “Lendo Lolita em Teerã”. 

“Da mesma forma que Maus e Persépolis, O Paraíso de Zahra coloca um rosto em uma época de sofrimento e prisões, mas diferentemente deles, o tempo em questão é o aqui e o agora...” NPR

“Maravilhoso e atrativo, O Paraíso de Zahra é mais do que uma graphic novel. É um testamento sobre a vontade inquebrável de pessoas prontas para pagarem qualquer preço para poderem se livrar do jugo da opressão.” - Reza Aslan, autor de No god but God

Ficha Técnica
Título: O Paraíso de Zahra
Autores: Amir e Khalil
Formato: 16 X 23 cm
Nº de páginas: 272
Preço: R$ 39,90

Sobre os autores
Amir é um iraniano-americano que é ativista dos direitos humanos, jornalista e cineasta especializado em documentários. Ele morou e trabalhou nos Estados Unidos, Canada, Europa e Afeganistão. Seus textos e trabalhos já apareceram e foram muito divulgados pela mídia em geral.

Khalil é um artista muito cultuado. Ele desenha desde que era pequeno e O Paraíso de Zahra é sua primeira graphic novel.

Os autores preferiram permanecer anônimos por razões políticas.

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Abril de Personagens 2012
























Depois do sucesso de estreia, que gerou o lançamento de dois novos gibis, a Editora Abril anuncia a 2ª edição do Prêmio Abril de Personagens. “Ele tem como objetivo descobrir pessoas talentosas e que gostem de criar”, diz Dimas Mietto, diretor do Núcleo Infanto-Juvenil da Abril Mídia.

Podem participar pessoas de qualquer região do país, que se interessem por narrativas infanto-juvenis em forma de histórias em quadrinhos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 30 de abril pelo site www.premioabrildepersonagens.com.br.



O Prêmio Abril de Personagens elegerá um único vencedor, que celebrará contrato com a Editora Abril para publicação de HQ com seus personagens e receberá R$ 5 mil. Como destaca Mietto, o mercado brasileiro reagiu ao Prêmio com grande entusiasmo. “Ficamos felizes com a quantidade de trabalhos criativos da última edição, e queremos continuar incentivando o desenvolvimento de personagens voltados a crianças de 7 a 12 anos”. Mietto reforça a meta desta edição de dobrar o número de inscritos. “Não fique de fora. Participe e tenha seus personagens publicados pela Editora Abril.”

Incentivo ao talento brasileiro
Em sua primeira edição, o concurso teve mais de 600 inscritos, entre roteiristas, artistas, desenhistas, designers ou mesmo pessoas com talento de sobra e uma boa ideia na cabeça. Após sagrarem-se vencedores do prêmio em junho de 2011, o cartunista Lucas Lima e o designer Fabrício Pretti assistiram no final do ano o nascimento de suas próprias HQs, respectivamente UFFO — Uma Família Fora de Órbita e O Garoto Vivo.

Lucas conta que o prêmio é a realização de um sonho. “Desde criança eu escrevia histórias em quadrinhos, com caneta e papel A4, mandava xerocar e tudo”, diz ele. “Muito bacana essa oportunidade que a Abril me deu para desenvolver gibis, sinto que me preparei a vida inteira para isso.” Fabrício conta como a concretização do Garoto Vivo trouxe um diferencial na sua vida profissional. “Quando vou a reuniões com clientes e mostro o gibi que está nas bancas, isso passa muita credibilidade”, diz. Seu futuro nos quadrinhos não vai parar por aí, avisa: “Ganhar o Prêmio Abril me deu ainda mais vontade de criar personagens. Tenho outras ideias que quero desenvolver no futuro.”

Inscrições e prazos
Para concorrer ao Prêmio Abril de Personagens, pessoas jurídicas ou físicas acima de 18 anos devem desenvolver histórias de qualquer gênero — humor, aventura, ação, mistério etc. —, com personagens voltados para crianças de ambos os sexos, entre 7 e 12 anos. O participante deve apresentar o projeto, descrição do personagem principal, e três argumentos de histórias em quadrinhos.

Uma comissão formada pelos organizadores irá julgar o material. Feita a análise — baseada em questões como adequação do projeto ao target, originalidade de personagens e roteiros e grau de atratividade que exercem — os inscritos passarão por uma pré-seleção e três finalistas serão divulgados em agosto.

Passada essa fase, o público terá a oportunidade de apontar, por votação online, seu personagem predileto. Em outubro, será feito o anúncio do vencedor.

