12.9.08

Prêmio Energias na Arte



Instituto EDP Energias do Brasil lança Prêmio Energias na Arte em parceria com o Instituto Tomie Ohtake. Com o prêmio, o Instituto Tomie Ohtake retoma incentivo a estudantes de artes plásticas

Em parceria com o Instituto EDP Energias do Brasil (empresa do Grupo EDP Energias de Portugal), o Instituto Tomie Ohtake retoma seu programa dedicado a estimular a produção contemporânea entre o público universitário e lança o Prêmio Energias na Arte, durante Seminário, de mesmo nome, que acontece nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 2008, em São Paulo.

O seminário marca o início das inscrições para o prêmio, carro-chefe do Instituto EDP Energias do Brasil no segmento de artes plásticas, um dos pilares do investimento cultural do Grupo no País. A inspiração para desenvolver esse projeto ambicioso nas artes plásticas está sustendada na experiência do grupo mundial EDP. “A Fundação EDP, em Lisboa, já realiza com sucesso evento semelhante há oito anos e queremos replicar essa iniciativa no Brasil, País que possui jovens com grande potencial, mas ainda inexplorado”, afirma António Pita de Abreu, presidente do Instituto EDP Energias do Brasil.

Depois de já ter concebido e realizado uma edição bem-sucedida do prêmio voltado a jovens talentos, em 2004, agora, com o novo parceiro, Instituto EDP Energias do Brasil, o Instituto Tomie Ohtake pretende ampliar e aperfeiçoar o projeto, fazendo emergir um trabalho de matriz mais experimental e inédito. Além disso, o Prêmio Energias na Arte ganha também sustentabilidade para operar em longo prazo e se tornar efetivamente um celeiro para a arte nacional e internacional.

Além de premiar, como fazem os salões, o Prêmio Energias na Arte desencadeará, antes mesmo do processo de seleção de obras e artistas, uma série de seminários e mesas redondas em todo o Brasil. Esses encontros, que ocorrerão preferencialmente no âmbito acadêmico mas incorporando alguns centros não formais entre críticos brasileiros e os estudantes, visam tratar dos novos paradigmas de criação artística, de aspectos relacionados com a formação de artistas e com a produção.

Seguindo este conceito, o Prêmio será lançado dentro do Seminário Energias na Arte, no Instituto Tomie Ohtake, com nomes consagrados do meio artístico abordando três questões fundamentais no processo da arte: formação, produção e difusão/mercado.

Tema: Formação
Data: 16/09/2008, das 19h às 21h
Participantes: Agnaldo Farias (crítico de arte, curador do Instituto Tomie Ohtake e professor doutor de História da Arte da FAUUSP), Maria de Fátima Lambert (crítica de arte e professora doutora da Escola Superior de Educação do Porto – Portugal), Jailton Moreira (artista multimeios) e Charles Watson (professor com vários projetos no Brasil e no exterior ).

Tema: Produção
Data: 17/09/2008, das 19h às 21h
Participantes: Ana Maria Tavares (artista plástica e professora da ECA-USP), Nuno Ramos
(artista plástico, Prêmio Bravo de Artes Plásticas 2006), Cristiana Tejo (crítica e diretora do
Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães MAMAM- PE) e Giselle Beiguelman (artista, curadora e professora da PUC-SP).

Tema: Difusão/Mercado
Data: 18/09/2008, das 19h às 21h
Participantes: Chiara Banfi (artista plástica, vencedora do prêmio realizado pelo Instituto Tomie Ohtake em 2004), Daniel Roesler (diretor da Galeria Nara Roesler), David Barro (professor e
crítico de arte) e Cristina Freire (crítica de arte).

Informações e inscrições gratuitas pelo e-mail http://www.blogger.com/edppremio@institutotomieohtake.org.br

Prêmio Energias na Arte
As inscrições começam em 16 de setembro de 2008 e podem ser feitas até 16 de janeiro de 2009, pelo correio ou na própria sede do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo (Av. Faria Lima, 201 – entrada pela Rua Coropés, 88, Pinheiros). O anúncio dos vencedores está previsto para maio de 2009, durante a inauguração da exposição dos 30 trabalhos finalistas, que será realizada no Instituto Tomie Ohtake.

O júri é composto por Agnaldo Farias (coordenador do júri, crítico de arte, curador do Instituto Tomie Ohtake e professor doutor de História da Arte da FAUUSP), Stela Barbieri (diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake e artista plástica), Rubens Espírito Santo (artista plástico), Sandra Cinto (artista plástica), Chiara Banfi (artista plástica vencedora da edição do prêmio organizado pelo Instituto Tomie Ohtake em 2004) e Eduardo Brandão (diretor da Galeria Vermelho).

O Prêmio inclui bolsa de um mês na concorrida Gasworks Gallery, em Londres, até acompanhamento da produção dos premiados por críticos durante um ano.

Informações completas e o regulamento, com prazos de entrega dos trabalhos, estarão disponíveis a partir de 16 de setembro no site www.institutotomieohtake.org.br.

Sobre o Instituto EDP Energias do Brasil - Instituição sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento e coordenação das ações ambientais e sócio-culturais da EDP Energias do Brasil e suas controladas.

Sobre a EDP Energias do Brasil - A EDP Energias do Brasil é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração (EDP-Enernova, EDP-Energest, EDP-Lajeado e Enerpeixe), comercialização (EDP-Enertrade) e distribuição (Bandeirante, Escelsa e Enersul). É controlada pela EDP Energias de Portugal.

Sobre o Instituto Tomie Ohtake - O Instituto Tomie Ohtake, inaugurado em 2001, em São Paulo, já é referência por seu espaço diferenciado para exposições e por sua forte atuação no campo das artes no Brasil e no exterior. Suas exposições já conquistaram vários prêmios, entre os quais: ABCA – Associação Brasileira dos Críticos de Arte, como a melhor do Brasil de 2004; APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte, como melhor exposição de 2007; ABCA – Associação Brasileira dos Críticos de Arte pelo conjunto da programação, em 2007.

Informações à Imprensa
Pool de Comunicação
Marcy Junqueira
Tel/fax 11 3032 1599
Emails www.blogger.com/marcy@pooldecomunicacao.com.br

A4 Comunicação
Rosely Santiago
Tel +5511 3897 4122
www.blogger.com/roselysantiago@a4com.com.br
www.blogger.com/www.a4com.com.br