22.1.08

Agitprop – revista brasileira de design



Está no ar a revista "Agitprop – revista brasileira de design", coordenada pela jornalista e historiadora do design Ethel Leon, e editada por Ethel, Gilberto Paim e Marcello Montore.

Segue editorial:
Agitprop é a nova revista de design brasileiro. Seu nome remete às atividades dos artistas construtivistas ligados à Revolução Russa. Agit, de agitação, seriam as mensagens curtas e mobilizadoras. Já Prop, de propaganda, resumiria as tarefas de formação intelectual.

Agitprop surge da iniciativa de Ethel Leon, Gilberto Paim e Marcello Montore de realizar o que o título da revista sugere. Na verdade, podemos confessar que Agitprop surge de grande inveja do Vitruvius, o belíssimo portal que nos abriga. Como essa revista de arquitetura consegue ser interessante, séria, ter tanto material e manter-se ao longo do tempo, nos perguntávamos seguidamente.

Queremos seguir a escola, a nosso modo e com nossas particularidades.

Temas da atualidade, como exposições, objetos, projetos gráficos não serão noticiados com textos de press-releases, mas comentados por autores na seção Atualidades.

Resenhas de livros, ensaios, textos importantes e de difícil acesso para pesquisadores, estudantes e profissionais serão publicados nas seções Leituras, Ensaios e Repertório.

Mensal, Agitprop pretende contribuir para o debate, ao discutir a produção do design brasileiro em todas as áreas, estimulando o confronto de idéias e iniciativas, prática estranha no meio, cada vez mais alimentado por notícias de pouco alcance.

Como assinala Richard Sennett, “os sociólogos da disputa e do confronto não acreditam que o confronto verbal constante seja incivilizado; em vez disso, forma uma base mais realista para a ligação entre pessoas de poder desigual ou com interesses diferentes”. (A corrosão do caráter, Rio de Janeiro: Editora Record, 2006, p. 172). Sennett comparece nesse primeiro número por meio de resenha de Gilberto Paim, acessível em Leituras. Vamos a elas.

Vale o clique.