Gênio das colagens, Tide Hellmeister ganha exposição em sua homenagem na Panamericana


Tide Hellmeister não precisou da computação gráfica para transformar retalhos de imagens em colagens geniais. Muito antes do surgimento de programas como o Photoshop, usava a tesoura como ferramenta e as mãos como meio de expressão, transformando meros papéis em branco em figuras únicas, na maioria das vezes formadas pela junção de imagens aparentemente díspares que formavam um conjunto harmônico e tão impressionante como são hoje as fotomontagens criadas digitalmente.

Falecido em 2008, parte de seu trabalho poderá agora ser conhecido ou relembrado pelo público em uma exposição na Panamericana Escola de Arte e Design (Rua Groenlândia, 77 – São Paulo), com início dia 16 de março, que reúne cerca de 170 obras, entre gravuras e maquetes, feitas por Tide. Amostra, aberta ao público, é feita em homenagem ao genial “artista da tesoura”, que por muitas vezes exibiu suas obras na galeria da escola e contribuiu ativamente com o ensino da arte na instituição.

Mais sobre Tide Hellmeister

Realizou mais de 1.500 ilustrações apenas para a coluna do polêmico jornalista Paulo Francis, de 1990 a 1997, nos jornais O Estado de São Paulo e O Globo. Foi diretor de arte de jornais (Última Hora), revistas (Exame, Quatro Rodas) e realizou mais de duas dezenas de exposições em 40 anos de uma carreira marcada por prêmios nacionais e internacionais. Também foi um dos responsáveis pelo revolucionário projeto gráfico original do Jornal da Tarde.


Exposição “Homenagem a Tide Hellmeister”
Data: de 16 a 26 de março
Endereço: Rua Groenlândia, 77, Jardim Europa, São Paulo
Horário: 2ª a 6ª das 10h às 21h e sábados das 9h às 12h. Fechado aos domingos.
Preço: GRÁTIS

Reclame entrevista Fernando Musa, CEO da Ogilvy Brasil

O Reclame desta quinta-feira, dia 15, que vai ao ar às 17h, no Multishow, entrevista Fernando Musa, CEO da Ogilvy Brasil. O polêmico publicitário conta um pouco sobre a sua trajetória, dá sua opinião sobre temas como ética na publicidade, regulamentação da propaganda por órgãos políticos e conta como é a sua forma de dirigir o dia-a-dia da agência.

O programa mostra ainda os bastidores da nova campanha da Nextel, que dessa vez tem como protagonista a cantora Maria Gadú. O filme, criado pela Loducca, traz depoimentos de pessoas que tiveram grande influência em sua vida. O cantor Milton Nascimento; o empresário da cantora, Luis Felipe Couto; o percussionista da banda do seu primeiro show, Doga, e Toni Ferreira, um dos melhores amigos da cantora, são as personalidades que participam do comercial.

Conheça também a Momentum Sports, braço da agência Momentum que nasce de olho nos próximos eventos esportivos que ocorrerão no Brasil. A Momentum Sports irá prestar serviços de consultoria, ativação de marcas em eventos esportivos, projetos proprietários, patrocínios e gestão de imagem de atletas. A nova agência conta com Washington Olivetto e Emerson Fittipaldi como chairmen.
Reclame vai ao ar quinta-feira, dia 15, às 17h, no Multishow.

Mais novidades sobre o programa no Twitter (@programareclame) e na fan page (Reclame).

No Multishow
Quinta-feira, às 17h.
Horários alternativos: sexta-feira, às 15h15; sábado, às 8h, e segunda-feira, às 7h30.

Na Globosat HD
Terça-feira, às 20h
Horários alternativos: quinta-feira, às 15h30; sábado, às 16h30; domingo, às 11h30 e segunda, às 14h30.

Ficha Técnica
Produção e Realização: Grupo Comercial & Cia
Co-Produção: New Content
Apresentação: Bruna Calmon
Direção de redação: Toshio Yamasaki
Direção artística e executiva: Roger Garcia
Direção de novos formatos: Emerson Souza
Direção de atendimento: Márcio Goulart
Direção de cena: Fernando Cirillo
Reportagem e Edição de conteúdo: Luna França
Câmera: Filipe Augusto
Coordenação de produção: Luiza Brasca
Assistência de produção: Marcela Gonçalves
Edição e finalização de imagens: Raphael Ferreira e Vinícius Álvares
Assistência de edição de imagens: Sami Makino.